Cárie em raiz dentária exige tratamento rápido e específico.
A cárie localizada em raiz dentária requer tratamento rápido e específico. Conheça as causas, sintomas e procedimentos restauradores para esse problema que pode confundir no diagnóstico e trazer riscos elevados para perdas dentárias.
por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.
Cárie dentária em raiz, um problema que exige tratamento rápido.
Muito pouco é falado sobre um problema bastante comum e motivo frequente para perdas de dentes: a cárie em raiz dentária. E não é difícil entender porque isto acontece. Difícil de visualizar e com sintomas dolorosos frequentemente confundidos com a sensibilidade dentinária, a lesão cariosa precisa de pouco tempo para provocar estragos consideráveis. Um problemão.
A cárie dentária que acomete as raízes dos dentes, não bastasse a destruição rápida da estrutura dental, também traz outros problemas – o principal deles é o acesso à lesão cariosa localizada abaixo das gengivas. Mas, apesar de tanta complicação, o problema pode ser tratado e prevenido sem dificuldades – basta apenas focar atento a algumas informações sobre o assunto.
Fatores que facilitam a infiltração por cárie dentária.
O acúmulo de placa bacteriana associado à dieta rica em carboidratos é a causa principal para cáries dentárias. Depois, basta o ação do tempo para que as cavidades cariosas apareçam. Mas existem alguns fatores que facilitam o acúmulo desta placa. Conheça alguns deles:
✓ dentes mal posicionados;
✓ gengivas inchadas (gengivite e periodontite);
✓ retração gengival;
✓ cavidades em raízes provocadas por força excessiva durante a escovação;
✓ restauração e prótese dentária mal adaptadas;
✓ laminados cerâmicos mal adaptados;
✓ aparelhos ortodônticos;
✓ prótese dentária removível (ponte móvel).
Sintomas pode confundir e retardar o tratamento.
Dores provocadas pela ingestão de líquidos e alimentos resfriados são sintomas comuns à sensibilidade dentária e à infiltração por cárie dentária. Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária.
Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal). Nestes casos, a única fonte para dores são as infecções gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. E, na verdade, um problema mais complexo, já que a inexistência de dores em dentes com o canal tratado permite que a cárie expanda-se de forma livre – não à toa, esta é uma das principais causas para perdas dentárias.
Tratamento da cárie em raiz dentária.
A técnica para tratamento da cárie dental infiltrada em raízes depende da extensão e localização da cárie e também da vitalidade pulpar (dentes sem tratamento de canal). Em muitas situações, são necessários procedimentos odontológicos combinados para recuperar o dente raiz infiltrada. Veja os procedimentos mais comuns na terapia deste tipo de problema:
✓ restauração dental em resina
A restauração dental em resina é indicada quando a remoção da cárie dental dá-se de forma livre em cavidades cariosas sem contato direto com gengivas ou dispositivos protéticos como coroas dentárias e pônticos. O tratamento, rápido, é realizado em consulta única. Os resultados estéticos são excelentes e compatíveis com a harmonia do sorriso.
✓ restauração dental em resina + cirurgia gengival
Por vezes, a cavidade formada pela infiltração cariosa localiza-se abaixo das gengivas, impedindo o dentista de conferir adaptação adequada entre a resina composta e a superfície radicular. Nestes casos, a restauração dental é realizada concomitante à cirurgia gengival tipo gengivectomia ou gengivoplastia – um procedimento que dá livre acesso ao dentista à raiz cariado. O procedimento cirúrgico, tem pós-operatório que pode exigir até três dias em repouso, dependendo da localização.
✓ tratamento de canal
A camada mineralizada que separa a superfície da raiz dental e a câmara pulpar dentária (cavidade em que estão localizados nervos, vasos e tecido conjuntivo) é fina quando comparada à camada de esmalte que reveste a coroa dentária. E é exatamente por este motivo que o tratamento de raiz dentária cariada requer urgência: basta pouco tempo para que o tratamento de canal seja necessário ao tratamento.
✓ pino protético
A destruição por cárie dentária em raízes com os canais tratados dá-se, frequentemente, de forma extensa e profunda. Em muitos desses casos, pode ser necessário instalar um pino protético internamente aos canais das raízes para recuperar a integridade estrutural das raízes – prevenindo fraturas de raízes dentárias durante a mastigação de alimentos rígidos.
✓ prótese dentária (coroa em porcelana)
Raízes dentária severamente destruídas por cáries dentárias podem necessitar de prótese dentária fixa, na técnica com coroa em porcelana, para recuperar a estrutura perdida. O procedimento, que pode ser combinado com tratamento de canal e instalação de pino protético, é comum e pode exigir até seis consultas odontológicas.
✓ cirurgia plástica gengival
A cirurgia plástica para correção de raiz dentária exposta é essencial para recuperar a estética do sorriso, proteger as superfícies radiculares de desgastes e eliminar áreas de retenção de placa bacteriana. Dependendo da localização e extensão da recessão, enxertos de gengivas podem ser essenciais à terapia cirúrgica para recobrimento gengival.
Retração gengival facilita o aparecimento de cárie em raiz dentária.
A retração gengival é um problema comum requer atenção redobrada porque o problema dificulta a remoção da placa bacteriana. E o resultado dessa dificuldade não demora a aparecer: gengivas inchadas e avermelhadas e infiltrações cariosas.
O formação de cavidades em raízes dentárias decorrentes do excesso de força durante a escovação também dificulta na remoção da placa bacteriana. O problema, frequente, decorre da fragilidade do cemento, o tecido rígido que reveste as raízes dentárias. Ao contrário do esmalte dentário que reveste as coroas, o cemento desgasta-se com facilidade após alguns meses em contato com cerdas dentárias rígidas ou pressionadas de forma excessiva contra os dentes.
Infiltração por cárie em restauração dental e laminados requer atenção.
Transformações estéticas de impacto do sorriso são populares pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Não à toa, artistas e famosos recorrem ao tratamento para reconstruir a harmonia do sorriso. A técnica envolvida nestes tratamentos é o laminado cerâmico, um lâmina que reveste a parte estética dos dentes que tem nas lentes de contato dental e facetas laminadas em resina ou porcelana os dispositivos mais utilizados.
A infiltração por cárie dentária em laminados como lentes de contato dental e facetas são mais comuns do que se pode imaginar. As causas mais comuns são laminados desadaptados ou com bordas espessas que impedem a remoção adequada de placa bacteriana junto às gengivas. Os sintomas do problema são dores e escurecimento das laminados; o tratamento requer a remoção da lâmina para que o dentista tenha acesso livre à lesão cariosa.
Cirurgia plástica gengival no tratamento de cárie em raiz dentária exposta.
A cirurgia plástica gengival pode ser necessária de vários momentos no tratamento de cárie em raiz dentária. A técnica mais utilizada é o rebatimento gengival a retalho para livre acesso à área problemática. O pós-operatório requer apenas um dia e repouso, e entre duas a três semanas as incisões cirúrgicas já são quase imperceptíveis.
As lesões cariosas mais extensas podem infiltrar-se abaixo da margem óssea em contato com o dente. Nestes casos, além do rebatimento gengival, o dentista dá novo contorno ósseo – mais compatível com a saúde dos tecidos gengivais e com livre acesso para procedimentos com restaurações ou próteses dentárias. O pós-operatório, dependendo da localização e extensão da cárie dentária, pode exigir até três dias em repouso.
Prevenção da cárie em raiz dentária não é tão complicada assim.
A infiltração por cárie em raízes dentárias é um problema comum e que frequentemente leva a perdas dentárias – mas prevenir-se do problema mas não é lá tão difícil assim. A consulta de revisão anual é a forma ideal para evitar o aparecimento das cáries radiculares, mas as atitudes tomadas em casa podem ajudar na prevenção.
A higienização diária e eficiente com escovas dentárias e instrumentos auxiliares de higienização adequados são imprescindíveis. A substituição de prótese dentárias fixas e restaurações defeituosas próximas às gengivas também são essenciais. De qualquer forma, consulte o seu dentista frente a dores não estimuladas e que já perduram a dias.
Saiba mais sobre cárie em raiz dentária:
Voltar para o blog