BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Plástica gengival: conheça a cirurgia para aumento de coroa clínica.

cirurgia gengival aumento de coroa clínica

A cirurgia gengiva para aumento de coroa clínica é a técnica de plastia gengival que vai além dos resultados estéticos. Essencial para recuperar dentes e raízes fraturadas, tem indicações e pós-operatório que requer atenção antes de iniciar o tratamento.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Cirurgia plástica gengival,  essencial nos tratamentos do dia-a-dia.

 

A harmonia estética das gengivas é uma preocupação cada vez mais frequentes nos tratamentos odontológicos. Lentes de contato dental e cirurgias para nivelamento e alinhamento gengival já fazem parte do dia-a-dia dos procedimentos para transformação de impacto do sorriso. Mas uma técnica muito comum e muito antiga para correção cirúrgico-plástica de gengivas tem passado despercebida: a cirurgia para aumento de coroa clínica (ACC).

 

A cirurgia para aumento de coroa clínica é, provavelmente, a primeira técnica de cirurgia plástica gengival com remodelamento ósseo ensinada a estudantes de odontologia. E a importância deste procedimento não ocorre à toa, já que com ela é possível até mesmo corrigir o problema do sorriso gengival. E que tal conhecer um pouco mais deste procedimento que mistura gengivolplastia e gengivectomia em uma mesma técnica?

 

cirurgia plástica gengival dente fraturado e quebrado
Frautras e infiltrações junto às gengivas podem necessitar de correção cirúrgica para aumento de coroa clínica para expor as bordas dentárias atingidas.

 

 

Indicações para aumento de coroa clínica são diversas.

 

A técnica mais comum de cirurgia plástica gengival é o aumento de coroa clínica. Não à toa, é o principal procedimento para recuperar cavidades cariosas e fraturas dentárias localizadas abaixo das gengivas ou do osso que circunda as raízes dentárias. As indicações, diversas, podem ser aproveitadas em inúmeras situações com necessidades estéticas e funcionais. Conheça as principais indicações da técnica:

 

alinhamento de gengivas;

 

correção cirúrgica do sorriso gengival;

 

expor bordas de restaurações dentárias localizadas em região infra-óssea;

 

recuperar fraturas dentárias localizadas em região infra-óssea;

 

facilitar o acesso para instrumentos de higienização dental;

 

 

A cirurgia gengival para aumento de coroa clínica, passo a passo.

 

A técnica mais comum de cirurgia plástica gengival é o aumento de coroa clínica. O procedimento funciona assim: após a análise clinica e radiográfica, o dentista identifica a extensão de remoção do osso e gengiva que circundam o local a ser operado. Dependendo do local aindo será feita a cirurgia, pode ser necessário confecionar um guia de recorte estético (para que os resultados sejam o mais preciso possível) ou provisórios em resina acrílica (para auxiliar na remodelação das bordas das gengivas). Acompanhe um protocolo básico com o passo-a-passo do tratamento:

 

(1) exames clínicos e radiográficos;

 

(2) confecção de guia estético-cirúrgico e provisórios (opcionais);

 

(3) cirurgia gengival para aumento de coroa clínica;

 

(4) remoção de sutura e instruções de cuidados pós-operatórios.

 

cirurgia aumento de coroa clínica pós-operatório
O pós-operatório da cirurgia para aumento de coroa clínica requer cuidados intensos nos 3 primeiros dias.

 

 

Recuperando dentes com fraturas e infiltrações por cárie dentária.

 

A cirurgia para aumento de coroa clínica é mais lembrada por dentistas como o procedimento que recupera dentes cujas fraturas e cáries extendem-se para além da borda óssea que cirunda a coroa ou raíz dentária. Sem a cirurgia, tratamentos como a restauração em resina ou prótese dentária fixa são fadados à infiltração cariosa, que pode ocorrer em pouco tempo. Dá para entender, depois disso, do quão importante é a técnica para “salvar” dentes condenados à extração.

 

 

Correção cirúrgica do sorriso gengival.

 

O sorriso gengival é a exposição excessiva das gengivas localizadas acima dos dentes ao sorrir ou, em casos mais severos, ao falar. Atingindo em cheio a autoestima dos indivíduos atingidos pelo problema, o problema, que tem aparecer por causas diferentes, exige diagnóstico e seleção correta de técnica para cirurgia plástica gengival para que os resultados cirúrgicos não sejam frustantes.

 

A cirurgia para aumento de coroa clínica é a principal técnica para o tratamento do sorriso gengival – outras técnicas, como a cirurgia para reposicionamento labial ou cirurgia ortognática, são procedimentos alternativos quando a severidade e causas do problema são diferentes. É por isso que esta técnica de cirurgia plástica gengival é tão importante no arsenal de procedimentos à disposição dos dentista.

 

 

Pós-operatório e tempo de recuperação.

 

O pós-operatório da cirurgia plástica gengival para aumento de coroa clínica exigem alguns cuidados. Não ingerir alimentos quentes e sólidos e evitar exercícios físicos são restritos às primeiras 24 horas passadas do procedimento. Até o 3 dia também fica restrito o uso de escovas dentárias sobre o local operado – limitação compensada pelo bochecho de substâncias que impedem a formação de placa baceriana. Depois dos 3 primeiros dias, volta tudo como era antes da cirurgia plástica gengival.

 

O tempo de recuperação tem alguns segredos. Enquanto a sutura (“pontos”) são removidos entre 7 e 14 dias, o aspecto das gengivas operadas somente parecerá completamente cicatrizado passados 21 dias da cirurgia gengival. Mas não pense que as gengivas já estarão prontas para continuar o tratamento, já que procedimentos com lentes de contato dental e prótese dentária fixa, por exemplo, podem exigir até 90 dias de tempo de recuperação para evitar falhas de adaptação passados alguns meses destes tratamentos.

 

 

Limitações da técncia.

 

Cirurgias odontológicas podem trazer complicações e limitações quanto aos resultados. E com a técnica para aumento de coroa clínica não poderia ser diferente. A indicação do procedimento para recuperar fraturas e infiltrações por cárie que extendem-se muito internamente ao osso que sustenta as raízes dentárias pode trazer mais problemas do que soluções. Em algumas situações, a remoção do dente e terapia com implante dentária osseointegrado, apesar de mais oneroso, pode trazer resultados mais duráveis e compatíveis com a saúde das gengivas.

 

Outra limitação da técnica é sua utilização no tratamento de fraturas e infiltrações de cárie dentária em dentes localizados em região anterior e estética. Nestas regiões, a cirurgia para aumento de coroa clínica pode trazer resultados estéticos desinteressantes e difícieis de serem revertidos.

 

cirurgia gengival aumento de coroa clínica limitação e problemas
Fraturas severas e profundas não são indicações para o aumento cirúrgico de coroa clínica.

 

 

Preço.

 

Quanta custa a cirurgia para aumento de coroa clínica? Depende do número de dentes envolvidos e até mesmo da qualidade dos materiais utilizados. Antes de iniciar o tratamento, informe-se sobre as opções aos tratamento que envolvam cirurgias pláticas em gengivas e estabeleça a melhor relação custo-beneficio para o seu caso. Procedimentos adicionais em tratamento odontológicos podem ser essenciais para o sucesso da terapia, apesar do acréscimo no custo deste tratamentos.

 

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog