FAQ

Tratamento com Fragmentos Cerâmicos

Informações iniciais


1. O que é fragmento cerâmico?

É uma técnica derivada das facetas em porcelana para alterar a forma dos dentes de forma não invasiva, atendendo a pequenas necessidades para modificações dos dentes.

2. Quais são as indicações para a técnica?

Fraturas em dentes anteriores, fechamento de espaços entre dentes (diastemas) e pequenas correções de forma para harmonização estética do sorriso.

3. E quais são as contraindicações?

Reconstruções de fraturas dentárias extensas, fechamento de espaços entre dentes extensos e dentes manchados e amarelados.

4. Fragmento cerâmico e restauração dentária em porcelana é a mesma coisa?

No tratamento de dentes anteriores, fragmentos cerâmicos e restaurações em porcelana correspondem a uma mesma modalidade de tratamento. Entretanto, em dentes posteriores, as restaurações em porcelana correspondem aos blocos cerâmicos utilizados para a substituição de restaurações antigas em resina ou amálgama, ou mesmo para recuperar dentes destruídos por fraturas ou cáries dentárias.

5. Poderei comer qualquer coisa com elas?

Sim.

6. Os fragmentos podem ser confeccionados com resinas, como nas restaurações dentárias?

De certa forma, toda restauração dentária realizada com resina composta, desde que em dentes anteriores, também pode ser feita na técnica com fragmento cerâmico.

7. Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento é rápido, e o tempo médio até a colagem final dos fragmentos são 7 dias (2 consultas). Entretanto, diversos serviços odontológicos estão preparados para oferecer o tratamento em consulta única, com todos as etapas do tratamento realizadas em um mesmo dia.

8. Como os fragmentos são presos aos dentes?

Os fragmentos são colados aos dentes, em uma técnica semelhante aos procedimentos com lentes de contato dental.

9. Os fragmentos cerâmicos amarelam como o tempo?

A cerâmica odontológica, assim como acontece com as resinas compostas para restaurações, também amarelam. A diferença está na velocidade da perda da qualidade estética dos materiais cerâmicos, que acontece em velocidade algumas vezes mais lenta comparada à técnica com resina.

10. O tratamento dói?

Não. Os procedimentos envolvidos no tratamento são realizados sob efeito analgésico (anestesia) para evitar desconforto ou dores durante o tratamento.

11. Meus dentes ficarão sensíveis?

Pouco provável, já que os procedimentos necessários ao tratamento não são invasivos e não utilizam produtos que podem agredir à polpa dentária.

12. Dentes com muitas restaurações podem se beneficiar da técnica?

Nem sempre. Dependendo da extensão ou profundidade das restaurações, a técnica com fragmentos pode não ser eficiente para suprir as necessidades estéticas e de resistentes, cabendo aos procedimentos com facetas laminadas e lentes de contato dental a responsabilidade pelas correções necessárias.

13. Dá para utilizar a técnica com fragmentos cerâmicos para recobrir raízes dentárias expostas pela retração das gengivas?

Sim, e esta é uma das aplicações mais interessantes para o tratamento, que oferece proteção aos desgastes das raízes dentárias, elimina a dor e sensibilidade dentinária e ainda recupera a estética e harmonia do sorriso.

14. O tratamento é reversível?

Nem tanto, já que a remoção dos fragmentos envolve, ainda que em escala mínima, a remoção da estrutura dentária imediatamente abaixo à adesivagem dos dispositivos cerâmicos.

15. Como é feito o fechamento de espaços (diastemas) em dentes anteriores?

O fechamento de espaços entre dentes é uma das indicações mais interessantes para a técnica. O tratamento, simples, e que exige de uma a duas consultas, tem como vantagens a maior resistência a fraturas e amarelamento comparado à versão em resina composta da técnica.

Durabilidade e resistência


16. Qual é a durabilidade do tratamento?

Devido à introdução recente da técnica, não existem trabalhos conclusivos com relação à durabilidade, em anos, para os fragmentos cerâmicos. Entretanto, tecnicamente considera-se o tratamento com a mesma longevidade dos procedimentos com facetas laminadas e lentes de contato dental – amplamente divulgada com sucesso próxima a 95%, passados 10 anos do tratamento.

17. A cerâmica utilizada nos fragmentos cerâmicos é resistente?

Sim. Na verdade, são vários os tipos de cerâmicas (porcelanas) utilizadas na fabricação dos fragmentos cerâmicos. Os principais são a cerâmica feldspática (porcelana odontológica), dissilicato de lítio e zircônia, todos representantes de materiais resistentes para suportar todo tipo de forças de compressão e tração presentes na mastigação.

Diferença entre fragmentos cerâmicos e lentes de contato dental


18. Qual a diferença entre fragmento cerâmico e lentes de contato dental?

A extensão de recobrimento dos dentes. Enquanto as lentes de contato dental são utilizadas para revestir toda a superfície estética dos dentes, os fragmentos revestem apenas as partes dos dentes que necessitam de modificações na forma.

19. Quais são as vantagens dos fragmentos cerâmicos frente às facetas e lentes de contato dental?

A simplicidade e otimização da técnica para reparar apenas as áreas dos dentes que apresentam-se desarmônicas ou fraturadas, sem necessidade de desgastes dentários ou recobrimento de toda a superfície dentária.

20. Dá para combinar o fragmento cerâmico com outras técnicas com porcelanas dentárias?

Sim. O tratamento combinando facetas, lentes de contato e fragmentos cerâmicos é uma opção sofisticada e bastante utilizada para tratamentos com alta exigência estética, melhorando os resultados para tratamentos que elevado detalhamento estético.

Antes e depois


21. Dá para simular, na técnica tipo antes-e-depois, os resultados do tratamento?

Sim. Simulações digitais, sobre modelos ou diretamente sobre dentes são comuns neste tipo de tratamento e, na maioria das vezes, são até mesmo essenciais para a aprovação estética do planejamento.

22. O que é o mock-up?

Mockups são simulações de tratamento realizadas diretamente sobre dentes, podendo, inclusive, serem utilizadas como provisórios. A aplicação mais comum dos mockups é a simulação para procedimentos com facetas laminadas e lentes de contato dental para observar os resultados futuros do tratamento.

Passo-a-passo


23. Como é o passo-a-passo do tratamento?

(1) exames clínico-radiográficos,
(2) profilaxia e clareamento dentário,
(3) simulações digitais e prototípicas,
(4) preparo e moldagem,
(5) colagemdos fragmentos aos dentes.

Passo-a-passo


24. Qual é o preço do tratamento com fragmento cerâmico?

É difícil estabelecer um preço médio para o tratamento com fragmentos porque o valor final depende de vários fatores que não podem ser computados com precisão, como a qualidade dos materiais utilizados, laboratório protético utilizado e outros itens.