BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Desgastes nos dentes nos tratamentos com facetas podem trazer problemas.

facetas em porelana desgastes problemas

Os desgastes dentários são essenciais para eliminar as partes danificadas e restauradas e também para adaptar as lâminas e facetas em porcelana sobre os dentes. Entretanto, o que poderia ser o início de uma vida com um sorriso mais harmônico e deslumbrante pode ser apenas o começo para vários problemas que vão desde a sensibilidade dentinária aumentada ao frio ou mastigação até problemas mais severos como fraturas ou necessidade de tratamento de canal.

 

Este post abordará temas como a necessidade dos desgastes nos tratamentos com lâminas e facetas em porcelana, os problemas e as soluções técnicas para você transformar, com segurança e conforto, o seu sorriso. 

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Os tratamentos estéticos com facetas em porcelana, na visão do profissional.

 

As transformações e correções de forma e cor dos dentes e sorriso com lâminas em porcelana ( facetas ou lentes de contato dental ) são tratamentos seguros e, se ainda não podem ser considerados procedimentos de rotina nos consultórios, são definitivos. Embora a técnica com facetas não seja um procedimento relativamente novo, de alguns anos para cá o desenvolvimento de novas porcelanas e materiais odontológicos específicos para cimentações, provisórios e simulações trouxeram mais durabilidade e melhores propriedades ópticas como transparências e cores, tudo para deixar as porcelanas cada vez mais parecidas com os dentes naturais.

 

Apesar de toda essa evolução, a questão dos desgastes sobre as superfícies dos dentes permaneceu como um ponto emblemático do tratamento.

 

Existe um confusão por parte dos pacientes – e até mesmo pelos dentistas – das variações técnicas e indicações do tratamento. As facetas em porcelanas são as variações mais espessas da técnica com lâminas em porcelana, desenvolvidas para recobrir apenas a parte visível dos dentes anteriores. Já as lentes de contato dental, bastante populares, são variações mais finas das lentes em porcelana, e com menor capacidade para resolver problemas mais intensos de cor e forma.

 

Portanto, além da diferença de espessura entre as lentes de contato dental e as facetas em porcelana, a necessidade de desgaste também diferencia a técnica – as lentes de contato dental são indicadas para coberturas diretas sobre os dentes, sem a necessidade de desgastes das superfícies dentárias para a adaptação e cimentação das lâminas.

 

 

Os desgastes sobre os dentes nos tratamentos com facetas e lâminas em porcelana.

 

As facetas em porcelanas são indicadas para correções mais marcantes de forma e cor dos dentes. Mas, para que os resultados estéticos possam ser atingidos, são necessários desgastes dentários sobre a superfície dos dentes. Na maioria dos casos indicados para tratamentos com a técnica de lâminas em porcelana com facetas, as superfícies desses dentes encontram-se com grandes problemas de amarelamento e muitas restaurações em resinas envelhecidas e com problemas. Dessa forma, os desgastes dos dentes não deveriam ser fonte para problemas porque estaríamos apenas substituindo camadas defeituosas de esmalte e dentina por novas camadas em porcelanas – tão estéticas e resistente quanto as camadas originais. Porém, a situação nem sempre é tão tranquila assim.

 

facetas em porcelana desgastes dentes
Desgastes dentários em dentes para facetas : remoção de esmalte pigmentado por origem intrínseca para facetas sem manchas e que fechem os espaços entre os dentes.

 

 

Os problemas que os desgastes podem trazer aos dentes nos tratamentos com facetas e lâminas em porcelana.

 

Os desgastes sobre a superfície dos dentes para a adaptação das facetas em porcelana são realizados, na maioria dos casos, apenas sobre a camada demais externa dos dentes, o esmalte dentário. Em algumas situações mais raras podem ser necessários desgastes mais profundos que atinjam a camada abaixo do esmalte, a dentina. Esses desgastes mais profundos são necessários quando o dentista quer corrigir dentes mal posicionados na arcada. O desastes mais profundos podem provocar os seguintes problemas aos dentes :

 

– sensibilidade pós instalação das facetas

Quanto mais próximo o desgaste está da polpa dentária, maiores são as probabilidades do aparecimento da sensibilidade dentinária ao frio. O problema da sensibilidade começa a aparecer quando os desgastes ultrapassam a camada de esmalte e atingem a dentina – a camada situação logo abaixo. Se não foram tomadas medidas para evitar o aparecimento da sensibilidade aumentada ao frio, as dores podem permanecer por meses até o aparecimento natural da sensação dolorosa.

 

– lesões à polpa dentária

A pola dentária é uma cavidade que existe em todos os dentes, e contém artérias, veias, nervos e os demais tecidos que constituem essa estrutura. Desgastes profundos podem, em situações inadequadas, atingir diretamente essa estruturando, provocando o sangramento espontâneo e suspensão do tratamento com facetas até que soluções definitiva sejam tomadas com relação ao problema – nessas situações o tratamento de canal é o mais indicado.

 

– fraturas dentárias

Fraturas na estrutura dental são situações raras, mas que podem acometer dentes com tratamentos de canal nesses dentes. A situação para que casos extremos de fraturas aconteçam ocorrem quando, concomitantemente, o tratamento de canal tenha removido estrutura dental em excesso, assim como o desgaste produzido sobre os dentes para a adaptação das facetas. É um duplo erro, bastante difícil, portanto, de ocorrer.

 

Facetas em porcelana e desgastes nos dentes claro
Facetas em porcelana e problemas com desgastes : na imagem, um guia em silicone fornece ao dentista a referência para os espaços futuros para as facetas.

 

 

Os procedimentos que diminuem os desgastes e riscos aos dentes.

 

O objetivo do tratamento com facetas em porcelana é produzir, ao mesmo tempo, uma superfície livre de imperfeições de cor e forma que interfiram no resultado final do tratamento e com desgastes dentários mínimos. O tratamento com facetas é seguro e livre de problemas desde que algumas medidas de segurança sejam providenciadas. Entre elas :

 

– planejamento

O planejamento do tratamento é realizado antes de iniciar qualquer tipo de procedimento sobre os dentes. O objetivo é identificar a técnica que promova o menor desgastes possível e o envolvimento do menor número de dentes possíveis para que os resultados estéticos sejam harmônicos e satisfaçam aos desejos dos pacientes. O planejamento, auxiliado por modelos e radiografias, identifica riscos e problemas aos dentes produzidos por desgastes exagerados.

 

– guias para desgastes

O guia para desgastes dentários informa ao dentista a exata profundidade de remoção da estrutura dentária durante o preparo das superfícies – eliminando os desgastes aleatórios dos dentes. O guia é construído a partir dos modelos que simulam o resultado final do tratamento, permitindo a construção de lâminas dentárias homogêneas para o tratamento final.

 

tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é uma opção para dentes mal posicionados na arcada dentária, evitando desgastes excessivos dos dentes para a reconfiguração harmônica da posição dos dentes nas arcadas. Um tratamento demorado, mas que deve sempre ser considerado como a primeira opção de tratamento para arcadas com dentes mal posicionados.

 

facetas em porcela desgastes dentes exemplo
Desgastes para recobrimento com facetas : desgastes corretamente realizado removeu apenas a camada de esmalte para o recobrimento com facetas em porcelana.

 

 

Novas técnicas para eliminar os desgastes nos dentes nos tratamentos com lâminas em porcelana.

 

Quando o planejamento para tratamentos com transformações de impacto do sorriso prevê a técnica facetas como parte do tratamento, é preciso certificar-se de que os benefícios gerados pelos desgastes e substituição do esmalte dentário por lâminas em porcelana supera os prejuízos causados. Dentes com extensas restaurações dentárias ou problemas extremos de manchamento ou amarelamento dos dentes – como os provocados por antibióticos ou fluoroses – são beneficiados com a técnica com facetas.

 

As técnicas com variações mais finas das lâminas em porcelanas, como as lentes de contato dental, ou ainda variações finas que recobrem apenas partes problemáticas das superfícies estéticas dos dentes, como os fragmentos cerâmicos, são relativamente recentes. Ambas podem oferecer resultados tão deslumbrante e marcantes quanto as facetas, porém necessitam de maior domínio técnico e experiência do dentista porque, embora seguros aos dentes por não necessitarem de desgastes, com frequência podem oferecer resultados esteticamente pouco satisfatórios aos pacientes.

 

As tendências em técnicas para tratamentos com porcelanas para transformação estéticas de impacto são os planejamentos com técnicas mistas, em que todas as variações de espessura e extensão das lâminas ( facetas, lentes e fragmentos ) são utilizados de acordo com as necessidades individuais de cada dentes, ao invés dos protocolos atuais para tratamentos com porcelanas, que utilizam uma mesma técnica para todos os dente e podem produzir desgastes desnecessários.

 

Por último, apesar dos problemas que podem aparecer devido aos desgastes nos dentes nos tratamentos com facetas, esses tratamentos são seguros, com resultados estéticos deslumbrantes e com durabilidade suficiente para que possamos considerá-los como tratamentos consagrados e efetivos.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e facetas em porcelana:

Voltar para o blog