BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de Contato Dental: o que é, quem pode fazer, como é feita e cuidados.


Das correções simples na cor e forma de um único dente às impactantes transformações estéticas do sorriso, as lentes de contato dental são poucas conhecidas com relação a diversas características do tratamento. Neste post, explicamos o que é a lente de contato dental, como é feita, quem pode fazer, os benefícios aos dentes e sorriso e os cuidados exigidos para a máxima durabilidade delas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia. Tem consultório particular em Porto Alegre.

 

 

O que é a lente de contato dental?

 

A lente de contato dental é uma lâmina feita em porcelana que recobre toda a parte estética e visível dos dentes. Feita sob medida, ela adapta-se perfeitamente à superfície dentária e é indicada para modificar ou reconstruir a forma e a cor dos dentes.

 

Uma característica importante delas é que, diferente da faceta de porcelana, que é mais espessa e exige desgastes prévios nos dentes, a lente de contato dental não requer desgastes, fazendo dela uma alternativa minimamente invasiva, ideal para transformações do sorriso mais rápidas e mais seguras.

 

 

Quem pode fazer a lente de contato dental?

 

As lentes de contato dental têm múltiplas indicações para correções estéticas na cor e forma dos dentes. Mas ela têm, entretanto, uma limitação: não podem ser utilizadas em todos os casos. Na verdade, poucos sãos os casos que podem se beneficiar de todo o seu potencial transformador.

 

Veja uma lista das principais indicações da lente de contato dental:

 

alinhamento do sorriso em dentes levemente desalinhados;

padronização de cor em dentes com múltiplas restaurações em resina, amarelados por uso de medicações ou ainda severamente manchados pelo uso de tabaco e café;

fechamento de diastemas, que são os espaços naturais que aparecem entre os dentes;

transformações estéticas de impacto em indivíduos com dentes com pequenos espaços e inclinação dps dentes apropriada para a técnica;

recuperação de dentes escurecidos após tratamento de canal;

reconstrução dos desgastes dentários provocados pelo bruxismo.

 

 

Quais são os benefícios da lente de contato dental?

 

As lentes de contato dental oferecem diversos benefícios para quem busca corrigir problemas de cor e forma do sorriso. Veja alguns benefícios que são levados em conta na hora de selecionar a técnica para recobrimento estético do dentes:

 

Segurança

As lentes de contato dental não exigem desgastes nas superfícies dos dentes para serem confeccionadas. Isto é o que chamamos de odontologia estética minimamente invasiva, em que os riscos aos dentes são reduzidos mesmo diante de falhas de confecção laboratorial ou do dentista responsável.

 

Reversibilidade

As lentes de contato dental são reversíveis. Em caso de discordância estética ou problemas, elas podem ser removidas, sem risco para danos nas superfícies dos dentes ou complicação nas gengivas, como a retração gengival.

 

Durabilidade elevada

As lentes de contato dental são muito duráveis, podendo durar dezenas de anos. E os motivos para isto são o uso de porcelanas (cerâmicas odontológicas) altamente resistentes e sistema de colagens que impedem infiltrações e descolamentos das lentes.

 

Super resistentes

Após coladas, não existem restrições alimentares, e o paciente pode comer tudo o que quiser. As lentes de contato dental são resistentes e aguentam mesmo os esforços mecânicos mais severos como os provenientes do bruxismo.

 

Tratamento rápido e indolor

Das moldagens iniciais até a colagem definitiva, o tratamento com lente de contato dental é rápido e indolor. E também não dá pra esquecer que nem mesmo é preciso o uso de provisórios, o que faz do tratamento um procedimento confortável e sem contratempos.

 

Não amarelam e não mancham

Ao contrário das facetas e lentes de contato dental em resina, as lentes de contato dental em porcelana não mancham ou amarelam com o tempo. Uma característica fantástica para os indivíduos com dieta rica em cafés, vinhos e corantes alimentares.

 

Fácil manutenção

É fácil manter as lentes de contato dental sempre bonitas e as gengivas saudáveis. Para isso, basta manter a higiene oral diária e fazer as consultas semestrais de revisão com o dentista.

 

Resultados estéticos naturais e importantes

Os resultados estéticos das lentes de contato dental são naturais e harmônicos. Reproduzindo os efeitos ópticos encontrados nos dentes, como cores, transparências e opalescências, elas são a técnica mais recomendada para resultados mais harmônicos e naturais.

 

 

Como é feita a lente de contato dental?

 

A lente de contato pode ser confeccionada por duas técnicas. A mais simples, com resultados igualmente simples, é feita por fresagem computadorizada e pinturas superficiais, após o escaneamento dos dentes. É a chamada odontologia digital, uma forma simplificada de confecção rápida e preços mais em conta.

 

Já a segunda técnica é mais sofisticada, sendo indicada para quem procura resultados mais naturais. Nesta, as lentes são confeccionadas através da aplicação de diversas camadas de porcelana sobre modelos em gesso. Mais trabalhosa, tem preço mais elevado comparado à técnica mais simples.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

São necessárias entre 4 a 5 consultas, ou 14 a 21 dias, para que o tratamento fique pronto. Mas tudo depende, é claro, da complexidade do caso, dos procedimentos prévios necessários ao tratamento e do tempo exigido pelo laboratório para que as lentes de contato dental fiquem prontas.

 

Em alguns casos, como os que exigem reproduções fiéis de todos os detalhes ópticos, o tratamento pode estender-se por até 30 dias – um tempo de tratamento curto para um procedimento tão importante e que pode durar dezenas de anos.

 

 

Dá para simular os resultados finais do tratamento?

 

Sim. E existem diversas técnicas de simulação dos resultados finais das lentes de contato dental, como o mockup, uma simulação em resina aplicada diretamente sobre os dentes, ou as simulações fotográficas ou o enceramento sobre modelos, duas técnicas auxiliares para ver, antecipadamente, os resultados finais do tratamento.

 

 

Quais são os exames e procedimentos prévios?

 

Alguns exames iniciais são necessários antes de começas o tratamento com lente de contato dental. O mais importante deles é exame radiográfico, em que o dentista descarta problemas como cáries dentárias, perdas ósseas e reabsorção nas raízes dos dentes.

 

 Já os procedimento prévios são essenciais para otimizar os resultados finais. Entre eles, a limpeza dos dentes para remoção de manchas, o clareamento dental e o tratamento da gengivite e periodontite são essenciais para iniciar o tratamento com lente de contato dental, independente da complexidade de cada caso.

 

 

Quais os cuidados com as lentes de contato dental?

 

As lentes de contato dental são resistentes e duráveis, mas ainda assim exigem cuidados para manter as gengivas saudáveis as gengivas em contato com ela, assim como evitar o risco para infiltração por cárie dentária abaixo da lente de contato dental.

 

Aqui vão algumas dicas e cuidados importantes com as lentes de contato dental:

 

 higiene oral eficiente

Adotar hábitos de higiene oral eficiente, com frequência diária apropriada e uso de instrumentos e técnicas de remoção da placa bacteriana, são fundamentais para a manutenção das lâminas.

 

Consultas regulares ao dentista

importantes para a remoção profissional da placa bacteriana, são essenciais para manter as gengivas sempre saudáveis e evitar infiltrações por cárie dentária.

 

Evitar hábitos parafuncionais

A lente de contato dental é resistente mas é evitar alguns hábitos deletérios, como abrir tampas de garrafa, são importantes para evitar pequenas fraturas nas superfícies das lentes.

Voltar para o blog