BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas para trocar restauração em resina desgastada ou quebrada.


Conheça 7 dicas para trocar sua restauração dentária em resina que está desgastada ou quebrada para evitar problemas com durabilidade, resistência e resultados estéticos insatisfatórios.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. Material utilizado em restauração em resina não é tudo igual.

 

Ao contrário do que se imagina, as resinas utilizadas em restaurações dentárias, popularmente conhecidas como obturação dental, não são todas iguais. Enquanto versões mais simples e com preço mais em conta são menos resistentes a desgastes, versões mais sofisticadas contém porcelana misturada à sua composição original, trazendo resultados estéticos mais marcantes e elevada durabilidade.

 

Atualmente, as resinas dentárias trazem podem ser dividadas para uso exclusivo em dentes anteriores ou posteriores. Sistemas mais complexos, com ou sem porcelana (cerâmica), podem reproduzir diversos detalhes ópticos presentes em dentes naturais como cores, fluorescências e opalescências mais reais e vivas, ideais para uso em facetas de resina, ou resistência elevada para resistir ao atrito mastigatório presentes em dentes posteriores.

 

restauração dental em resina problemas
Reparos em restauração dental em resina podem resultar em fraturas frequentes e infiltração por cárie dentária.

 

 

Restauração dental com resina desgastada ou quebrada pode desalinhar os dentes (tortos e girados).

 

Em muitos casos, principalmente em dentes cuja restauração dental em resina é extensa e foi realizada com material de qualidade inferior, a superfície dentária voltada para a trituração dos alimentos fica plana e com perda de alguns milímetros da sua forma original. Quando isto acontece, o movimento fisiológico que mantém os dentes em contato pode resultar em dentes tortos e desalinhados que, dependendo da situação, exigem até mesmo o uso de aparelho ortodôntico.

 

A prevenção ou redução do desalinhamento dental por desgaste em obturação dental em resina pode ser obtido pelo uso de materiais mais resistentes como a restauração dental em porcelana ou prótese dentária fixa. Já com relação aos pequenos reparos, o uso de materiais mais resistentes e substituição mais frequente do procedimento podem ser suficientes para evitar o aparecimento de dentes girados e desalinhados.

 

restauração dental em amálgama de prata quebrada
Reparos de restauração dental com amálgama de prata realizados em resina não são possíveis – apesar das frequentes tentativas.

 

 

Restauração dental em porcelana traz mais estética e durabilidade.

 

Para quem procura resultados mais estéticos e duráveis, a restauração dental em porcelana é a técnica ideal. Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em lentes de contato dental e faceta de porcelana, não trazem os problemas característicos das resinas como desgastes e escurecimento da cor com o passar dos anos.

 

As técnicas mais utilizadas para este procedimento tão sofisticado são o onlay, que reveste toda a parte em contato com o dente oposto e é indicado para dentes severamente destruídos por cáries, fraturas ou bruxismo severo, ou onlay, uma versão menor e mais delicada indicada para quem procura estética marcante e não quer se preocupar com as trocas constantes tão característica da obturação dental em resina.

 

 

Remendo trazem riscos para infiltração por cárie dentária

 

Fraturas em apenas uma parte de restauração em resina ou amálgama antigos ou, ainda mais comum, de uma parede do dente até então utilizada para reter estes materiais, são comuns. Nestes casos, a facilidade, rapidez e preço mais em conta para reparar apenas a parte quebrada ou fraturada da obturação dentária costuma induzir pacientes e dentistas a realizar um reparo apenas na parte problema. Apesar de simples, este remendo realizado em resina não é indicado.

 

A confecção de remendos em resina de restauração dental desgastada ou quebrada é problemática por vários motivos. O maior deles é mesmo a baixa qualidade de união entre o material antigo e o novo, uma característica que costuma terminar em infiltração por cárie dentária, novas fraturas que podem até mesmo levar à perda do dente ou aparecimento de manchas escuras. O ideal mesmo é remover todo o material antigo e restaurar toda a área comprometida do dente.

 

obturação dental dente posterior resina
Obturação dental extensa, realizada em dente anterior, trazem riscos para desgastes e fraturas precoces do material.

 

 

Trocar restauração escura em amálgama por resina não é garantia de recuperação estética completa;

 

A recuperação estética de dentes escurecidos pela substituição do amálgama de prata por resina nem sempre é possível. Isto porque, dependendo da extensão da corrosão (escurecimento), sua remoção completa pode levar à severa redução da estrutura dentária que, dependendo do caso, pode exigir o uso de técnicas como a coroa dentária fixa em porcelana como forma de restituir o dente.

 

Uma técnica restauradora eficiente para eliminar todas as paredes dentárias escurecidas pelo metal do amálgama de prata é a restauração dental em porcelana do tipo onlay e inlay. A confecção de restaurações extensas em resina não é indicada devido às propriedades limitadas deste material com relação a desgastes e resistência a fraturas no dente, com riscos elevados para desalinhamento de dentes.

 

restauração dental em porcelana
Restauração dental em porcelana, na técnica tipo on-lay: alternativa mais resistente e durável à restauração em resina.

 

 

Não dá para reparar restauração em amálgama com resina: tem que remover tudo!

 

Procedimentos de urgência para recuperar obturação de dente desgastada ou quebrada não são desculpas para a execução de reparos em resina restritos à parte problemática. Os problemas causados pela união pobre entre resina e amálgama de prata, já aqui comentados, são suficientes para exigir a remoção completa da restauração dental com problemas – mesmo que exija tempo e custos extras.

 

restauração escura em metal
Restaurações dentárias escuras em amálgama de prata, restritas às paredes internas dos dentes, podem ter durabilidade até mesmo superior à mesma técnica com resinas convencionais.

 

 

Trocar obturação dental de resina frequentemente pode, sim, enfraquecer o dente.

 

A ideia de que as trocar sucessivas de restauração dentária podem enfraquecer os dentes, um conceito popular, estão certos – mas até certo ponto. É que, durante o procedimento de remoção da obturação dental, uma diminuta camada das paredes dentárias em contato com os resinas ou amálgama de prata são removidas para garantir uma nova adesão mais eficiente e duradoura. Apesar disto, este procedimento não é um problema quando as cavidades recuperadas são pouco extensas e profundas, sem proximidade com a cavidade pulpar que aloja os vasos sanguíneos e nervos.

 

Saiba mais sobre restauração em resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog