BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dor no dente: gengiva retraída pode ser a causa.


Dores nos dentes diárias podem ter várias causas e a retração gengival é uma das mais prováveis – mas pouca gente lembra dela. Veja como a dor no dente aparece após a retração da gengiva, como é feito o seu diagnóstico e como é o tratamento para aliciar a dor em dentes com gengivas retraídas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista periodontista especialista no tratamento da retração gengival em Porto Alegre.

 

 

 

Dor no dente: quais as causas para isto?

 

Baudelaire, poeta francês, já disse uma vez que metade dos males do mundo vem das dores dos dentes. De lá pra cá, já se foram mais de 150 anos sem que o problema fosse eliminado – as dores dentárias ainda são infortúnios diários para mais de 5% da população mundial.

 

A dor no dente pode ter várias causas. As mais comuns são a cárie dentária, a inflamação da parte interna e vital dos dentes e a periodontite, que é a infecção das estruturas que suportam as raízes dos dentes, o periodonto.

 

Mas o que pouca gente se dá conta é que as gengivas retraídas também podem causar dores nos dentes. Não à toa, elas são um dos principais motivos para consultas nos consultórios dentários.

 

Veja os motivos pelos quais um dente pode doer:

 

cárie dentária;

✓ infecção endodôntica (interna);

✓ periodontite e gengivite;

gengiva retraída;

✓ bruxismo;

contato dentário traumático;

✓ outras doenças.

 

 

A dor dentária causada por gengivas retraídas.

 

A gengiva retraída expõe as raízes dos dentes, antes recobertas por osso e gengivas. Na quase totalidade dos casos, ela é uma sequela das perdas ósseas decorrentes da periodontite, da escovação dos dentes com força exagerada ou ainda após tratamentos ortodônticos mal realizados.

 

O maior problema das raízes dentárias expostas está associado a sua frágil e fina camada de revestimento. Bem diferente do esmalte dentário, a espessa e resistente camada que reveste a coroa dos dentes e que é considerada a estrutura mais resistente do organismo humano.

 

Após expostas, um dos problemas é que os dentes perdem a capacidade de isolar termicamente suas partes internas, aonde estão localizados os nervos. É a conhecida sensibilidade dental, que provoca dores agudas, instantâneas e passageiras a cada vez que alimentos frios, quentes ou ácidos são ingeridos.

 

Em alguns casos, após estimuladas, a dor oriunda das raízes expostas podem perdurar por muitos minutos. E, ainda pior, numa intensidade de dor tão intensa quanto à dor causada por infecção endodôntica, que requer tratamento de canal para ser eliminada.

 

 

Sintomas

✓ dores provocadas, que aparecem após ingestão de alimentos frios e ácidos;

✓ dor ao contato com as cerdas das escovas dentárias;

✓ dores passageiras, que cessam após segundos ou minutos após estimuladas;

✓ em casos isolados, dor espontânea, que perdura por até dez minutos;

✓ dor isolada ou difusa, quando todo o lado da arcada dentária dói.

 

Diagnóstico.

✓ clínico, por exame direto da exposição da raiz dentária;

✓ de vitalidade, por indução de dor por redução da temperatura local;

✓ radiográfico, por imagem.

 

 

A dor e sensibilidade dentária podem aparecer antes mesmo da retração gengival ser visível.

 

A dor e sensibilidade podem aparecer mesmo quando a retração gengival ainda não é visível. Exemplo disto são as retrações gengivais causadas pela escovação traumática, que é o trauma frequente das gengivas causado pela pressão excessiva das cerdas das escovas contra os dentes.

 

Nestes casos, micros desgastes localizados em áreas profundas das raízes dentárias, no sulco gengival, já são suficientes para provocar dores estimuladas pela ingestão de alimentos frios e ácidos, como sucos cítricos e vinagres, ou ainda pelo toque das cerdas das escovas dentárias durante a higiene oral.

 

 

Diferenciando a dor causada por retração gengival da dor causada por cárie dentária.

 

Muitas vezes, a dor associada à gengiva retraída traz alguns sintomas semelhantes à dor causada pela cárie dentária.

 

Para diferenciá-las, o diagnóstico clínico visual e por sondagem costuma ser o suficiente para encontrar a causa para a dor. Em alguns casos, como aqueles em que os sintomas são difíceis de serem descritos pelo paciente, são necessários exames radiográficos.

 

De forma geral, a dor provocada pela cárie dentária aparece de forma contínua, perdurando por várias horas ou até dias, e também é espontânea, já que ela acontece sem nenhum estímulo externo.

 

Já a dor causada pela gengiva retraída, diferentemente, desaparece em poucos segundos ou minutos após estimulada. Isto pode ocorrer várias vezes ao dia, durante a ingestão de alimentos frios ou uso da escova de dentes.

 

 

Tratamento da dor causada por gengiva retraída.

 

O tratamento da dor causada pela retração gengival pode ser feito de vários formas, e a seleção delas depende de fatores como a intensidade da dor, a frequência com que aparece, sua localização e também a extensão de exposição da raiz dentária.

 

Não fazer nada

Quando a dor é de baixa intensidade e eventual, quase sempre não é preciso fazer nada. Ela passa com o tempo. Basta cuidar para não pressionar exageradamente as cerdas das escovas contra as raízes dentárias e as gengivas. Mas é preciso ter certeza de que a dor tem origem mesmo na exposição das raízes dos dentes, descartando a cárie dentária ou outras complicações.

 

Dessensibilização

A dessensibilização é o tratamento mais simples. Uma ou duas aplicações de agentes dessensibilizantes, sobre as raízes expostas, costumam ser suficientes para eliminar ou reduzir as dores associadas a gengivas retraídas.

 

Restauração em resina

Recobrir, com resinas, as raízes dentárias desgastadas pelas escovas dentárias traz vários benefícios. Além do alívio estético ao sorriso, elas protegem as raízes contra desgastes, atuam como barreira térmica e também as eliminam áreas retentivas de placa bacteriana que está por trás da cárie, da gengivite e da periodontite.

 

Cirurgia gengival

O tratamento mais sofisticado para eliminar a dor é a cirurgia para retração gengival. Utilizando técnicas oriundas da cirurgia plástica gengival, ela pode ser feita na técnica simples ou otimizada por enxerto de gengiva.

 

 

As consequências quando as raízes ficam expostas por muito tempo.

 

Dependendo do local e da extensão, as gengivas retraídas podem causar problemas tanto para os dentes quanto para as gengivas. Veja o que acontece quando as raízes dos dentes ficam expostas por muito tempo:

 

✓ dor e sensibilidade dentária;

✓ desgastes progressivos das raízes dentárias;

✓ dificuldade para remover a placa bacteriana;

✓ risco aumentado para desenvolver gengivite e periodontite;

✓ risco aumentado para cáries dentárias,

✓ risco aumento para fraturas de raízes dentárias.

 

 

A dor e sensibilidade por gengiva retraída, em muitos casos, desaparece com o tempo.

 

Com o tempo, a dor e sensibilidade frequentes estimulam uma resposta reparatória dos dentes. A forma como isto acontece é através do aumento do revestimento das raízes. Isto é feito pela deposição de camadas calcificadas na parte interna dos dentes, o que estreita o canal dentário.

 

É a formação da chamada dentina reacional, eficaz para isolar as partes nervosas e internas de estímulos externos.

 

Em alguns casos, esse processo reacional é rápido, proporcionando alívio ou eliminação das dores provenientes das gengivas retraídas. Em outros, nem mesmo acontece, causando dores cada vez mais intensas conforme as raízes vão sendo desgastadas e cada vez mais expostas.

 

 

Uso de analgésicos e outras medicações no combate à dor por retração gengival.

 

Analgésicos simples podem ser utilizados no alívio da dor causada por retração gengival. Mas é preciso estar atento: o uso não pode ultrapassar 24 horas.

 

O objetivo disto é evitar o mascaramento de dores de dente provenientes de outras condições, como a cárie dentária, as lesões endodônticas (canal) ou ainda as doenças como a gengivite e a periodontite.

 

 

Prevenção.

 

A retração gengival, embora em menor extensão, pode ser impossível de ser evitada mesmo nos indivíduos com excelente higiene oral. Fatores como a escovação traumática dos dentes e gengivas e biotipo gengival fino favorecem a retração das gengivas, trazendo riscos para o aparecimento da sensibilidade dentária ou dores.

 

A prevenção da retração gengival dá-se, principalmente, através da higiene oral eficiente, que remove toda a placa bacteriana acumulada junto aos dentes e gengivas, e adoção de técnicas e instrumentos para higiene oral que impede o trauma das gengivas durante a limpeza dos dentes.

 

Voltar para o blog