BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa de bruxismo, qual é a melhor? Comparamos as disponíveis.


A placa para bruxismo é utilizada no tratamento do bruxismo, protegendo os dentes de fraturas e desgastes e tratando as dores miofasciais associadas ao distúrbio. Apesar do seu amplo uso, pouca gente sabe que existem diferenças entre as placas disponíveis, e que estas implicam resultados diferentes – e até complicações a longo prazo. Neste artigo, explicamos as principais diferenças entre a placa de bruxismo rígida e a placa de bruxismo flexível.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se, há 20 anos, ao tratamento do bruxismo e da dor e disfunção na ATM, em Porto Alegre.

 

 

Placa para bruxismo: o que é e como funciona.

 

A placa para bruxismo, também conhecida como placa para mordida, é um dispositivo feito sob medida para proteger os dentes contra o apertamento e ranger dentários. Ela é encaixada aos dentes de uma das arcada dentárias, que quase sempre é a superior, e é recomendada para ser utilizada principalmente ao dormir.

 

A placa de bruxismo funciona de várias maneiras. A mais importante é distribuindo a pressão e o contato entre os dentes, o que ajuda a proteger os dentes contra desgastes e fraturas.

 

Outro maneira de ação é a diminuição dos ciclos e a severidade do apertamento dos dentes, o que ajuda a proteger os músculos mastigatórios contra contraturas e distensões frequentes, previne e trata as dores miofasciais do rosto e pescoço e também previne danos às estruturas da ATM, ou articulação tempero-mandibular, que articula a mandíbula ao crânio..

 

 

Os tipos de placa para bruxismo.

 

As placas para bruxismo podem ser divididas conforme os tipos de superfícies utilizada na sua confecção. A seleção do tipo correto depende dos resultados dos exames clínicos, feitos pelo dentista. 

 

Placa de bruxismo rígida

A placa rígida, confeccionada em acrílico ou policarbonato, é uma estrutura resistente que não apresenta deformações durante o uso. Com um ajuste mais preciso, que não se altera com o tempo de uso, é a mais utilizada e também a mais indicada no tratamento a longo prazo do bruxismo. Tem como desvantagens a adaptação inicial mais lenta e o preço mais elevado.

 

Placa de bruxismo flexível

Confeccionada com materiais flexíveis, como o silicone, traz como vantagens a adaptação mais rápida, o preço mais em conta e a proteção imediata dos dentes contra desgastes e fraturas. As desvantagens ficam por conta da menor durabilidade e o risco para intensificação do bruxismo e da dor miofascial a longo prazo.

 

Placa de bruxismo semi-rígida

Confeccionada com partes internas flexíveis dentro de uma estrutura rígida, foi introduzida como uma alternativa para a adaptação mais rápida à placa de bruxismo rígida. A baixa durabilidade e pouca resolutividade desta técnica faz dela um dispositivo pouco utilizado.

 

Placa de bruxismo rígida: confeccionada em acrílico, diversas cores disponíveis.

 

 

Qual é a melhor placa de bruxismo? Comparando os tipos conforme as características desejáveis.

 

É tarefa difícil elucidar qual o melhor tipo de placa de bruxismo disponível, entre a a placa de bruxismo rígida ou a flexível, sem os exames clínicos feitos pelo dentista, no consultório.

 

O principal fator para isto é que o bruxismo tem várias causas e sinais e sintomas que, além de apresentarem-se com severidade diferentes, são muitas vezes comuns à disfunção temporo-mandibular, que exige tratamento específico.

 

Ainda assim, uma comparação rápida entre os tipos de placa de bruxismo pode ser feita levando-se em conta algumas características desejáveis a elas, como as indicações, rapidez para adaptação, conforto, proteção aos dentes, preço, durabilidade e ajustes personalizados.

 

✓ Indicações

A placa de bruxismo rígida é indicada para qualquer situação que exija proteção aos dentes, tratamento da dor miofascial oral, tratamento da dor e proteção da articulação ATM, no curto, médio e longo prazos. Já a placa de bruxismo flexível é indicada em raras situações, como no tratamento de curto prazo da dor miofascial oral, ou ainda no tratamento de curto e médio prazo da dor na disfunção da ATM. 

 

✓ Adaptação

A adaptação à placa de bruxismo flexível é rápida e fácil. A placa rígida, por sua vez, exige até duas semanas de uso para estar adapta, proporcionando um noite inteira de sono sem interrupções.

 

✓ Conforto

Passado o período de adaptação, ambas as placas de bruxismo são confortáveis, podendo ser utilizados durante toda a noite sem causar desconfortos aos dentes após seu uso.

 

✓ Proteção aos dentes

Ambas as placas oferecem proteção elevada contra desgastes e fraturas dentárias.

 

✓ Preço

A placa flexível pode ter preço até 4X mais em conta comparada à placa rígida.

 

✓ Durabilidade

A placa para bruxismo rígida, em acrílico, tem durabilidade incomparável frente à placa flexível, com durabilidade prevista entre 2 a 4 anos. Já a placa flexível, dependendo da espessura do material utilizado, pode durar até 120 dias.

 

✓ Ajustes Personalizados

A placa de bruxismo flexível não pode ser ajustada, após confeccionada. Estes ajustes são importantes para garantir uma distribuição de pressão mais homogênea, além de correções em problemas como o posicionamento posterior da mandíbula, que está por trás do ronco e da apneia obstrutiva do sono (SAHOS).

 

 

PLACA DE BRUXISMO RÍGIDA

PLACA DE BRUXISMO FLEXÍVEL

Indicações

✓ indicações amplas no tratamento do bruxismo

✓ indicações restritas no tratamento do bruxismo

Adaptação

✓ média a longa

✓ rápida

Conforto

✓ confortável após período de adaptação

✓ imediatamente confortável

Proteção

✓ proteção elevada contra fraturas nos dentes

✓ proteção elevada contra fraturas nos dentes

Preço

✓ elevado

✓ baixo

Durabilidade

✓ elevada

✓ baixa

Ajustes personalizados

✓ sim

✓ não

 

 

Placa rígida em acrílico é a melhor opção em 95% dos casos.

 

Os preços mais baixos e a facilidade inicial para adaptação estão por trás do número elevado de placas de bruxismo flexíveis em uso. E este não é um fenômeno apenas nacional, aparecendo em vários países europeus. O problema é que, apesar destas vantagens, a placa flexível tem seu uso restrito a algumas situações no tratamento das dores orofaciais causadas pelo bruxismo ou pelas disfunção da ATM.

 

A placa de bruxismo acrílica, por sua vez, é indicada em todas as situações, sem restrições. Além disso, ela oferece segurança no tratamento a longo prazo, sem os riscos para piora dos quadros de dor e aumento da atividade muscular que costumam aparecer com resultado do uso de longo prazo da placa de bruxismo flexível.

 

Estudos indicam que, em 95% dos casos de dores orofaciais causadas pelo bruxismo ou disfunções na ATM, a placa de bruxismo rígida, em acrílica, é o único tipo de placa indicado para o tratamento de curto e longo prazo.

 

 

E quando utilizar a placa de bruxismo flexível?

 

Pela facilidade de adaptação e rapidez para confecção, a placa de bruxismo é indicada no tratamento imediato da dor miofascial associada ao bruxismo, enquanto o paciente aguarda a confecção da placa de bruxismo rígida, que exige alguns dias para ser confeccionada.

 

Discute-se, entretanto, o uso efetivo da placa de bruxismo no tratamento do bruxismo de apertamento (bruxismo cêntrico), uma variação do bruxismo tradicional que não produz o ranger característico do bruxismo e não causa desgastes nos dentes.

 

Uso prolongado da placa de bruxismo flexível traz problemas à saúde.

 

O uso prolongado (mais de 90 dias) da placa de bruxismo flexível está associado ao aparecimento de diversos problemas, que podem ir da amplitude dos ciclos de apertamento à hipertrofia dos músculos mastigatórios, como o masseter, temporal (lateral de cabeça) e escalenos (nuca). Veja as principais complicações à saúde provocadas pela placa de bruxismo flexível:

 

hipertrofia dos músculos associados ao bruxismo, como masseter e temporal;

torcicolos;

risco aumentado para apneia e ronco (posicionamento posterior da mandíbula);

risco aumentado para fraturas fora do período de uso da placa;

aumento da frequência e intensidade de apertamento dos dentes durante o sono;

risco para dores nos músculos da cabeça e pescoço;

 

bruxismo placas macias problemas
Placa de bruxismo flexível é indicada para apenas 5% dos casos.

 

 

De quanto em quanto trocar a placa de bruxismo?

 

A durabilidade da placa de bruxismo depende do material e dos cuidados tomados pelo paciente. Em média, a placa de bruxismo flexível dura entre 30 a 120 dias, dependendo da espessura do material utilizado.

 

Já a placa de bruxismo rígida, em acrílico, é feita para durar aproximadamente dois anos, período no qual ela mantém seu material liso e íntegro para o uso adequado do dispositivo.

 

 

Como limpar e cuidar da placa de bruxismo.

 

O amarelamento e formação de depósitos sólidos junto às paredes da placa de bruxismo acrílica podem ser evitadas com cuidados simples. Veja como manter sempre limpa a sua placa para bruxismo:

 

limpeza regular: após utilizar a placa, a limpeza deve ser feita com uma escova de cerdas rígidas, esfregando todas as superfícies. Após, a placa de bruxismo deve ser cuidadosamente seca para evitar o seu amarelamento;

 

condicionamento: guarde sua placa em ambiente seco, em embalagens próprias para isso;

 

não utilize agentes abrasivos durante a limpeza, como o creme dental. Estes produtos deixam porosas as paredes da placa de bruxismo, aumentando o risco para amarelamento e acúmulo de depósitos;

 

manuseio com cuidado a sua placa. A placa rígida em acrílico, após da sua rigidez, é frágil frente a pequenas quedas, fraturando-se;

 

evite expor a placa a ambientes com temperaturas extremas, pois isto pode deformar e desadaptar a placa de bruxismo;

 

realize as manutenções regulares ao dentista para ajustes que garantam a distribuição homogênea da pressão sobre os dentes;

 

a cada dois anos, troque a sua placa de bruxismo para garantir um dispositivo eficiente e com superfícies limpas.

Voltar para o blog