BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo severo, ansiedade e estresse: tratamento é multidisciplinar.


O bruxismo severo é mais frequente nos portadores de ansiedade e estresse comparado. Abordando o diagnóstico, o tratamento da dor e da ansiedade, a relação com a disfunção na ATM, o uso de placa de bruxismo e a fisioterapia, saiba como é o tratamento e a prevenção desta forma destrutiva do bruxismo comum. 

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos ao tratamento do bruxismo em Porto Alegre, atuando em consultório particular.

 

 

Bruxismo, o que é e quais as suas causas.

 

O bruxismo é um distúrbio de apertamento e ranger dos dentes que ocorre de forma involuntária, principalmente à noite. A maioria das pessoas acometidas por ele não sabe que tem o problema, até que os seus sinais e sintomas mais comuns, como os dentes desgastados e a dor de cabeça e pescoço, apareçam.

 

As causas para o bruxismo ainda não são bem esclarecidas. O que sabe, atualmente, é que ele é o resultado de um reflexo neuromuscular exagerado e que o seu componente genético é bastante evidente – a maioria dos portadores tem um ou mais familiares com o mesmo problema.

 

Existem alguns fatores que intensificam o bruxismo. Entre eles estão o estresse e a ansiedade, que modificam os níveis de dor e promovem desgastes severos dos dentes. Não à toa, perda na qualidade de vida na autoestima são características comuns dos acometidos por este problema que atinge ativamente 20% da população brasileira.

 

 

Bruxismo severo é uma forma mais destrutiva ao dentes do distúrbio.

 

Embora não seja uma classificação reconhecida cientificamente, o bruxismo severo é descrito como uma condição em que o apertamento e desgastes nos dentes dão-se de forma mais intensa. Não raro, as dores de cabeça e pescoço aparecem de forma muitas vezes debilitantes.

 

Os sinais e sintomas do bruxismo severo são semelhantes ao bruxismo comum. A diferença entre eles está na velocidade com que os dentes vão desgastando-se, a frequência e a intensidade das dores na cabeça e no pescoço – além do relato de estresse e ansiedade dos portadores deste distúrbio.

 

Diferenciar o bruxismo severo do bruxismo comum não é tão simples – e muitas vezes, nem tão importante para o tratamento. Isto porque, em pacientes de idade mais avançada, os desgastes severos nos dentes são compatíveis com as décadas de ação do distúrbio comum, sem uso de dispositivos de proteção como a placa para bruxismo.

 

 

A ansiedade e o estresse, e o bruxismo severo.

 

A ansiedade e o estresse são mais frequentes nos portadores do bruxismo severo quando comparados à forma comum do distúrbio. 

 

No bruxismo comum, durante o sono, os ciclos de apertamento e ranger dos dentes não passam de 6 a 8 durante toda a noite. E o tempo médio de cada ciclo, curtos, não duram mais do que 10 segundos. Pode parecer pouco, mas são suficientes para promover dores, contraturas e fraturas dentárias.

 

Já no bruxismo severo, os ciclos costumam triplicar de frequência, enquanto o tempo de apertamento aumenta pouco ao distúrbio comum.

 

A intensidade (força de apertamento) muscular também aumenta no bruxismo severo. Para ter uma ideia, algumas pesquisas mostram que esta força muscular pode ser até 9 vezes mais potente (é isto mesmo que você leu) comparada ao do indivíduo que não possui bruxismo. É muita força para que dentes e músculos passem ilesos pelo problema.

 

 

Diagnóstico do bruxismo severo é difícil em indivíduos jovens.

 

Ansiedade e estresse são cada vez mais comuns entre os jovens. E o mesmo acontece como o bruxismo severo. O problema é que o diagnóstico neste grupo é difícil, já que os desgastes nos dentes são pequenos demais para serem notados.

 

Nos indivíduos jovens, como os desgastes dentários são ainda imperceptíveis, os sintomas mais comuns são dores de cabeça e torcicolos frequentes. Quando não tratados a tempo, os desgastes aparecem de forma prematura e, embora raros, podem trazer danos às estruturas da articulação temporomandibular.

 

 

Envelhecimento bucal precoce, ansiedade e bruxismo severo.

 

O envelhecimento bucal precoce é um conceito que descreve as sequelas dentárias prematuras em indivíduos jovens, até os 40 anos de idade.

 

Introduzido durante a pandemia de COVID, ele é caracterizado dentes desgastados de forma severa e fraturas dentárias. A causa para isto é a hipertrofia muscular dos músculos mastigatórios, que imprimem pesadas forças de apertamento e ranger sobre os dentes.

 

O termo envelhecimento bucal precoce descreve bem os danos estéticos causados por ele. Indivíduos com pouco mais de 30 anos aparentam uma “idade bucal avançada” comparados aos não portadores do distúrbio. 

 

 

A relação entre o bruxismo severo e a disfunção na ATM, a articulação temporo-mandibular.

 

A ATM é a sigla para a a articulação temporomandibular. Presente nas duas extremidades da mandíbula, ela é composta pelas estruturas responsáveis pela abertura e fechamento da boca. Problemas nessas estruturas, como os que ocorrem no disco articular ou nos seus ligamentos, podem trazer dores e limitações na movimentação da mandíbula.

 

A disfunção na ATM pode ter várias causas, como as artroses degenerativas. Outras causas, como o deslocamento do disco articular, podem estar – mas nem sempre – associadas ao bruxismo severo.

 

A associação entre o bruxismo severo e a disfunção na ATM não é bem entendida. O que se sabe é que, na maioria dos casos, a disfunção não está associada ao bruxismo – o que exige do dentista experiência no tratamento e diagnóstico diferencial entre ambos os problemas limitadores de movimentação da mandíbula.

 

 

O tratamento da dor no bruxismo severo.

 

O bruxismo, na maioria dos vezes, não causa dor. Quando aparece, os locais mais frequentes para as dores são os músculos da cabeça e do pescoço. Em casos isolados, a dor pode aparecer próxima à ATM, o que exige diagnóstico apurado para eliminar a disfunção temporomandibular como causa para estas dores.

 

O tratamento da dor no bruxismo severo é realizado em várias frentes. É o que se chama de tratamento multidisciplinar. A terapia mais comum é o uso diário da placa para bruxismo, que promove o relaxamento dos músculos mastigatórios responsáveis através da “desprogramação” neuromuscular do reflexo de apertamento e ranger dos dentes.

 

Concomitante ao uso da placa, principalmente durante os surtos do distúrbio associados ao estresse e à ansiedade, o uso de medicamentos, como os relaxantes musculares, de compressas quentes e da adoção de dieta macia durante os períodos mais intensos ajudam na remissão das dores.

 

Em casos mais severos de dor, a aplicação da toxina botulínica pode ser necessária para reduzir os níveis de dor. Injetadas junto aos músculos mastigatórios mais potentes, como o masseter, ela é eficiente para a remissão das dores mais intensas e a redução na frequência dos ciclos do bruxismo severo.

 

 

Placa para bruxismo severo não é único tratamento.

 

A placa para bruxismo é um dispositivo oclusal que tem como objetivo evitar o contato entre os dentes das arcadas. Utilizá-la traz dois benefícios cientificamente comprovados. 

 

O primeiro benefício é a prevenção dos desgastes e fraturas dentárias. Já o segundo é reduzir a frequência dos ciclos de ranger e apertamento entre os dentes, o que também termina por reduzir a potência muscular dos músculos envolvidos na abertura da mandíbula.

 

Existem dois tipos de placa para o bruxismo severo. A mais utilizada é a placa rígida (dura), indicada para todos os tipos de bruxismo. Já a macia, ou resiliente, é indicada para o bruxismo cêntrico, um tipo raro do distúrbio que só promove o apertamento dos dentes, sem desgastes dentários.

 

Mesmo eficiente na redução da dor e desgastes nos dentes, a placa para bruxismo nem sempre é suficiente para tratar isoladamente o distúrbio. Nos casos mais severos, o tratamento é associado à fisioterapia e, em casos de dores ainda mais intensas, da aplicação da toxina botulínica.

 

 

Reconstrução de dentes anteriores desgastados é eficiente.

 

A formação de dentes desgastados por bruxismo severo associado à ansiedade e estresse é um pesadelo para muitos indivíduos. Além dos danos estéticos ao sorriso, eles alteram no contato saudável dos dentes, a chamada oclusão protegida.

 

Quando os desgastes são severos e acometem todos os dentes, a reconstrução total pode ser necessária. É a chamada recuperação da altura da mordida, ou recuperação da dimensão vertical, um procedimento realizado através da técnica com restauração em resina, da restauração em porcelana do tipo on-lay ou ainda das coroas em porcelana pura, um tipo de prótese dentária fixa em porcelana que recobre todo o dente.

 

A técnica mais simples e rápida para recuperar os desgastes iniciais dos dentes associados ao bruxismo é a restauração em resina. Para isto, o mais indicado é utilizar materiais mais resistente estruturados com partículas de cerâmica (porcelana), como os utilizados em tratamentos estéticos com facetas de resina, ou mesmo lentes de resina.

 

 

Fisioterapia e adoção de hábitos saudáveis são indispensáveis.

 

A fisioterapia mostra-se eficiente no tratamento tanto do bruxismo quanto da disfunção da ATM. Além de ajudar no controle da dor, ela ajuda a recuperar a amplitude na movimentação da mandíbula.

 

Algumas poucas sessões de fisioterapia para o tratamento do bruxismo severo associado à ansiedade e depressão já são suficientes. Em alguns casos, a aplicação de laser terapêutico sobre os músculos mastigatórios ajudam na remissão da dor e processos inflamatórios decorrentes de contraturas frequentes.

 

O tratamento do torcicolo causado pelo bruxismo é outra indicação para a fisioterapia. Bastante comum, poucas vezes as dores na nuca e pescoço são lembradas como o resultado da ação mais intensa e frequente do bruxismo.

 

 

Voltar para o blog