BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo tem tratamento medicamentoso que requer cautela no uso.

tratamento medicamento bruxismo post blog

Tratamento medicamentoso durante as crises de bruxismo é essencial para aliviar a dor, mas o uso indiscriminado de remédios pode agravar um distúrbio que requer diagnóstico e terapia adequados.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um distúrbio que requer cautela no uso de medicações.

 

Pacientes à procura por tratamentos contra as dores associadas ao bruxismo são cada vez mais frequentes. Intensificado pelo estresse, o distúrbio neuromuscular traz, além de desgastes nos dentes, dores orofaciais que podem se estender até o pescoço. Nessas horas, a solução para quem não tem tempo para consultar um dentista pode ser o tratamento medicamentoso. Mas é preciso cuidado para não intensificar os sintomas que podem até mesmo ter como origem doenças com riscos à vida.

 

O tratamento medicamentoso para o bruxismo requer cautela. Isso porque, além dos riscos à saúde oriundos da automedicação, o uso indiscriminado de medicação pode agravar o distúrbio e ainda mascarar a disfunção temporomandibular, um problema que compartilha muitos dos sintomas do bruxismo e pode ter como causa degenerações ou tumores malignos.

 

 

Disfunção temporomandibular, um problema sério que pode ser mascarado pela terapia medicamentosa.

 

A confusão entre bruxismo e disfunção na articulação temporomandibular (DTM) é comum até mesmo entre dentistas. Enquanto o primeiro é, basicamente, um distúrbio neuromuscular (reflexo) de apertamento e ranger dos dentes, a DTM é uma disfunção nas articulações que unem a mandíbula ao crânio cujas causas vão desde rupturas ligamentares a até mesmo doenças degenerativas e tumores malignos. Os sintomas, que dependendo da fase e causa do distúrbio podem ser semelhantes aos do bruxismo (dores e limitações na abertura da boca), dificultam ainda mais um diagnóstico que precisa rápido e conciso.

 

O aparecimento concomitante do bruxismo e da DTM também são motivos para erros no diagnóstico e tratamento.  O importante mesmo é estar atento ao fato de que dores, estalidos e barulhos articulares próximos ao ouvido, além das limitações à abertura da boca e dores de cabeça constantes são sintomas e sinais característicos da disfunção temporomandibular que requerem tratamento adequado.

 

bruxismo disfunção temporomandibular dor
Os sintomas da disfunção temporomandibular podem ser semelhantes aos encontrados do bruxismo.

 

 

Tratamento medicamentoso para bruxismo é restrito a analgésicos e relaxantes musculares.

 

A terapia medicamentosa é coadjuvante no tratamento dos sintomas do bruxismo. Antes de mais nada, é preciso certificar-se de que a dor não é proveniente da disfunção temporomandibular para que a adoção sistemática de remérdios nos períodos de surto do distúrbio não agrave ainda mais o problema. Outro ponto importante é entender que o uso de medicamentos pode ser necessário mesmo quando a placa de bruxismo miorrelaxante já faz parte da terapia preventiva.

 

O tratamento medicamentoso do bruxismo é restrito apenas aos períodos de atividade muscular mais intensa em que a dor e limitação à abertura da boca sejam impeditivos a uma vida normal. Nessas situações, o uso de remédios se faz por até 4 dias e precisa ser assistido pelo dentista para a primeira prescrição.

 

Analgésicos não-opióides e relaxantes musculares podem ser suficientes para aliviar os sintomas. Antiinflamatórios e antibióticos não devem ser utilizados sem prescrição do dentista pelos riscos à saúde provenientes de medicamentos deste tipo e pelos riscos de mascarar problemas graves à saúde local e geral.

 

 

Placa miorrelaxante para bruxismo ainda é a base da terapia.

 

A abordagem terapêutica mais eficiente no tratamento do bruxismo continua sendo o uso diário da placa miorrelaxante. O dispositivo rígido e transparente, além de evitar fraturas e desgastes dentários, também tem como objetivos a diminuição da hiperatividade dos músculos da mastigação característica do distúrbio e a desprogramação do reflexo neuromuscular que dá origem aos impulsos de apertamento e ranger dos dentes.

 

O tipo ideal de placa para bruxismo é confeccionado em acrílico, preso aos dentes superiores. Também existe uma versão macia deste aparelho, mas as indicações deste tipo de dispositivo resiliente são restritas a casos em que o apertamento dos dentes não causa desgastes (bruxismo cêntrico) – uma situação tão rara que não atinge 5% dos pacientes bruxômanos. O mais sensato é partir direto para a placa acrílica, já que os desgates dentários podem não ser visíveis simplesmente porque o distúrbio pode ainda estar nas fases iniciais assintomáticas.

 

placa miorrelaxante bruxismo
Placa miorrelaxante para buxismo é a essência no tratamento com desgastes dentários e hiperatividade muscular de apertamento e ranger dos dentes.

 

 

Medidas caseiras para aliviar nos momentos mais intensos do bruxismo.

 

O bruxismo não tem cura. A adoção da placa miorrelaxante, por exemplo, pode ser até mesmo necessária para uso por toda a vida dos indivíduos acometidos pelo problema, mesmo nos perídos de atividade muscular menos intensa. E para evitar o tratamento medicamentoso frequente durante os surtos que quase sempre aparecem nos períodos de maior estresse, algumas medidas simples podem ser a melhor forma de combater a dor associado ao distúrbio. Veja o que pode ser feito durante os perídos mais intensos, sem confundí-los com o tratamento caseiro para bruxismo:

 

adoção de dieta macia (alimentos fáceis de mastigar) por pelo menos 3 dias seguidos;

 

aplicação de compressas de água quente para facilitar a ação de medicamentos relaxantes;

 

diminuir a atividade muscular durante o dia (isso mesmo, falar!);

 

evitar hábitos parafuncionais (roer unhas e objetos como canetas);

 

eliminar hábitos posturais não ergonômicos.

 

bruxismo tratamento medicamentoso dor pescoço
Dores no pescoço e torcicolos frequentes são sintomas do bruxismo passíveis de tratamento coadjuvante com remédios.

 

 

Consulte o seu dentista, assim que possível.

 

A terapia medicamentosa é coadjuvante no tratamento do bruxismo e é restrita aos períodos de maior atividade do distúrbio. O tratamento com placa para bruxismo, independente das causas para o problema, é indicado para a quase totalidade dos indivíduos. A atitude mais recomendada para os períodos de dor e desconforto intensos é consultar o seu dentista o mais rápido possível para que o diagnóstico e tratamento dos sinais e sintomas sejam adequados e aconteçam em tempo para que danos às articulações e músculos não aconteça de forma irreversível.

 

O consumo de medicamentos, mesmo os disponíveis à venda sem necessidade de prescrição profissional, requer cautela. Em raríssimas situações o consumo destas medicações sem acompanhamento médico é recomendada. Para maiores informações sobre o consumo de remédios nos surtos de dor associada ao bruxismo, consulte o seu dentista.

 

 

Saiba mais sobre bruxismo e disfunção temporomandibular:

Voltar para o blog