BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária em silicone: dicas para trocar dentaduras e pontes.

prótese dentadura em silicone

A prótese dentária com silicone apresenta-se como solução flexível para portadores de dentaduras e ponte móvel. Mas será que este tipo de prótese removível macia resolverá todos os problemas de desconforto, estética e mastigação encontrados nos tratamentos odontológicos tradicionais?

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária em silicone, versão macia e flexível dos dispositivos tradicionais.

 

A busca por mais conforto e estética do sorriso é preocupação constante entre portadores de próteses dentárias como dentaduras e pontes móveis. E não é para menos, já que as limitações estéticas e mastigatórias impostas por estes dispositivos só aumentam com o passar dos anos. Para eliminar esses problemas, utilizar materiais macios e flexíveis para substituir a parte rígida em acrílico e metal aparece como solução adequada –  mas é preciso estar atento a algumas informações para que tudo dê certo.

 

O uso de silicone em próteses dentárias tipo removível, para surpresa de muitos, é antigo. Introduzido no final dos anos 90, pode ser utilizado desde o reembasamento de dentaduras até como substituto da estrutura de metal de próteses parciais removíveis (ponte móvel). Mas o que parecia ser uma grande sacada da indústria odontológica foi, exceto para casos bem específicos, um completo fracasso – as próteses tradicionais como acrílico ainda representam a maioria dos tratamentos.

 

ponte móvel flexível em silicone
Prótese parcial removível (ponte móvel) flexível.

 

 

Vantagens e indicações do emprego do silicone em próteses são restritas.

 

A ideia por trás do emprego de silicone em prótese dentárias é substituir a parte rígida que fica em contato com gengivas e mucosas. E o material, que pode ser emprego desde a forma borrachóide até uma forma plástica semi-rígida, traz consigo algumas vantagens que podem ser até mesmo indispensáveis em algumas situações. Veja algumas das indicações para o uso de silicone nos tratamentos com próteses dentárias removíveis:

 

reembasamento provisório de dentaduras pós instalação de implantes dentários;

 

reembasamento provisórios de dentaduras e pontes móveis no tratamento de infecções fúngicas;

 

substituição estética da estrutura metálica de próteses tipo ponte móvel;

 

utilização em próteses removíveis provisórias em pacientes em tratamento com implantes dentários.

 

 

Problemas.

 

Os problemas mais frequentes no uso de pontes e dentaduras em silicone decorrem, quase sempre, das tentativas de uso permanente do material. É o caso da prótese móvel flexível, uma versão destinada a melhorar a estética do sorriso através da confecção de grampos estéticos – ou “invisíveis”, como muitas vezes é propagandeada a técnica.

 

As reclamações mais frequentes no uso de prótese parcial removível em silicone vão desde dificuldades mastigatórias e de fonação até a apreensão débil da estrutura. Dificuldade permanente de adaptação e fragilidade à quedas também são relatos frequentes. E isto tudo só para falar do emprego do silicone em próteses rígidas, já que o emprego do material como material macio para reembasamento de dentaduras também é motivo para diversos problemas. É preciso estar atento às limitações desta técnica flexível para evitar frustrações com os resultados do tratamento.

 

prótese com grampo estético e invisível
A prótese removível em acrílico transparente é versão com grampo estético e invisível.

 

 

Dentadura em silicone: uso provisório é a indicação mais apropriada.

 

A procura por dentaduras em silicone é cada vez mais frequente, e a ideia por trás disso é melhorar o conforto de mastigação. O problema, entretanto, é que o uso de material borrachóide em próteses desse tipo só se mostra eficiente no reembasamento provisório de prótese total antiga durante o período de confecção de outra prótese, ou ainda de forma imediata pós cirurgia de instalação de implantes dentários. E só.

 

E por que não existe uma versão definitiva da dentadura em silicone? Porque o processo de adaptação à dentadura ou ponte móvel nunca se dá por completo. Mucosas e gengivas em contato com a base da prótese necessitam de estruturas rígidas para que o tecido oral adapte-se de forma rápida e efetiva – caso contrário, o que se vê são mucosas sempre em processo de adaptação.

 

dentadura em silicone tratamento
Dentadura tipo prótese total em silicone.

 

 

Ponte móvel flexível em silicone: adaptação não previsível.

 

A versão em silicone da ponte móvel difere na flexibilidade deste material do utilizado em dentaduras. Isso porque, enquanto na prótese total o material é semelhante a uma borracha, na prótese parcial removível (ponte) ele é empregado na sua forma plástica – daí o nome de prótese dentária flexível. E a ideia para o seu uso é óbvio: trazer mais estética ao sorriso ao substituir o metal utilizado na estrutura e grampos metálicos.

 

De fato, os resultados estéticos são sensivelmente superiores. Os grampos, confeccionados com material plástico na mesma cor dos dentes, ficam imperceptíveis em diversas situações. É a chamada prótese dentária com grampos estéticos ou invisíveis. Por outro lado, a adaptação a este tipo de dispositivo protético é imprevisível, abaixo do índice de adaptação à ponte móvel confeccionada na sia forma tradicional – e que, por si só, já traz grandes desafios de adaptação a estes dispositivos.

 

 

Alternativas de reabilitação oral com próteses ao uso de silicone dispositivos protéticos.

 

A decepção ao saber que a dentadura em silicone ou a versão flexível da prótese parcial removível não oferecem soluções milagrosas, requer atenção. Nos portadores destes tipos de dispositivos protéticos, baixa auto-estima e depressão problemas frequentes e poucas vezes percebidos como causas até mesmo pelos próprios indivíduos. É preciso encontrar uma solução que entregue maior confortável mastigatório, segurança ao falar e melhora estética do sorriso. E, para isso, algumas técnicas com próteses dentárias são alternativas na melhora do quadro:

 

✓ prótese dentária removível tradicional (nova)

A confecção de nova dentadura ou ponte removível, a cada 4 anos, pode ser eficiente para devolver melhor qualidade de vida para os portadores destes dispositivos protéticos. Apesar de não haverem inovações tecnológicas sensíveis a estas técnicas, substituir dentaduras e próteses antigas é sempre uma alternativa terapêutica apropriada.

 

✓ prótese dentária fixa sobre dentes naturais

Portadores de prótese dentária parcial (ponte móvel ou removível) tem a possibilidade, em algumas situações, de partir para o tratamento com prótese dentária fixa em porcelana apoiado sobre dentes tradicionais. A técnica, que oferece segurança e resultados estéticos surpreendentes – pode ser realizado nas versões em porcelana sobre zircônia ou porcelana pura -, pode ser a solução ideal, e rápida, para eliminar as limitações impostas pela técnica com dentadura em silicone.

 

✓ ponte ou dentadura fixa sobre implantes

A substituição de ponte móvel ou dentadura por implantes dentários é sempre a solução mais otimizada para recuperar segurança e conforto mastigatório. O material utilizado na confecção dos dentes de dentaduras fixas pode ser tanto o acrílico quanto a porcelana. A desvantagem é o preço mais elevado do tratamento, quase sempre o maior empecilho para adoção desta técnica de reabilitação oral.

 

 

O preço de prótese dentária em silicone requer análise cuidadosa.

 

Quanto custa uma prótese dentária e silicone? Esta, que é provavelmente a questão mais levantada entre pacientes à procura por melhor conforto mastigatório e estética, pode levar à falsa conclusão de que estes dispositivos, assim com a prótese dentária flexível, oferecem resultados superiores dado que o preço mais elevado do tratamento. Sem dúvida, o principal motivo para indivíduos frustrados com os resultados do seu tratamento.

 

Antes de partir para o tratamento, é preciso reavaliar um checklist das condições orais do paciente para estabelecer a real possibilidade deste em se adaptar às próteses com silicone. Se não dá para prever a capacidade de adaptação dos pacientes a estes dispositivos, ao menos é possível identificar aqueles cujas condições orais não oferecem mínima capacidade de aceitação da prótese. Uma forma mais precisa para evitar custos desnecessários frente ao elevado preço destes dispositivos.

 

Saiba mais sobre prótese dentária flexível e outras técnicas:

Voltar para o blog