BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária em zircônia: alergia gengival é rara mas existe.


A alergia gengival a alguns materiais utilizados em próteses dentárias fixas é um problema frequente em mulheres e pode estar por trás do inchaço e sangramento nas gengivas. Saiba mais sobre o diagnóstico, sinais e sintomas e tratamento deste problema.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Zircônia, quais as vantagens do seu uso em próteses dentárias?

 

Os materiais utilizados em odontologia são parte do sucesso das transformações estéticas do sorriso. E entre os disponíveis, a zircônia vem ganhando espaço em procedimentos tão diversos quanto a restauração dentária e, ainda mais importante, a prótese dentária fixa. Mas o que ela tem de tão especial assim?

 

A principal vantagem da zircônia é que ela permite substituir o metal presente nas partes internas das próteses dentárias. Super resistente e disponível em cores próximas aos dentes naturais, ela é ideal para resolver problemas como a formação de zonas escuras junto às gengivas que costumam aparecer na tradicional técnica, sem riscos para resultados finais acinzentados.

 

A zircônia, embora esteticamente inferior à porcelana pura, traz algumas vantagens sobre esta. Mais resistente, ela permite a construção de pônticos dentários – técnica que substitui o implante dentário em algumas situações – e o uso combinado de coroas unitárias sobre pinos e dentes escurecidos após tratamento de canal com facetas de porcelana e lentes de contato dental – algo inimaginável há alguns anos.

 

 

A alergia gengival, em mulheres, ao metal presente em próteses dentárias fixas.

 

A maioria dos indivíduos que possuem próteses dentárias em porcelana não sabe que a parte interna destes dispositivos quase sempre contém metal. A causa para o uso desta técnica tão antiga mas ainda muito utilizada, a prótese dentária metalocerâmica, é seu baixo custo e a estética satisfatória. De fato, além de ser possível visualizar as partes metálicas, os resultados são esteticamente suficientes para grande parte dos pacientes.

 

Apesar de eficiente, o metal interno de reforço das próteses dentárias causa, em 20% das mulheres, alergias inflamatórias em gengivas. O motivo sugerido para isto ser tão frequente em pacientes femininas é o uso elevado de brincos e outras bijuterias com presença de metais, o que contribui ainda mais para a reação alérgica gengival.

 

 

Diagnóstico, sinais e sintomas da alergia gengival ao metal.

 

A maioria das mulheres que possuem alergia ao metal de próteses dentárias não sabe que tem o problema. Para elas, a causa para a gengiva sempre avermelhada, inchada e que sangra facilmente é a gengivite, uma infecção bastante comum que tem como causa o acúmulo de placa bacteriana (higiene oral deficiente).

 

O diagnóstico da alergia ao metal costuma ser feito apenas após os insucessos no tratamento convencional para a gengivite. A gengiva simplesmente não minimiza os sinais inflamatórios de inchaço e sangramento, mesmo após a raspagem local e cuidadosa higiene.

 

O diagnóstico da alergia gengival ao metal é presumido, já que inexistem exames específicos. A substituição da prótese dentária suspeita de induzir o quadro alérgico por provisórios em resina são suficientes para certificar a alergia, pois os sinais inflamatórios rapidamente desaparecem ao eliminar o contato das gengivas com o metal.

 

Já com relação aos sinais e sintomas da alergia ao metal de próteses dentárias em porcelana, estes são semelhantes ao presentes na gengivite. Dor e inchaço gengival, vermelhidão e sangramento gengival quase sempre estão presentes nas bordas da gengiva em contato com pônticos e coroas unitárias.

 

 

A alergia gengival à zircônia presente em próteses dentárias.

 

A susbtituição da prótese dentária com metal interno por prótese dentária em zircônia era uma ideia comum para eliminar os sinais inflamatórios. O problema é que, frequentemente, estes sinais desapareciam durante o uso dos da prótese provisória em resina mas que rapidamente reaparecia após a instalação da prótese definitiva em zircônia. Algo parecia estar errado.

 

De fato, a zircônia apresenta metal mesmo na sua composição sintética. Entretanto, por provocar quadros inflamatórios em um número menor de indivíduos alérgicos ao metal, ela já foi até considerada um material livre de alergias – o que é falso. 

 

Apesar de raro, algumas pacientes também apresentam alergias gengivais à zircônia presente em próteses dentárias fixas. E o que chama ainda mais atenção com relação a isto é que os tratamentos com próteses dentárias em zircônia também estão presentes sobre implantes dentários, o que contribui para complicar ainda mais o diagnóstico e tratamento da condição alérgica.

 

 

Retração gengival é uma sequela frequente.

 

A infamação crônica gengival que tem como causa a alergia à zircônia ou metal presentes em próteses dentárias pode trazer, como sequela, a retração gengival. E, dependendo do local aonde ocorre, pode ser irreversível.

 

A retração gengival causada por alergias é um fenômeno adaptativo, em que as gengivas procuram eliminar o contato com o metal ou zircônia presentes nas próteses dentárias. Como a recessão gengival é bastante comum, o diagnóstico do problema quando associado a alergias dificilmente é feito. Assim, qualquer gengiva retraída em contato com próteses dentárias sempre deve levar o quadro alérgico em consideração.

 

 

Tratamento da alergia gengival à prótese dentária.

 

A remoção da prótese dentária em metal ou zircônia é necessária quando o tratamento convencional da gengivite não dá resultados favoráveis. A simples perda de contato destes materiais, em pacientes alérgicos a eles, já são suficientes para eliminar o processo inflamatório.

 

A confecção de próteses dentárias provisórias, confeccionadas em resinas, é importante para que as gengivas recuperem a sua normalidade tecidual. É só a partir deste momentos que são discutidas as alternativas para recuperar a função e estética oferecidas pelos dispositivos protéticos definitivos.

 

 

Tipos de próteses dentárias que não causam alergias em gengivas.

 

A alergia à zircônia presente em dispositivos protéticos é pouco comum comparada ao ao metal. Mas quando nenhum destes tipos de próteses dentárias podem ser utilizado, é preciso utilizar alternativas para evitar o retorno do quadro alérgico inflamatório.

 

A prótese dentária em porcelana pura é utilizada em tratamentos estético de impacto. Confeccionado como os mesmos materiais utilizados em lentes de contato dental e facetas de porcelana, podem ser alternativas que, por ora, não tem potencial comprovado para alergias teciduais em humanos.

Voltar para o blog