BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta dentária laminada: tipos, indicações e tendências estéticas.

faceta dentaria laminada

A faceta dentária laminada atende às tendências estéticas atuais para harmonizar e transformar sorrisos – mas existem segredos na hora de selecionar a técnica ideal. Conheça os tipos e indicações de cada variação destes laminados para evitar resultados frustrantes e repetições frequentes do tratamento.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta dentária laminada, uma técnica essencial para transformar e harmonizar sorrisos.

 

Tratamentos estéticos com facetas laminadas são conhecidos pelas transformações marcantes do sorriso. Realizados com resinas compostas ou cerâmicas odontológicas, permitem corrigir diversas falhas na cor e forma de dentes para harmonizá-los com gengivas, lábios e a face. Mas para que os resultados sejam tão deslumbrantes quanto de fato podem ser, é preciso estar atento a alguns detalhes técnicos.

 

As facetas dentárias laminadas estão disponíveis em tipos que diferem pelo material utilizado, a necessidade de desgastes superficiais adaptativos e a extensão de recobrimento destes laminados estéticos – todos eles, fatores que influenciam nos resultados finais do tratamento. E se você está pensando em modificar o seu sorriso com esta técnica, este é um bom momento para conhecer um pouco mais sobre o assunto.

 

lente de contato dental laminada
Lente de contato dental: delicadeza para corrigir pequenos detalhes na cor e forma dos dentes.

 

 

Laminados dentários não são classificados apenas pela variação de espessura.

 

A diferença entre faceta dentária em porcelana e lente de contato dental não está na variação de espessura entre as técnicas. É a presença de desgastes adaptativos na superfície dos dentes o que, de fato, dá nome à técnica – lentes de contato dental não necessitam de reduções na superfície dos dentes. Entretanto, estes não são os únicos dispositivos laminados disponíveis para correções na cor e forma dos dentes. Conheça os tipos de laminados dentários mais utilizados pelos dentistas:

 

faceta dentária laminada em resina

Nesta técnica, o material para revestir a parte estética do dente é a resina composta, um polímero de aplicação rápida e esculpida diretamente sobre a superfície dentária. Inferior em durabilidade às demais técnicas com laminados dentários, facetas em resina trazem resultados estéticos interessantes para modificações que não exigem modificações marcantes do sorriso.

 

✓ indicações:

fechamento de espaços entre dentes (diastemas), recuperação dentes anteriores com restaurações dentárias extensas e antigas, harmonização do sorriso para urgências sociais (casamentos, formaturas), correções de desgastes dentários do bruxismo em estágio inicial.

 

✓ desvantagens e problemas:

baixa durabilidade estética (amarelamento e perda do brilho), fraturas frequentes, limitação para corrigir dentes severamente escurecidos e manchados.

 

 

faceta dentária laminada em porcelana

É o laminado cerâmico mais versátil para corrigir problemas na cor e forma dos dentes. As indicações da faceta dentária laminada em porcelana vão desde as correções de dentes desalinhados, curtos, desgastados pelo bruxismo, amarelados e manchados por antibióticos até as harmonizações de falhas congênitas como as ausências de incisivos laterais superiores.

 

✓ indicações:

transformações estéticas de impacto, alinhamento de dentes tortos e girados, correção de cor em dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados por antibióticos, recuperação de dentes com restaurações dentárias extensas, substituir facetas em resinas pré-existentes, harmonizar tratamentos combinados com coroas em porcelana.

 

✓ desvantagens e problemas:

desgastes dentários adaptativos na superfície dos dentes.

 

 

lente de contato dental

Apesar de pouco utilizada, é a técnica com laminados dentários mais difundida entre artistas e famosos. A principal vantagem da lente de contato dental é a ausência de desgastes dentários para adaptação; as desvantagens das lentes de contato dental ficam por conta das limitações para correções mais intensas na cor e forma do dentes – resultado da delicadeza da técnica.

 

✓ indicações:

correções suaves na cor e forma dos dentes, fechamento de espaços entre dentes.

 

✓ desvantagens e problemas:

baixa resolutividade estética para corrigir falhas mais severas na cor e forma dos dentes.

 

 

fragmento cerâmico

Principal tendência pra tratamentos com laminados cerâmicos, é uma versão diminuta das lentes de contato dental. Usualmente combinada com outras técnicas para facetas dentárias laminadas ou lentes de contato dental, os fragmentos cerâmicos oferecem segurança e resolutividade para pequenas correções dentárias que podem impactar na harmonia do sorriso.

 

✓ indicações:

correções personalizadas na forma dos dentes, recuperação de pequenos desgastes destários por bruxismo, fechamento de espaços entre dentes (diastemas), combinação com outras técnicas com facetas dentárias laminadas.

 

✓ desvantagens e problemas:

técnica de difícil execução.

 

faceta em porcelana indicação dentes tortos e desalinhados
Realinhamento de dentes tortos e girados é uma das indicações para a faceta dentária em porcelana.

 

 

Como a seleção do material influencia nos resultados finais.

 

Os materiais utilizados nos tratamentos com laminados são a resina composta e a cerâmica para fins odontológicas (porcelanas dentárias). Ambos os materiais possuem variações em suas composições que influenciam na durabilidade e resultados estéticos finais.

 

A seleção do material mais adequado para tratamentos estéticos em odontologia, na técnica com faceta dentária laminada, cabe ao dentista e ao técnico laboratorial. As cerâmicas feldspáticas ou modificadas por dissilicato de lítio são as mais utilizadas, mas outras variações, como os silicatos e outros óxidos cerâmicos, também podem ser necessários para harmonizar cores, transparências e opalescências.

 

Os erros na seleção incorreta das cerâmicas utilizadas nos laminados dentários podem ser vistos como dentes cujas cores, transparências e fluorescências não remetem a dentes naturais. Acinzentamentos e manchamentos internos são outros problemas frequentes que resultam da escolha inapropriada do material para tratamento com faceta dentária laminada.

 

 

Faceta dentária laminada em resina, versatilidade e baixo custo.

 

A faceta laminada em resina, uma técnica de execução imediata e com baixo custo, é o laminado dentário mais utilizado. Confeccionada diretamente sobre os dentes ou após desgastes superficiais adaptativos, pode ser utilizada para corrigir a cor e forma em diversas situações. Os resultados estéticos, dependendo da técnica e das resinas compostas utilizadas, podem ser até mesmo próximos às facetas em porcelana ou lentes de contato dental.

 

A baixa durabilidade e pequenas – mas frequentes – fraturas das facetas em resina são pontos negativos da técnica e precisam ser levados em conta na hora de selecionar o material do laminado dentário. A principal indicação para a técnica é recuperar dentes anteriores que possuem inúmeras restaurações em resina que estão amareladas e desgastadas ou para situações sociais e de trabalho que exigem urgência estética.

 

facetas em resina dentista
A aplicaçao direta, pelo dentista, da resina sobre dentes é uma vantagem da técnica laminada com materiais resinosos.

 

 

Faceta dentária laminada em porcelana e as transformações de impacto do sorriso.

 

A faceta dentária laminada em porcelana é a mais versátil e poderosa técnica com laminados cerâmicos para harmonizar e transformar sorrisos. Responsável pela popularização, entre artistas e famosos, dos procedimentos odontológicos para correções marcantes em dentes naturais, trazem inúmeras possibilidades para corrigir problemas severos na cor, forma e posição dos dentes.

 

Dentes escurecidos após tratamento de canal, que estão tortos ou girados, curtos ou com espaços entre si (diastemas), escurecidos por antibióticos ou com inúmeras restaurações são algumas das indicações das facetas laminadas em porcelana. Os resultados estéticos são marcantes e duráveis e a técnica ainda pode ser combinada com próteses dentárias fixas em porcelana pura ou zircônia, sem discrepâncias finais na cor e transparência entre os dispositivos cerâmicos diferentes.

 

A desvantagem dos laminados dentários na técnica com faceta em porcelana é o desgaste adaptativo necessário ao tratamento. Irreversível, o procedimento requer planejamento e experiência profissional para evitar repetições ou trocas de lentes e facetas que ficaram feias e desarmônicas. Por outro lado, a longa durabilidade técnica e resultados estéticos marcantes fazem destes laminados o principal recurso técnico para transformações marcantes do sorriso.

 

 

Lente de contato dental, mal indicada, pode frustrar pelos resultados.

 

Ao contrário do que se imagina, lentes de contato dental não são a única técnica utilizada por famosos e artistas para tratamentos de impacto do sorriso – e é fácil entender o porquê. Ao contrário da faceta dentária em porcelana, as lentes são utilizadas somente sobre dentes que não necessitam de desgastes dentários adaptativos, uma condição encontrada em poucos indivíduos à procura de modificações estéticas marcantes.

 

A popularidade da lente de contato dental vem induzindo dentistas e pacientes a optar pela técnica, motivo para as reclamações frequentes para resultados pouco efetivos e sem harmonia. O tratamento combinado com diversos tipos de laminados cerâmicos (facetas dentárias laminadas, lentes e fragmentos) é o ideal para personalizar as correções conforme as necessidades individuais de transformação dos dentes.

 

 

Fragmentos cerâmicos, uma nova tendência em laminados dentários.

 

O fragmento cerâmico é uma lente de contato dental que não recobre toda a superfície dentária – nesta técnica, apenas as partes dos dentes que necessitam de correções são laminadas. De difícil execução, exige planejamento e indicação precisos para que os resultados finais sejam perceptíveis e valham a pena. É o laminado cerâmico ideal para corrigir pequenos detalhes em apenas um ou até mesmo vários dentes, superiores ou inferiores.

 

 

Combinações de técnicas já são realidade em estética dental de impacto.

 

A combinação de técnicas diferentes para tratamentos estéticos em odontologia traz resultados mais naturais e harmônicos – além de segurança aos dentes. Combinando lentes de contato dental, facetas laminadas e fragmentos cerâmicos em uma mesma arcada, é possível corrigir individualmente cada dente de acordo com os problemas de cor e forma apresentados.

 

Outra vantagem da combinação de técnicas é poder combinar facetas dentárias laminadas, próteses dentárias fixas e até mesmo protocolo em zircônia em um mesmo tratamento. Além de mais harmônicos e duráveis, o uso de combinados de dispositivos diferentes com um mesmo tipo de cerâmica facilita o trabalho de equilíbrio de cores e transparências dentárias.

 

faceta dentaria laminada combinada com prótese dentaria fixa
A combinação de facetas dentárias laminadas com próteses dentárias fixas em porcelana é essencial para a reabilitação completa do sorriso.

 

 

Simulações com modelos tridimensionais e sobre dentes são indispensáveis.

 

A simulação é parte essencial no tratamento com laminados cerâmicos, independente da técnica utilizada. Os principais dispositivos disponíveis para simular a forma e cor aproximada do resultado final são as manipulações fotográficas, enceramentos sobre modelos e os testes realizados diretamente sobre os dentes, os mockups.

 

A mais eficiente delas é a técnica com mockup. Realizada antes mesmo de iniciar o tratamento – na técnica com lente de contato dental ou fragmentos – ou durante a fase com provisórios, é a que mais aproxima-se dos resultados finais. As simulações com modelos tridimensionais são indicadas para selecionar o tipo de faceta dentária laminada. Já a manipulação fotográfica tem utilidade secundária devido ao risco elevado para que os resultados finais sejam discrepantes do que foi simulado.

 

 

O laboratório de prótese dentária influencia nos resultados finais do tratamento.

 

Diversos fatores indluenciam nos resultados finais dos tratamentos com facetas dentárias laminadas. Da viabilidade da técnica, seleção do tipo ideal de laminado cerâmico e uso de simulações de resultados, tudo conta para que o tratamento dê-se de forma segura e à risca como planejado. Mas existe um outro lado desses procedimentos que é essencial para que tudo dê certo no final: a qualidade do laboratório de protese dentária utilizado.

 

A confecção laboratorial de facetas dentárias laminadas é um trabalho que exige tecnologia e habilidade profissional – neste caso, estamos falando de talento, mesmo. Os resultados de tratamentos com laminados cerâmicos dependem diretamente da qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado – uma questão tão ou mais importante do que a seleção do tipo ideal de dispositivo estético a ser utilizado.

 

Saiba mais sobre facetas dentárias laminadas:

Voltar para o blog