BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas para substituir a prótese removível por implantes sem surpresas.

tratamento-prótese-removível-por-implante-dentário

A incapacitação estética e os problemas à saúde provocadas pela prótese removível, ou ponte móvel, justificam a sua substituição por implantes dentários? 7 dicas sobre os problemas, indicações e técnicas para que dê tudo no ao trocar próteses removíveis por implantes.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

A prótese removível, ou ponte móvel, é um dispositivo protético ainda muito utilizado em tratamentos odontológicos, apesar da sua incompatibilidade com os conceitos de saúde e bem estar estético nos dia atuais. Diversas alternativas terapêuticas para superar as limitações e problemas causados pela prótese removível foram propostos, e a técnica que utiliza implantes dentários parece ser a melhor opção. Entretanto, trata-se de um tratamento mais complexo e oneroso que precisa de cuidados extras no seu planejamento e execução para que tudo dê certo.

 

O paciente portador de prótese removível interessado nos tratamentos com implantes dentários coloca em cado lado da balança os problemas e os porém desses tratamentos. De um lado estão os problemas causados pelas próteses removíveis, como a limitação estética, baixa auto-estima, insegurança ao falar, dificuldade de mastigação, danos aos dentes de suporte, gengivites e periodontites causados pela dificuldade de higienização. Do outro estão o custo elevado, o tempo prolongado do tratamento e a complexidade de alguns procedimentos como os enxertos ósseos.

 

E foi pensando nos pacientes interessados nos tratamentos com próteses fixas em porcelana suportadas por implantes dentários que foram elaboradas 7 questões essenciais que, fique bem claro, não representam a totalidade de informações que importam na hora de decidir qual o melhor tratamento para trocar ou substituir as próteses removíveis. Muito pelo contrário. Seria fácil elaborar aumentá-las para 30 ou 40 dicas. Mas para não tornar o post cansativo, as 7 principais são as que seguem abaixo.

 

 

1. Dá para continuar usando a prótese removível durante todo o tratamento com implantes ósseo-integrados.

 

O tempo de tratamento com implantes dentários pode durar entre 4 a 8 meses, da primeira à última consulta. Tudo depende do número de implantes, da qualidade do osso e do uso ou não de enxertos ósseos.  Quando a prótese removível ainda está em condições satisfatórias, ela pode ser utilizada até a última consulta para a maioria dos casos para tratamentos com implantes dentários. Algumas adaptações podem ser necessárias, porém são procedimentos simples e quase imperceptíveis para o paciente. É uma opção que traz conforto, segurança e controle da ansiedade.

 

 

2. Nem todo tratamento necessita de enxertos ósseos para conseguir ótimos resultados.

 

As perdas dentárias também trazem perdas do osso que suporta as raízes dentárias. A quantidade de osso reabsorvido após as extrações variam em intensidade de paciente para paciente, porém o que mais importante é saber que essas perdas ósseas continuam a acontecer por toda a vida. Em outras palavras, quanto mais tempo o paciente adiar o início do tratamento para substituir a prótese removível por implantes dentários, maior será a probabilidade do uso de enxertos ósseos.

 

Para alguns indivíduos portadores de próteses removíveis, ou pontes móveis, a reabsorção do osso pós perdas dentárias não é tão intensa. Nesses casos, é possível instalar os implantes ósseo-integrados diretamente sobre o osso remanescente. As vantagens disso são evidentes, como a diminuição do custos e do tempo de tratamento. É que os tratamentos com implantes dentários acompanhados por enxertos ósseos precisam de mais tempo para que tanto osso quanto implantes estejam perfeitamente consolidados.

 

 

3.  Os dentes da nova prótese instalada sobre os implantes podem ser feitos com porcelanas odontológicas.

 

Próteses removíveis são confeccionadas com dentes acrílicos. O tratamento com implantes dentários permitem confeccionar próteses dentárias fixas totalmente em porcelana. O resultado é um sorriso mais estético e mais harmônico, com maior durabilidade e sem possibilidade de contaminação da prótese por fungos ou odores – características comuns ao acrílico utilizado nas próteses removíveis. Tudo depende da localização e do número de implantes instalados, e também se entre os dentes existem dentes naturais.

 

Outra possibilidade é a confecção de próteses fixas sobre implantes com dentes em porcelana pura (estruturadas sobre zircônia), para pacientes ainda mais exigentes. Um deleite em estética dental sobre implantes dentários com porcelana, e cada vez mais acessível e comum nos tratamentos com implantes dentários.

 

 

4. Próteses fixas sobre implantes só podem ser removidas pelo dentista.

 

É comum aos paciente portador de prótese removível a ideia de que próteses fixas sobre implantes podem ser removidas a qualquer momento, assim como o é possível para as pontes móveis. Mas, para melhor conforto do paciente, a prótese fixa sobre implantes dentários só pode ser removida pelo dentista em consulta odontológica. Isso confere maior estabilidade, conforto e segurança para os pacientes, devolvendo o bem estar estético e funcional para algo muito próximos aos dentes naturais.

 

 

5. Dentes naturais em boas condições de saúde não precisam ser removidos.

 

O tratamento para trocar a prótese removível por próteses sobre implantes dentários pode ser feita entre dentes naturais, ou totalmente sobre implante dentários. Nesse segundo caso, o dentista remove os dentes remanescentes para a instalação e posicionamento dos futuros implantes em localizações mais estéticas e funcionais. Tudo depende do número de dentes remanescente e das condições de saúde em que eles se encontram.

 

Quando o número de dentes remanescente é igual ou superior a 5, a saúde das gengivas e periodonto está ok e a coroa dentária está íntegra (poucas restaurações dentárias com resina ou amálgama), os implantes dentários são instalados apenas nos espaços existentes entre os dentes naturais. As próteses instaladas, confeccionadas em porcelana, podem combinar harmonicamente com os dentes naturais. E, para casos ainda mais sofisticados, dentes naturais podem receber coroas protéticas em porcelana pura.

 

 

6. A gengiva artificial cerâmica pode substituir enxertos ósseos complexos mesmo em casos com grande exigência estética.

 

Enxertos ósseos são procedimentos cirúrgicos complexos e especializados. Utilizados para aumentar a altura e largura do osso em regiões de perdas dentárias, otimizam e tornam possível o tratamentos com próteses dentárias sobre implantes dentários.

 

Basicamente, são dois os motivos para o uso de enxertos previamente à instalação dos implantes dentários: aumentar a estabilidade do suporte para os implantes ósseo-integrados e reconstruir a anatomia gengival e óssea para que as próteses dentárias fiquem bastante parecidas, ou iguais, aos dentes naturais. O lado ruim disso tudo é que os enxertos aumentam os custos e o tempo do tratamento.

 

A gengiva artificial cerâmica é uma alternativa terapêutica para a enxertia óssea pró implantes dentários. Sua função é melhorar os resultados estéticos em pacientes cujo sorriso expõem em demasia a gengiva durante o sorriso (sorriso gengival alto). Entretanto, a gengival artificial cerâmica não elimina a necessidade do uso de enxertos ósseos quando a quantidade disponível é insuficiente para a instalação dos implantes. Tudo depende do caso e da situação óssea e dentária do paciente portador de prótese removível.

 

 

7. Dentes naturais que suportam próteses removíveis podem ser utilizados para tratamentos em porcelana sem necessidade de implantes dentários.

 

A prótese removível é utilizada, muitas vezes, para repor um pequeno número de dentes perdidos. É o caso, por exemplo, dos pacientes com apenas 3 ou 4 dentes ausentes, unilateral ou bilateral. Quando não há osso disponível para a instalação de implantes dentários e o paciente não pode, por algum motivo, realizar a cirurgia para enxertia óssea no local da reabsorção, é possível utilizar os dentes vizinhos às perdas dentárias como apoio para próteses fixas em porcelana pura.

 

As próteses fixas em porcelana atuais são confeccionadas sem a presença do metal na sua subestrutura, um região que o paciente não enxerga mas que pode trazer problemas como escurecimento da gengival ou alergias a próteses dentárias em mulheres. As próteses fixas em porcelana sem metal não trazem esses problemas, são esteticamente muito sofisticadas, o tempo de tratamento é consideravelmente mais curto e o custo do tratamento costuma ser mais baixo do que nos tratamentos para substituir a prótese removível por implantes ósseo-integrados.

 

 

A observação do profissional sobre a troca e substituição da prótese removível por implantes ósseo-integrados.

 

A prótese removível, ou ponte móvel, é uma técnica obsoleta cujo  papel histórico para reabilitação da estética e função em pacientes desdentados não pode ser esquecido. Nos dias atuais, as possibilidades terapêutica oferecidas pelas próteses removíveis são incompatíveis com as necessidades dos pacientes, e diametralmente opostas à sofisticação e elevada tecnologia envolvida nos tratamentos com implante dentários para eliminação do uso de prótese removível.

 

O tratamento para substituir a prótese removível por implantes dentários ósseo-integrados é resolutivo, melhora a mastigação e estética e está intimamente relacionado como a elevação da auto-estima. Quadros de depressão psicológicas associadas ao uso de próteses removíveis são comuns e costumam ser desprezados pelos familiares dos portadores desses dispositivos. A remoção da prótese removível para a higienização dos dentes naturais é sempre seguida de constrangimento e, muitas vezes, limitação social.

 

E, por fim, é importante frisar que o tratamento com implantes dentários para substituir prótese removível, ou ponte móvel, embora complexo, não traz dores ou limitações à mastigação durante todas as etapas do tratamento. É o tratamento com maior retorno de satisfação para os pacientes, sensivelmente maior do observado em pacientes em tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental. A dificuldade maior para iniciar o tratamento é, como para qualquer coisa, apenas iniciá-lo. Converse com o seu dentista e faça os exames solicitados para saber das suas possibilidades terapêuticas.

 

 

Saiba mais sobre tratamentos com prótese removível ou fixa em porcelana com os estes posts:

Voltar para o blog