BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente dental de resina: tudo o que saber, antes de fazer.


A lente de contato dental de resina é a técnica mais indicada para transformar a cor e forma dos dentes sem ter que desgastar os dentes. Mas antes de iniciar o tratamento, você precisa conhecer mais a fundo as informações essenciais para evitar frustrações com os resultados finais.

 

Luís Gustavo Leite é dentista periodontista e especialista em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental de resina, o que é?

 

A lente de contato dental de resina é um delicada lâmina de resina odontológica que reveste as partes visíveis dos dentes, sem exigir desgastes prévios na estrutura dentária.

 

O objetivo do tratamento é corrigir ou modificar a cor e a forma dos dentes e do sorriso. Para isto, resinas especialmente desenvolvidas, que conferem cores, transparências e diversos efeitos ópticos, são selecionadas para garantir estética e durabilidade elevados.

 

 

Como é feita a lente dental de resina.

 

A lente dental em resina é feita através da aplicação, pelo dentista, de camadas de resinas dentárias sobre os dentes.

 

Dependendo da técnica e dos desafios estéticos, podem ser aplicadas até cinco camadas diferentes de resinas, cujas cores e transparências são selecionadas para que o resultado final seja o mais natural possível.

 

Antes de serem aplicadas, porém, as superfícies dos dentes precisam receber um tratamento específico para a colagem das lentes. É neste momento que um adesivo resistente é aplicado, evitando solturas e conferindo mais resistência à fraturas às lentes.

 

Por fim, as lentes em resina são polidas para ficarem brilhantes e também para evitar a formação de pigmentos e amarelamento superficiais ao longo dos anos.

 

 

A resina utilizada é específica para ser utilizada no tratamento?

 

Exatamente específicas, não. Já que elas também podem ser utilizadas para outros procedimentos, como facetas de resina.

 

Entretanto, o tratamento requer resinas com qualidades estéticas e durabilidade superiores às usualmente utilizadas nas restaurações dentárias em resina. Atualmente, poucos fabricantes internacionais possuem resinas com todas as características necessárias ao tratamento.

 

 

Qual a diferença entre a lente dental de resina e a faceta de resina?

 

Nenhuma. Ambas referem-se à mesma técnica de recobrimento, com resinas dentárias, das partes visíveis dos dentes, sem que desgastes dentários sejam necessários.

 

Entretanto, para fins didáticos, alguns dentistas utilizam o termo lente de contato dental de resina para referir-se às facetas de resina cujas lâminas são mais finas e delicadas, comparadas à técnica tradicional com camadas mais espessas.

 

 

Quem pode – e quem não pode – fazer a lente de contato dental de resina.

 

O preço mais em conta é o principal motivo para a grande procura por transformações do sorriso com lentes de contato dental de resina. O problema é que, comparada com as outras técnicas, ela é a que traz maiores restrições para corrigir a cor e forma dos dentes.

 

Diz-se que, de cada cinco pacientes candidatos ao tratamento, apenas um pode obter os benefícios propiciados pelas lentes dentais de resina. 

 

 

Veja quem pode, e quem não pode, fazer a lente de contato dental de resina:

 

Quem pode fazer (pacientes com):

dentes moderadamente alinhados;

diastemas – espaços entre os dentes;

desgastes dentários ainda leves por bruxismo;

poucas manchas superficiais;

resultados positivos após simulações.

 

Quem não pode fazer (pacientes com):

dentes inclinados para frente;

dentes tortos;

desgastes severos por bruxismo;

dentes com múltiplas restaurações antigas.

 

 

Quanto tempo leva para fazer?

 

Em apenas um dia é possível revestir até doze dentes, de uma mesma arcada dentária. Esta é uma média, pois a técnica utilizada e habilidade do dentista modificam o tempo de tratamento.

 

Mas é preciso estar atento a outros procedimentos prévios que podem ser necessários, e que acabam exigindo alguns dias adicionais de tratamento. 

 

Entre estes procedimentos, a profilaxia dental (remoção de manchas), o clareamento dental e o tratamento da gengivite e da periodontite podem acrescentar entre três a até semanas adicionais ao procedimento com lente de contato dental em resina.

 

 

Vantagens e desvantagens.

 

As lentes de contato dental em resina apresentam vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta antes de partir logo para o tratamento. Veja as principais:

 

Vantagens:

✓ resultados estéticos marcantes;

✓ não requer desgastes nos dentes;

✓ preço mais em conta;

✓ facilidade para reparos.

 

Desvantagens:

✓ menor durabilidade;

✓ amarelam com o passar dos anos;

✓ pequenas fraturas podem ser constantes.

 

 

Quais as alternativas às lentes de contato dental de resina?

 

Existem alternativas de tratamento às lentes de contato dental de resina. Duas delas são as lentes de contato dental em porcelana e a facetas de porcelana, duas técnicas conhecidas como laminados cerâmicos devido à lâmina estética confeccionada em porcelana.

 

A lente de contato dental em porcelana deve substituir a técnica em resina em situações como a exigência do paciente por um tratamento com maior durabilidade, quando os riscos para fraturas constantes por bruxismo são elevados ou ainda quando se quer maior naturalidade aos resultados finais do tratamento.

 

Já a faceta de porcelana é indicada para as correções mais intensas na cor e forma dos dentes, como na presença de dentes tortos ou girados, múltiplas restaurações dentárias presentes ou ainda como maior resistência ao bruxismo.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a lente dental de resina?

 

Ao contrário das facetas de porcelana, poucos são os estudos científicos sobres a durabilidade das lentes de contato dental de resina. 

 

De fato, é difícil estabelecer uma duração média a esta técnica devido ao número elevado de variáveis implicados no tratamento.

 

As variações na qualidade do material e na habilidade técnica do dentista são amplas. É difícil, comparar tratamentos com tantas variáveis implicadas. E sem falar nos erros de indicação da técnica, que é mais restrita comparada às versões em porcelana.

 

 

Quem faz?

 

Qualquer dentista está apto a realizar o tratamento com lentes de contato dental, seja ela confeccionada com resina ou porcelana.

 

 

Da mais simples à mais sofisticada, existem várias técnicas.

 

Existem diferentes técnicas para confeccionar a lente de contato dental em resina. Das mais simples às mais sofisticas, as diferenças entre elas implicam resultados diferentes que exigem atenção antes de iniciar o tratamento.

 

Na técnica simples, o dentista utilizada uma única camada de resina, em cor única, para revestir as partes visíveis dos dentes.

 

Na outra ponta estão as técnicas mais sofisticadas, que utilizam múltiplas camadas com resinas com diversas cores, transparências e pigmentos diferentes, tudo para trazer cores e efeitos ópticos o mais próximo possível aos dentes naturais.

 

E também existem entre elas técnicas mistas, que utilizam duas ou três camadas de resinas, sem uso de pigmentos de efeitos ópticos, e que trazem resultados intermediários quando a naturalidade é o que mais importa.

 

 

Tratamento gengival e clareamento dental prévios são essenciais.

 

Na maioria das vezes, o tratamento com lente dental de resina começa com a remoção das manchas superficiais (limpeza e profilaxia dental) e o clareamento dental – indispensável para os procedimentos com clores próximas ao branco (Bl1, BL2M BL3 e BL4).

 

Já o tratamento gengival é indicado para recuperar a saúde de gengivas inchadas e sangrantes. Mas fique atento a isto, já que o tratamento da gengivite e periodontite pode tomar algumas semanas até que os tecidos gengivais estejam saudáveis, livres de inchaços e sangramentos.

 

 

Resultados estéticos não são iguais para todo mundo.

 

É comum a chegada do paciente ao consultório munido de fotos de dentes e sorrisos coletados de redes sociais. 

 

Apesar de servirem como referência para estudos e simulações, frequentemente são motivos para frustrações e desavenças com dentistas devido à diferença entre os resultados finais do tratamento e as fotografias utilizadas com referências.

 

São vários os fatores que impedem a reprodução exata dos resultados estéticos entre dois pacientes tratados com lentes de contato dental em resina, ou qualquer outra técnica com faceta dentária. 

 

Destes fatores, estão entre os mais importantes o formato geométrico e a largura da arcada dentária, o comprimento e a largura dos dentes, a posição e amplitude de abertura dos lábios com relação aos dentes e também a quantidade de exposição dos dentes ao sorrir.

 

 

A qualidade da resina interfere no resultado final do tratamento.

 

As resinas utilizadas variam, entre si, na resistência e nos resultados estéticos. 

 

Resinas de baixa qualidade não entregam resultados estéticos marcantes, desgastam-se com maior facilidade e ainda costumam amarelam em curto tempo. 

 

Antes de iniciar o tratamento, é importante certificar-se da qualidade da resina utilizada na lente de contato dental para evitar contratempos e insatisfações com os resultados finais do tratamento.

 

 

Quais cores estão disponíveis às lentes de contato de resina?

 

As resinas utilizadas nas lentes de contato dental estão disponíveis em cores próximas às disponíveis nas facetas de porcelana. 

 

Das cores mais indicadas para reproduzir a naturalidade dos dentes, como A1 e A2, às cores clareadas para os sorrisos mais próximos ao branco, como BL1 e BL2, a seleção das cores de lentes de contato dental é livre ao paciente em busca da maior ou menor personalização do seu sorriso.

 

 

Simulações são importantes para o diagnóstico e planejamento.

 

Nos tratamentos estéticos com facetas dentárias e próteses dentárias em porcelana, as simulações são indispensáveis para o diagnóstico dos desafios estéticos e a viabilidade do tratamento.

 

As técnicas mais utilizadas de simulações são a fotográfica, fácil e rápida de ser feita, e o mockup, uma simulação em resina feita diretamente sobre os dentes do paciente e que traz uma visão mais precisa das correções de cor e forma necessárias ao sorriso.

 

 

Problemas com lentes de contato dental em resina.

 

Problemas podem aparecer imediatamente ou ao longo dos meses e anos. E as causas para isto são as mais variadas, como a indicação incorreta da técnica, a baixa qualidade do material utilizado ou os descuidos do paciente.

 

Independente da causa para o problema, veja uma lista dos problemas podem ocorrer com as lentes de resina:

 

✓ pequenas fraturas frequentes;

✓ perda de brilho;

✓ gengivite por má adaptação da lente;

✓ amarelamento precoce;

✓ estética deficiente.

 

 

Longevidade: como cuidar da sua lente de contato dental em resina.

 

A durabilidade das lentes de contato dental de resina não depende apenas do material utilizado. Para que durem bastante tempo, cuidados diários são necessários – e são fáceis de serem tomados. Vejas os mais importantes:

 

✓ evite o consumo excessivo de alimentos cítricos, como sucos de laranja e limão;

✓ elimine hábitos deletérios, como morder lápis e roer unhas;

✓ utilize placas para bruxismo, mesmos os distúrbios leves;

✓ retire da dieta alimentos muito pigmentastes, como cigarros e vinhos.

realize a manutenção semestral para polimento das superfícies e pequenos reparos.

Voltar para o blog