BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Trocar prótese dentária em porcelana antiga conta com novas técnicas.

substituir ou trocar prótese dentária fixa

Trocar a antiga prótese dentária fixa em porcelana não é só uma necessidade estética. Conheça as novas técnicas em próteses dentárias para resultados mais duráveis, estéticos e compatíveis com a saúde das gengivas, na técnica com jaqueta ou coroa dentária em porcelana.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Trocar próteses dentárias antigas: colocando a estética e saúde de dentes e gengivas em dia.

 

A manutenção da estética e saúde das gengiva exige cuidados permanentes. Mesmo procedimentos comuns como restaurações dentárias em resina ou amálgama precisam ser revisados anualmente para verificar a qualidade do contato entre dentes ou problemas como a infiltração por cárie dentária. E para aqueles que possuem dispositivos protéticos, trocar a prótese dentária fixa em porcelana antiga pode ser bem mais do que uma simples necessidade estética.

 

Procedimentos para trocar próteses dentárias são comuns. Gengivas escurecidas próximas às bordas protéticas e raízes dentárias expostas (retração gengival) são apenas alguns dos problemas associados a jaquetas e coroas protéticas antigas. Mal adaptados, os riscos para doenças gengivais e perdas dentárias podem exigir a troca imediata do dispositivo protético. Mas fique tranquilo, porque novas técnias e materiais dentários trazem mais estética e durabilidade, evitando contratempos e melhorando a saúde oral.

 

prótese dentária em metal trocar
A retração gentival pode expor as bordas de próteses dentárias fixas com metal.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura.

 

A popularização dos tratamentos de impacto com lentes de contato dental e facetas laminadas elevou os padrões estéticos em odontologia. E não demorou muito para que as exigências por resultados estéticos mais sofisticados chegassem às próteses dentárias fixas. Antes restrita à técnica com coroa protética, já está disponível a construção de pônticos dentários em porcelana pura para substituir ou trocar antigos dispositivos que reabilitam áreas com até três dentes perdidos.

 

vantagens: estética de alto impacto para mimetizar transparências e cores próximas a dentes naturais; tratamento combinado com lentes de contato dental e facetas laminadas

 

desvantagens: dentes escurecidos por tratamento de canal ou coroas protéticas em dentes anteriores suportada por pino protético em metal.

 

 

Prótese dentária em zircônia + porcelana

 

A função da zircônia na odontologia é substituir o metal utilizado na infraestrutura de próteses dentárias metalocerâmicas. A vantagem da utilização deste tipo de material é claramente estética, já que o material está disponível em cores semelhantes às encontradas em dentes naturais. Da coroa ou jaqueta prótetica a até mesmo dentaduras fixas em porcelana sobre implantes osseointegrados, tudo é possível nesta técnica com alta durabilidade e resistência.

 

vantagens: maios durabilidade e resultados estéticos comparados à técnica metalocerâmicas; não escurecem dentes e gengivas; não provocam alergias inflamatórias.

 

desvantagens: resultados estéticos inferiores à técncia com prótese dentária em porcelana pura.

 

 

Prótese dentária em zircônia pura.

 

Uma nova tecnologia para tratamentos odontológicos decorre da introdução da zircônia pura para próteses dentárias. Diferente da técnica que utiliza zircônia + porcelana, a eliminação da cobertura estética em porcelana dá-se pela construção de próteses em camada única de zircônia esteticamente melhorada. E os resultados, ainda inferiores ás técnicas com múltiplas camadas, podem surpreender quando utilizados em próteses dentárias para dentes posteriores.

 

vantagens: resistência e durabilidade superior a qualquer tipo de técnica; não escurecem ou pigmentam dentes e gengivas.

 

desvantagens: Apesar dos resultados estéticos elevados, os mesmos ainda sçao inferiores comparados à técnica com porcelana pura

 

trocar prótese dental em porcelana pura
Vista interna da prótese dentária em porcelana pura (metal free)

 

 

Metalocerâmicas. Por que elas ainda são tão comuns?

 

A mais popular técnica para tratamentos com próteses dentárias fixas é a metalocerâmica, que combina a resistência das estruturas em metal com a estética da porcelana para recobrimento das camadas mais externas. Versátil para tratamentos sobre dentes naturais, pino protético ou implante dentário osseointegrado, há mais de 50 anos entrega bons resultados estéticos e durabilidade aceitável. Mas o dispositivo protético, entretanto, traz alguns problemas ao longo da vida.

 

Um dos principais problemas associado à prótese dentária metalocerâmica é a ocorrência elevada de quadros alérgicos nos tecidos orais próximos ao dispositivo (atacando, principalmente, mulheres). O escurecimento de gengivas e dentes é outro fator indesejável da técnica. E um terceiro também conta muito na hora de selecionar o tipo de prótese dentária fixa: em caso de retração gengival, provavelmente será preciso trocar o dispositivo.

 

trocar coroa dentária prótese dente posterior
Exposição de bordas de próteses dentárias fixa metalocerâmicas.

 

 

Prótese dentária fixa pronta em 2 horas. Isso vale a pena?

 

Trocar prótese dentária fixa pode ser um contratempo para muitos indivíduos. Consultas para testes de cores e adaptações quase sempre fazem parte do passo-a-passo da técnica. E quando ao tratamento ainda estão associados procedimentos como o clareamento dental ou terapia gengival, o tempo de tratamento com próteses dentárias pode alongar-se ainda mais. Mas para quem não tem muito tempo a perder, equipamentos clínicos para confecção e tratamentos com dispositivos fixos em porcelana estão disponíveis. Mas será que eles valem a pena?

 

A confecção de próteses dentárias em porcelana, em até 24 horas – ou em até 2 horas – depende der equipamentos para escaneamento digital e fresagem computadorizada. Os resultados estéticos, entretanto, nem sempre são comparáveis aos dos dispositivos confeccionados manualmente. Dependendo dos desafios estéticos e exigências pessoais com relação aos resultados, a melhor opção recaia nos tratamentos convencionais, mais dedicados a detalhes e mimetizações.

 

 

Dicas para substituir ou trocar prótese dentária fixa em porcelana, minimizando erros.

 

Na hora de trocar ou substituir restaurações dentárias e próteses em porcelana antigas, fique atento a algumas dicas para otimizar os resultados do tratamento. Um check-list de fatores que interferem na durabilidade e resultados estréticos como bruxismo, saúde e retração das gengivas, clareamento dental preventivo, alergias ao metal de próteses dentárias, necessidades estéticas para tratamentos de impacto e força de mastigação implicam na escolha da técnica e material utilizados. Com um pouco de atenção, dá, sim, para selecionar o tratamento ideal para cada caso.

 

Saiba mais sobre trocar prótese dentária fixa em porcelana:

Voltar para o blog