BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento da dor na cabeça e pescoço associada ao bruxismo.


O diagnóstico, a prevenção e o tratamento do bruxismo associado à dor na cabeça (cefaleia) e no pescoço (torcicolo).

 

 Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

O bruxismo

 

O bruxismo é um distúrbio no sistema nervoso central que produz movimentos involuntários da mandíbula, provocando desgastes dentários e lesões aos músculos da mastigação. Esses movimentos podem ser de apertamento ou atrição entre os dentes e ocorrem, na maioria dos pacientes, à noite. Para 80% dos pacientes com bruxismo essa atividade muscular noturna é imperceptível, e apenas quando desgastes dentários ou dores musculares que ocorrem com frequência acima do normal despertam a atenção é que o dentista é consultado.

 

Os movimentos de apertar e ranger os dentes, para a maioria dos pacientes, provocam apenas desgastes dentários. No bruxismo noturno essa atividade muscular danosa não acontece durante toda a noite, aparecendo em forma de episódios que duram até 10 segundos, e uma média de 8 a 10 episódios. É pouco quando se observa os danos estéticos provocados pelos desgastes, mas nos dá uma ideia de quão forte são esses apertamentos.

 

 

As causas do bruxismo.

 

O bruxismo não possui uma causa única, e a literatura científica o classifica como multicausal. E normalmente é o que acontece, já que a maioria dos pacientes apresenta um conjunto de condições que sabemos ser necessárias, se não para dar início aos episódios de bruxismo, mas para aumentar ou perpetuar a condição.

 

• Causas locais

Os dentes com contato prematuro, que é quando, ao fecharmos os dentes ( oclusão total ) um dente toca antes os outros, atrapalhando o fechamento normal dos dentes. A ausência de dentes, ou o desalinhamento dos dentes sem contato prematuro, já foram culpados pelo bruxismo. As pesquisas científicas atuais tem demonstrado que não há relação entre essas duas condições e o bruxismo.

 

• Causas psicológicas

O estresse e a ansiedade estão presentes na maioria dos pacientes bruxômanos e, se não abordados adequadamente, podem evoluir o bruxismo para o distúrbio da articulação temporo-mandibular ( DTM ).

 

• Causas sistêmicas

Desordens endócrinas, alergias, parasitoses intestinais e deficiências nutricionais já foram cientificamente relacionados com o bruxismo.

 

• Causas neurológicas  

A paralisia cerebral e o autismo são amplamente citados pela literatura científica como causas para o bruxismo.

 

 

Os sinais e sintomas do bruxismo

 

Os bruxismo nem sempre provocam desgastes aos dentes, aparecer apenas como a dor como sintoma. As pesquisas científicas indicam que 5% dos pacientes possuem apenas o bruxismo de apertamento, dificultando ainda mais o diagnóstico para o dentista. Em outros pacientes o bruxismo ainda não produziu desgastes porque as dores musculares vêm antes. São esses os sintomas do bruxismo :

 

• Desgastes dentários

É o sinal mais frequentemente, fácil de ser observado. Em alguns pacientes os desgastes dentários são maiores nos dentes superiores, em outros nos dentes inferiores. Os desgastes podem ser maiores em apenas um lado do arcada. O desgaste dentário mais comum é o que ocorre no canino, e é o tipo de desgaste que ocorre nos casos de bruxismo mais suaves.

 

• Fraturas dentárias frequentes

As fraturas dentárias são bastante frequentes e ocorrem principalmente em dentes que já possuem restaurações ou próteses. Nos casos mais intensos de bruxismo a fratura pode ocorrer em dentes sem a presença de próteses ou restaurações, através do fenômeno da abfração da superfície dentário – pedaços da superfície dentária simplesmente descolam dos dentes.

 

• Dor muscular

Os músculos masseter e os músculos na cabeça e no pescoço são frequentemente associados a dores decorrente do bruxismo. As dores musculares são sintomas comuns ao bruxismo e à disfunção temporo-mandibular, normalmente confundidos em uma mesma entidade patológica.

 

• Dor dentária

A dor dentária associada ao bruxismo, embora comum devido ao forte impacto entre os dentes, é um desafio de diagnóstico para o dentista.

 

• Limitação de abertura de boca

A hipertrofia muscular do músculo masseter – músculo mais afetado no bruxismo – pode, durante os episódios de bruxismo mais intenso, limitar o limiar de abertura máxima da mandíbula. Em alguns casos pode ocorrer até mesmo o travamento da mandíbula.

 

• Hipertrofia dos músculos faciais

A atividade muscular noturna crônica do bruxismo hipertrofia os músculos mastigatórios, visível principalmente pelo masseter – músculo que deixa o rosto com um formato mais quadrado.

 

 

O bruxismo associado à dor de cabeça (cefaléia) e pescoço (torcicolo) 

 

Um dos sintomas mais comuns do bruxismo é a dor muscular.  São vários os músculos envolvidos na mastigação, e é importante saber que os músculos do pescoço e o músculo temporal – que se insere em boa parte da lateral da cabeça – também estão diretamente envolvidos na mastigação, e consequentemente no bruxismo.

 

As dores que acometem esses músculos podem ser agudas ou crônicas, sendo as crônicas de mais fácil tratamento. Como o bruxismo pode ter episódios de ação mais intensa – associados ao estresse e ansiedade, os músculo respondem de acordo essa variação de intensidade. Enquanto a dor aguda pode ser sinal de uma noite mal dormida em posição inadequada, a dor crônica evidencia uma situação mais complexa e que merece atenção especializada.

 

Dor na cabeça e pescoço associado ao bruxismo. Regiões mais afetadas.
Dor na cabeça e pescoço associado ao bruxismo. Regiões mais afetadas.

 

• Estiramento e distensão

São lesões menos frequentes aos músculos mastigatórios em que ocorrem, em graus diferentes, o rompimento das fibras musculares.

 

• Contraturas

É a lesão mais comum, promovendo uma contração ininterrupta que pode permanecer nessa situação por períodos prolongados. É o que ocorre quando o paciente tem dificuldade para abrir a boca, e também a lesão mais comum no torcicolo.

 

 

Dor na cabeça

 

A cefaléia ou dor de cabeça afeta pessoas de todas as idades. 54,2% dos adultos são acometidas por dores nessa região, e as mulheres são as mais afetadas. Quando relacionada ao bruxismo essa dor é em pressão e localizada nas têmporas, a região do músculo temporal. Essas dores são denominadas secundárias porque são causadas pelo bruxismo. Pode também acontecer de o paciente sentir dor de cabeça e também apresentar bruxismo, sem que exista relação entre elas.

 

A dor de cabeça provocada pelo bruxismo pode ser confundida com a enxaqueca ( cefaleia migrânea ), um tipo de dor de cabeça que afeta normalmente apenas um lado da cabeça, piora com exercícios físicos e normalmente estão associadas à intolerância à luz e ruídos, náuseas e vômitos.

 

 

Dor no pescoço

 

A dor no pescoço é tão frequente quanto a dor na cabeça e, assim como a primeira, é diagnosticada como causada pelo bruxismo após muito tempo de sofrimento do paciente. Antes de consultar um dentista o paciente relaciona o torcicolo com problemas posturais, tensões diárias, excesso ou falta de exercícios ou apenas à noites mal dormidas.

 

A troca do travesseiro acontece com frequência antes da consulta ao dentista. E é importante saber que o torcicolo pode, sim, ser originado de outros problemas até mais graves, como traumas, posturas, doenças musculares específicas e até desordens endócrinas.

 

O estiramento dos músculos do pescoço é a lesão muscular mais frequente. O estiramento no pescoço limita os movimentos da cabeça e provoca dores que vão de leves a intensas e que podem perdurar por dias. Os músculos mais envolvidos são o esternocleidomastoideo (que está em uma região mais lateral no pescoço) e os escalenos e trapézio ( que estão em uma região mais posterior).

 

 

A progressão do bruxismo para a DTM ( DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR).

 

O bruxismo pode danificar as estruturas da articulação temporo-mandibular. Na maioria dos pacientes os danos do bruxismo não ultrapassam aos desgastes dentários ou lesões musculares. Já em outros indivíduos a ação muscular prolongada e intensa associada ao estresse e ansiedade acarretam danos que podem ser irreversíveis à ATM.

 

Assim como no bruxismo, a DTM é multicausal, estando normalmente ligada a duas ou mais causas condicionantes da disfunção. A DTM não ocorre apenas em pacientes bruxômanos. As condições de artrose, artrite, desordens endócrinas ou anatômicas também são causas da DTM e também podem provocar danos irreversíveis às estruturas da DTM.

 

 

Diagnóstico diferencial entre bruxismo e DTM.

 

A dor muscular e a limitação de abertura da boca são sintomas comuns ao bruxismo e à disfunção temporo-mandibular. Entretanto, alguns sintomas são indicativos de lesões nas estruturas da ATM e próprios da DTM. Desses sintomas, os ruídos ( estalidos e crepitações e as, dores no ouvido e na região da articulação são clássicos à DTM. O travamento ou o deslocamento da mandíbula do crânio são outros sintomas característicos da DTM, indicando lesões já extensas nas estruturas da ATM, como os ligamentos e côndilos.

 

Dores no ouvido e articulação.

A dor no ouvido e articulação não estão relacionadas ao bruxismo. Esses sintomas que podem estar presentes na DTM e, quando presentes em pacientes com bruxismo, demonstra que já há evolução do caso para a DTM.

 

 

O papel da ansiedade e estresse no bruxismo. 

 

A ansiedade e o estresse psicológico atuam como causa e como intensificadores ou perpetuadores do bruxismo. O bruxismo tem períodos – ou surtos – de maior atividade que estão, para a maioria dos pacientes, associados a períodos de maior estresse e ansiedade.

 

Enquanto a maioria dos bruxômanos apenas apresentará leves desgastes dentários ao longo da vida, os indivíduos estressados podem desenvolver desgastes mais severos e fraturas dentárias, e uma parte considerável desses indivíduos vão lesionar e desenvolver algum tipo de distúrbio na ATM.

 

 

Tratamento.

 

O bruxismo não tem cura. Os tratamentos disponíveis visam proteger os dentes da ação dos desgastes e impactos, diminuir a potência muscular de apertamento e movimentação de contato e diminuir a programação neuro-muscular.

 

✓ Placa para bruxismo.

Embora a placa para bruxismo – placa de oclusão – seja essencialmente desenvolvida para a proteção dos dentes, ela ainda assim exerce função na diminuição da força muscular e na desprogramação neuro-muscular.

 

As placas para bruxismo macias, semelhantes às utilizadas em clareamentos dentários, não são indicadas para a maioria dos casos de bruxismo com sintomas dolorosos. As placas macias são indicadas apenas em casos de bruxismo sem desgastes dos dentes ou para a DTM.

 

✓ Dieta macia e compressas quentes.

Essas duas providências são indicadas principalmente para os casos mais agudos da dor associada à cabeça ou pescoço. A dieta macia é necessária para poupar os músculos doloridos. Cremes e sopas são exemplos de alimentos de uma dieta macia. As compressas quentes promovem analgesia e melhor ação local das medicações.

 

✓ Medicações.

As medicações dependem da intensidade e do momento da dor. Analgésicos, antiinflamatórios e, principalmente, os relaxantes musculares são bem indicados quando a dor na cabeça ou pescoço estão associadas ao bruxismo. O uso de medicações mais potentes são restritas quando a dor está associada. além do bruxismo, ao distúrbio da articulação temporo-mandibular (DTM).

 

 

A prevenção da dor no bruxismo.

 

O bruxismo não tem uma única causa. Nas doenças multicausais como o bruxismo a prevenção é ainda mais fundamental e pode ser realizada com mudanças de hábitos que não apenas previnem o aparecimento de dores associadas ao bruxismo como também melhoram o estado de saúde geral dos indivíduos.

 

A dor de cabeça e a dor no pescoço associados ao bruxismo compartilham das mesmas indicações preventivas.

 

✓ Controle do estresse e ansiedade.

O estresse e a ansiedade são condições psicológicas que perpetuam ou intensificam um grande número de doenças, inclusive as metabólicas.

 

✓ Consulta frequente ao dentista.

Existem um grande número de doenças que podem ser identificadas e prevenidas pelo dentista na consulta semestral ou anual. Não apenas as lesões cariosas e a saúde gengival são examinadas, mas a existência de lesões cancerígenas nas mucosas, bruxismo e disfunção de ATM, e outras doenças sistêmicas podem ser identificadas na consulta ao dentista.

 

✓ Hábitos posturais saudáveis.

A postura é importante para a prevenção de muitas doenças, não apenas as esqueléticas e musculares. A posição postural inadequada pode intensificar ou perpetuar o bruxismo e as dores musculares relacionadas.

 

✓ Eliminação de hábitos parafuncionais.

Os hábitos parafuncionais como mascar chicletes, roer unhas e mascar chicletes não trazem nenhum benefício ao nosso organismo e são fatores que também intensificam ou perpetuam as lesões e dores musculares.

 

 

“Esses posts são escritos com a finalidade de divulgar o conhecimento científico odontológico e não devem servir como diagnóstico para tratamentos ou escolha de técnicas odontológicas. Consulte o seu dentista.“

 

Saiba mais sobre bruxismo lendo esses posts relacionados :

Voltar para o blog