BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura fixa: o que é, quem pode fazer e os prós e contras explicados.


O tratamento com dentadura fixa: o que é, quem pode fazer, quais os prós e contras e outras informações essenciais para recuperar a estética e mastigação na técnica com prótese protocolo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em dentadura fixa (próteses dentárias) e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Dentadura fixa, o que é isso?

 

A dentadura fixa é uma prótese dentária rigidamente fixada a implantes dentários. Ela recebe este nome porque, à semelhança da dentadura convencional, é indicada para recuperar a mastigação e estética em indivíduos que perderam todos os dentes.

 

 

Quem pode fazer a dentadura fixa?

 

Qualquer indivíduo, de qualquer idade, cujas arcadas dentárias não possuam dentes pode fazer o tratamento.

 

Os mais indicados ao tratamento com dentadura fixa são os portadores de dentaduras convencionais. Entretanto, ela também pode ser uma indicação para os portadores de prótese dentária removível – do tipo ponte móvel – cujos dentes de apoio precisam ser extraídos por doenças como a periodontite ou cárie dentária.

 

Dentadura fixa: na técnica all-on-four, apenas 4 implantes dentários são necessários para suportas a prótese dentária.

 

 

Quais as vantagens da dentadura fixa?

 

Por ser rigidamente fixa a implantes dentários, a dentadura fixa permite uma mastigação eficiente, sem as dores e deslocamentos comuns às dentaduras convencionais. Mas as vantagens desta técnica não ficam por aí:

 

é fixa ao falar ou mastigar;

não provoca dores durante a mastigação;

não machuca as gengivas;

permite comer alimentos rígidos de qualquer tipo;

pode ser confeccionada com materiais mais duráveis.

 

 

Como funciona o tratamento com dentadura fixa?

 

O tratamento com dentadura fixa é dividido em duas partes. A primeira é a que realiza a instalação dos implantes dentários nas arcadas dentárias. Este procedimento, que ocorre após a realização de exames clínicos, radiográficos e de sangue, é feito em uma única consulta. 

 

Na maioria dos casos, o paciente já pode sair com uma versão provisória da dentadura fixa no mesmo dia em que os implantes dentários são instalados. Ainda assim, é preciso esperar alguns meses até que os dispositivos implantodônticos estejam firmementes integrados aos ossos – condição básica para receber a confecção da prótese dentária fixa definitiva.

 

A segunda parte do tratamento é dedicada à confecção da dentadura fixa definitiva. Durando entre 3 a 4 semanas, ela exige entre 3 a 4 consultas para que as moldagens e testes estéticos sejam realizadas antes da entrega definitiva da prótese dentária.

 

A cirurgia guiada para inserir os implantes dentários no tratamento com dentadura fixa também é conhecida como “cirurgia sem cortes”.

 

 

Poderei comer qualquer coisa com a dentadura fixa?

 

Sim. A característica mais importante da dentadura fixa é que ele permite ao paciente mastigar todo tipo de alimento, sem as dores e deslocamentos comuns às dentaduras convencionais.

 

 

Posso remover a dentadura fixa quando eu quiser?

 

Não. Somente o dentista, no consultório, pode remover a dentadura fixa. Mas existem algumas versões, chamadas de próteses dentárias tipo overdenture, que permitem, aí sim, sua remoção pelo próprio paciente – entretanto, com resultados mastigatórios menos eficientes e com eventuais contatos traumáticos com as gengivas.

 

 

Quais os prós e contras da dentadura fixa?

 

Todos os tratamentos odontológicos trazem pontos positivos e negativos que precisam ser levados em conta. Veja os prós e contras da dentadura fixa nos tratamentos para substituir dentaduras convencionais e prótese dentária móvel do tipo ponte removível:

 

prós da dentadura fixa

pode ser feita com vários tipos de materiais;

durabilidade elevada;

menos volumosas (espaço livre para língua);

resultados estéticos marcantes;

não solta ao mastigar e falar;

não machuca as gengivas;

melhora a fonação;

 

contras da dentadura fixa

preço mais elevado do tratamento;

requer instrumentos especiais para limpeza;

tempo de tratamento pode ser elevado (até 6 meses).

 

As bordas da dentadura fixa não pressionam as gengivas, mantendo apenas um contato leve para evitar a entrada de alimentos.

 

 

Contraindicações: quem não pode fazer o tratamento?

 

São poucas as situações que impedem o tratamento. A maioria delas são transitórias e podem ser eliminadas, como a diabete melitus não controlada ou fumantes pesados. Veja as contraindicações da dentadura fixa, permanentes ou transitórias:

 

perda óssea severa;

diabete melitus descontrolada;

fumantes severos;

estado de saúde precário;

consumo de medicações derivadas do landronato;

dificuldade motora para limpar a prótese dentária.

 

 

Quantos implantes dentários são necessários à dentadura fixa?

 

O número ideal de implantes dentários para suportar a dentadura fixa (prótese protocolo) varia entre 4 a 9 implantes dentários. Questões como a qualidade do osso disponível e a força mastigatória definem o número exato de dispositivos implantodônticos que precisam ser instalados para oferecer suporte rígido, estável e longevo à prótese dentária fixa.

 

Arcada superior

O osso da arcada superior é mais poroso comparado ao da arcada inferior, o que exige um número maior de implantes dentários. Existem técnicas mais simples que utilizam apenas 4 deles (técnica all-on-four). Já para tratamentos com materiais mais sofisticados, como a porcelana ou a zircônia, até 9 implantes dentários são exigidos para suportar as cargas mastigatórias maiores associadas a estes materiais.

 

Arcada inferior

Na arcada inferior, entre 4 a 5 implantes já são suficientes para prender próteses dentária fixas, independente do material utilizado. 

 

Na arcada inferior, 4 implantes é o número ideal de implantes dentários.

 

 

É preciso um dentista especializado para fazer a dentadura fixa?

 

É recomendado. Como o tratamento exige dois tipos diferentes de procedimentos, um cirúrgico e outro protético, recomenda-se que a instalação dos implantes dentários seja realizado por dentista especializado em implantodontia, cirurgia ou periodontia e que a confecção da dentadura fixa seja realizada por um dentista especialista em prótese dentária ou implantodontia.

 

 

Qual a diferença entre dentadura fixa e prótese protocolo?

 

A prótese dentária protocolo e a dentadura fixa são exatamente a mesma coisa – a variação do termo técnico foi criado para facilitar o entendimento ao paciente sobre o funcionamento do tratamento.

 

Prótese overdenture é técnica que permite a remoção da prótese dentária pelo próprio paciente, facilitando a limpeza.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento com dentadura fixa?

 

Em média, o tempo de tratamento para confeccionar a dentadura fixa é de 30 dias – isso quando os implantes dentários já estão instalados. Quando ainda é preciso instalá-los, o tempo total do tratamento pode subir para 5 ou 6 meses, dependendo das condições ósseas locais.

 

 

Quais exames são necessários ao tratamento com dentadura fixa?

 

Os exames mais solicitados no tratamento com dentadura fixa são a tomografia computadorizada, que mostra a quantidade de osso disponível e estruturas anatômicas que merecem cuidados para não serem lesionadas, e os exames de sangue, importantes para certificar as normalidades de coagulação sanguínea e o estado geral de saúde do paciente.

 

Tomografia é exame essencial no tratamento com dentadura fixa para verificar a largura e altura do osso disponível.

 

 

Como é a cirurgia para colocar os implantes dentários?

 

A cirurgia para instalar os implantes dentários é realizada em uma única consulta. Algumas medicações podem ser indicadas para consumo anterior ao procedimento, como os antibióticos, para prevenir complicações como infecções.

 

Existem duas técnicas cirúrgicas para instalar os implantes dentários. A mais tradicional é realizada manualmente pelo dentista, que utiliza os exames convencionais para selecionar os melhores pontos da arcada dentária para instalar os dispositivos implantodônticos.

 

A outra técnica cirúrgica, ainda mais precisa, utiliza guias de inserção confeccionados por computadores – o que garante uma introdução mais precisa dos implantes dentários. É a chamada cirurgia guiada ou ainda cirurgia “sem cortes”, técnica que traz vantagens como a ausência de pontos de sutura e um pós-operatório mais confortável.

 

 

Como é o pós-operatório e a cicatrização?

 

O pós-operatório da cirurgia para instalar os implantes dentários é assistido por analgésicos e antibióticos. Exige-se, nos primeiros dias, restrições com relação à pratica de esporte ou atividades físicas pesadas. A alimentação, que precisa ser macia e fria nos dois primeiros dias, já pode voltar ao normal a partir do terceiro dia passado da cirurgia.

 

A remoção dos pontos de sutura ocorre entre o sétimo e o décimo quarto dia passados da cirurgia. Já com relação à cicatrização, que depende das condições biológicas individuais, do número de implantes instalados e da técnica cirúrgica utilizada, mostra-se completa (sem resquícios de cicatrizes) já a partir do trigésimo dia.

 

dentadura fixa protocolo em porcelana
Dentadura fixa em porcelana sobre estrutura interna em metal: resultados estéticos marcantes e maior durabilidade.

 

 

Como funciona a dentadura fixa provisória instalada no dia da cirurgia?

 

Quando as condições anatômicas são favoráveis – como quando o osso disponível possui altura e espessura favoráveis -, é possível já instalar um dentadura fixa sobre os implantes dentários.

 

A dentadura fixa que é instalada no mesmo dia da cirurgia dos implantes dentários é do tipo provisória, confeccionada em acrílico. Com excelente resultados estéticos, ela já permite ao paciente mastigar normalmente a partir do terceiro dia da cirurgia. 

 

Depois, é só aguardar entre 4 a 6 meses para confeccionar a definitiva, que pode ser feita com materiais mais sofisticados como a porcelana e a zircônia.

 

 

Enxerto de osso é preciso em todos os casos?

 

As perdas ósseas que acompanham os dentes podem, quando em estágio avançado, não oferecer osso em largura ou profundidade suficientes para a instalação do implante dentário. Quando isto acontece, enxertos ósseos são necessários para oferecer estabilidade e longevidade ao tratamento.

 

Os dois tipos de enxertos ósseos mais utilizados no tratamento com dentadura fixa tipo prótese protocolo são os provenientes do próprio paciente (enxerto ósseo autógeno) ou os sintetizados (alógenos ou xenógenos) – nestes, os fabricados a partir de matrizes animais, como os bovinos, são os mais recomendados.

 

protese protocolo em porcelana
Dentadura fixa: pintura e personalização das gengivas em porcelana é uma das vantagens deste tipo de prótese protocolo.

 

 

Quanto tempo é preciso esperar após o enxerto ósseo?

 

Enxertos ósseos podem ser realizados no mesmo dia da cirurgia de instalação dos implantes dentários, e não exigem uma espera adicional para que fiquem integrados ao organismo. Já nos casos mais complexos, pode ser preciso uma espera adicional de até 6 meses para que as áreas enxertadas estejam prontas para a cirurgia de instalação dos dispositivos implantodônticos.

 

 

Qual o melhor material para dentadura fixa?

 

A seleção do material utilizado na confecção de dentaduras fixas é parte importante do tratamento. Questões como preço, durabilidade, limpeza fácil e exigências estéticas pessoais pesam nesta escolha. Compare as diferenças entre diversos tipos de materiais:

 

Dentadura fixa acrílica (resina sobre metal)

Com preço mais em conta, é a mais utilizada. Trazendo resultados estéticos apenas razoáveis, a dentadura fixa em acrílico sobre metal é também a mais indicada para próteses dentária do tipo overdenture. Por outro lado, traz durabilidade inferior (os dentes desgastam com o passar dos anos) e maior dificuldade para higienização.

 

Dentadura fixa em porcelana sobre metal

A dentadura fixa em porcelana sobre metal é uma técnica semelhante à coroa dentária fixa metalocerâmica. Com elevada durabilidade e resultados estéticos ótimos, ela traz como desvantagem seu custo mais elevado e risco para alergias ao metal de próteses dentárias.

 

Dentadura fixa em porcelana sobre zircônia

Para quem procura resultados estéticos marcantes, a dentadura fixa em porcelana sobre zircônia é o tratamento ideal. Imitando todos os detalhes de cor e translucidez presentes em dentes naturais, permite reproduções estéticas mais precisas como as vistas em lentes de contato dental, facetas de porcelana ou próteses dentárias em porcelana pura.

 

Dentadura fixa em zircônia pura

A dentadura fixa em zircônia pura é uma versão com preço mais em conta comparado às técnicas com porcelana sobre metal ou porcelana sobre zircônia. Com elevada durabilidade, ela traz como desvantagens a estética inferior comparada a estes materiais mais estéticos.

 

dentadura fixa em porcelana e zircônia
A dentadura fixa em porcelana sobre zircônia é o tipo que traz os melhores resultados estéticos.

 

 

Quanto custa a dentadura fixa?

 

O preço da dentadura fixa (prótese protocolo) depende da qualidade e do número de implantes dentários instalados, assim como do material utilizado, do laboratório selecionado para a sua confecção e também dos honorários do dentista – sendo, por isto, difícil estabelecer uma média de valores que sirva de referência segura.

 

 

Qual o melhor tipo de dentadura fixa?

 

Para muitos dentistas especialistas, a dentadura fixa em porcelana sobre zircônia é o melhor tipo. Com elevada durabilidade e ausência de metal nas suas partes internas, ela reproduz com mais naturalidade as propriedades ópticas presentes em dentes naturais. Além disso, traz durabilidade elevada e é fácil para limpar.

 

 

Como escolher entre a porcelana e a zircônia no tratamento com dentadura fixa?

 

As técnicas mais sofisticadas no tratamento com prótese protocolo utilizam a porcelana e a zircônia como principais materiais. Assim, para quem deseja resultados estéticos marcantes e não é sensível ao preço mais elevado da técnica, a dentadura fixa em porcelana e zircônia é a ideal. 

 

Já para os pacientes mais sensíveis ao preço e que ainda assim querem contar com elevada durabilidade e facilidade para limpar, a dentadura fixa em zircônia é a mais recomendada.

 

protese protocolo em zircônica pura
Dentadura fixa, ou prótese protocolo, em porcelana sobre zircônia. No detalhe, as conexões em zircônia que entram em contato com os implantes dentários.

 

 

Como funciona a prótese dentária overdenture?

 

A prótese dentária overdenture é um dispositivo protético preso a implantes dentários que pode ser removido, a qualquer momento, pelo próprio paciente. O tratamento é semelhante à dentadura fixa, inclusive no número de consultas, e tem como vantagens a limpeza fácil, o menor preço do tratamento e a possibilidade para uso em indivíduos com grandes perdas ósseas – eliminando enxertos de osso.

 

Já as desvantagens da prótese overdenture ficam por conta da menor eficiência mastigatória comparada à técnica fixa, e a impossibilidade para confecção com materiais mais estéticos e duráveis como a porcelana e a zircônia.

 

protese protocolo e overdenture diferenças diagrama
Prótese protocolo é uma versão de dentadura sobre implantes dentários que pode ser removida pela próprio paciente.

 

 

Durabilidade: de quanto em quanto tempo é preciso trocar a dentadura fixa?

 

A durabilidade de próteses dentárias do tipo protocolo, como a dentadura fixa, depende de fatores como o material utilizado e a qualidade de higienização dos implantes dentários. 

 

A durabilidade da dentadura fixa acrílica é estimada entre 3 a 6 anos – o tempo médio de desgaste dos dentes em resina. Já os dispositivos confeccionados com porcelana ou zircônia podem multiplicar esse tempo por 2,3 ou 4 dependendo dos cuidados e saúde dos implantes dentários utilizados para suporte.

 

 

A dentadura fixa acumula comida?

 

Uma preocupação comum é com relação ao acúmulo de comida abaixo da dentadura fixa. De fato, não é possível preencher integralmente todos os vãos entre o dispositivo protético e as gengivas reabsorvidas – uma característica que pode influenciar na escolha por dispositivos como a prótese overdenture (técnica que permite ao paciente remover a prótese dentária a qualquer momento).

 

O fato é que a maioria das dentaduras fixas não acumula alimentos abaixo da sua estrutura – ao menos, não a ponto de incomodar a mastigação mesmo de alimentos mais rígidos. O que pode, sim, acumular, é placa bacteriana, exatamente como acontece com os dentes naturais.

 

 

Quais os cuidados com a dentadura fixa?

 

Como toda prótese dentária fixa, a dentadura fixa requer cuidados para mantê-la sempre limpa e aumentar o tempo de vida do dispositivo. 

 

A mais importante é utilizar os instrumentos especiais para limpeza, indispensáveis para remover corretamente a placa bacteriana e evitar doenças que comprometam os implantes dentários como a peri-implantite.

 

Outros cuidados com a dentadura fixa é consultar regularmente o dentista. A remoção regular da prótese protocolo é importante para verificar a saúde das gengivas e osso ao redor dos implantes dentários e eliminar o tártaro que pode ficar acumulado junto às partes em contato com a mucosa bucal.

 

 

Como limpar a dentadura fixa?

 

Limpar a dentadura fixa é fácil mas exige instrumentos de higiene especialmente desenvolvidos para isto. Depois de algumas semanas, o procedimento de limpeza, que pode parecer um pouco complicado e demorado nos primeiros dias, dá-se de forma automática e rápida.

 

Saiba mais sobre o tratamento com dentadura fixa;

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog