BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo, dor e dificuldade para abrir a boca ao acordar. Como tratar?


Um dos sintomas mais comuns do bruxismo é a dor e a dificuldade para abrir a boca ao acordar. Saiba por que isto acontece, como ele pode evoluir a disfunção na articulação temporomandibular, o uso da placa de bruxismo, o controle do estresse e a fisioterapia no tratamento das dores musculares na cabeça e na face.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos, à o tratamento do bruxismo, dor e disfunção na ATM.

 

 

Bruxismo, qual a causa para isto?

 

Pouca gente sabe, mas o bruxismo é um distúrbio que intriga a humanidade há tempos. Visto como manifestação angelical na idade média, ele já foi até mesmo diagnosticado como expressão do comportamento bipolar. Mas a verdade é que, de uns tempos pra cá, ele é cada vez mais comum –  e pouca gente sabe mesmo como tratá-lo.

 

Basicamente, o bruxismo é um distúrbio neuromuscular no reflexo de apertar e ranger dos dentes. Todo mundo tem este reflexo. O problema é que, no bruxômano, este nome estranho dado ao portador do problema, ele é bem mais frequente e também ocorre com intensidades musculares muito elevadas.

 

Com o passar dos anos, problemas como dentes desgastados, dores e dificuldade para abrir a boca vão tornado insuportáveis a vida dos bruxômanos. E, pior ainda, quando não tratado a tempo pode evoluir para a disfunção na ATM, uma articulação que une a mandíbula à cabeça e que está por trás do travamento da boca ao abrir, estalidos e barulhos e dores debilitantes.

 

 

Dor e dificuldade para abrir a boca ao acordar é sintoma comum do bruxismo.

 

Para a maioria dos bruxômanos, o bruxismo evolui de forma lenta e indolor. São apenas os desgastes nos dentes, que aparecem com o tempo, que levantam suspeitas para o distúrbio. Sintomas como dores ou dificuldade para abrir a boca podem nem mesmo aparecer. O problema é que nem todo mundo tem esta sorte.

 

A dor e dificuldade para abrir a boca é um sintoma comum do bruxismo. A causa para isto são as contraturas musculares frequentes que ocorrem quase sempre à noite, período em que o apertamento e ranger dos dentes é mais intenso. 

 

Além de genético, o bruxismo é psicogênico. Nos períodos de estresse e angústia, por exemplo, ele aparece de forma ainda mais intensa. São os períodos de surto do bruxismo, que também aparecem durante o dia e que estão por trás dos quadros mais severos de dor e dificuldade para abrir a boca.

 

 

Diagnóstico diferencial: a dor e dificuldade para abrir a boca podem ser sinal de outras doenças.

 

Sintomas comuns ao bruxismo, a dificuldade para abrir a boca e as dores musculares também podem ser sinal de outras doenças. Problemas como artrites e artroses na ATM, má formação congênita das articulações, calcificações condilares e até mesmo doenças degenerativas neoplásicas, mais raras, também podem estar por trás das dores e limitações de abertura da boca.

 

O diagnóstico diferencial do bruxismo e outras doenças exige imagens por ressonância magnética – mas nem sempre precisam ser solicitadas na primeira consulta. É que existem exames clínicos, feitos no consultório do dentista, que podem ser suficientes para descartar outras doenças como causas para as dores e limitações na abertura da boca.

 

bruxismo desgaste dentario
Desgastes dentários severos estão presentes na fase mais avançada do distúrbio.

 

 

Bruxismo severo é o tipo mais prevalente do distúrbio.

 

O bruxismo severo é uma manifestação mais intensa do distúrbio comum. Além dos dentes severamente desgastados, limitações na abertura da boca, dores nos músculos de mastigação e dores de cabeça são frequentes, acompanhando boa parte da vida adulta dos bruxômanos atingidos por esta variação.

 

O tratamento do bruxismo é semelhante ao do distúrbio comum. Alguns diferenças pontuais, como uso do aparelho para bruxismo durante o dia, podem ser indicados para evitar, além das dores, problemas como fraturas de dentes, restaurações dentárias e até mesmo implantes dentários.

 

 

Não tratado, o bruxismo pode evoluir para a disfunção na ATM.

 

Confundido com o próprio bruxismo, a disfunção da articulação temporo-mandibular (DATM), é uma disfunção distinta que, por vezes, pode estar associada ao bruxismo.

 

A possibilidade de o bruxismo causar danos às estruturas da ATM, como rompimentos de ligamentos articulares, ou deslocamentos e perfurações de discos articulares, não é bem definida. Isto acontece porque enquanto algumas pesquisas científicas apontam que, sim, que o bruxismo pode causar ou intensificar a DATM, outras pesquisas dizem exatamente o contrário.

 

Apesar das contradições científicas, encarar o bruxismo como uma das causas para a disfunção da ATM pode ser adotado no tratamento mais amplo das dores e dificuldades para abrir a boca – ao menos enquanto as pesquisas não são conclusivas sobre a questão.

 

tratamento dor atm bruxismo
Diagnóstico diferencial: associação entre bruxismo e disfunção da ATM carece de comprovações científicas.

 

 

A placa para bruxismo no tratamento da dor de cabeça e músculos do rosto.

 

No tratamento do bruxismo comum ou severo, a placa miorrelaxante é quase sempre utilizada. Também conhecida como placa para bruxismo, ela tem várias funções, como proteger os dentes contra novos desgastes e fraturas, reduzir a frequência e intensidade no apertamento dos dentes, além de proteger os músculos da face e pescoço contra contraturas musculares.

 

No tratamento da dor e da dificuldade para abrir a boca ao acordar, a placa para bruxismo é ainda mais importante. Seus efeitos na remissão das dores, que costumam aparecer logo nos primeiros dias de utilização, são ainda mais eficientes quando do seu uso prolongado. Em muitos casos, dispensam até mesmo o uso de analgésicos e antiinflamatórios durante os surtos do distúrbio.

 

 

Os tipos de placa de bruxismo para tratamento da dor.

 

Existem vários tipos de placa de bruxismo. Além do desenho, elas podem variar conforme o material utilizado. E selecioná-las de forma correta é importante não apenas para tratar adequadamente a dor, mas também para evitar o efeito contrário. 

 

Com relação ao material, são dois os tipos de placa para bruxismo. No tratamento da dor causada pelo bruxismo, indica-se o tipo rígido, confeccionado com resinas acrílicas transparente. O tempo médio para sua confecção é de 5 dias úteis, e são necessárias entre duas a três consultas de retorno para o período de adaptação e ajustes que este modelo exige.

 

Já a placa para bruxismo macia, por sua vez, é utilizada apenas no tratamento da dor orofacial que tem origem na ATM. Apesar de eficiente para estes casos, entretanto, não pode ser utilizada por períodos muito prolongados de uso, já que pode desencadear apartamentos noturnos devido exatamente à sua superfície resiliente, agindo como uma goma de mascar.

 

placa para bruxismo macia em silicone
Placa bruxismo do tipo macia pode intensificar as dores quando do seu uso prolongado.

 

 

Dieta macia, calor úmido e medicação miorrelaxante são essenciais.

 

Durante os períodos de surto do bruxismo, algumas medidas terapêuticas adicionais, como a adoção de uma dieta macia, a aplicação de calor úmido sobre os músculos doloridos e o uso eventual de medicação miorrelaxantes fazem-se necessários.

 

A dieta macia tem como objetivo aliviar as cargas mastigatórias que incidem de forma deletéria nos músculos mastigatórios. Sopas, purês e massas são exemplos de alimentos que diminuem os impactos dentários e forças musculares ao mastigar. Deve ser adotada por até três dias, ou enquanto durarem as dores.

 

O calor úmido, aplicado através de compressas mornas sobre a região dolorosa do rosto, além de relaxar a musculatura mastigatória local, ajuda a difundir a medicação miorrelaxante que pode ser indispensável nos períodos mais intenso de dores na cabeça e dificuldade para abrir a boca.

 

 

O estresse e a ansiedade como causa para dores nos músculos da face.

 

A pandemia de COVID parece ter apenas acelerado o aumento no fluxo de pacientes em tratamento das dores orofaciais associadas ao bruxismo. O que não surpreende, já que o estresse e a ansiedade são, além dos fatores genéticos, os principais fatores para desencadeamento e intensificação do problema.

 

O tratamento do estresse e ansiedade precisam ser levados em conta ao tratar a dor e dificuldade para abrir a boca. Em muitos casos, ele é o suficiente para a remissão das dores, e o uso da placa para bruxismo atua como terapia adjuvante.

 

 

Mudança nos hábitos deletérios e ergonomia são essenciais para o tratamento.

 

Hábitos deletérios e pouca ergonomia ao dormir ou trabalhar atuam para iniciar ou intensificar as dores musculares da face associado ao bruxismo.

 

Entre os hábitos deletérios, roer unhas e morder objetos, como canetas, estão entre os mais preocupantes, e exigem suspensão. Já entre os problemas de ergonomia, posições inadequadas durante o trabalho e uso de travesseiros impróprios são listados em pesquisas científicas como intensificadores de dores nos músculos mastigatórios.

 

 

Fisioterapia ajuda a recuperar a amplitude na abertura da boca.

 

A fisioterapia é cada vez mais utilizada no tratamento da dor e disfunção da ATM. Do aplicação de laser para redução de procedimentos inflamatórios e recuperação mais rápida de lesões nos músculos da face às massagens miorrelaxantes, são várias as formas como a fisioterapia pode ajudar na remissão das dores musculares. É preciso considerá-la sempre.

 

 

Prevenção.

 

Por ser genético e estar associado ao estresse psicológico, não é possível evitar o aparecimento do bruxismo. Tanto é que, apesar de pouco conhecido, o bruxismo em criança é até mesmo mais frequente do que em adultos.

 

A prevenção do bruxismo deve iniciar, portanto, desde a infância. Nesta idade, já é possível observar os desgastes nos dentes e hábitos de apertar e cerrar os dentes. 

 

Na fase adulta, o prevenção do bruxismo dá-se através da eliminação de hábitos deletérios, adoção de um estilo de vida menos estressante, aumento na ergonomia do trabalho e da qualidade do sono, e uso eventual da placa para bruxismo.

 

 

Voltar para o blog