7 desvantagens da lente de contato dental que ninguém está falando.
Lentes de contato dental são incríveis para mudar o visual do sorriso, mas têm, sim, desvantagens que importam nos resultados finais do tratamento.
por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.
Lentes de contato dental, delicadeza e sofisticação com desvantagens pouco lembradas.
O glamour em torno dos tratamentos estéticos com lentes de contato dental não veio à toa. Desenvolvidos para recuperar a harmonia e forma em diversas situações, prometem satisfazer aos indivíduos mais exigentes com o visual do sorriso. E, para justificar os benefícios da técnica, não faltam por aí reportagens e programas de televisão mostrando o passo-a-passo da técnica que parece não trazer desvantagens ou riscos aos dentes. O problema é que não é bem assim que as coisas funcionam.
Lentes de contato dental apresentam desvantagens que podem surpreender até mesmo a dentistas não acostumados com a técnica. Uma delas é o fato de que a técnica nem mesmo é a utilizada nos tratamentos de artistas e famosos – laminados com facetas em porcelana ou fragmento é o segredo dessa turma. Mas não fique desapontado. Bem indicadas, trazem resultados deslumbrantes para um visual mais harmônico e delicado.
1. Manchamentos por antibiótico ou flúor são difíceis de serem mascarados.
Manchamentos por antibióticos ou fluorose são problemas comuns que afetam a superfície dentária. Dependendo da intensidade com que se manifestam, a pigmentação escura, que aparece na forma de faixas ou círculos, não responde ao clareamento dental profissional. A desvantagem da lentes de contato dental nos procedimentos estéticos para correções de problemas de cor é nítida comparada à técnicas laminadas como facetas em porcelana. Provavelmente, um dos maiores motivos para frustrações em tratamentos estéticos de impacto visual.
2. É preciso que os dentes estejam razoavelmente alinhados para que o tratamento dê certo.
Ao contrário das facetas em porcelana, a técnica ideal para transformações radicais do sorriso, lentes de contato dental são indicadas para harmonizações e correções suaves de forma e cor em dentes razoavelmente alinhados. Corrigir dentes tortos e desalinhados e com muitas restaurações dentárias em resina com elas, nem pensar. É por este motivo que a técnica com lente de contato dental é vai tão bem para fechamentos de espaços vazios (diastemas), harmonizações suaves na forma e comprimento de dentes ou equilíbrio estético de alinhamento em situações isoladas e unitárias.
3. É a técnica com laminados com maior número de pacientes insatisfeitos com os resultados.
Entre as 3 técnicas com laminados cerâmicos, as lentes de contato dental são as mais associadas a pacientes insatisfeitos e frustrados com os resultados – as outras duas são as facetas e fragmentos cerâmicos. A causa para o problema, como sempre, é a indicação incorreta do tratamento. Transformações mais radicais na forma e cor do sorriso, por exemplo, são melhor resolvidas com facetas em porcelana. Por outro lado, modificações suaves e pontuais nas superfícies dentárias encontram nos fragmentos cerâmicos soluções mais conservadoras e seguras.
4. A maioria das alterações com lentes de contato dental podem ser substituídas por fragmentos cerâmicos.
A ausência de desgastes dentários é uma das vantagens da lente de contato dental frente à técnica com faceta em porcelana. Entretanto, o procedimento com lentes não é o único a beneficiar-se da redução da estrutura dental. Uma técnica ainda mais conservadora e precisa utiliza fragmentos cerâmicos para corrigir defeitos estéticos que ocorrem não em toda a superfície dentária, apenas em parte dele. E os resultados, apesar da delicadeza da técnica, são intensos e marcantes. É a técnica mais utilizada no tratamento de artistas e modelos.
5. Tratamentos que exigem dentes em cores muito claras são contraindicados à técnica.
Para uma boa parte dos indivíduos em tratamento com lentes de contato dental, a cor do laminado é a parte mais importante. A tendência para laminados em tons brancos e ainda mais claros que dentes naturais é cada vez maior. É exatamente aí que está uma nítida desvantagem da lente de contato dental. A tentativa de produzir sorrisos intensamente clareados quase sempre resulta em laminados espessos e sem naturalidade. No quesito dentes brancos, o ideal são os tratamentos com facetas em porcelanas, a mais versátil das técnicas com laminados cerâmicos.
6. As indicações para uso da técnica com lentes são restritas – pra não dizer raras.
As desvantagens das lentes de contato dental não decorrem apenas da extrema delicadeza da lâmina. É que, diferente da técnica com facetas em porcelanas, o tratamento é realizado sem desgastes sobre a superfície de esmalte dentário. Se por um lado essa característica traz mais segurança aos dentes, por outro limita as as possibilidades para correções profundas na forma e cor dos dentes. Uma das diferenças da técnica com facetas laminadas que faz das lentes de contato dental um procedimento raro e restritos a situações muito específicas.
7. É a técnica mais sensível à qualidade de materiais e talento artístico do técnico laboratorial.
A utilização de lentes de contato dental, em tratamentos estéticos de impacto, está entre os mais difíceis procedimentos em odontologia. Finas e delicadas, qualquer descuido pode estragar o resultado final do tratamento, um problema característico dos laminados pouco espessos. A utilização de porcelanas de qualidade superior e uso de laboratórios de prótese dentária dedicados à técnica nunca foram tão essenciais para os resultados quanto nos tratamentos com lentes. Um problema e tanto para uma técnica tão popular e pouco compreendida.
Lentes de contato dental, alternativa ainda poderosa para diversas situações.
Após tantas desvantagens das lentes de contato dental para tratamentos estéticos mais sofisticados, pode parecer que o laminado está fadado a desaparecer. Mas não é bem assim. Isso porque existem situações cuja solução se dá exclusivamente pela técnica com lentes.
A remodelação de formas e volumes pós tratamento com aparelho ortodôntico, ou em indivíduos com dentes já alinhados mas que desejam recuperar os pequenos desgastes que aparecem ao longo dos anos, é uma indicação exclusiva para procedimentos sem desgastes sobre o esmalte dentário. E a vantagem das lentes de contato dental sobre técnicas como facetas e fragmentos é incontestável.
Saiba mais sobre lentes de contato dental e as indicações e problemas associados à técnica.
Voltar para o blog