BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva retraída: tudo o que saber para tratar e recuperar suas gengivas.


A gengiva retraída é uma das principais causas para consultas ao periodontista – mas poucos sabem o que ela é. Neste post, saiba tudo o que é preciso para diagnosticar, tratar e prevenir o aparecimento da retração gengival.

 

Luís Gustavo Leite é periodontista, especialista no tratamento e recuperação de gengivas retraídas, em Porto Alegre.

 

 

O que é a gengiva retraída?

 

A gengiva retraída, também conhecida como retração gengival, é o recuo da gengiva, da sua posição original, para uma nova posição que expõe as raízes dos dente e traz algumas complicações aos dentes e gengivas.

 

Pode ser difícil ao indivíduo acometido pela retração gengival identificar a gengiva retraída, principalmente quando ela está no estágio inicial. Isto acontece porque é difícil, para o próprio  paciente, identificar o limite entre a coroa do dente e a raiz dentária – o ponto de referência para diagnosticar o problema.

 

 

É normal a gengiva retrair?

 

Não é normal a gengiva retrair. Indivíduos que fazem corretamente a higiene oral, removendo adequadamente a placa bacteriana, sem causar traumas mecânicos às gengivas, não apresentam suas gengivas retraídas.

 

Por outro lado, uma pesquisa científica chama a atenção para este dado: entre 50% a 80% da população adulta apresenta, pelo menos, um dente com a gengiva retraída. É um índice bastante elevado e de acordo com a grande quantidade de indivíduos com problemas como a sensibilidade dental, as perdas dentárias e os danos estéticos ao sorriso.

 

 

Quais problemas a gengiva retraída pode trazer?

 

A gengiva retraída traz riscos aos dentes, que variam conforme a localização e a extensão da retração gengival. Veja os principais problemas que as gengivas retraídas podem trazer:

sensibilidade dentária

risco maior para cáries dentárias

danos estéticos ao sorrisos

dificuldade para higienização

perdas dentárias.

 

 

Quais as causas da gengiva retraída?

 

Na maioria dos casos, diversas causas atuam concomitantes para a retração das gengivas. Veja as principais causas:

 

Má higienização: a limpeza oral inadequada provoca o acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas, que é a causa para doenças gengivas infecciosas como a periodontite, a doença responsável pela retração gengival.

 

Doenças periodontais: a periodontite é uma doença infecciosa que destrói o osso e os tecidos que suportam os dentes, como os ligamentos periodontais e as próprias gengivas.

 

Trauma gengival por escovação: o uso inadequado da escova de dentes, e até mesmo do fio dental, pode causar processos inflamatórios crônicos que levam à retração gengival e à formação de fissuras em gengivas.

 

Fatores genéticos: a pré-disposição genética facilita o aparecimento e potencializa a retração gengival causada pela periodontite.

 

Biotipo gengival: em alguns indivíduos, as gengivas são mais finais e delicadas, o favorecendo a progressão da retração gengival.

 

Dentes mal posicionados: Dentes mal alinhados, principalmente os apinhados, dificultam a remoção de placa bacteriana e favorecem o aparecimento de gengivas retraídas.

 

 

Quais são os sintomas da gengiva retraída?

 

Os sinais e sintomas mais comuns associados a gengivas retraídas podem incluir – a sensibilidade dentária.

dentes que parecem mais alongados (exposição das raízes dentárias);

canaletas junto às gengivas (abrasão das raízes dentárias expostas);

excesso de retenção de alimentos entre os dentes;

mau hálito (acúmulo de placa bacterina junto às abrasões das raízes expostas).

 

Como o diagnóstico é feito?

 

O diagnóstico é feito clinicamente, e raramente requer exames radiográficos. Ele é feito visualmente, auxiliado por fotografia ou escaneamento digital, e também através da sondagem, que mede a profundidade do sulco gengival e a exposição das raízes dos dentes.

 

 

Há tratamento para gengiva retraída?

 

Sim, existem opções de tratamento disponíveis para prevenir e recuperar a gengiva retraída, independente do grau de severidade em que os tecidos periodontais se encontram.

 

Raspagem e alisamento radicular: é a remoção da placa bactéria e tártaro aderidos às raízes dos dentes e juntos às gengivas, seguido do alisamento que dificulta nova adesão dos depósitos de bactérias responsáveis pela gengivite e a periodontite – esta, a principal causa para a gengiva retraída.

 

Cirurgia Gengival e Enxerto Gengival: indicada para os casos mais avançados de retração gengival, a cirugia plástica gengival, seja na técnica simples ou com enxerto de gengiva, traz vários benefícios muito além da recuperação estética do sorriso.

 

Restauração com resina: a exposição severa da raiz dentária traz problemas como a sensibilidade, desgastes que fragilizam os dentes e a dificuldade para remoção da placa bacteriana. A restauração em resina das raízes expostas é indicada para corrigir estes problemas e pode ser feita tanto em dentes anteriores quanto posteriores.

 

Dessensibilização: por vezes, a única sequela da gengiva retraída é a sensibilidade. Nestes casos, o dessensibilizantes pode ser utilizado para eliminar a sensibilidade dentária que aparece durante a ingestão de alimentos frios e ácidos.

 

 

E se eu não tratar a gengiva retraída?

 

Ignorar a gengiva retraída pode levar a diversas complicações que vão da simples sensibilidade dental e risco maior para cáries dentárias à perda do dente afetado.

 

 

A gengiva retraída volta ao normal com o tempo?

 

Não. Uma vez retraída, a gengiva afetada não volta ao normal com o tempo. A principal causa para isto é a perda óssea que também ocorre junto com a retração gengival, e que não mais se regenera uma vez destruída.

 

 

A cirurgia para recuperar gengivas retraídas é necessária sempre?

 

Nem sempre. Na maioria das vezes, não é preciso fazer mais nada após o tratamento da gengiva retraída. Basta seguir os cuidados preventivos passados pelo dentista para evitar que a retração gengival aumente, sem risco para perda do dente.

 

Em algumas situações, entretanto, a sensibilidade dentária que não passa, a dificuldade para remover a placa bacteriana ou os danos estéticos ao sorriso podem exigir uma cirurgia gengival para recobrir, com gengivas, a raiz dentária que ficou exposta.

 

Existem duas técnicas técnicas cirúrgicas. A mais utilizada é a cirurgia simples de reposicionamento da gengiva retraída. Rápida e com pós-operatório mais simples, pode ser utilizada na retração gengival pouco extensa, em áreas estéticas.

 

Já a técnica cirúrgica com enxerto de gengiva é indicada para os casos mais severos de gengiva retraída. Com pós-operatório que exige diversos cuidados pelo paciente, ela também pode ser indicada para a retração gengival que aparece em dentes posteriores, ou ainda nos casos em que vários dentes que retração gengivais estão localizados uns ao lado dos outros. 

 

 

Como prevenir a retração da gengiva?

 

Prevenir o aparecimento de gengivas retraídas é possível, e adotar os cuidados necessários pode ser feito por pacientes de todas as idades.

adote um hábito diário e eficaz de higienização dos dentes e gengivas;

utilize escovas com cerdas macias e técnicas de escovação suaves e eficientes, e também utilize outros instrumentos de remoção de placa bacteriana como o fio dental e a escova interdental;

consulte regularmente o periodontista para verificar a saúde e ausência de nova retrações gengivais;

evite o consumo excessivo de álcool e tabaco, que contribui para o avanço da gengiva retraída.

Voltar para o blog