BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

9 dicas que previnem a sensibilidade dental.

sensibilidade-dos-dentes-prevencao-prevenir

 Atitudes e práticas no dia-a-dia que funcionam para prevenir ou diminuir a sensibilidade dos dentes, 9 dicas que vão ajudar você contra os incômodos da sensibilidade dental.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

A sensibilidade dental ou dentinária é uma sensação dolorosa de início instantâneo e que está associada à ingestão de alimentos frios ou quentes, ácidos ou doces. Comum e prevalente em 74% da população brasileira, vai desde um leve desconforto que passa em poucos minutos até dores lancinantes e de longa duração que fazem da ingestão de alimentos um suplício diário.

 

São vários os procedimentos realizados pelo dentista que eliminam eficazmente a sensibilidade dentinária – e que são discutidos no final deste post. Mas, antes que você precise de algum deles, conheça nove atitudes que previnem e eliminam os desconfortos provocados pela sensibilidade dentinária e descubra que a vida sem medo de alimentos frios, quentes ou cítricos é bem mais gostosa.

 

 

1. Capriche na escovação.

 

A sensibilidade dos dentes raramente apresenta uma causa única que justifique a dor exagerada. Isso porque, na maioria dos casos, a exposição da dentina – camada interna dos dentes responsável pela sensibilidade dentária – é decorrente de dois ou mais fatores, como, por exemplo, a retração gengival que decorre da inflamação gengival por higiene oral deficiente mais a abrasão devido à escovação com excesso de pressão das cerdas das escovas sobre os dentes.

 

A higiene oral impecável evita a formação da placa bacteriana que pode levar tanto ao aparecimento de lesões cariosas – que também são responsáveis pelo aparecimento da sensibilidade dental – ou à formação de doenças periodontais, responsáveis pela retração da gengival e exposição das raízes dentárias.

 

 

2. Não exagere na pressão da escova dentária sobre os dentes.

 

A escovação dos dentes tem como objetivo remover os restos de alimentos e a placa bacteriana. O aumento da pressão das cerdas da escova dentárias contra os dentes e gengivas não aumenta a eficiência da escovação.  Além disso, essa pressão exagerada pode desgastar o esmalte e o cemento, as camadas que protegem a dentina – camada interna responsável pelos estímulos dolorosos. A dica para evitar a sensibilidade dental provocada que decorre do excesso de força durante a escovação é melhorar a eficiência do procedimento de higiene. Como diriam os esportista: o segredo não está na força, mas no jeito.

sensibilidade-dental-dos-dentes-prevencao-prevenir
Sensibilidade dental : as retrações da gengiva são a causa número das dores dentárias provocadas pelo frio e alimentos cítricos ou doces.

 

 

3. Utilize pastas dentárias com dessensibilizantes assim que a dor aparecer.

 

Quando  a sensibilidade dos dentes começa a incomodar, o uso dos dentifrícios é um recurso interessante para aliviar ou até mesmo eliminar a sensibilidade dental. E as pastas com dessensibilizantes são as mais indicadas para isso.  Os agentes químicos que agem bloqueando os estímulos de dor são o nitrato de potássio e o acetato de estrôncio – esse último o mais importante e eficaz na eliminação da sensibilidade dentinária, que pode chegar a até 35% dos casos, em um período de 60 dias de utilização. Exemplo de creme dental com acetato de estrôncio é o Sensodyne Rápido Alívio, da GlaxoSmith-Kline.

 

Outro agente químico com a mesma finalidade do nitrato de potássio, e introduzido mais recentemente no mercado, é a arginina. Com ação quase instantânea, o efeito perdura por intervalos relativamente longos: 4 semanas. Exemplo de pasta com arginina é a Colgate Pró-Alívio.  Estudos científicos demonstram que tanto a arginina quanto o acetato de estrôncio são efetivas e que possuem as mesmas competências.

 

 

4. Dieta com poucos alimentos ácidos.

 

Os refrigerantes, as frutas cítricas – como a laranja e o abacaxi, molhos com tomate, vinagre, vinhos e até mesmo os iogurtes – são exemplos de alimentos que atacam dissolvendo as camadas mais externas dos dentes. O esmalte, camada que reveste a coroa dos dentes, e que suporta até mesmo as pressões exageradas das cerdas das escovas durante a escovação, oferece, entretanto, pouca resistência à ação ácida desses alimentos,  formando crateras que podem atingir a dentina. E olha que não é preciso muito tempo para que isso aconteça.

 

Os pacientes mais suscetíveis à erosão do esmalte pela ingestão de alimentos ácidos são os adolescentes. Utilizar canudos que evitam o contato desses alimentos com os dentes é uma dica importante e que combina bem com o estilo de vida desses indivíduos. Outra é esperar 30 minutos após a ingestão desses alimentos para dar início à escovação dos dentes, já que a ação das cerdas das escovas facilitam a penetração dos ácidos pela dentina.

 

sensibilidade-dos-dentes-alimentos
Sensibilidade dos dentes e alimentos : consumo diário de sucos cítricos é caminho certo para o aparecimento da sensibilidade dentária.

 

 

5. Não exagere no uso de pastas dentárias que clareiam os dentes.

 

Algumas pastas dentárias mais sofisticadas possuem formulações químicas específicas para clarear os dentes. E entre essas substâncias estão os grânulos abrasivos, que aumentam o potencial de abrasão das cerdas das escovas para a remoção mais eficiente de manchas superficiais . Entretanto, se as raízes dentárias já possuem áreas abrasionadas e expostas, essas pastas podem aumentar ainda mais a suscetibilidade dos dentes à sensibilidade dental devido à progressão dos desgastes das raízes. Não exagerar no uso dos cremes dentais clareadores faz todo o sentido para pacientes que já possuem histórico de dores provocadas por alimentos frios, quentes, doces ou cítricos.

 

 

6. Preste atenção nos problemas estomacais.

 

Os pacientes que possuem refluxo gástrico precisam estar atentos. Os fluidos estomacais do refluxo gástricos são extremamente agressivos às superfícies dentárias, já que o pH desse fluido pode chegar a 1,5 ( em uma escala de alcalinidade que vai de 0 a 14, sendo que quanto mais próximo de 0 mais ácida é a substância ). O refluxo gástrico é a forma mais destrutiva das superfícies dentárias e deve ser tratada com um gastroenterologista.

 

 

7. Cuidado: O bruxismo também pode ser o responsável pela sensibilidade dental.

 

O bruxismo é o apertamento entre os dentes das arcadas, e que pode ou não provocar desgastes visíveis nos dentes. Quando esse apartamento é excessivo o fenômeno físico da abfração pode estar presente – lascas da superfície do dente desprendem-se durante os períodos de choque e apertamento dos dentes.

 

Das 3 principais causas da sensibilidade dental, o bruxismo é a menos associada pelos dentistas para o aparecimento do problema – as outras duas são a retração gengival e a cárie dentária. É importante não confundir as áreas expostas da dentina causadas pelo bruxismo com as áreas de dentina expostas pela erosão decorrente das cerdas das escovas. O diagnóstico incorreto pode perpetuar a aparição de novas áreas de exposição da dentina. Tratar corretamente o dentina é uma forma importante de prevenir a sensibilidade dental.

 

sensibilidade-dos-dentes-bruxismo-tratamento
Sensibilidade dental e bruxismo: a terceira principal causa para o aparecimento da sensibilidade dental é também a menos diagnosticada como tal.

 

 

8. Cuide também : o tratamento para clareamento dentário pode deixar os dentes sensíveis.

 

O clareamento dentário realizado pelo dentista, seja ele com o uso de moldeiras transparentes ou o realizado em consultas no consultório, pode deixar os dentes muito sensíveis após o tratamento. Isso porque os agentes clareadores utilizados nesses tratamentos são agressivos à superfície dentária. Porém, quando indicados e aplicados corretamente sobre os dentes, não causam danos à estrutura dental ou deixam os dentes sensíveis.

 

Uma dica é fazer o clareamento em consultório quando já existem áreas com sensibilidade dental ou quando existem áreas de raízes expostas decorrente da retração gengival, já que no consultório o dentista protege essas áreas da ação dos agentes clareadores e utiliza substâncias dessensibilizantes para prevenir o aparecimento da sensibilidade dental.

 

 

9. Masque chicletes, mas não exagere!

 

Mascar chicletes (gomas de mascar) é um hábito muito antigo, que vem desde os gregos e possui registros como hábitos difundidos até mesmo entre nativos americanos. Um estudo realizado pela British Dental Journal com 88 participantes descobriu que o hábito de mascar chicletes sem açúcar reduz a sensibilidade dental. O mais curioso da pesquisa é que não houve diferença de resultados entre os chicletes convencionais sem açúcar e os chicletes especialmente elaborados para diminuir a sensibilidade. Os cientistas não souberam dizer como exatamente ocorre a diminuição da sensibilidade dental,  mas acredita-se que decorre pelo aumento do fluxo salivar ao mastigar um chiclete.

 

Os estudos clínicos mostram que mascar chicletes diariamente por 20 minutos diminui a sensibilidade dental e o risco de cáries dentárias. Entretanto, o hábito de mascar chicletes além desses 20 minutos pode aumentar o potencial de destruição dentária para os pacientes com bruxismo dentário, já que hipertrofiam a musculatura responsável pelo bruxismo – em alguns casos as estruturas das articulações temporo-mandibulares podem ser afetadas. Assim, masque chicletes mas não masque chicletes.

 

sensibilidade-dos-dentes-mascar-chicletes
Sensibilidade dos dentes e chicletes: por algum motivo que ainda não sabemos, mascar chicletes ajudam a diminuir os sintomas dolorosos associados à sensibilidade dental.

 

 

E quando nada disso funciona ? Os tratamentos eficazes que eliminam a sensibilidade dentinária.

 

Quando nada adianta para aliviar ou eliminar a sensibilidade dentinária, as alternativas são os tratamentos realizados em consultório dentário. São diversas as técnicas, e o dentista seleciona o procedimento de acordo com a localização da causa e a intensidade da dor. Mas não se preocupe, a maioria desses tratamentos para sensibilidade dos dentes ao frio, quente ou alimentos cítricos são eficazes e podem ser realizados em consulta única.

 

✓ aplicação de flúor

Mais antigo e tradicional tratamento para sensibilidade dentária, é simples e os resultados são satisfatórios. O único inconveniente é que o tratamento necessita de várias consultas de aplicação do produto para que os efeitos possam ser percebidos.

 

✓ aplicação de dessensibilizantes profissionais

Dessensibilizantes são agentes químicos profissionais utilizados após os desgastes das superfícies do dentes necessários aos tratamentos com restaurações com resina ou facetas laminadas com porcelanas. Mais eficazes do que os tratamentos com flúor, são indicados para a maioria dos casos de sensibilidade dental ao frio, calor ou alimentos cítricos.

 

✓ aplicação de adesivos dentinários

Os adesivos utilizados para unir resinas e porcelanas aos dentes também podem ser utilizados para o alívio dos sintomas dolorosos da sensibilidade dental. Entretanto, é pouco eficiente e o bloqueio da dor desaparece junto com a solubilização do produto no meio bucal.

 

✓ laser terapêutico

O laser terapêutico de baixa frequência pode ser empregados no alívio de sintomas dolorosos encontrados em aftas, raízes expostas ou até mesmo nas dores pós tratamento de canal. Apesar do apelo tecnológico, não é tão eficiente no combate à dor da sensibilidade dentinária estimulada.

 

✓ restaurações com resina composta

É uma alternativa aos tratamentos convencionais de combate à sensibilidade dentária provocada. De difícil execução, podem provocar gengivites ou até mesmo periodontites caso as bordas das restaurações em resina não sejam cuidadosamente alocadas junto às gengivas – qualquer excesso é motivo para o acúmulo de placa bacteriana. Outro problema com a técnica é estética, já que a restauração de raízes dentárias em dentes com recessão da gengiva frequentemente produzem dentes alongados e estranhos.

 

✓ cirurgia plástica gengival

Mais sofisticada e resolutiva entre as técnicas para o tratamento dos sintomas dolorosos provocados pela retração gengival, trazem proteção ao avanço das abrasões e erosões das raízes exposta pela recessão da gengiva. A recomposição estética também é outra vantagem associada à cirurgia plástica gengival para o tratamento da sensibilidade dental.

 

Saiba mais sobre sensibilidade e retração gengival lendo esses posts relacionados: 

Voltar para o blog