BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa de bruxismo no tratamento da dor de cabeça: saiba utilizá-la.


Dores de cabeça e de pescoço podem ter como causa o bruxismo – e a placa para bruxismo pode ser imprescindível para tratá-las. Veja como a placa de bruxismo funciona, como ela pode ajudar no tratamento da dor, quando está indicada, como deve ser utilizada e quando outros procedimentos odontológicos são necessários para tratar dores de cabeça associados ao bruxismo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se, há 20 anos, ao tratamento do bruxismo e da dor e disfunção na ATM, em Porto Alegre.

 

 

Dor de cabeça: a causa pode ser o bruxismo.

 

As dores de cabeça são incômodos diários para uma boa parte das pessoas. O estresse, a má alimentação, a falta de sono e os problemas de visão, além de algumas doenças, costumam estar por trás deste problema cada vez mais comum, e que reduz sensivelmente a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

 

Embora pouco lembrado, o bruxismo também pode estar por trás das dores de cabeça – e a cabeça não é a única região afetada por este distúrbio nos reflexos neuromusculares dos músculos mastigatórios.

 

Os músculos mastigatórios também estão presentes no pescoço e na face. Torcicolos, dificuldade para abrir a boca, dores na lateral do rosto, tudo isto também pode ter o bruxismo como causa e estar associado à dor de cabeça frequente. 

 

 

Bruxismo e disfunção da ATM são patologias diferentes.

 

A ATM é uma sigla para a articulação temporomandibular, que é a articulação bilateral que permite a movimentação da mandíbula. Ela fica localizada muito próxima ao ouvido, motivo pelo qual muitas das dores e zumbidos nos ouvidos podem ter esta articulação como causa.

 

É chamado de disfunção na ATM qualquer problema que apareça nas suas estruturas, como as perfurações no disco articular, o rompimento dos ligamentos ou alterações ósseas nesta região. E um dos problemas associados a ela é que muitos dos seus sinais e sintomas são iguais aos do bruxismo.

 

O diagnóstico diferencial entre bruxismo e disfunção na ATM nem sempre pode ser feito através de exames clínicos. 

 

Em muitas situações, exames de imagem como a ressonância magnética podem ser solicitados para analisar a integridade anatômica das suas estruturas e a correta dinâmica destas durante a abertura da boca.

 

A importância do diagnóstico diferencial entre o bruxismo e a disfunção da ATM é que o tratamento entre elas é diferente. Exemplo disto é o uso da placa de bruxismo, de forma isolada, no tratamento da dor de cabeça causada por disfunções na ATM – que mostra-se insuficiente e pode intensificar patologias presentes nela. 

 

Neste casos, a interdisciplinaridade e o uso de terapias adicionais, como a aplicação antiinflamatória de laser, a artrocentese e o uso de toxina botulínica, podem ser necessários na redução das dores de cabeça e de ouvido associadas à disfunção da ATM.

 

 

Bruxismo de vigília (durante o dia) é o mais associado às dores de cabeça.

 

Dependendo do período em que ele aparece, o bruxismo é dividido em noturno (sono) ou diurno (vigília). E eles atuam de forma diferente sobre a musculatura mastigatória.

 

Durante o sono, o bruxismo aparece na forma de poucos ciclos curtos, porém com grande intensidade muscular. É neste período aonde surgem as contraturas musculares nas laterais do rosto (músculo masseter) e as limitações e dificuldades para abrir a boca ao acordar.

 

Já o bruxismo de vigília aparece na forma de um tensionamento contínuo dos músculos mastigatórios, e eventual apertamento dos dentes. Menos intenso que o bruxismo noturno, ele ocorre, entretanto, durante um período de tempo maior, e associado a atividades que exigem concentração para serem executadas.

 

O bruxismo de vigília é mais associado às dores de cabeça, enquanto o noturno às dores de pescoço e laterais do rosto. Embora não seja esta uma regra, esta associação ajuda no diagnóstico e seleção do tratamento.

 

 

A placa de bruxismo no tratamento da dor na cabeça, rosto e pescoço.

 

A placa de bruxismo, também conhecida como placa miorrelaxante ou placa de mordida, é imprescindível no tratamento da dor de cabeça e pescoço que tem como causa o bruxismo.

 

Ela tem várias funções, como proteger os dentes contra desgastes e fraturas. Mas a mais importante delas é evitar os contatos entre os dentes, como o próprio encaixe natural dos dentes ao fechar a boca.

 

Ao utilizá-la de forma contínua, como tempo o organismo vai desistindo de tentar encontrar os encaixes dentários ou os contatos que promovam qualquer tipo de prazer sensorial. Agindo assim, espera-se uma redução na frequência dos ciclos de apertamento e na magnitude da potência muscular dos músculos mastigatórios associados ao bruxismo e às dores de cabeça.

 

 

Resultados: o que esperar da placa de bruxismo.

 

Corretamente indicada, já é possível perceber os resultados do uso noturno diário da placa de bruxismo, como a redução das dores de cabeça, face e pescoço, e isto logo nos primeiros dias de uso.

 

A velocidade com que as dores vão reduzindo, até serem eliminadas, depende de vários fatores. Os mais influentes neste processo são a potência muscular individual, o tempo de instalação destas dores e o padrão e severidade dos desgastes nos dentes.

 

O paciente em período de instalação da placa de bruxismo necessita de consultas periódicas semanais para ajustes finos. São nestas consultas que o dentista verifica a efetividade do tratamento e também ajusta a placa para garantir maior conforto de uso e contato adequados dos dentes à placa.

 

Em alguns casos, a placa de bruxismo pode demorar a surtir efeitos. Porém, este período não pode ser superior a poucas semanas. 

 

A perpetuação das dores após este período exige novos exames complementares para identificar outras possíveis causas, como a disfunção na ATM, doenças como as artroses ou até mesmo tumores.

 

 

Macia ou rígida: escolhendo o material ideal para a placa de bruxismo.

 

As placas para bruxismo podem ser confeccionadas tanto com matérias rígidos quanto macios – mas as indicações delas são bastante diferentes.

 

A placa de bruxismo macia, confeccionada em silicone, é de uso restrito e temporário ao tratamento da dor na articulação temporomandibular (ATM), ou ainda como medida provisória (poucos dias) no tratamento da dor nos músculos da face, cabeça e pescoço.

 

O uso prolongado da placa de bruxismo macia pode trazer efeitos contrários ao esperado, aumentando a potência mastigatória e a frequência dos ciclos de apertamento e ranger dos dentes.

 

A placa de bruxismo rígida, por sua vez, é confeccionada em acrílico e é a placa correta para o tratamento da dor de cabeça e pescoço no médio e longo prazo. 

 

 

Nos períodos de surto, dieta macia, compressas mornas e medicações ajudam na remissão da dor.

 

No bruxismo severo, a genética, a anatomia e a a fisiologia desfavoráveis, aliada à ansiedade e ao estresse, manifestam-se, periodicamente, através de períodos de surto do bruxismo, aonde a atividade muscular é mais intensa.

 

Durante um ano, o bruxômano severo pode ter vários períodos de surto do bruxismo, que podem durar de dias a semanas. Nestes períodos, as dores de cabeça e pescoço podem aparecer mesmo no paciente que utiliza diariamente sua placa de bruxismo.

 

Nestas condições, é preciso adotar medidas terapêuticas adicionais. 

 

São as chamadas tríades terapêuticas no tratamento da dor no bruxismo, e compreendem a dieta macia, a aplicação de compressas mornas sobre os músculos afetados e o uso de relaxantes musculares, por alguns dias, até que as dores sejam reduzidas ou eliminadas.

 

 

Laserterapia, toxina botulínica e fisioterapia.

 

Alguns procedimentos terapêuticos complementares podem, em situações específicas, serem utilizados no tratamento da dor de cabeça causada pelo bruxismo. O mais simples deles é a fisioterapia, excelente para os casos de dor de cabeça não remissível apenas pela placa para bruxismo.

 

A toxina botulínica é pouco utilizada, apesar dos seus efeitos imediatos – porém com tempo limitado. Sua principal indicação é o tratamento da dor no paciente que ainda não possui placa de bruxismo porém necessita de alívio imediato da dor na cabeça e pescoço.

 

Já a laserterapia pode ser utilizada a qualquer tempo. Sua função são os efeitos antiinflamatórios profundos nos músculos sintomáticos, que podem alcançar resultados mais rápidos e duradouros quando associados à placa de bruxismo.

 

 

Controle do estresse e ansiedade é parte importante do tratamento.

 

O estresse e a ansiedade não causam o bruxismo – mas o intensificam de forma profunda. Não à toa, os períodos de surto do  distúrbio são também associados aos períodos de maior pressão psicológica em ambientes de trabalho ou escolares.

 

O controle do estresse e da ansiedade podem ainda mais importante no controle da dor de cabeça associada ao bruxismo.

 

Voltar para o blog