BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura fixa: um especialista em Porto Alegre dá dicas essenciais para o tratamento.

dentadura-fixa-post-blog-porto-alegre

Dentadura fixa, um guia com dicas essenciais sobre tipos, indicações e problemas – para antes de iniciar o tratamento.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária (dentadura fixa) pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentadura fixa: conforto e estabilidade muito além da técnica convencional.

 

Pergunte a algum portador de dentadura sobre as dificuldades impostas por este tipo de prótese e você logo entenderá porque esta é a condição oral mais limitante a que um indivíduo pode chegar. Baixa eficiência mastigatória, pouca estabilidade ao falar e gengivas machucadas serão apenas alguns dos problemas relatados. Mas é a baixa auto-estima, uma situação ainda mais debilitante, o que mais preocupa a estes indivíduos. O que fazer?

 

O tratamento com dentadura fixa, uma técnica que fixa rigidamente uma versão reduzida da prótese total a implantes dentários, é uma solução eficiente para reverter todos os problemas encontrados na técnica tradicional, a dentadura presa por sucção às gengivas.

 

Confortável e eficiente para mastigar e com resultados estéticos muito superiores à técnica convencional, é indispensável para reabilitar a saúde e autoestima. Mas, antes de iniciar o tratamento, é preciso estar atento a detalhes para não errar em diversos aspectos da terapia.

 

 

Tipos de dentaduras fixas pra não errar na hora do tratamento.

 

Dentadura fixa não é tudo igual – e o tipo de material utilizado na sua confecção influencia na durabilidade e resultados estéticos. Por isso, conheça um pouco mais sobre os 3 tipos mais comuns para tratamentos com próteses dentárias fixas sobre implantes em pacientes totalmente desdentados:

 

acrílica

É a técnica mais antiga e ainda a mais utilizada. Exceto pela estrutura metálica que atravessa a parte interna da prótese, é confeccionada em acrílico, tanto nos dentes quanto nas partes que simulam gengivas. Menos volumosa que dentadura convencional, permite a livre movimentação dos lábios e ainda deixa o palato liberado da cobertura acrílica. Enquanto os resultados estéticos não são lá tão superiores ao dispositivo protético convencional, a estabilidade ao morder ou falar é excelente – o que já faz valer a pena o tratamento.

 

dentadura fixa acrílico
Técnica tradicional de dentadura fixa em acrílico para arcada inferior.

 

 

porcelana sobre estrutura metálica

Confeccionada à semelhança da prótese fixa metalocerâmica sobre dentes naturais, utiliza porcelana (cerâmica odontológica) para substituir gengivas e dentes ausentes. Além de mais duráveis, os resultados estéticos são harmônicos e naturais. E não ficam apenas aí as vantagens deste tipo de prótese total fixa sobre implantes dentários: possuem resistência elevada ao amarelamento e manchamentos que costumam acompanhar a vida das dentaduras confeccionadas em acrílico.

 

dentadura fixa estrutura metal
Dentadura fixa em porcelana sobre metal (metalocerâmica): durabilidade e estética superiores à técnica com acrílico.

 

 

porcelana sobre estrutura em zircônia

É a técnica mais sofisticada para reabilitar indivíduos completamente desdentados na técnica com dentadura fixa. Neste tipo de dispositivo protético, a estrutura interna de reforço é construída em zircônia, uma material resistente e estético. E os resultados de tanta tecnologia são tratamentos ainda mais estéticos e harmônicos, à semelhança dos tratamentos mais sofisticados com coroas em porcelana pura, facetas laminadas e lentes de contato dental.

 

dentadura fixa estrutura zircônia
Porcelana pura sobre zircônia: a técnica mais moderna e estética para tratamentos com próteses dentárias sobre implantes dentários.

 

 

Enxerto ósseo: quando é preciso realizá-lo?

 

Com o passar dos anos, o osso que antes envolvia as raízes dos dentes extraídos vai desaparecendo, num processo de reabsorção constante que reduz a altura e volume das arcadas dentárias. A quantidade e velocidade como a essa perda óssea acontece não é igual para todo mundo e, quando as perdas dentárias são muito antigas, pode não haver mais osso suficiente para ancorar os implantes dentários. Nessas condições, é preciso restabelecer o osso perdido através de enxertos ósseos.

 

O osso utilizado em enxertos no tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários provém de duas fontes: ou do próprio paciente ou de fontes externas (naturais ou artificiais). Dependendo do local e da quantidade de osso enxertado, pode ser necessário aguardar por até 6 a 8 meses até que o novo tecido ósseo esteja cicatrizado e resistente para receber os implantes dentários.

 

Já em outras situações, como nos preenchimentos ósseos dos seios maxilares, é até mesmo possível, na mesma cirurgia, inserir os enxertos ósseos e ainda instalar os implantes dentários – mais praticidade e conforto para o paciente.

 

 

Quando o dentista indica a remoção dos últimos dentes.

 

A perda dos últimos dentes em uma mesma arcada é sempre emblemática. Ainda que em condições precárias, a presença de poucos dentes traz conforto psicológico frente à ausência completa dos dentes. Entretanto, em algumas situações, o tratamento com dentadura fixa exige a remoção destes últimos dentes para que o procedimento possa ser realização – um momento que pode ser complicado para dentistas e pacientes.

 

Não existe um consenso no tratamento com próteses dentárias fixas, seja ele através de dentaduras fixas sobre implantes ou próteses em porcelana ancoradas sobre dentes naturais, sobre o exato momento em que uma ou outra técnica é a mais indica. Em diversas situações, até mesmo as duas técnicas estão corretamente indicadas.

 

O que realmente importa é que o paciente esteja ciente das alternativas de tratamentos com próteses dentárias fixas e de que a remoção dos últimos dentes remanescentes seja compensada por mais conforto mastigatório e estética.

 

 

Porcelana ou acrílico, vantagens e desvantagens das técnicas.

 

A escolha entre porcelana e acrílico no tratamento com dentadura fixa a implantes dentários pode induzir a erros. Sem dúvida, tanto dentistas quanto pacientes concordam em dois pontos: a técnica com porcelana é sempre a melhor escolha – e também a mais cara. Em média, o preço do tratamento com dentadura fixa em porcelana é 3 a 4 vezes mais elevado comparado à técnica acrílica convencional. Mas é preciso, porém, estar atento ao fato de que nem sempre é possível o procedimento com próteses em porcelana.

 

O uso de porcelana em dispositivos protéticos fixos a implantes dentários requer osso e implantes dentários em números elevados para que o tratamento dê certo. Isso porque, neste tipo de dispositivo protético, as cargas compressivas aos ossos que suportam implantes são mais elevadas comparadas à técnica com acrílico. Em outras palavras, indivíduos com suporte ósseo inadequado para implantes dentários longos e calibrosos são contraindicados para a técnica em porcelana.

 

 

O número mínimo de implantes dentários no tratamento com prótese total fixa.

 

Qual é o número de implantes dentários necessários ao tratamento com dentaduras fixas? A resposta, para a maioria dos dentistas, é utilizar sempre o maior número possível deles. Isso porque, assim como demonstram a maiorias das pesquisas odontológicas, conforme aumenta o número de implantes dentários para suportar próteses fixas também aumenta a durabilidade e segurança do tratamento.

 

De maneira geral, o número de implantes dentários mínimo para tratamento com dentadura fixa segue um protocolo de segurança. Na arcada superior, por exemplo, 7 ou 8 implantes já são suficientes para garantir durabilidade e possibilidade até mesmo para próteses em porcelana. Já na arcada superior o número ideal de implantes fica entre 4 a a 5 dispositivos intraósseos.

 

número de implantes dentários
Exemplo de número reduzido de implantes dentários (técnica all-on-four) impossibilita a técnica fixa com porcelana.

 

 

Laboratório de prótese dentária: boas opções para dentistas em Porto Alegre.

 

A qualidade e experiência do laboratório de prótese dentárias é sempre parte importante nos tratamentos com dispositivos protéticos, independente da técnica utilizada. E, nesse quesito, dentistas em Porto Alegre dedicados ao tratamento com dentadura fixa estão muito bem assistidos com serviços especializados até mesmo em técnicas mais sofisticadas com zircônia.

 

 

Tempo de tratamento e exames essenciais.

 

O tempo de tratamento para procedimentos com prótese total fixa sobre implantes dentários depende de vários fatores – enxertos ósseos ou baixa qualidade óssea são alguns exemplos deles. Situações que não envolvem enxertos ósseos, ou quando estes são realizados concomitantes à instalação dos implantes dentários, exigem uma espera entre 4 a 6 meses, em média. Casos mais complexos podem exigir consumir 9 meses entre a consulta inicial e a instalação definitiva do dispositivo fixo.

 

Com relação aos exames, dois deles são essenciais: imagens tomográficas e exames de sangue. Enquanto o primeiro é fundamental para o dentista selecionar a técnica cirúrgica e as especificações dos implantes dentários, o segundo permite identificar alterações e discrasias sanguíneas que podem exigem cuidados especiais ou podem até mesmo impedir o tratamento com dentadura fixa.

 

 

A dentadura com carga imediata (instalada no mesmo dia da cirurgia): dicas.

 

Propagandas com pacientes já saindo com as próteses instaladas no mesmo dia da cirurgia de instalação dos implantes dentários são comuns – mas, na maioria das vezes, as coisas não são bem assim. Em primeiro, um número limitado de pacientes apresentam condições ideais para que a dentadura fixa já seja instalada concomitantemente aos implantes. Além disso, a prótese inicial é, na verdade, uma versão provisória da definitiva que é instalada passados 4 a 6 meses da cirurgia para implantação.

 

 

Saúde: higienização de dentaduras fixas requer, sim, cuidados específicos pra prevenir doenças peri-implantares.

 

A limpeza de dentaduras fixas requer não apenas dispositivos de higiene específicos como mais tempo de higienização para que a remoção de restos alimentares e placa bacteriana seja eficiente. Assim como ocorre às gengivas e estruturas de suporte de dentes naturais, a presença de placa bacteriana em contato com implantes dentários trazem riscos elevadíssimos para a doença peri-implantar, uma infecção comum e que frequentemente leva à perda do implante instalado. Assim, reserve um bom tempo para se dedicar à limpeza de suas novas próteses.

 

 

Problemas…

 

Tratamentos em saúde são passíveis de problemas durante e após os procedimentos. E, com relação às dentaduras fixas, as coisas não poderiam ser diferentes. A dica é planejar exaustivamente todas as etapas do tratamento, indo desde o planejamento virtual da cirurgia para instalação dos implantes dentários até os testes das próteses definitivas. Caso contrário, o que era para solucionar problemas de mastigação e estética do sorriso pode ser motivo para diminuir ainda mais a autoestima dos portadores de dentaduras.

 

Saiba mais sobre dentaduras:

Voltar para o blog