Protocolo em zircônia: especialista em Porto Alegre explica o tratamento.

A prótese protocolo em zircônia traz mais estética e durabilidade ao tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários. Conheça as indicações, tipos e problemas associados a esta técnica que promete revolucionar a reabilitação oral em pacientes desdentados.
por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias (protocolo em zircônia) pela UFRGS, em Porto Alegre.
Prótese dentária protocolo, a técnica ideal para substituir dentaduras e pontes móveis.
A vida do portador de prótese dentária removível do tipo dentadura ou ponte móvel é repleta de desafios. Dores, limitações estéticas, dificuldades para mastigar e insegurança fazem parte do dia-a-dia da maioria destes indivíduos. Só quem precisa utilizar estes dispositivos protéticos para reabilitar os dentes perdidos sabe o quão difícil – e até mesmo desesperador – é depender de técnicas tão antigas assim.
A prótese dentária fixa tipo protocolo em zircônia – ou dentadura em porcelana fixa a implantes dentários – é o tratamento ideal para recuperar arcadas dentárias com todos os dentes ausentes. Mas antes de iniciar o tratamento, é preciso conhecer as opções de materiais e as indicações para o dispositivo em zircônia para evitar contratempos e frustrações com os resultados finais do tratamento com dentadura fixa.

Os materiais utilizados fazem toda a diferença nos resultados estéticos e de durabilidade.
São quatro as possibilidades de construção de próteses dentárias tipo protocolo, com relação aos materiais utilizados: resina acrílica sobre estrutura metálica, porcelana sobre estrutura metálica, porcelana sobre zircônia e zircônia pura. Entre elas, a prótese protocolo em zircônia é a que traz resultados estéticos máximos aliada à máxima durabilidade.
O prótese protocolo em zircônia não contém metal. A maior vantagem desta técnica é melhorar os resultados estéticos finais, que podem ser até mesmo tão marcantes quanto procedimentos com lentes de contato dental ou facetas em porcelana – os laminados cerâmicos. Cores mais realistas, detalhes anatômicos e transparências presentes em dentes naturais podem ser reproduzidos, melhorando ainda mais a harmonia do sorriso.

Lidando com as contraindicações ao tratamento com prótese protocolo em zircônia.
Apesar da estética marcante e durabilidade elevada, o tratamento com prótese protocolo em zircônia (dentadura fixa sobre implantes dentário) não está indicado para todos os portadores de dentaduras ou prótese dentária removível (ponte móvel). Entretanto, a maioria destas contraindicações podem ser solucionadas por procedimentos como enxertos ósseos ou gengivais, instalação de implantes dentários em posições estratégicas ou até mesmo a remoção de implantes dentários instalados inadequadamente.
Conheça as situações que contraindicam o tratamento com prótese dentária protocolo em zircônia que impedem o uso da técnica quando não solucionados:
✓ implantes dentários em número insuficiente;
✓ implantes dentários mal posicionados;
✓ suporte ósseo ineficiente;
✓ risco para desgastes por abrasão de dentes naturais em contato com a porcelana e zircônia;
✓ risco para doenças periimplantares associadas a diabetes e fumo;
✓ dificuldade motora para higienização do protocolo em zircônia.
Protocolo em zircônia e porcelana é indicada para resultados marcantes .
Os tratamentos de transformação do facetas dentárias laminadas – lentes de contato dental e facetas em porcelana – são populares pelas modificações marcantes no sorriso de artistas e famosos. E com razão, já que os resultados permitem a correção da cor e forma do sorriso com naturalidade e muita harmonia. E para os indivíduos que exigem resultados semelhantes no tratamento com prótese dentária protocolo, a técnica com zircônia recoberta por porcelana é a mais indicada.
A prótese protocolo em zircônia consiste em uma estrutura interna em zircônia para reforço e conexão com implantes dentários. Sobre ela, várias camadas de porcelana são aplicadas para reproduzir todos os detalhes presentes em dentes naturais. Aliando a tecnologia da zircônia fresada por computador ao trabalho manual e artístico e artístico de aplicação da porcelana, traz resultados mais naturais comparados às demais técnicas e materiais no tratamento com dentadura fixa.
Porcelana, resina acrílica e zircônia: um comparativo entre dentaduras fixas a implantes dentários.
O tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários não é um procedimento novo – a técnica já está disponível a quase 35 anos do país. De lá para cá, apesar da introdução recente da zircônia para construção de estruturas ou, ainda mais recentemente na técnica pura, a resina acrílica sobre estrutura metálica é a versão mais utilizada.
As principais indicações para a prótese protocolo em resina acrílica e metal são os custos mais baixos e indivíduos com poucos implantes dentários instalados – ou com suporte ósseo inadequado. Os resultados estéticos, interessantes, contrastam com a baixa durabilidade da técnica, que deve ser trocada a cada 4 anos para compensar a degradação estética e funcional da resina acrílica.
A prótese protocolo em porcelana sobre estrutura em metal aumenta consideravelmente a durabilidade e os resultados estéticos finais. Os custos mais elevados comparados à técnica com resina acrílica podem ser um fator impeditiva para os pacientes sensíveis ao preço do tratamento. Já as contraindicações, semelhantes à técnica com zircônia, precisam ser levadas em conta para evitar danos aos implantes dentários de suporte.
A prótese dentária protocolo em zircônia pura (sem a cobertura estética em porcelana) é a técnica mais recente. A vantagem em utilizar esta técnica é o preço mais do tratamento com dentadura fixa. Já os resultados estéticos, por enquanto, são inferiores comparados às versões com porcelana de cobertura.

Tempo de tratamento e número de consultas.
O tratamento com prótese dentária protocolo em zircônia pode levar entre 20 a 60 dias, dependendo da complexidade do caso e da técnica, já que a versão com porcelana estética de cobertura exige uma etapa manual e artística que pode demandar mais tempo que o esperado – tempo de tratamento para indivíduos que já possuem implantes dentários instalados.
Já nos casos em que a instalação dos implantes dentários fazem parte do tratamento, o tempo do tratamento com protocolo em zircônia dá-se entre 5 a até 10 meses (nos casos mais complexos com enxertos ósseos).
Da mesma forma, o número de consultas para variar entre 5 a 12 sessões clínicas – um tempo razoável considerando-se a reabilitação oral em recuperação, independente da presença de implantes dentários já instalados para o suporte da dentadura fixa.

Implante dentário imediato é técnica não recomendada para protocolo em zircônia.
No tratamento com dentária fixa, as técnicas com porcelana sobre estrutura metálica ou zircônia não são recomendadas para o procedimento com implante imediato – quando a prótese é instalada no mesmo dia da cirurgia para instalação dos implantes dentários.
No tratamento com implante imediato, a versão instalada já no dia de instalação dos implantes dentários é uma versão provisória em acrílica que permanecerá em uso por um período entre 4 a 6 meses, dependendo do número de implantes, posição e qualidade do osso de suporte.
Saiba mais sobre prótese protocolo em zircônia:
Voltar para o blog