BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Trocar prótese removível por fixa em porcelana está mais simples.

trocar prótese removível por fixa em porcelana post blog

Técnicas mais simples e estéticas facilitam a vida pra trocar prótese removível por fixa em porcelana, com mais segurança e harmonia ao sorriso.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese removível, limitação à saúde e estética que atinge em cheio a autoestima.

 

A vida do portador de prótese removível, a popular ponte móvel, é repleta de dificuldades. Além das limitações estéticas e de mastigação, prejuízos a autoestima acabam por restringir diversas atividades sociais e de trabalho. Só quem tem conhece a real dimensão do problema. Mas o que poucos sabem é que os danos à saúde vão além das preocupações estéticas e psicológicas. Veja alguns dos motivos para trocar o dispositivo removível por prótese fixa em porcelana.

 

diminuição da eficiência mastigatória;

 

estética deficiente;

 

danos aos dentes que suportam os grampos dentários;

 

insegurança ao falar;

 

baixo autoestima;

 

restrição a alimentos fibrosos, ricos em proteínas e vitaminas;

 

tendência a dietas ricos em carboidratos (açúcar);

 

prótese removível desvantagens e problemas
Trocar prótese removível por fixa em implantes é solução eficiente para problemas frequentes de adaptação à dispositivos com acrílico. (foto/internet)

 

 

Novos materiais para prótese fixa em porcelana são mais estéticos e duráveis.

 

A recente introdução de técnicas e materiais mais estéticos e duráveis, para tratamentos com prótese fixa em porcelana, trouxe diversas vantagens. A mais importante delas é a diminuição significativa no tempo de tratamento. E quando a ideia é trocar prótese móvel por prótese fixa sobre dentes naturais, nada é mais apropriado. Realizada em técnica com porcelana pura, o tratamento pode ser finalizado em até 10 dias – e com tempo e resultados próximos a procedimentos com lentes de contato dental.

 

Resultados estéticos mais naturais e harmônicos são outras vantagens dos novos materiais para próteses fixas em porcelana. E tudo isso graças às novas cerâmicas odontológicas (porcelanas) para tratamentos, que eliminam completamente o metal das partes em contato com dentes. A inovação, além de propiciar resultados estéticos marcantes, aumenta a durabilidade do tratamento. Ideal para dentes na região anterior e indivíduos com exposição excessiva da gengiva ao sorrir (sorriso gengival alto).

 

próptese fixa em porcelana detalhes
Detalhe para prótese fixa em porcelana substituindo ponte móvel, na técnica fixada sobre dentes naturais. (imagem/internet)

 

 

Da ponte removível à prótese fixa em  porcelana com zircônia: deleite estético.

 

A odontologia estética de impacto está associada a dispositivos como lentes de contato dental, facetas de porcelana, coroas e pônticos protéticos. Independente da indicação para cada técnica, todos tem em comum a eliminação de metais da sua composição. E neste sentido, a zircônia trouxe novas possibilidade para tratamentos com prótese dentária fixa.

 

A zircônia, uma material resistente e estético, é utilizada na confecção de pônticos protéticos, em áreas com até três dentes ausentes intercalados entre dentes naturais. Mas é a técnica com cobertura estética em porcelana a que mais encanta o portador de prótese dentária removível. E não sem razão, já que os resultados estéticos podem ser semelhantes às transformações de impacto com laminados cerâmicos, tão populares entre famosos e artistas.

 

 

Passo-a-passo para trocar prótese removível por fixa em porcelana é simples e rápido.

 

É cada vez mais simples e rápido substituir prótese dentária removível por técnicas que eliminam o dispositivo. Além da diminuição no número de consultas, as novas técnicas reduzem drasticamente o risco para infiltração por cárie dentária – o grande vilão por falhas em próteses dentárias fixas em porcelana. São duas as técnicas que eliminam de vez a ponte móvel:

 

✓ técnica sobre dentes naturais (10 a 30 dias)

A forma mais rápida para trocar prótese removível por fixa em porcelana é a que utiliza os próprios dentes naturais como suporte – exatamente os mesmos que serviam de apoio para os grampos metálicos da ponte móvel. É a escolha ideal para quem quer poupar tempo, ou para indivíduos com receio ou impossibilidade óssea para submeter-se ao procedimento cirúrgico de instalação de implantes dentários.

 

✓ técnica sobre implantes ósseointegrados (4 a 5 meses)

Implantes dentários ósseointegrados são alternativas mais otimizadas para substituir ponte removível. Com resultados estéticos semelhantes à técnica com prótese fixa em porcelana, tem no tempo prolongado de tratamento a principal desvantagem. É ideal para diversas situações que impedem o uso de dentes naturais como forma de ancoragem para dispositivos fixos. Ou mesmo para quem pode esperar pela osseointegração dos implantes.

 

 

Dá para ficar com a ponte móvel até terminar o tratamento.

 

Manter a mesma prótese removível até o final do tratamento é uma vantagem que agrada a muitos pacientes. Além de trazer mais confortável, não é preciso experimentar mudanças radicais no sorriso enquanto se espera pela fixação definitiva da prótese em porcelana. Ideal para indivíduos cuja profissão exige contato direto com público ou não quer ficar com um visual intermediário durante o tratamento.

 

Desgastes dentários na técnica fixa sobre dentes naturais pode ser desvantagem.

 

Desgastes dentários sobre dentes naturais são utilizados em diversas situações em odontologia estética. Próteses dentárias tipo coroa ou jaqueta e até mesmo facetas laminadas em resina ou porcelana são exemplos conhecidos em que a redução da superfície dentária é essencial ao tratamento. Entretanto, o procedimento é sensível a erros e requer planejamento adequado para que tudo dê certo.

 

Tratamentos odontológicos que exigem desgastes dentários são seguros. Ao contrário do que se imagina, a diminuição da estrutura dentária não aumenta os riscos para fraturas. A desvantagem do procedimento é que ele é irreversível, ou seja, de tempos em tempos, é necessária a troca da prótese fixa em porcelana . Um problema, entretanto, cada vez menos importante, já que a as novas técnicas e materiais para próteses fixas trazem durabilidade para quase uma vida inteira.

 

 

Prótese dentária flexível pode ser opção mais barata e estética.

 

Uma alternativa para eliminar os problemas estéticos característicos da ponte móvel com grampos metálicos é a prótese dentária flexível. A técnica, nem tão nova assim, elimina a indesejada visão direta dos grampos. Mas o tratamento tem um porém: dificuldade adaptação à prótese. É que a flexibilidade do dispositivo pode ser um empecilho para alguns pacientes. Ainda assim, uma opção rápida e interessante com alívio estético eficiente.

 

prótese flexível para substituir ponte móvel
Prótese dentária flexível é opção mais em conta para trocar ponte móvel. (imagem/internet)

 

 

Enxertos ósseos e gengivais são alternativa para resultados mais estéticos e naturais.

 

Indivíduos sensíveis aos resultados estéticos em tratamentos odontológicos são cada vez mais frequentes. O que não acontece à toa, dada a cada vez mais crescente popularidade dos procedimentos com laminados em porcelana. E a exigência estética elevada também está atenta a gengivas alinhadas e com contornos precisos e delimitados. Para estes pacientes, pode ser necessária a cirurgia com enxertos ósseo ou gengival.

 

A cirurgia plástica gengival é essencial em vários momentos. Dentes que suportam grampos metálicos em próteses dentárias móveis frequentemente encontram-se com gengivas retraídas ou inflamadas. E, para pacientes que optam pelo suporte de prótese fixa sobre implantes ósseointegrados, a técnica com enxerto pode ser necessária para reconstruir a arquitetura ósseo-gengival perdida após as extrações dentárias.

 

 

Não se engane com relação ao tempo de tratamento nos casos com implantes.

 

A opção por implantes dentários ao trocar prótese removível por fixa em porcelana traz vantagens não encontradas na técnica fixada sobre dentes naturais. A ausência de desgastes dentários e facilidades para higienização contam a favor do procedimento com implantes. Entretanto, uma desvantagem chama a atenção do procedimento: o tempo prolongado de tratamento.

 

Implantes dentários aumentam consideravelmente o tempo de tratamento com próteses dentárias fixas. Isso porque, após a cirurgia de instalação, é necessário esperar que o osso integre ao titânio – material com o qual os implantes são confeccionados. O tempo médio de espera desta fase, chamada de osseointegração, é de 4 a 6 meses. Técnicas mais sofisticadas já reduzem este período para até 3 semanas. Já os procedimentos com enxertos ósseos podem prolongá-lo para até 8 meses.

 

 

Preço do tratamento pode variar de acordo com alguns fatores.

 

Tratamentos com próteses dentárias fixas ou laminados cerâmicos, como facetas e lentes de contato dental, estão entre os mais onerosos em odontologia. Pacientes sensíveis ao preço tendem a optar por alternativas mais em conta. É preciso estar atento à variação de qualidade de materiais (implantes dentários e porcelanas odontológicas) e serviços laboratoriais (laboratório de prótese dentárias) envolvidos.

 

Falhas durante procedimentos ou emprego de materiais de qualidade duvidosa  podem trazer danos até mesmo irreversíveis à estética facial. Por vezes, os resultados são esteticamente e funcionalmente incompatíveis com as necessidades do paciente. Nestas situações, a substituição completa do tratamento pode ser necessário para corrigir erros no tratamento para substituir prótese removível por fixa em porcelana. Um problema mais comum do que se pode imaginar.

 

 

Simulações fotográficas e mockups trazem previsibilidade e segurança.

 

Visualizar antecipadamente os resultados de tratamentos odontológicos, na técnica com prótese fixa em porcelana, é mais do que interessante. A técnica fotográfica, do tipo antes-e-depois, é a mais rápida entre os procedimentos de simulações. Mas é o uso de mockups, simulações de resultados feitos diretamente sobre os dentes, os que trazem resultados mais reais e próximos ao final, sem riscos de erros por simulações pouco realistas. Indispensável para tratamentos extensos e pacientes exigentes no tratamento para trocar prótese removível.

 

 

O tratamento também é indicado para portadores de dentaduras.

 

Substituir dentaduras por prótese fixa sobre implantes dentários também pode ser feito na técnica com dentes em porcelana. O passo-a-passo, por exemplo, é quase o mesmo para portadores de prótese removível. E as vantagens para indivíduos com prótese total é ainda maior, já que problemas como dores e cortes gengivais e impossibilidade para mastigar alimentos fibrosos são ainda mais intensos em pacientes completamente desdentados.

 

De qualquer forma, exames clínicos e radiográficos cuidadosos são essenciais para planejar tratamentos em indivíduos debilitados esteticamente e com dificuldades para mastigação intensa. Recuperar a autoestima depende, sim, da qualidade da prótese dentária utilizada. O que não dá é para continuar limitando os contatos sociais e prazeres à mesa.

 

Saibam mais sobre trocar prótese removível e próteses fixas em porcelana:

Voltar para o blog