BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Infiltração no dente: o que é, as causas e o tratamento.


[resumo] A infiltração por cárie dentária é uma das principais causas para perdas dentárias. Saiba o que é, quais as causas e como são os tratamentos para recuperar dentes, restaurações dentárias e próteses dentárias infiltradas pela cárie dentária.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), com consultório na cidade de Porto Alegre.

 

 

Infiltração no dente, o que é isso?

 

Depois da cárie dentária, a infiltração é o termo mais utilizado pelos pacientes para descrever os motivos que levaram à perda de alguns dos seus dentes. O problema é que poucos sabem o que ela realmente é, o que só prejudica na busca rápida pelo seu diagnóstico e tratamento.

 

A infiltração é uma cárie dental como qualquer outra Ela recebe este termo, entretanto, para descrever a cárie que aparece entre os dentes e quaisquer dispositivos restauradores, como próteses dentárias fixas, restaurações dentárias, facetas de porcelana ou lentes de contato dental.

 

Nas áreas afetadas pela infiltração, chamadas de interface pelos dentistas, encontram-se os adesivos e cimentos dentários utilizados como agentes de união estável.

 

Em algumas situações, a interface perda sua capacidade de adesão e vedação dos dispositivos restauradores. Começando como um pequeno orifício, a cárie espalha-se destruindo a estrutura dentária. Se não removida a tempo, ela pode levar à perda do dente infiltrado.

 

 

As causas para a infiltração por cárie dentária.

 

Um dente pode infiltrar por diversas motivos. Na maioria dos casos, dois ou mais deles atuam conjuntamente para iniciar ou garantir a progressão da infiltração dentária.

 

Veja as principais causas para a infiltração por cárie dentária:

✓ má higiene oral;

✓ colagem incorreta de restaurações e próteses dentárias aos dentes;

✓ baixa qualidade do adesivo ou cimento utilizados;

✓ má adaptação de próteses e restaurações aos dentes;

✓ união de restaurações dentárias novas em resina a restaurações antigas.

 

 

A infiltração traz riscos elevados para perdas dentárias.

 

Diferente da cárie dentária convencional, a infiltração dificilmente pode ser detectada nos estágios iniciais. Um dos motivos para isto é o jeito como ela progride. 

 

Enquanto a cárie dentária evolui destruindo o dente de forma homogênea, tanto em profundidade quanto em largura, criando cavidades fáceis de detectar, a infiltração progride abaixo das próteses e restaurações dentárias, externando apenas pequenos orifícios.

 

Em uma considerável parte dos casos, quando a infiltração é diagnosticada, o dente já está comprometido devido à elevada destruição das paredes internas dos dentes.

 

Não à toa, a infiltração por cárie dentária é uma das principais causas para perdas dentárias, exigindo tratamentos reabilitadores com implantes ou próteses dentárias fixas na técnica em pôntico ou adesiva.

 

 

Diagnóstico.

 

Um dos problemas com relação à infiltração dentária é que ela evolui silenciosamente, assintomática. Quando o dente começa a doer, uma parte considerável do dente já está destruída.

 

O exame clínico para detectar cavidades localizada abaixo de restaurações dentárias em resina ou amálgama (metal), ou ainda abaixo de próteses dentárias fixas, é o primeiro a ser feito. 

 

Neste exame, o dentista utiliza sondas exploradoras para detectar orificios e frestas abaixo de restaurações e próteses dentárias. E quando as encontra, dificilmente consegue determinar a extensão da destruição interna do dente infiltrado.

 

Após o exame clínico, é solicitado o raio x convencional – ou ainda a tomografia, mais eficaz para verificar a extensão da infiltração.

 

A dor nem sempre aparece nos dentes infiltrados por cárie. Algumas situações, como o fio dental que desfia ao ser passado entre os dentes, podem ser até mesmo mais eficientes para auxiliar no diagnóstico da infiltração por cárie dentária. 

 

 

Risco para perdas dentárias é ainda maior na infiltração que acomete dentes com tratamento de canal.

 

Dentes com os canais tratados (tratamento de canal) não possuem as partes nervosas responsáveis pelos estímulos dolorosos. Particularmente com relação à infiltração por cárie, isto aumenta ainda mais o risco para perdas dentárias.

 

A detecção da infiltração em dentes com tratamento de canal é feita, muitas vezes, pelo próprio paciente. 

 

São as próteses dentárias ou restaurações que soltam-se sozinhas, o sangramento gengival não associados à placa bacteriana, o fio-dental que rompe-se ou desfia-se e até o mau hálito podem ser sinais da infiltração em dentes com tratamento de canal.

 

 

Quando a infiltração chega à raiz do dente.

 

Quando a infiltração atinge a raiz dentária, os riscos para a perda do dente infiltrado aumentam consideravelmente. 

 

A problemática envolvida neste tipo de infiltração é sua expansão através das raízes dentárias. Quando não removida a tempo, a cárie progride abaixo das bordas que sustentam a raiz do dente – o que, junto com as fraturas de raízes, são classificados como problemas de difícil recuperação.

 

Embora não seja uma regra, na maioria dos casos, quando a infiltração expande-se mais de 2mm abaixo das margens ósseas, o dente não pode mais ser recuperado. Nestes casos, a extração do dente faz-se necessária.

 

 

Tratamento da infiltração dentária.

 

O tratamento da infiltração dentária depende do estágio de desenvolvimento e localização da cárie. 

 

Em casos muito avançados de destruição do dente, ou quando a infiltração está localizada muito abaixo do osso que suporta a raiz do dente, a recuperação do dente não é mais possível. 

 

Uma forma simples de entender o tratamento e recuperação de dentes infiltrados é separá-los conforme o tipo de dispositivo restaurador presente, a localização e a condição do dente afetado. Veja com se dá o tratamento da infiltração nas seguintes condições:

 

Infiltração em dentes com restaurações em resina ou metal.

 

É a condição mais comum às infiltrações. Os motivos, que vão de restaurações mal adaptadas, materiais de baixa qualidade e higiene oral deficientes, unem-se aos reparos parciais de resinas, em que resinas antigas são unidas a resinas novas.

 

O tratamento da infiltração em dentes restaurados com resinas ou metal requer a remoção de todo o material e do tecido cariado. Após, e quando ainda existem paredes dentárias ainda intactas, pode-se confeccionar uma nova restauração dentária em resina ou porcelana (restauração on-lay).

 

Casos mais avançados de destruição do dente podem já ter atingido a parte central e inervada dos dentes, exigindo o tratamento de canal prévio à restauração do dente. Em muitos destes casos, próteses dentárias fixas, na técnica com coroa em porcelana pura, são necessárias para garantir resistência e durabilidade aos dentes severamente destruídos.

 

Infiltração em dentes com prótese dentária fixa.

 

A infiltração abaixo de próteses dentárias fixas, como nas técnicas com coroa ou pôntico, é difícil de ser detectada nos seus estágios iniciais – até mesmo através de exames radiográficos. Em muitos casos, o paciente só percebe o problema quando a prótese dentária cai (descola).

 

O tratamento requer a remoção da infiltração cariosa e confecção de nova prótese dentária fixa. Em alguns casos, podem ser necessários o tratamento de canal seguido da confecção de pinos protéticos de reforço, recuperando, assim, a estabilidade e a resistência perdidos após a perda de partes consideráveis do dente.

 

Infiltração em dentes com facetas dentárias ou lentes de contato dental.

 

As facetas dentárias em resina ou porcelana, incluídas aí as lentes de contato dental, não estão imunes à infiltração por cárie dentária. 

 

As causas para isto são os mesmos que causam infiltrações em restaurações e próteses dentárias: materiais de baixa qualidade, má adaptação e higiene oral deficiente.

 

A quase totalidade destas infiltrações exige a remoção da faceta dentária ou da lente de contato dental, a remoção da cárie dentária e a confecção de novo dispositivo de recobrimento estético do dente.

 

Infiltração em raiz dentária.

 

A infiltração pode atingir as raízes dos dentes em diversas ocasiões. Mais comuns nos dentes com próteses dentárias fixas e facetas dentárias, cujos términos dos dispositivos são próximos às raízes dentárias, o problema também pode afetar restaurações dentárias.

 

Quando a infiltração não atinge áreas profundas das raízes dos dentes, um tratamento cirúrgico prévio é necessário para viabilizar a recuperação dentária. 

 

É a cirurgia para aumento de coroa clínica, que remove um colar ósseo e gengival, reposicionando as paredes cariosas para regiões mais externas, acessíveis a técnicas restauradoras com resinas e próteses dentárias fixas.

 

Infiltração em dentes com tratamento de canal.

 

O tratamento da infiltração em dentes com tratamento de canal já realizado (tratamento endodôntico) segue a mesma lógica para dentes vitais.

 

Quando a cárie dentária não extende-se abaixo do osso (cárie infraóssea), procedimentos como a restauração ou próteses dentárias fixas podem ser diretas realizadas após a remoção da cárie dentária.

 

Já quando a infiltração extende-se abaixo do osso, a cirurgia de aumento de coroa clínica pode ser realizada previamente aos procedimentos restauradores – desde que a cirurgia seja indicada. 

 

 

Extração e implante dentário são necessários apenas nos casos mais avançados.

 

Quando a infiltração dentária atinge áreas extensas das raízes – profundas ao osso que suporta as raízes -, a extração do dente cariado pode ser o único tratamento disponível.

 

 

Prevenção.

 

Diferente de outros problemas bucais, a prevenção da infiltração dentária não depende apenas do paciente. Questões como a precisão do procedimento efetuado pelo dentista, bem como a qualidade dos materiais utilizados, não podem ser controlados pelo paciente em tratamento.

 

Por outro lado, a infiltração pode aparecer mesmo quando os procedimentos são corretamente executados e os materiais utilizados são de boa qualidade. Isto acontece quando a higiene oral não é corretamente executada.

 

Ao paciente, a prevenção da infiltração dentária por cárie requer um esquema diário e eficaz de remoção da placa bacteriana dos dentes. 

 

O uso de instrumentos de higiene oral específicos, como o fio dental e a escova interdental, são essenciais na remoção da placa bacteriana junto às próteses dentárias fixas e restaurações dentárias em resina ou porcelana.

Voltar para o blog