BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina: sabe com ela é feita? Explicamos tudo.


Quer saber como funciona a faceta de resina? Neste post, saiba como é feita a faceta de resina, as diferenças de técnicas, o impacto nos resultados que os diferentes materiais proporcionam e outras informações para quem quer saber como é confeccionada uma faceta de resina.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos, à confecção de facetas de resina e facetas de porcelana. Tem consultório em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, o que é isto?

 

Como o próprio nome sugere, a faceta de resina é uma técnica da odontologia estética que recobre, com resina, uma das faces (faceta) de um dente. A face escolhida é sempre a externa, e o procedimento tem como principal objetivo modificar a cor e a forma das partes visíveis dos dentes.

 

 

Como é feita a faceta de resina.

 

A faceta de resina é feita manualmente, pelo dentista, no consultório. A técnica consiste em aplicar finas camadas de resinas, com espátulas, sobre as partes visíveis. É bastante parecida com a restauração em resina, em que o material, ainda plástico, é esculpido no formato desejado e então endurecido de forma imediata por fotopolimerização.

 

 

E a faceta de porcelana. Como é feita?

 

Diferente da faceta de resina, feita diretamente sobre os dentes, a faceta de porcelana requer um laboratório de prótese dentária para ser feita. Mas as diferenças não param por aí. Não dá para esquecer também dos desgastes nos dente que a técnica com porcelana exige – ao contrário da faceta de resina, mais segura, e que não exige desgastes dentários de adaptação.

 

 

Existem diferentes técnicas para fazer a faceta de resina.

 

As facetas de resina podem ser feitas através de técnicas mais sofisticadas, aplicadas por várias camadas com cores, transparências e efeitos de luz, ou técnica mais simples, aplicadas através de uma única camada de resina. E os resultados estéticos, obviamente, modificam conforme a técnica utilizada.

 

 

Faceta de resina feita em técnica com camada única.

 

Rápida e fácil para ser confeccionada, a faceta de resina feita feita com uma única camada de resina traz preço mais em conta comparada à técnica com múltiplas camadas. Por outro lado, os efeitos ópticos de transparência, importantes para resultados mais naturais, ficam limitados às características próprias da resina utilizada na confecção da faceta dentária.

 

 

Faceta de resina feita em técnica com múltiplas camadas.

 

Esta sofisticada técnica é capaz de reproduzir, à perfeição, todos efeitos ópticos presentes nos dentes naturais. E, em especial, as transparências e opalescências. As desvantagens dela, por outro lado, é que os custos para fazê-la são elevados. Além disso, para obter os resultados prometidos pela técnica, é necessário o uso de resinas de qualidade superior – caso contrário, os resultados podem ser semelhantes à faceta de resina feita na técnica de uma única camada.

 

 

Quanto tempo leva para fazer a faceta de resina?

 

Em média, são necessários 45 minutos para cada dente. Mas tudo depende da habilidade manual do dentista e da técnica utilizada por ele. Procedimentos mais extensos, como os que recobrem 10 ou mais dentes, muitos vezes são realizados em duas sessões, cada uma com tempo médio de 4 a 5 horas.

 

 

E a faceta de resina feita no laboratório. Vale a pena?

 

Apesar da possibilidade de confeccioná-la no laboratório, a faceta de resina é indicada para ser feita diretamente sobre os dentes, pelo dentista. Quando confeccionadas em laboratórios, além do aumento dos custos, muitas das propriedades ópticas, personalizadas através de transparências e outros efeitos, são perdidas, limitando a harmonização direta característica do procedimento.

 

 

Material utilizado influencia nos resultados e durabilidade.

 

Assim como nas técnicas, diferentes tipos de resinas estão disponíveis para fazer a faceta de resina. De versões mais simples, com resultados estéticos moderados e baixa resistência a desgastes e fraturas, às versões mais sofisticadas, que contam com cerâmica impregnada para resultados estéticos mais naturais e aumento de durabilidade, escolher o melhor material é fundamental para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

 

Quando vale a pena fazer a faceta de resina .

 

Apesar do preço mais em conta e da praticidade para ser feita, existem limitações nas indicações da faceta de resina. Veja as situações em que elas podem ser empregadas, com sucesso:

fechamento de diastemas (espaços entre os dentes);

otimização estética após tratamento com aparelho ortodôntico;

mudança na cor e forma de dentes razoavelmente alinhados;

recuperação estética de dente escurecido após tratamento de canal;

alinhamento dentário individual.

 

 

Quando não fazer a faceta de porcelana.

 

Resistir às tentações para correções rápidas na cor e forma dos dentes pode ser difícil para muita gente. E para evitar frustrações com esta técnica, que é a estrela da odontologia estética, é preciso evitar as situações que contraindicam o uso de facetas de resina, como:

 

bruxismo severo;

desalinhamento médio a severo dos dentes;

manchamentos extensos das superfícies dentárias;

má oclusão (relação entre os dentes durante a mordida);

consumo excessivo de chás, cafés, vinhos e cigarro;

hábitos parafuncionais.

 

 

E a faceta de porcelana. Como é feita?

 

Diferente da faceta de resina, feita diretamente sobre os dentes, a faceta de porcelana requer um laboratório de prótese dentária para ser feita. Mas as diferenças não param por aí. Não dá para esquecer dos desgastes dentários de adaptação que a técnica com porcelana exige, ao contrário da faceta de resina, mais segura, e que não exige desgastes dentários.

 

 

Simulação fotográfica e mockup são essenciais.

 

Para resultados mais naturais e harmônicos, a simulação fotográfica e o mockup, uma prévia da faceta de resina feita diretamente sobre os dentes, são essenciais para não deixar escapar nenhum detalhe do tratamento.

 

 

Antes de fazer a faceta de resina: clareamento dental e tratamento gengival.

 

Agora que você já sabe como é feita a faceta de resina, é preciso estar atento a dois procedimento que não podem ser esquecidos antes de iniciar o tratamento: o clareamento dental e o tratamento gengival. Sem eles, os resultados estéticos podem ser frustrantes e ainda há o risco para o aparecimento de doenças como a gengivite e a periodontite causados por facetas de resina mal confeccionadas.

 

 

Faceta de resina e lente de contato dental em resina são feitas do mesmo jeito?

 

As confusões a respeitos das várias técnicas com facetas dentárias, como as facetas de porcelana, facetas de resina e lentes de contato dental já são suficientes para enlouquecer muitos pacientes em início de tratamento. E com mais esta, a lente de contato dental em resina, a coisa piora ainda mais.

A lente de contato dental em resina é um termo publicitário para a própria faceta de resina, não sendo uma nova técnica de faceta dentária. Desta forma, dá para concluir que ambos são feitos pela mesma técnica, e ainda utilizam um mesmo material.

Voltar para o blog