BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

9 dicas sobre prótese dentária em porcelana que melhoram o seu sorriso.


9 dicas sobre próteses dentárias em porcelana aborda pontos cruciais que vão melhorar o resultado final do seu tratamento. Informando desde a real necessidade do clareamento dental até segredos sobre porcelanas e gengivas, esse post sobre prótese dentária em porcelana é fundamental para quem está iniciando o seu tratamento. (atualizado em maio/17)

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

1. O clareamento dental prévio ao tratamento com prótese dentária é essencial. Mas não exagere na dose.

 

Na estética do sorriso, a cor dos dentes importa tanto quanto a forma e a disposição deles. E é pensando nisso que dentistas recomendam o clareamento dental prévio ao tratamento com próteses dentárias fixas com porcelana. Entretanto, resultados muito intensos nos procedimentos para clarear dentes podem deixar muitos pacientes reféns da repetição periódica do procedimento clareador.

 

E por que isso acontece? É que os dentes, após o clareamento dental, tendem a voltar às cores originais, enquanto as próteses fixas com porcelana permanecem estáveis quanto ao amarelamento natural dos dentes naturais. E o resultado disso são sorrisos desarmônicos devido à diferença de coloração entre dentes naturais e próteses. Em outras palavras: em dentes com próteses dentárias, ou outros dispositivos como facetas e lentes de contato dental, não exagere na intensidade do clareamento prévio ao tratamento.

 

clareamento dental protese dentaria em porcelana
O clareamento dental prévio ao tratamento com prótese dentária em porcelana é essencial nas regiões anteriores.

 

 

2. Fuja das próteses dentárias em porcelana com metal (metalocerâmicas).

 

Próteses com subestrutura em metal ainda é a técnica mais utilizada nos tratamentos reabilitadores. E olha que são inúmeras as desvantagens desses dispositivos, como estética deficiente e riscos para pigmentações, sangramento e inflamações gengivais. E como se não bastassem, pesquisas científicas indicam que até 19% das mulheres desenvolvem algum tipo de alergia ao metal presente em próteses dentárias fixas em porcelana.

 

E é só observar que o preço dos tratamentos com próteses sem metal costuma ser pouco maior do que a técnica com próteses metalocerâmicas para que a escolha por próteses com zircônia ou porcelana pura sejam a escolha ideal.

 

prótese-dentária-em-porcelana-tipo
Prótese dentária em porcelana : próteses com subestrutura em metal (metalocerâmicas) são obsoletas e podem trazer problemas às gengivas.

 

3. Recupere gengivas pigmentadas e acinzentadas através da cirurgia plástica gengival.

 

É comum a pigmentação e acinzentamento das gengivas devido ao metal presente nas próteses dentárias em porcelana, técnica metalocerâmica. E é durante a substituição da prótese dentária antiga por outra nova, sem presença de metal, que a frustração aparece. É que a instalação de dispositivos protéticos sem metal não garante a eliminação do problema. Muito pelo contrário.

 

Além disso, as cirurgias corretivas em gengivas pigmentadas, realizadas após a instalação da nova prótese dentária em porcelana, podem causar danos estéticos. É que a cicatrização gengival pós cirurgia tem um elevado grau de imprevisibilidade. É exatamente por isso que a cirurgia plástica gengival é sempre um procedimento prévio a qualquer tratamento odontológico, seja ele com próteses dentárias, facetas laminadas ou lentes de contato dental.

 

prótese em porcelana retração
Prótese dentária em porcelana : pigmentação da gengiva devido à corrosão dos metais presentes na subestrutura das próteses metalocerâmicas.

 

 

4. Próteses dentárias em porcelana sem metal estão menos relacionadas a problemas de retração na gengiva.

 

As bordas da prótese dentária em porcelana são mais finas e estéticas do que na técnica com subestrutura em metal. Isso significa que dentes com próteses dentárias em porcelana sem metal não necessitam substituir esses dispositivos quando, por algum motivo, acontece a exposição da raízes dentárias (retração gengival). Nessas situações, a recessão da gengiva não traz danos estéticos substanciais ao sorriso como os vistos nas próteses com metal.

 

Além disso, as próteses dentárias em porcelana sem metal não precisam ser colocadas em contato com as gengivas para que excelentes resultados estéticos sejam conseguidos. E isso é excelente para a saúde das gengivas, facilitando a escovação e dificultando o acúmulo de placa bacteriana.

 

prótese dentaria em porcelana retração da gengiva
A retração gengival é um problema que exige atenção antes e depois do tratamento com prótese dentária em porcelana.

 

 

5. O retratamento de canal e a troca de pinos metálicos por versões mais estéticas precisam ser levados em conta.

 

Pinos intrarradiculares instalados internamente aos canais tratados (tratamento de canal)  funcionam como suporte extra para as próteses dentárias em porcelana, em dentes cuja estrutura dentária foi intensamente danificada.

 

O retratamento de canal é importante para viabilizar e assegurar maior durabilidade na instalação de pinos protéticos. Outra dica é a instalação de pinos em zircônia ou fibra de vidro, versões mais estéticas e indicadas para tratamentos com próteses dentarias em porcelana. O resultado são dentes e sorrisos mais naturais e harmônicos.

 

protese-dentária-em-porceana-pino-metálico
Prótese dentária em porcelana : o uso do metal na confecção de núcleos ou inos metálicos é técnica obsoleta que impede o uso de cerâmicas puras.

 

 

6. Existem variações e indicações diferentes para as próteses com porcelana pura. 

 

Nem toda prótese dentária fixa livre metal poder considerada uma prótese dentária em porcelana pura. Isso porque, na versão pura, apenas a porção estética em cerâmica (porcelana) constitui a estrutura do dispositivo. E o resultado são próteses dentárias mais estéticas (transparências, cores e opalescências próximas aos dentes naturais) comparada às próteses dentárias em porcelana que substituem o metal de sua subestrutura por zircônia ou alumina.

 

O mais importante é saber que essas diferenças são importam no resultado final do tratamento. Mas se por um lado a prótese dentária em porcelana pura é mais estética, por outro traz uma limitação séria. É que elas não podem ser utilizadas para a técnica com pônticos. Próteses dentárias com zircônia, mais resistentes, substituem a técnica com porcelana pura para tratamentos com múltiplas ausências dentárias ou sobre implantes, trazendo excelência estética próxima à versão pura.

 

protese dentaria em porcelana pura problemas
A técnica com porcelana pura para prótese dentária fixa tem variações e a seleção incorreta do material pode trazer resultados estéticos desastrosos.

 

 

7. Cuidado ao misturar técnicas diferentes com porcelanas no seu tratamento.

 

Próteses dentárias em porcelana com subestrutura em zircônia ou alumina são lindas e naturais, assim como as facetas laminadas e lentes de contato dental em porcelana. Entretanto, quando colocadas lado a lado em regiões anteriores, podem trazer diferenças no tom ou valor das cores finais do tratamentos. Resumindo: dentes que não combinando entre si.

 

Muitas das propriedades ópticas presentes nos dentes naturais como a transparência, fluorescência e opalescência são difíceis de reproduzir. Já a técnica com prótese dentária em porcelana pura (cerâmica prensada), ao contrário das próteses com zircônia, trazem mais facilidade para mimetizar e combinar próteses dentárias com facetas e lentes de contato dental. A dica é uniformizar, quando possível, as técnicas utilizadas em um mesmo tratamento.

 

prótese dentária em porcelana zircônia
Prótese dentária em porcelana sobre zircônia: a mistura de materiais diferentes pode resultar na perda de harmonia dos resultados finais do tratamento.

 

 

8. O laboratório de prótese dentária utilizada é crucial para o resultado estético final.

 

A excelência na confecção de próteses dentárias em porcelana depende de tecnologia de ponta, seleção cuidadosa da técnica e das porcelanas, e também da habilidade artística e técnica do técnico em prótese dentária. Laboratórios de próteses dentárias com excelência no serviço com coroas e pônticos em porcelana trazem mais recursos para que os tratamentos estéticos de alto impacto alcancem resultados acima da média, porém o preço desses serviços mais elevados.

 

Outro cuidado é evitar o uso de equipamentos computadorizados para moldagem e confecção de tratamentos na técnica com prótese dentária em porcelana. Apesar de rápidos (tratamentos prontos em até 2 horas) e com adaptações precisas, carecem de detalhamento estético para indivíduos mais exigentes com a naturalidade do seu sorriso. Exija a estratificação cerâmica para próteses mais bonitas e delicadas.

 

prótese dentária em porcelana laboratório
A qualidade final do tratamento com prótese dentária fixa em porcelana é resultado direto dos materiais, técnicas e qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado.

 

 

9. Alguns cuidados básicos aumentam o tempo de vida das porcelanas utilizadas nas próteses dentárias.

 

A prótese dentária em porcelana possui um tempo de vida. É que, que com o passar dos anos, o brilho e outras propriedades ópticas vão perdendo a vivacidade. Entretanto, alguns atitudes aumentam a longevidade dessas porcelanas. A principal dessa medidas é evitar o consumo de alimentos ácidos como cítricos, iogurtes, refrigerantes.

 

Outro pigmentos que também diminuem a longa vida das próteses dentárias em porcelana são os presentes em vinhos, chás e cigarros. E, por último, o uso de escovas dentárias com cerdas macias previne o desgastes e remoção do brilho superficial das porcelanas presentes nas próteses dentárias. Tudo conta para aumentar a durabilidade e estética do seu tratamento.

 

protese dentaria fixa em porcelana limpeza e higiene
A limpeza personalizada para cada dente e utilização de aparatos de higiene oral adequados aumentam a durabilidade das próteses dentárias fixas.

 

 

10 (dica extra). O uso de cores muito claras em tratamentos com prótese dentária em porcelana pode comprometer a harmônia do sorriso.

 

Para muitos pacientes, quanto mais os dentes tendem para o branco absoluto, mais bonito e elegante será o resultado estético final do seu tratamento com próteses em porcelana, ou mesmo facetas laminadas e lentes de contato dental. Mas, modismo à parte, não é bem assim que sorrisos mais estéticos, harmônicos e delicados são construídos quando dispositivos com porcelana dentária estão envolvidos.

 

O branco em excesso impossibilita a construção da naturalidade e diversos detalhes presentes em dentes naturais. Além disso, com o passar dos anos, os pacientes relatam que enjoam da cor dessas próteses. E com razão: dentes em cores mais naturais são mais harmônicos e combinam bem com qualquer roupa ou maquiagem. Pense duas vezes antes de pedir ao seu dentista para confeccionar o seu trabalho no tom mais claro disponível para porcelanas. O tratamento para troca e substituição de próteses dentárias em porcelana, bem como facetas e lentes, tem custo ainda mais elevado.

 

 

Saiba mais sobre próteses, facetas laminadas e clareamento dental:

Voltar para o blog