Dor e disfunção na ATM: O que é e como tratar.

A disfunção na articulação temporomandibular (ATM) atinge quase 12% da população mundial e traz sérias limitações à qualidade de vida. A pior delas é a dor crônica, que pode ser eliminada através de tratamentos simples associados ao uso da placa de bruxismo.
Luís Gustavo Leite atua, há 20 anos, no tratamento do bruxismo e da dor e disfunção na ATM, em Porto Alegre. É especialista em periodontia e próteses dentárias em Porto Alegre.
O que é a disfunção na ATM?
A disfunção da ATM, também conhecida pela sigla DTM, compreende um grupo de problemas localizados na articulação temporomandibular e nos músculos responsáveis pela mastigação. A ATM é a articulação que conecta a mandíbula ao crânio e permite a abertura e fechamento da boca, localizando-se, bilateralmente e externamente, próxima ao ouvido.
Causas da disfunção da ATM são múltiplas e combinadas.
A disfunção da ATM pode ter várias causas, sendo o mais comum a ação conjunta de mais de uma dessas causas. As principais causas para a disfunção são o bruxismo, o desalinhamento da mordida (maloculsão), traumas na mandíbula como impactos e acidentes, artrites, doenças degenerativas, desgaste natural da articulação, estresse e hábitos parafuncionais como morder unhas e objetos.
Os sinas e sintomas da DTM.
A disfunção da ATM apresenta vários sinais e sintomas, que variam conforme a intensidade e tipo. Os mais comuns são:
✓ dor e desconforto na região da ATM;
✓ dificuldade e limitação para abertura da boca;
✓ dores de cabeça frequentes;
✓ barulhos na articulação ao abrir a boca;
✓ dor e dificuldade durante a mastigação;
✓ dores nos músculos da face e pescoço.
Bruxismo e Disfunção da ATM são disfunções diferentes.
Apesar de compartilhares diversos sinais e sintomas, como dores na cabeça e pescoço ou dificuldade para abertura da boca, é preciso entender que o bruxismo e a disfunção da ATM são coisas diferentes.
O bruxismo é o hábito parafuncional de ranger e apertar os dentes, sem danos funcionais observados na ATM – diferente da disfunção, aonde diversos tipos de danos, muitas vezes irreversíveis, estão presentes nesta articulação.
Diagnóstico: como eu sei que tenho disfunção na ATM?
Sozinho, o indivíduo acometido pela DTM não é capaz de identificar a presença do distúrbio. Para isto, é necessário um dentista.
O diagnóstico da Disfunção na ATM, na maioria dos casos, é feito através de exames clínicos. Em alguns casos, exames de imagem, como a ressonância magnética ou a tomografia, podem ser solicitadas para verificar a origem e magnitude dos danos nas estruturas da articulação temporomandibular.
A dor na disfunção da ATM.
A dor está presente em até 70% dos casos de disfunção da ATM. Quase sempre ela é do tipo crônica, afetando não apenas a articulação como o ouvido, cabeça e pescoço. As dores também aparecem de forma provocada durante a abertura e fechamento da boca, ou durante a palpação da região da articulação.
Tratamento da disfunção na ATM
O tratamento da disfunção na ATM quase sempre combina técnicas terapêuticas invasivas e não invasivas, dependendo do caso. Os tratamentos mais comuns compreendem:
✓ uso diário de placa para bruxismo;
✓ medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
✓ eliminação de hábitos parafuncionais, como mastigar alimentos duros;
✓ redução da ansiedade e estresse;
✓ aplicação de toxina botulínica.
✓ terapias invasivas, como a artrocentese, que é a lavagem da articulação temporomandibular.
Tratamento específico da dor e disfunção da ATM.
O tratamento da dor é feita de forma temporária, enquanto os efeitos de redução da dor durante o tratamento da DTM ainda não são efetivos.
O combate à dor é feito através de analgésicos simples, uso de compressas umedecidas e mornas sobre a região dolorida e adoção de dieta macia.
A toxina botulínica é recomendada para situações de dores intensas e crônicas, enquanto a terapia tradicional ainda não surtiu os efeitos esperados, nas condições de degeneração das estruturas articulares.
A placa de bruxismo no tratamento da disfunção da ATM.
A placa de bruxismo é um dispositivo amplamente utilizado no tratamento do bruxismo. Além de proteger os dentes contra desgastes e fraturas, ela também ajuda a proteger os músculos contra contraturas e distenções comuns nas versões mais severas do distúrbio.
No tratamento da disfunção da ATM, a placa de bruxismo atua prevenindo lesões e dores nas estruturas que compõem o complexo, como ligamentos, cápsula articulares e até mesmo as superfícies ósseas.
Fisioterapia é simples, eficiente e pode ser feita em casa.
Pequenos exercícios feitos em casa são eficientes na remissão da dor na disfunção da ATM e bruxismo. Simples de serem feitos, não exigem mais do que 5 minutos diários para surtirem efeitos analgésicos e preventivos contra lesões nos músculos e ligamentos que compõem a estrutura temporomandibular.
Analgésicos, dieta macia e eliminação de hábitos deletérios.
Analgésicos simples e antiinflamatórios podem ser utilizados no tratamento da dor na ATM. Juntos com a adoção de uma dieta macia e eliminação de hábitos deletérios, como roer unhas, elas compõem uma tríade terapêutica muito utilizada nos períodos de surto do bruxismo.
Laserterapia, toxina botulínica e outros tratamentos auxiliares.
As terapias auxiliares são cada vez mais importantes. Uma delas é a laserterapia, utilizada tanto nos músculos maiores responsáveis pela abertura e fechamento da mandíbula, como o masseter, quanto nas estruturas diminutas que compõem a ATM, como os ligamentos presentes nesta região.
A toxina botulínica é outra dessas terapias auxiliares no tratamento da dor e disfunção da ATM. Utilizada nos casos mais severos de dor, é indicada para a remissão rápida das dores e proteção das estruturas articulares enquanto a terapia convencional ainda não surte efeito.
Cirurgia da ATM é utilizada apenas como último recurso
A ATM é um estrutura complexa e com estruturas diminutas, e ainda de difícil acesso cirúrgico. A cirurgia da ATM é utilizada apenas como último recurso, quando outras técnicas são incapazes de proporcionam uma vida sem dores e sem limitações de fala e mastigação.
Prevenção
Dores e disfunção na ATM são o resultado da ação conjunta da disposição genética e hábitos locais deletérios. Enquanto a questão genética não pode ser evitada, é possível retardar o aparecimento e a intensidade destas dores.
Entre as técnicas de prevenção, a descontinuidade de hábitos deletérios como roer unhas e morder objetos, mastigação de alimentos muito rígidos como sementes, fisioterapia caseira e revisão dos contatos entre os dentes (oclusão) são atitudes preventivas importantes no tratamento da DATM.
Voltar para o blog