BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa de bruxismo: quando, como e por quê usar uma.


Placa para bruxismo: saiba quando, quem precisa e por quê você precisar usar uma – e outra informações sobre o uso de placas no tratamento de dores orofaciais e na prevenção de desgates dentários.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos, ao tratamento do bruxismo, dor e disfunção na ATM, em Porto Alegre.

 

 

Placa de bruxismo, o que é?

 

A placa para bruxismo é um dispositivo oral, feita exclusivamente pelo dentista, que impede o contato deletério entre os dentes. 

 

Ela também é conhecida como placa miorrelaxante porque relaxa os músculos mastigatórios, que estão por trás dos ciclos noturnos ou diurnos de ranger e apertar os dentes.

 

 

Por que utilizar a placa para bruxismo?

 

São muitos os benefícios da placa de bruxismo à sua saúde. Dois deles, entretanto, destacam-se: a prevenção contra fraturas e desgastes nos dentes e o tratamento da dor nos músculos mastigatórios (face, cabeça e pescoço).

 

Mas existem outros motivos para utilizar a placa de bruxismo. Um deles é a melhora na qualidade de sono dos seus usuários, um relato clínico comum, importante e pouco lembrado. 

 

Outro motivo é a redução da hipertrofia dos músculos mastigatórios, o que ajuda a reduzir os ciclos de apertamento e ranger dos dentes que acontecem durante a noite ou nos períodos de surto do bruxismo, que são perceptíveis também durante o dia.

 

 

Quando utilizar a placa para bruxismo?

 

A placa de bruxismo só deve ser utilizada quando indicada e feita pelo dentista. Para isto, são necessários exames clínicos e até mesmo por imagens, como a ressonância magnética.

 

Ao exame clínico são verificadas as condições dos dentes, a forma como eles contactam entre si (oclusão dentária), os músculos mastigatórios e também a articulação temporomandibular (ATM).

 

Todavia, na quase totalidade dos casos, mais de um sinal ou sintoma do bruxismo, como os listados abaixo, devem estar presente para que a placa para bruxismo faça-se necessária:

 

Dor nos músculos da face, cabeça e pescoço;

Dificuldade para abrir a boca ao acordar;

Desgastes nos dentes;

Torcicolos associados aos músculos mastigatórios;

Fraturas constantes de dentes e restaurações dentárias;

Dor na articulação temporomandibular (ATM);

Disfunção na articulação temporomandibular, como estalidos.

 

 

Como a placa para bruxismo funciona?

 

O princípio de funcionamento da placa para bruxismo é a desprogramação temporária do reflexo neuromuscular de ranger e apertar os dentes.

 

A forma como ela consegue isto é através do bloqueio do contato e do encaixe entre os dentes, que ocorre de forma involuntária, principalmente à noite.

 

Com o tempo, o organismo vai “desistindo” de procurar os contatos dentários. Os músculos vão então diminuindo a sua atividade, e os ciclos de apertamento vão ficando cada vez menos intensos e frequentes.

 

 

Como é feita a placa para bruxismo?

 

Para ser feita, a placa de bruxismo requer moldagens das arcadas dentárias. Isto é feito no consultório e o tempo de confecção depende do material utilizado. 

 

Quando feita em acrílico, são necessários alguns dias para que o laboratório confeccione o dispositivo. Já quando ela é confeccionada em silicone, confeccioná-la não exige mais do que alguns minutos, já que ela pode ser feita em equipamentos de impressão à vácuo, disponíveis no próprio consultório do dentista.

 

 

Quais os tipos de placa para bruxismo?

 

Com relação ao tipo de material utilizado, são dois os tipos de placas de bruxismo: rígido (acrílico) ou flexível (silicone).

 

O tipo mais recomendado é a placa para bruxismo rígida, feita em acrílico. Com resultados terapêuticos mais consistentes, é o ideal para tratar o bruxismo excêntrico – apertamento seguido de atrito lateral entre os dentes.

 

a placa para bruxismo do tipo resiliente, macia e feita com silicone, é indicada para o bruxismo cêntrico, que não provoca desgastes nos dentes. 

 

Outro uso da placa de bruxismo macia é o tratamento de curto prazo, de apenas alguns dias, das dores na cabeça e pescoço, enquanto a placa para bruxismo rígida ainda encontra-se em confecção no laboratório.

 

 

Como utilizar a placa para bruxismo?

 

A placa para bruxismo pode ser utilizada em qualquer período do dia. O mais comum é utilizá-la ao dormir, período em que o distúrbio manifesta-se de forma mais frequente e intensa. É o chamado bruxismo noturno, o tipo mais comum.

 

Nos períodos de surtos do bruxismo, como os que aparecem nos períodos de maior estresse e ansiedade, recomenda-se também utilizar a placa de bruxismo durante o dia.

 

Para produzir o efeito esperado, a placa de bruxismo deve ser utilizada todos os dias, durante um período que pode variar entre meses a até seu uso ininterrupto, por toda a vida.

 

 

A placa para bruxismo cura o bruxismo?

 

Não. Mas reduz ou elimina os efeitos negativos do bruxismo aos dentes e aos músculos – ao menos enquanto é utilizada.

 

O bruxismo é um reflexo neuromuscular de apertamento e ranger dos dentes. É por isso que ele não pode ser eliminado de forma definita pela placa de bruxismo, já que a placa não tem o poder para eliminar reflexos anatômicos naturais já presentes ao nascer.

 

 

A placa para bruxismo é eficiente no tratamento do bruxismo severo?

 

Sim. O bruxismo severo é uma manifestação mais intensa da atividade muscular de ranger e apertar os dentes. Outra característica é que ele é mais sensível aos estados de estresse e ansiedade, produzindo, com mais frequência, os períodos de surto do bruxismo.

 

A placa para bruxismo é ainda mais importante no tratamento do bruxismo severo. Com riscos mais elevados para lesões nos músculos mastigatórios, como contraturas e distensões, ou dores faciais, é indicada para uso durante o dia, sempre que possível.

 

 

Dor e dificuldade de adaptação à placa para bruxismo.

 

A adaptação à placa de bruxismo pode exigir até uma semana de uso. Na maioria dos casos, a dificuldade é vista como desconfortos que aparecem durante ou após a remoção dos dispositivo. E na maioria das vezes, os problemas desaparecem após dois ou três dias de uso.

 

Dores nos dentes ou nas articulações não são esperados no período de adaptação à placa de bruxismo e exigem a suspensão do seu uso.

 

Placas para bruxismo que apertam e provocam dores nos dentes podem e devem ser ajustadas em consultas ao dentista. Para funcionarem e ficarem presas de forma adequada não é necessário que estejam apertadas. Pelo contrário, dificultam e até impedem a adaptação ao dispositivo.

 

Após o período de adaptação à placa para bruxismo, desconfortos e dores devem estar ausentes. Ao acordar, a placa de bruxismo deverá estar encaixada aos dentes, sem provocar dor ao seu retirada ou nos minutos seguintes à sua remoção.

 

 

Placa para bruxismo pode causar apneia obstrutiva ao dormir?

 

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio em que o fluxo respiratório é interrompido total ou parcialmente, em vários momentos, ao dormirmos. É considerada grave, e pode ser causada ou intensificada pelo uso de placas de bruxismo mal construídas.

 

 

Como limpar e cuidar da placa para bruxismo?

 

Manter a placa de bruxismo sempre limpa não apenas aumenta o tempo de vida do dispositivo como também evita o seu amarelamento e acúmulo de depósitos bacterianos sobre ela. 

 

Para limpar a placa para bruxismo:

 

Esfregue as superfícies da placa com cremes dentários;

Separe uma escova de dentes exclusivamente para isto;

As cerdas da escova devem ser pressionadas contra as superfícies para evitar o acúmulo de depósitos bacterianos;

Seque cuidadosamente a placa após lavá-la (a umidade provoca o amarelamento da placa para bruxismo);

Utilize uma caixa plástica perfurada para acomodá-la após o uso;

Mantenha a placa longe de fontes e superfícies quentes.

 

 

Quanto tempo dura a placa para bruxismo?

 

Placas de bruxismo em acrílico são feitas para serem usadas diariamente. E se pensarmos apenas no seu uso à noite, apenas para tratar o bruxismo comum, lá se vão 8 horas diária resistindo às forças compressivas dos dentes. 

 

Diante disso, é natural que elas sejam trocadas de tempos em tempos. A durabilidade da placa de bruxismo depende de vários fatores, como a espessura e a qualidade do acrílico utilizado. 

 

Em média, uma placa para bruxismo acrílica dura 2 anos. Já a placa macia, feita em silicone ou polipropileno flexível, não dura mais do que 90 dias.

 

 

Qual o preço da placa para bruxismo?

 

O preço da placa para bruxismo variam entre dentistas. Além disso, existem os custos envolvidos nas consultas de manutenção, que variam entre 2 a 6 consultas, conforme a intensidade e agravamento do distúrbio ou dificuldade para adaptação à placa para bruxismo.

Voltar para o blog