BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Laminados cerâmicos, a técnica definitiva para transformar sorrisos.

laminado cerâmico

Os laminados cerâmicos são os dispositivos ideais para as transformações marcantes do sorriso. Conheça as indicações, vantagens e problemas de técnicas com lentes de contato dental, facetas em porcelana e fragmentos para recuperar a estética dos seus dentes, sem erros.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em laminados cerâmicos (prótese dentárias)  pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Laminados cerâmicos, a técnica ideal para transformações marcantes do sorriso.

 

Os tratamentos odontológicos de transformação do sorriso estão entre os principais motivos para consultas ao dentista. E a demanda elevada por procedimentos que corrigem a cor e forma dos dentes não ocorre à toa. Executados seguindo protocolos de seleção e qualidade, os resultados finais promovem modificações intensas na harmonia do sorriso e da face.

 

Os laminados cerâmicos são a grande estrela destes tratamentos. O nome da técnica deve-se às lâminas que recobrem a parte externa do dente com cerâmicas (porcelanas odontológicas). Mas antes de iniciar o tratamento, é preciso estar atento às variações na composição química e técnicas de preparos dos dentes. Afinal, em odontologia estética, os detalhes fazem toda a diferença.

 

 

Os tipos de laminados cerâmicos, para não errar na hora de selecionar a melhor técnica.

 

Laminado cerâmico não é tudo a mesma coisa. A principal características que você precisa saber sobre eles é com relação à forma como eles adaptam-se à superfície dentária – e até mesmo a quantidade de superfície recoberta. E neste sentido, são três as principais técnicas com lâminas em porcelana.

 

✓ lente de contato dental

É a técnica popularizada entre artistas e famosos para transformar sorrisos – mesmo não sendo esta a técnica preponderante nestes tratamentos. Trata-se de uma laminado cerâmico fino e delicado confeccionado para ser colado diretamente sobre os dentes. Nestes indivíduos, apenas procedimentos como profilaxia, tratamentos gengival e clareamento dental antecedem a adesão das lâminas aos dentes.

 

✓ faceta laminada em porcelana

É a técnica mais utilizada – e mais versátil – para corrigir a cor e forma dos dentes. A diferença para a lente de contato dental é a remoção da camada mais externa do dente para remover para promover uma lâmina dental mais espessa e capaz de recuperar dentes e sorrisos com problemas estéticos e funcionais mais severos.

 

✓ fragmento cerâmico

Técnica ainda pouco utilizada devido às dificuldades na sua execução, é a forma mais inteligente para corrigir detalhes na forma e comprimento de dentes e ainda fechar espaços entre dentes tipo diastemas. É semelhante à lente de contato dental em espessura e ausências de desgastes dentários – as diferenças ficam no tamanho diminuto e restrito apenas às superfícies dos dentes que necessitam de correções.

 

laminado cerâmico faceta em porcelana
Quando são necessários desgastes dentários, a técnica utilizada é a faceta em porcelana.

 

 

As cerâmicas utilizadas nos laminados cerâmicos não são todas iguais.

 

As diferenças na composição química e qualidade das cerâmicas utilizadas – existem diversos fabricantes nacionais e estrangeiros – interferem diretamente no resultado final do tratamento com laminado cerâmico. Os dois principais grupos de materiais são a cerâmica feldspática e os dissilicatos de lítio, um óxido resistente que também pode ser utilizado em procedimento como pônticos protéticos presos a dentes de suporte.

 

A cerâmica feldspática é a que traz os melhores resultados estéticos – imita com perfeição cores, transparências e fluorescências presentes em dentes naturais. A maior dificuldade laboratorial para confecção deste tipo de laminado cerâmico pode ser o fator crucial na hora de selecionar a técnica mais apropriada.

 

O laminado cerâmico em dissilicato de lítio tem execução laboratorial mais simples e rápida e pode ser indicada para a maioria dos tratamentos de transformação de sorriso. Na opinião do autor deste blog, a indicação para este material deveria ser restrita a procedimentos com próteses dentárias fixas em porcelana pura devido às limitações que ele apresenta para reproduzir cores mais claras e naturais.

 

laminado cerâmico lente de contato dental
Dentes clareado e moderadamente alinhados (foto) podem ser recuperados na técnica com lente de contato dental

 

 

Tratamento gengival e clareamento dental não podem ser esquecidos.

 

Independente do tipo de laminado cerâmico utilizado e da quantidade de dentes revestidos, dê atenção ao procedimentos preliminares ao tratamento com lâminas dentárias. Esquecidos ou executados de forma pouco resolutiva, podem comprometer os resultados finais e até mesmo serem motivos para trocar ou substituir lentes de contato dental e facetas laminadas em porcelana.

 

O tratamento gengival é essencial para evitar que as moldagens sejam realizadas em gengivas sangrando e inchadas. Quando isto acontece, a adaptação dos laminados cerâmicos são deficientes e frequentemente resultam em retração gengival. O ideal é que a terapia gengival seja realizado, no mínimo, uma semana antes de iniciar os procedimentos com  as lâminas em porcelana.

 

O clareamento dental, nas técnicas caseira, a laser ou combinada, também implica nos resultados finais do tratamento. O ideal é que, independente da forma como o procedimento clareador é realizado, o procedimento seja concluído alguns dias antes de iniciar os procedimentos para adaptação dos laminados cerâmicos. É que os resultados finais imediatos do clareamento dentário necessitam de alguns dias para serem observados na forma definitiva.

 

laminas em porcelana restauração e gengivas
Tratamento gengival e cirurgia plástica gengival podem ser necessários antes de iniciar os procedimentos com laminados cerâmicos.

 

 

Lente de contato dental versus faceta em porcelana.

 

As lentes de contato dental frequentemente estão associadas a indivíduos frustrados com os resultados finais dos tratamentos com laminados cerâmicos . A principal causa para o problema é a indicação incorreta da técnica. Finas, estas lâminas dentárias devem utilizadas para corrigir dentes moderadamente alinhados e clareados. Apesar destas limitações, quando bem indicadas os resultados são marcantes e sofisticados.

 

Quando o objetivo do tratamento é corrigir dentes severamente manchados e amarelados, com muitas restaurações dentárias em resina, desgastados pelo bruxismo e mal posicionados, o tratamento com faceta laminada em porcelana é a técnica ideal. Não à toa, é a lâmina dentária mais utilizada nos procedimentos para transformações estéticas de impacto do sorriso.

 

lâminas em porcelana cor
Erros na seleção de cor: laminados próximos ao branco absoluto tiram a naturalidade e trazem desafios para reprodução de detalhes anatômicos presentes em dentes naturais.

 

 

Simule os resultados antes de iniciar o seu tratamento.

 

A simulação de tratamentos odontológicos é cada vez mais comum. As vantagens destes procedimentos, que podem ser realizados sobre fotos, modelos em gesso ou diretamente sobre os dentes – mockups -, é analisar antecipadamente os resultados finais com relação à harmonia do sorriso.

 

Entre as técnicas para simulação, os mockups são os mais úteis. Ao contrário das simulações digitais – cujos resultados podem ser irreais e frustrar pacientes -, nestas técnica os próprios dentes naturais servem como suporte para laminados em resina que simulam o formato final dos dentes.

 

O teste com mockups, entretanto, nem sempre pode ser realizado. Dentes com inclinações e projeções severas dificultam simulações prévias para laminados cerâmicos. Nestes casos, a técnica é aplicada somente após os desgastes dentários adaptativos para facetas laminadas em porcelana.

 

Já quando a técnica utilizada é a lente de contato dental, os mockups podem ser utilizados para verificar antecipadamente os resultados finais dos procedimentos com lâminas em porcelana.

 

laminado cerâmicos simulação digital
A simulação digital fotográfica pode induzir a erros e ser motivo para frustrações com os resultados finais do tratamento com laminado cerâmico.

 

 

Prevenindo frustrações com os resultados de tratamentos com lâminas dentárias em porcelana.

 

Frustrações com os resultados de tratamentos estéticos em odontologia são comuns. Expectativas irreais, simulações de tratamento fantasiosas, indicações de técnicas de laminados cerâmicos inadequados e uso de laboratórios não especializados para procedimentos com lâminas em porcelana estão entre as principais causas.

 

E para ajudar a minimizar resultados insatisfatórios com lentes, facetas e fragmentos, um pequeno set com dicas pode diminuir problemas e contratempos nos tratamentos para transformação de impacto do sorriso:

 

selecione o menor número possível de dentes a serem revestidos com laminados cerâmicos;

 

dentes com poucas necessidades para correções são indicados para técnicas com lentes de contato dental e fragmentos;

 

corrija antecipadamente, quando necessário, o design das gengivas através de cirurgias plásticas gengivais;

 

dentes severamente manchados, amarelados e com múltiplas restaurações em resina são indicados para a técnica com faceta em porcelana;

 

cuidado ao selecionar laminados muito claros (brancos): além de pouco naturais, dificultam a reprodução de detalhes anatômicos presentes em dentes naturais;

 

o clareamento dental intenso é indispensável no tratamento com lentes de contato dental e fragmentos;

 

o tratamento gengival não pode passar despercebido para evitar problemas como infiltração por cáries dentárias e a recessão gengival.

 

 

Saiba mais sobre laminados cerâmicos:

Voltar para o blog