BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese de porcelana pura, em implantes, evita gengivas escuras.


A prótese dentária em porcelana pura sobre implante dentário é ideal para os tratamentos que exigem resultados estéticos elevados. Entre suas vantagens, proporcionar gengivas mais estéticas, sem o risco para aparecimento de gengivas escuras (pretas), pode ser o benefício mais importante.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e gengivas (periodontista), com consultório na cidade de Porto Alegre.

 

 

Porcelana pura, o melhor material para transformar o seu sorriso.

 

As transformações na cor e forma do sorriso estão na lista de desejos de muita gente. Mas para alcançar os resultados estonteantes que elas prometem, é preciso utilizar um material que seja, ao mesmo tempo, resistente e muito estético. Este material é a porcelana pura.

 

A porcelana pura tem inúmeras vantagens sobre outros materiais disponíveis para tratamentos estéticos. Mais natural, ela pode reproduzir, como nenhum outro, os efeitos ópticos presentes nos dentes naturais, como cores e transparências e fluorescências. Simplesmente incomparável.

 

Outra vantagem da porcelana pura é que ela pode ser utilizada em diversos tipos de tratamentos. Além das lentes de contato dental e facetas de porcelana, também pode ser a emprega na construções de próteses dentárias fixas e até restaurações dentárias em porcelana.

 

Mas o emprego mais interessante da porcelana pura são os tratamentos com próteses dentárias sobre implantes dentários. Isso acontece porque, nestes casos, os riscos para o aparecimento de problemas estéticos em gengivas são elevados – o que exige materiais mais sofisticados.

 

 

Qual a causa para gengivas escuras junto a implantes dentários?

 

São duas as causas para o aparecimento de gengivas escuras junto aos implantes dentários. 

 

Uma delas é quando partes dos implantes dentários ou das bordas de alguns tipos de próteses dentárias ficam expostos, não recobertos por gengivas. Isto pode ocorrer como resultado da retração gengival junto ao implante dentário, ou ainda por outros problemas como a instalação incorreta do implante dentário ou mesmo a confecção incorreta da prótese dentária.

 

Outra causa para gengivas escuras junto a implantes dentários é o excesso de translucidez proporcionado por gengivas de biotipo fino. É uma situação mais difícil de ser identificada pelo próprio indivíduo.

 

Nestes casos, mesmo que as gengivas recubram adequadamente a área de conexão entre o implante dentário e a prótese dentária, áreas escuras nas gengivas aparecem como resultado da absorção luminosa ou do metal que constitui os implantes dentários, ou do metal próteses em alguns tipos de próteses dentárias fixas.

 

 

A prótese dentária em porcelana reduz o aparecimento de gengivas escuras.

 

Existem vários tipos de próteses dentárias para serem fixadas sobre os implantes dentários. As mais utilizadas são as reforçadas internamente por metal ou zircônia, que depois são recobertas por uma camada estética de porcelana. 

 

Já a prótese dentária em porcelana pura é uma versão mais sofisticada e estética. Confeccionada com a mesma porcelana – cerâmica é o termo correto para este material – utilizada nas lentes de contato dental e facetas de porcelana, ela proporciona cores e efeitos ópticos de transparência mais próximos aos dentes naturais.

 

São justamente estas propriedades estéticas superiores que fazem da porcelana pura o material mais indicado para evitar o aparecimento de gengivas escuras. 

 

Nos outros materiais, as bordas das próteses dentárias são ou acinzentadas ou opacas. Na porcelana pura, as gengivas não são afetadas por cores que possam provocar áreas acinzentadas ou esbranquiçadas. Ficam naturais e harmônicas.

 

 

Fixação com zircônia é essencial para evitar gengivas escuras.

 

A prótese dentária de porcelana pura requer uma estrutura interna para fixá-la ao implante dentário. Esta estrutura pode ser confeccionada em titânio, metal ou zircônia.

 

A zircônia é o material mais indicado para conectar a prótese de porcelana pura ao implante pq pode ser confeccionada em cores semelhantes aos dentes naturais.

 

Se instalada sobre estruturas em metal, a prótese dentária em porcelana pura tende a alterar a sua cor original. É o tratamento com implantes dentários cujos resultados são vistos como dentes acinzentados – um problema muito comum e motivo para frustrações com os resultados estéticos finais.

 

 

Implante dentário em zircônia traz resultados mais naturais?

 

O implante dentário em zircônia é uma alternativa ao implante tradicional confeccionado em titânio. 

 

Apesar do seu apelo estético – sua superfície é próxima ao branco absoluto -, ele traz poucas vantagens quando o objetivo do tratamento é eliminar o aparecimento de gengivas escuras.

 

O motivo para isso é que, atualmente, os implantes dentários em titânio desenvolvidos para áreas estéticas são instalados submersos em osso. Após fixados, não é possível visualizá-los junto ao ossos das arcadas dentárias.

 

 

Enxerto de gengiva e enxerto de osso na recuperação de gengivas escuras em implantes dentários.

 

Por vezes, as próteses em porcelana pura não são suficientes para evitar o aparecimento de gengivas escuras junto a implantes dentários. Nestes casos, técnicas com enxertos podem ser necessárias.

 

O enxerto de gengiva é uma técnica de plástica gengival bastante utilizada no tratamento da retração gengival. O objetivo dela é aumentar a espessura das gengivas, deixando-as mais resistentes à exposição das raízes dentárias.

 

O aumento da espessura das gengivas é eficiente para eliminar ou reduzir gengivas que escureceram junto a implantes dentários. Sua indicação são os indivíduos cujas gengivas são naturalmente finas e delicadas, que transparecem áreas escuras.

 

Outra técnica é o enxerto de osso. Utilizado durante ou após a instalação dos implantes dentários, é indicado para evitar reabsorções ósseas que resultam na exposição extra óssea de partes do implante dentário.

 

Voltar para o blog