BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese de zircônia é boa? Alergias, estética e benefícios revistos.


As transformações estéticas dos sorriso contam uma ampla gama de materiais e técnicas. Entre elas, a prótese dentária de zircônia vem ganhando espaço graças ao seu preço mais em conta e a sua elevada resistência. Neste post, explico a fundo as limitações estéticas e as alergias à zircônia, seus problemas e benefícios, como solucioná-los e as alternativas à prótese dentária fixa de zircônia.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e gengivas (periodontista), com consultório na cidade de Porto Alegre.

 

 

O que é a prótese dentária em zircônia?

 

A prótese dentária em porcelana é uma opção no tratamento para repor um ou mais dentes perdidos. Ela ganhou destaque nos últimos devido a sua insuperável resistência e versatilidade para tratamentos com prótese dentária fixa, propriedades obtidas graças à zircônia, um óxido apelidado de aço cerâmico devido às suas características de resistência e estética, ao mesmo tempo.

 

 

A prótese dentária em zircônia é melhor que a prótese dentária em porcelana pura?

 

Não. A prótese de porcelana pura, ao contrário da prótese de zircônia, oferece resultados estéticos naturais, com cores e translucidez semelhantes aos dentes naturais, que são qualidades essenciais nas transformações estéticas do sorriso. 

 

Por outro lado, a prótese de zircônia é a técnica mais resistente disponível até o momento. Entretanto, esta resistência adicional não faz muita diferença, já que a resistência e durabilidade da prótese de porcelana são mais do que suficientes para garantir durabilidade e resistência mesmo para os portadores do bruxismo severo, uma condição em que a força de mastigação pode ser até 9 vezes superior à força de mordida de um indivíduo saudável.

 

 

Por que a prótese em zircônia é tão utilizada?

 

A popularidade da prótese em zircônia deve-se a dois motivos. O primeiro deles é a sua resistência mais elevada, o que pode ser um atrativo para alguns pacientes.

 

O segundo motivo é o preço mais em conta do material, já que a prótese de zircônia é produzida por equipamentos computadorizados, uma técnica que simplifica a confecção de próteses dentárias fixas e reduz consideravelmente os custos finais de produção.

 

 

Por que a estética da prótese de zircônia é inferior?

 

Apesar dos benefícios de resistência superior da prótese de zircônia, ela traz desafios estéticos consideráveis mesmo na reposição de dentes posteriores, uma região com pouca exigência estética.

 

Entre os motivos pelos quais a prótese de zircônia é esteticamente inferior a outras técnicas é a baixa translucidez da zircônia, o que resulta em dentes menos naturais comparados aos tratamento com porcelana pura. Outra limitação é a dificuldade da zircônia para reproduzir diversas propriedades ópticas presentes nos dentes naturais, como a opalescência e a fluorescência.

 

 

Quais os sintomas da alergia à prótese em zircônia?

 

Ainda que a zircônia seja considerada uma material biocompatível, o desenvolvimento de reações alérgicas teciduais são relatadas com alguma regularidade. Os sintomas da alergia à prótese em zircônia podem incluir vermelhidões, inchaços, sangramentos, dor e até mesmo a ulceração das gengivas. 

 

 

A retração gengival pode aparecer como sequela da alergia à zircônia?

 

Sim. A retração gengival é a exposição das raízes dentárias e pode aparecer como uma sequela irreversível da alergia à prótese de zircônia. 

 

As retrações gengivais por zircônia estão associadas à demora na execução do tratamento da gengiva inflamada por alergia. A exposição prolongada da zircônia, em indivíduos alérgicos, leva à destruição do osso marginal que sustenta as gengivas, levando à exposição da raiz dentária.

 

 

E quais são os benefícios da zircônia nos tratamentos com próteses dentárias?

 

A resistência elevada e as cores próximas aos dentes naturais trazem diversas possibilidades aos tratamento dentários. A mais importante delas é utilizar a zircônia como subestrutura para próteses dentárias em porcelana, viabilizando tratamentos mais estéticos em técnicas como o pôntico dentário ou a prótese dentária protocolo em porcelana.

 

Em aplicações deste tipo, a zircônia não entra em contato direto com os tecidos orais, o que evita o aparecimento de alergias em gengivas e mucosas – além de não interferir negativamente na estética final das próteses dentárias fixas em porcelana.

 

 

Existem alternativas à prótese de zircônia?

 

Sim. Para quem procura por tratamentos mais estéticos e naturais com próteses dentárias fixas, a porcelana pura continua sendo a melhor escolha.

 

Atualmente, é possível confeccionar próteses dentárias fixas com os mesmos materiais utilizados na construção de facetas de porcelana e lentes de contato dental. Trata-se da porcelana pura, que está disponível em variações cerâmicas como o dissilicato de lítio, o material mais utilizado nas transformações estéticas de impacto do sorriso.

 

 

Fiz e não gostei. O que fazer agora?

 

Nos tratamentos com próteses dentárias em zircônia, principalmente os que envolvem áreas estéticas do sorriso, as frustrações com os resultados estéticos são comuns, e, em casos isolados, até mesmo motivos para quadros de depressão psicológica.

 

A prótese dentária em zircônia pode ser removida, independente do local ou da técnica de fixação. O procedimento, rápido e que não traz riscos para danos mais severos aos dentes, é indicado para recuperar a naturalidade que pode estar ausente nos tratamentos dentários com zircônia.

 

 

A prótese protocolo de zircônia também traz os mesmos problemas?

 

A prótese dentária protocolo, também conhecida como dentadura fixa, é um tratamento que pode ser feita com três técnicas e materiais diferentes: prótese protocolo em metal e resina, prótese protocolo em zircônia e a prótese protocolo em zircônia revestida por porcelana.

 

A prótese protocolo em zircônia pode apresentar os mesmos problemas encontrados na prótese de zircônia feita sobre dentes ou implantes dentários. Entretanto, parece haver maior aceitação estéticas nestes casos quando comparados aos tratamentos com coroas individuais feitos sobre dentes.

 

 

Afinal, a prótese de zircônia deve ser abandonada?

 

Não. A prótese de zircônia traz limitações nos tratamentos em pacientes mais exigentes com os resultados estéticos, mas pode ser a técnica ideal para próteses dentárias em dentes posteriores, principalmente pelo seu preço mais em conta.

 

Já com relação às reações alérgicas, elas ocorrem em situações isoladas e, se monitoradas e substituídas a tempo, não trazem danos às gengivas. Nestes casos, os contratempos são apenas financeiros porque a prótese de zircônia precisa ser removida rapidamente assim que os primeiros sinais e sintomas alérgicos aparecem.

Voltar para o blog