BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de conta dental: especialista em Porto Alegre dá dicas essenciais.

lente de contato dental dentista

Conheça as indicações, vantagens e problemas das lentes de contato dental para transformar o seu sorriso, sem contratempos. Com dicas sobre seleção de cor, técnicas, materiais e passo-a-passo do tratamento, escrita de forma simples e direta por um especialista em Porto Alegre.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental, delicadeza e arte para transformar sorrisos.

 

Tratamentos odontológicos para transformações do sorriso com facetas dentárias laminadas são famosos pelos resultados impecáveis ao corrigir a cor e forma dos dentes. Popularizados por famosos e artistas, estão entre os assuntos mais comentados em revistas sobre estética e moda. E, entre as técnicas disponíveis, está a lente de contato dental, um tipo de laminado cerâmico delicado e que exige indicação precisa.

 

A lente de contato dental é uma técnica quase idêntica à faceta de porcelana. A diferença fica por conta da ausência de desgastes dentários para adaptação dos laminados, fato que, ao mesmo tempo que confere mais segurança ao tratamento, traz desafios para corrigir problemas e recuperar a harmonia do sorriso. E para aqueles que estão pensando em partir logo para o tratamento, informar-se um pouco mais sobre as indicações, vantagens e problemas da técnica é mais do que essencial.

 

 

As dicas essenciais que você precisa decorar.

 

No tratamento com lente de contato dental, os detalhes fazem toda a diferença. E para que os resultados finais sejam harmônicos e compatíveis com gengivas e mastigação, é preciso estar atento a todas as informações que implicam diretamente na estética, adaptação e durabilidade deste tipo de faceta dentária laminada. E para auxiliar os indivíduos que estão pensando em iniciar o tratamento, uma lista com dicas rápidas e efetivas é essencial para otimizar ainda mais os resultados finais do tratamento.

 

 

Indicações.

 

Ao contrário do que se imagina, a lente de contato dental não é a técnica mais utilizada no tratamento de famosos e artistas – é a faceta em porcelana a grande estrela destes procedimentos. As indicações mais comuns para este delicado laminado cerâmico são fechamentos de espaços entre dentes (diastemas) e correções suaves na cor e forma dos dentes. A complementação de técnicas com facetas em porcelana e fragmentos são outras indicações deste tipo de faceta dentária laminada.

 

lente de contato dental fechamento de espaço dentista em porto alegre
Fechamento de espaços entre dentes (diastemas) e correção na forma de dentes razoavelmente alinhados estão entre as indicações mais frequentes das lentes de contato dental.

 

 

Contraindicações.

 

No tratamento com lentes de contato dental, as contraindicações são até mesmo maiores do que as indicações. Isso porque, para ser um candidato a esta técnica delicada e que exige precisão na indicação, dentes razoavelmente alinhados, livres de restaurações dentárias e problemas mais severos para correção na forma e cor contraindicam o uso de laminados finos pela impossibilidade de correção e mascaramento de defeitos mais intensos.

 

lente de contato dental dente desgastado dentista porto alegre
Desgastes dentários severos pelo bruxismo contraindicam o tratamento com lente de contato dental.

 

 

Frustrações com resultados.

 

A insatisfação com os resultados estéticos é a reclamação mais frequente relatada por dentistas especializados em lentes de contato dental. E a principal causa para pacientes frustrados com o tratamento parece mesmo ser a indicação inadequada da técnica, não levando em conta as limitações técnicas ao recuperar dentes com problemas severos na cor e forma. Outros fatores que também contribuem para tratamentos insatisfatórios são o uso de laboratórios de próteses dentárias inexperientes e ausências de etapas de simulação.

 

 

Reversibilidade.

 

As lentes de contato dental são reversíveis? As lentes de contato dental são rigidamente coladas aos dentes e a única forma para removê-las é através do seu desgaste, procedimentos que pode levar a riscos ou diminuição na superfície dentária. Não à toa, a reversibilidade deste tipo de laminado cerâmico depende de vários fatores para que, após retiradas, o esmalte dentário recupere a cor e brilho anteriores ao tratamento.

 

faceta de porcelana dentista porto alegre
Desgastes dentários de adaptação (detalhe) são característicos da faceta de porcelana e são irreversíveis.

 

 

Riscos aos dentes.

 

A lente de contato dental traz riscos mínimos aos dentes. E tanta segurança assim deve-se à ausência de desgastes dentários adaptativos na superfície de esmalte dos dentes, eliminando problemas que podem advir de procedimentos executados sem planejamento ou experiência. Se o planejamento para os eu tratamento indica este tipo de laminado cerâmico, fique tranquilo porque os resultados são seguros aos dentes.

 

 

Problemas.

 

Problemas e contratempos no tratamento com laminados cerâmicos são mais comuns do que se imagina. Frustrações com os resultados estéticos e sensibilidade dental são os mais comuns e estão mais associados a falhas no planejamento e execução da técnica do que a limitações das facetas dentárias laminadas. Ainda assim, exigir a adoção de medidas para conferir mais segurança e resolutividade pode ser bem mais do que indispensável para evitar noites mal dormidas após a colagem final das lâminas em porcelana.

 

 

Passo-a-passo.

 

Apesar do pequeno tempo de tratamento, o passo-a-passo das lentes de contato é complexo e repleto de pequenos e essenciais procedimentos que, eliminados, podem resultar na perda dos detalhes que fazem toda a diferença. Tratamento gengival, profilaxia, simulações e adoção de guias de segurança são indispensáveis mesmo à terapia com poucas facetas dentárias laminadas.

 

 

Tempo de tratamento.

 

O tempo de tratamento com lentes de contato dental varia de dentista para dentista. Técnicas e emprego de laboratórios de próteses dentárias estão entre os principais fatores que interferem na espera pela colagem final dos laminados. Em média, entre 10 a 21 dias, entre a consulta clínica inicial e revisões finais, dá-se todo o passo-a-passo desta técnica para recuperar a harmonia do sorriso.

 

 

Saúde das gengivas.

 

Gengivas inchadas, avermelhadas e que sangram de forma espontânea podem ser o resultado de facetas dentárias laminadas mal adaptadas ou com bordas espessas. Para evitar este característico quadro de gengivite, é preciso tratar as gengivas antes de iniciar o tratamento e certificar-se de que o contato entre as bordas das lâminas e tecido gengival seja biocompatível – incluindo, aí, um design que facilite a higienização oral e dificulte o acúmulo de placa bacteriana.

 

faceta de porcelana dentista porto alegre
Inflamação gengival (detalhe) deve ser tratada antes de iniciar os procedimentos com facetas dentárias laminadas.

 

 

Durabilidade e resistência.

 

Depois de terminado o tratamento, durabilidade e resistência são informações sobre as quais você vai querer saber. E, quanto a isso, fique tranquilo. As lentes de contato dental permitem a você mastigar normalmente e são duráveis. Para ter uma ideia, diversas pesquisas científicas apontam que, passados dez anos, aproximadamente 90% dos laminados cerâmicos instalados apresentam-se com cor e adaptação esteticamente razoáveis, prontos para muitos mais anos de uso.

 

 

Cuidados e manutenção.

 

A manutenção do brilho e cor originais de lentes de contato dental não exigem tantos cuidados assim. Para assegurar maior longevidade ao tratamento, basta evitar o uso de escovas dentárias com cerdas rígidas e consumo excessivo – realmente excessivo! – de alimentos com potencial para pigmentar dentes como vinhos, cigarros e corantes alimentares. E também não dá para esquecer da consulta semestral ao dentista para verificar a saúde das gengivas e integridade das margens dos laminados cerâmicos.

 

 

Preço.

 

Indivíduos sensíveis ao preço no tratamento com facetas dentárias laminadas podem optar por alternativa mais simples com resinas compostas. Na maioria dos serviços odontológicos prestados por dentistas especializados em lentes de contato dental, o valor de procedimentos com laminados cerâmicos são semelhantes e variam conforme a experiência e uso de laboratórios especializados.

 

 

Exames complementares.

 

A avaliação radiográfica no tratamento com lente de contato dental pode ser opcional. Isso porque, neste técnica, não são utilizados desgastes dentários adaptativos e a indicação do tratamento dá-se apenas para dentes isentos de restaurações dentárias. Por outro lado, procedimentos pré-existentes como o tratamento de canal ou a cirurgia plástica gengival exigem acompanhamento por imagem para verificar a resolutividade e integridade destes.

 

 

Clareamento dental.

 

A adaptação direta sobre dentes exige que estas superfícies estão limpas, ausentes de manchas e clareadas. O clareamento dental, nas técnicas caseira ou realizadas pelo próprio dentista em consultório, é indispensável para que os resultados estéticos finais dos tratamentos com facetas dentárias laminadas sejam mais claros, naturais e harmônicos com o sorriso.

 

clareamento dental lente de contato dental porto alegre
O clareamento dental prévio é essencial no tratamento com laminado cerâmico do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

 

Seleção de cor.

 

Existe um consenso entre dentistas especializados em lentes de contato dental de que laminados excessivamente claros – próximo ao branco absoluto – frequentemente resultam na perda da harmonia do sorriso. De fato, o uso de porcelanas de elevado valor dificulta a confecção de detalhes semelhantes a dentes naturais como cores e transparências. A seleção de cores em facetas dentárias deve levar em conta matizes de gengivas, lábios e face do paciente, além das cores dos dentes adjacentes aos que serão revestidos.

 

 

Simulação tipo antes-e-depois.

 

A simulação de procedimentos estéticos tipo antes-e-depois é utilizada por dentistas especializados para antever problemas, otimizar resultados e evitar frustrações com os resultados finais. Existem várias técnicas para simular o design de facetas dentárias laminadas, como as manipulações de fotografias digitais, a construção de maquetes sobre modelos em gesso e ps mockups – estes, a forma mais precisa para testar a forma e harmonização do sorriso diretamente sobre os dentes.

 

 

Famosos e artistas.

 

Tratamentos de transformação do sorriso de famosos e artistas são presença constante em revista e mídias digitais. Procedimentos e detalhes técnicos são narrados para evidenciar as vantagens do uso de laminados cerâmicos. Entretanto, o que pouca gente sabe é que as lentes de contato dental não são as estrelas destas modificações tão intensas. Cabem às facetas de porcelana, a versão para correções mais severas na cor e forma dos dentes, o papel principal para harmonizar sorrisos e promover tamanho estrelato midiático.

 

 

Lente de contato dental versus faceta de porcelana.

 

A faceta de porcelana é mais do que uma alternativa à lente de contato dental. Dependendo da intensidade nas correções de cor e forma dos dentes, ela pode ser a única técnica disponível. Alinhar dentes tortos e girados, recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou severamente desgastados pelo bruxismo, ou mesmo restaurar a estética em dentes com múltiplas restaurações dentárias em resina, são algumas indicações deste tipo de laminado que exige o desgaste dentário superficial adaptativo.

 

 

Lente de contato dental versus faceta de resina.

 

Uma alternativa com preço mais em conta é a faceta de resina, uma técnica que utiliza materiais semelhantes aos utilizados em restaurações dentárias. Aplicada em consulta única, pode trazer resultados estéticos próximos a laminados cerâmicos. As desvantagens ficam por conta da menor durabilidade e necessidade de consultas odontológicas periódicas para manutenção da cor e forma dos dentes – e recuperação de pequenas fraturas.

 

 

Outras dicas sobre lentes de contato dental.

 

Os cuidados a serem tomados antes de iniciar procedimentos odontológicos em odontologia exigem tanto do dentista especializado em lentes de contato dental quanto de seus pacientes. Conheça outros dicas e cuidados no tratamento com facetas dentárias laminadas para que os resultados finais saiam exatamente como você precisa:

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental:

Voltar para o blog