BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Sangramento gengival e mau hálito: entenda essa relação inconveniente.

sangramento gengival e halitose e mau hálito

O sangramento gengival pode estar causando mau hálito e você nem estar sabendo. Entenda a relação entre sangramento da gengiva e a halitose, com informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Sangramento gengival não é algo tão inofensivo assim.

 

Gengivas que sangram ao usar escovas dentárias e fio dental podem até ser comuns – mas, com certeza, não são um bom sinal para a saúde – e nem para o seu hálito. Registrada no Guiness Book como a doença mais prevalente do mundo, a gengivite, a infecção das gengivas causa por bactérias presentes na placa bacteriana, é quase sempre a causa para este sangramento frequente. E, para acender ainda mais o alerta, ela pode evoluir para uma versão agressiva e destrutiva, a periodontite.

 

O sangramento gengival é um sinal comum à gengivite e periodontite. Enquanto para alguns o sangramento da gengiva ocorre apenas durante a higienização dos dentes ou ao mastigar alimentos mais duros como maçãs, para outros ele aparece de forma espontânea. Mas o fato é que não importam as condições em que ele aparece. A procura por tratamento especializado que recupere a saúde das gengivas é indispensável para evitar complicações como a halitose (mau hálito), retração da gengiva e até mesmo perdas dentárias.

 

retração gengival sangramento e mau hálito
A retração gengival pode ser causada por acúmulo de placa bacteriana – esta, uma das causas para o mau hálito.

 

 

O mau hálito como resultado do sangramento gengival.

 

A gengivite, na maioria das vezes, é resultado do acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas. Seus sinais mais comum, além do sangramento gengival, podem ser notados por você mesmo frente ao espelho. Alterações como mudanças na coloração das bordas das gengivas (avermelhadas) e eventuais edemas (inchadas) estão presentes na maioria dos casos. Por outro lado, sintomas como a dor raramente estão presentes, o que pode dar um certo “ar” de normalidade à doença e postergar por meses – e até anos – a consulta ao dentista.

 

O sangramento gengival associada à gengivite pode aparecer de formas diferentes. Enquanto para alguns só dá mesmo para perceber ao escovar os dentes ou passar o fio dental, para outros somente durante a mastigação de alimentos mais rígidos com o pão e maçã é o que o problema aparece. Já o sangramento gengival espôntaneo, que ocorre sozinho várias vezes ao dias, pode ser a manifestação de formas mais severas das doenças gengivais – e isso sem falar no seu maior potencial na formação do mau hálito. 

 

Mas o que pouca gente imagina sobre a gengivite e o sangramento que ela provoca é que ela pode ser a causa para o seu mau hálito. E, ainda pior, pode ser que você seja a última pessoa a estar sabendo desta situação constrangedora e simples de ser resolvida.

 

O mau hálito pode ter várias causas, mas quando é o resultado do sangramento das gengivas ele pode aparecer por duas formas diferentes. Na primeira, manifesta-se pelo acúmulo da placa bacteriana acumulada junto às gengivas. Quanto maior o acúmulo desta massa repleta de bactérias e restos de aliomentos em decomposição antigo, pior é o odor expelido ao falar.

 

A outra maneira como o mau hálito pode ter como causa o sangramento da gengiva é a decomposição do próprio sangue e do ferro, um componente presente no sangue e que, entre outras funções, dá cor a ele. Quando misturados à saliva, sofrem ação de enzimas digestivas e pioram ainda mais o quadro de halitose.

 

Também bém é preciso estar atento ao mau hálito originado fora da cavidade oral. Apesar de incomum, a halitose pode ter causas tão diversas como a diabete mellitus, medicações, sinusites crônicas, obstrução nasal, bronquite, pneumonia e até mesmo neoplasias localizadas no pulmão. É por isso que este problema vai muito além do constrangimento, já que pode ser apenas um sinal de doenças que podem trazer complicações mais sérias às gengivas e saúde em geral.

 

gengivite halitose e placa bacgeriana
Placa bacteriana, tártaro(seta roxa) e genvite (seta azul): nas origem da halitose proveniente da cavidade oral.

 

 

A maioria dos portadores de halitose não sabe que tem o problema.

 

Ao contrário do que se imagina, na maioira das vezes a halitose tem como causa a boca – em apenas 10% dos casos a condição é causada por problemas estomacais ou em vias aéras. Apesar da facilidade para o seu diagnóstico, difilmente o próprio indivíduo acometido pelo mau hálito oriundo da cavidade oral sabe que tem o problema.

 

Para ter uma ideia, um recente estudo científico publicado aponta que, nos indivíduos com mais de 65 anos de idade, aproximadamente 25% deles possuem halitose. Um número muito elevado de pessoas. E não são apenas as pessoas próximas à terceira idade que sofrem com o problema. Abaixo dos 20 anos, o mau hálito aparece em 10% dos indivíduos nesta faixa etária. E para quase todas as situações, a causa é mesmo o acúmulo de placa bacteriana e o sangramento gengival frequente.

 

Já com relação ao diagnóstico, pode ser necessário uma consulta ao dentista para entender as suas causas e tratamento. Existem até mesmo especialistas que conseguem detectar as causas do problema simplesmente ao “experimentar” o odor expelido de forma voluntária pelo paciente. E olha que existem até mesmo treinamentos para isto.

 

Em casos mais severos de mau hálito em que o próprio portador identifica o probema, pode ser necessários utilizar equipamentos desenvolvidos para medir a “qualidade” do hálito, em que os níveis sulforosos são detalhados para auxiliar seja no diagnóstico e tratamento.

 

 

Tratamento do mau hálito associado ao sangramento das gengivas.

 

A remoção profissional da placa bacteriana acumulada junto e internamente às gengivas é parte essencial do tratamento da halitose (mau hálito). Outros procedimentos como a eliminação de fatores retentivos de placa como como restaurações dentárias e próteses dentárias mal adaptadas e o próprio tártaro (placa bacteriana mineralizada – também fazem parte da consulta que tem como finalidade combater o sangramento gengival e halitose.

 

Parte importante do tratamento do mau hálito é o estabelecimento de novos hábitos de higienização oral e adoção de novos instrumentos de higiene. Gengivas retraídas e língua também são examinadas para que certificar que o mau hálito tem mesmo origem na cavidade oral. Depois, é só seguir as orientações passadas pelo dentista para evitar o constrangimento desnecessário provocado pela halitose e os riscos à saúde oral e geral associados à gengivite e periodontite.

 

sangramento da gegiva e mau hálito
Exame periodontal realizado pelo dentista para evidenciar amplo sangramento gengival que você nem ter percebido.

 

 

 

A língua também pode ser a causa para o mau hálito.

 

A língua contém os maiores depósitos de bactérias da cavidade oral. A maioria deles está localizada na posterior, um local de quase ninguém lembra de limpar e que retém restos de alimentos e células mortas provenientes das mucosas orais e do sangue – lembra do sangramento gengival despretencioso que aparece ao escovar os dentes ou de forma espontânea?

 

Existem dispositivos específicos para remover a placa bacteriana e eliminar o mau hálito associado a ela. A escova dentária também pode ser utilizada, mas exige cuidado para não traumatizar a mucosa que reveste a língua. Pacientes mais desesperados com o problema da halitose – associada ou não ao sangramento gengival – podem até mesmo provocar úlceras por pressão excessiva das cerdas e até mesmo frequência exagerada.

 

De qualquer forma, a consulta semestral ou anual ao dentista para a consulta de profilaxia e limpeza dos dentes pode ser ainda mais indispensável para os indivíduos que suspeitam serem portadores de mau hálito. O que não dá mesmo é achar que o sangramento da gengiva é algo comum. Ele pode ser a causa para o seu mau hálito e você nem estar sabendo. 

 

Saiba mais sobre o tratamento da halitose em Porto Alegre.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog