BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Estética com próteses dentárias em porcelana pura.

luis-gustavo-leite-alumina-944x576

Tratamentos odontológicos, muitas vezes, necessitam de próteses dentárias fixas para recuperar fraturas ou perdas de dentes. E são dois os tipos de próteses dentárias indicadas para essas situações : as próteses convencionais com subestrutura em metal ou as próteses com porcelana pura. Das diferenças de indicações até a confusão no entendimento dos prós e contras entre esses dois tipos de tratamentos, entenda o que importa para você saber qual o melhor tipo de próteses dentária fixa.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O que são próteses dentárias com porcelana pura?

 

Uma prótese dentária – unitária ou múltipla – é uma peça que substitui integralmente a coroa de um ou mais dentes. E para que isso seja possível, utiliza cerâmicas (porcelanas) especialmente desenvolvidas para recobrir áreas estéticas – as partes visíveis dos dentes que aparecem quando falamos ou sorrimos. Entretanto, a porcelana para uso odontológico é frágil e necessita de estruturas internas que compensem essa fragilidade. Essas estruturas podem ser em metal (próteses metalocerâmicas), em materiais com cores próximas aos dentes naturais (zircônia ou alumina) ou até mesmo sem essas estruturas (prótese fixa com porcelana pura).

 

A maioria das próteses dentárias fixas com porcelana utilizadas no Brasil ainda utilizam a técnicas com reforço em metal. São as próteses metalocerâmicas, menos estéticas e versáteis que as próteses fixas com estruturas estéticas – ou sem estruturas de reforço. Entretanto, as exigências estéticas são geralmente progressivas e incompatíveis com os resultados obtidos pelas próteses metalocerâmicas.

 

E foi exatamente para compensar essas altas exigências estéticas que foram desenvolvidas as próteses dentárias livre de metal – popularmente conhecidas como próteses dentárias com porcelana pura.

 

 

Quais os tipos de próteses dentárias fixas com porcelana ?

 

• próteses com porcelana sobre metal (metalocerâmica)

Introduzidas há mais de sessenta anos nos tratamentos dentários com próteses dentárias fixas, ainda representam a maioria das próteses dentárias confeccionadas no Brasil. A parte interna destas próteses são estruturadas com metal, conferindo resistência na medida para suportar a maioria das forças de mastigação.

 

Com custo de confecção mais barato do que as próteses sem metal, produz resultados estéticos razoáveis e menor durabilidade entre as técnicas com porcelanas. A produção das próteses fixas metalocerâmicas costumam ser 100% manual – apesar da disponibilidade de técnicas computadorizadas que agilizam e melhoram a adaptação desses materiais.

 

• próteses com porcelana sobre zircônia

São as próteses fixas com porcelanas mais utilizadas. Nessa técnica a parte mais interna da prótese dentária com porcelana é confeccionada com zircônia, um óxido estético extremamente resistente que simula as cores dos dentes, e que pode ser utilizado em tratamentos dentários para áreas com múltiplos dentes ausentes – técnica com pônticos dentários.

 

Os excelentes resultados estéticos das próteses dentárias fixas com porcelana sobre zircônia permitem o seu uso em tratamentos com alta exigência estética – principalmente nos tratamentos que substituem próteses dentárias metalocerâmicas com problemas estéticos ou de adaptação.

 

• próteses com porcelana sobre alumina

Introduzida antes das próteses dentárias fixas em porcelana sobre a zircônia, a prótese com alumina é altamente estética. A grande diferença para a técnica com zircônia é que ela só pode ser utilizada em coroas unitárias, ou seja, não podem ser unidas para repor áreas com dentes ausentes – possíveis na técnica com zircônia. Por possuir confecção laboratorial mais complexa, está sendo substituída pelas próteses em zircônia ou com porcelana pura (dissilicato de lítio).

 

• próteses com porcelana pura

As próteses com dissilicato de lítio podem ser consideradas as verdadeiras próteses fixas com porcelana pura. Isso porque nessa técnica nenhum tipo de subestrutura é necessária para conferir resistência ao material, graças à alta resistência à fratura apresentada pelas próteses fixas em porcelana pura. O resultado da técnica com porcelana pura? Resultados estéticos elevadíssimos. E é por isso mesmo que as porcelanas de dissilicato de lítio são também empregadas nas facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

proteses-dentarias-fixas-com-porcelana-pura
Próteses dentárias fixas com porcelana : imagem com as 3 técnicas mais utilizadas em tratamentos dentários.

 

 

Quais as vantagens e problemas das próteses dentárias com porcelana pura sobre as próteses com zircônia ou alumina ?

 

A técnica com prótese dentária fixa com subestrutura em zircônia ou alumina pode ser utilizada para a maioria dos tratamentos dentários, solucionando com eficiência os problemas estéticos. Entretanto, a prótese fica com porcelana pura – que não necessita de subestruturas – oferecem resultados estéticos ainda superiores às próteses com subestruturas.

 

E quais seriam, portanto, os casos que estariam indicados para o tratamento com próteses dentárias fixas com porcelanas puras? Todos, se a ideia do paciente é trazer o máximo resultado estético para o seu sorriso o que significa dizer, em outras palavras: não há motivos para você não utilizar essas próteses em seu tratamento.

 

Se por um lado os resultados estéticos com as próteses dentárias fixas com porcelana pura são superiores às próteses com subestrutura estética com zircônia ou alumina, por outro eles podem ser seriamente comprometidos por situações específicas que só podem ser solucionadas com as próteses fixas com subestruturas.

 

Vantagens.

✓ resultados estéticos superiores

Detalhes ópticos como transparência, fluorescência e opalescência são melhores reproduzidos na técnica com porcelana pura. O resultado são tratamentos mais naturais e harmônicos.

 

✓ podem ser utilizadas sobre implantes dentários

Assim como as próteses dentárias com subestruturas estéticas com zircônia ou alumina, as próteses com porcelana pura também podem ser utilizadas sobre implantes dentários.

 

✓ podem ser utilizadas em conjunto com facetas e lentes de contato dental

A utilização de técnicas diferentes com porcelanas – como o uso concomitante de facetas laminadas, lentes de contato dental e próteses – pode resultar em tratamentos com problemas na harmonização das cores e outros detalhes ópticos importantes.

 

Desvantagens.

✓ não podem ser utilizadas sobre pinos metálicos

A transparência das próteses com porcelana pura é um problema quando a estrutura que a suporta é um pino metálico – que podem ser vistos através da porcelana de dissilicato de lítio.

 

✓ não podem ser utilizadas em dentes com manchamentos ou escurecimentos mais intensos

Assim como os pinos metálicos trazem problemas estéticos às próteses dentárias fixas com porcelana pura, os manchamentos e acinzentamentos – como os provocados por problemas pós tratamento de canal – interferem negativamente no resultado estético final do tratamento.

 

✓ não podem ser utilizadas em próteses que repõem dentes ausentes

A técnica com prótese dentária fixa com porcelana pura deve ser utilizada sobre dentes naturais, sem união com outras próteses. Isso significa que as próteses dentárias que repõem dentes ausentes – próteses unidas por pônticos – necessitam de estruturas mais resistentes para a sua confecção, o que pode ser conseguido com  as subestruturas com zircônia ou alumina.

 

protese-dentaria-fixa-com-porcelana-pura-manchamentos
Prótese dentária fixa com porcelana pura : estruturas dentárias com manchamentos ou problemas de cor são indicadas para tratamentos com próteses com porcelana sobre zircônia.

 

 

Os tratamentos estéticos de impacto com próteses dentárias fixa com porcelana pura.

 

A introdução das próteses dentárias com porcelana pura (dissilicato de lítio) nos tratamentos estéticos de alto impacto trouxe novos recursos para a imitação do brilho, cor, transparências e opalescências existentes nos dentes naturais. E desses recursos, o controle das nuances das transparências dentárias é o mais importante para tratamentos mais marcantes.

 

Ainda que as próteses dentárias fixas com subestruturas estéticas representem um grande salto tecnológico e estético sobre as próteses metalocerâmicas, são as próteses fixas com porcelana pura as responsáveis pelos tratamentos estéticos mais marcantes popularizados por artistas e modelos. E a possibilidade do uso conjunto das próteses com porcelana pura com as facetas laminadas e lentes de contato dental é o característica mais marcante dessas novas porcelanas.

 

 

A importância do controle da cor nos tratamentos com próteses com porcelana pura.

 

A seleção da cor no tratamento com próteses com porcelana pura são mais criteriosos do que nos tratamentos com subestrutura estéticas com zircônia ou alumina. Se nesses tratamentos o clareamento dentário é uma alternativa para otimizar os resultados estéticos, naqueles o controle e clareamento das cores dos dentes naturais são fundamentais para que os resultados sejam marcantes e deslumbrantes.

 

Os pacientes que não optem pela não abordagem para correção e clareamento dentário prévio ao tratamento com prótese dentária fixa com porcelana pura não deve submeter-se a essa técnica pelo risco de resultados frustrantes e pouco efetivos.

 

protese-fixa-em-porcelana-pura-empress
Prótese dentária fixa com porcelana pura : a seleção de cores naturais aumenta a harmonia do resultado do tratamento.

 

 

As vantagens das próteses dentárias fixas com porcelana (pura, com zircônia ou alumina) sobre as próteses convencionais com metal.

 

Comparada às próteses fixas com subestrutura em metal, as vantagens das próteses dentárias com porcelanas puras são tão evidentes que fica sem sentido o uso da técnica metálica. Entre essas vantagens, destacamos as principais:

 

✓ não pigmentam a gengiva com colorações acinzentadas – tatuagem por metal. 

As próteses com subestrutura em metal liberam componentes metálicos presentes em sua liga que podem provocar extensas  pigmentações dentárias na gengiva. Em alguns casos somente a intervenção cirúrgica pode resolver o problema – principalmente quando a pigmentação está em área estética e anterior.

 

✓ não necessitam de substituição quando ocorrem retrações nas gengivas.

Praticamente todos os pacientes sofrem algum tipo de retração gengival ao longo dos anos. Para a maioria desses pacientes, nenhuma alteração, além da estética, é percebida; outros pacientes relatam algum grau de sensibilidade dentárias – como a dor ao frio ou doces. As retrações gengivas podem ocorrer por diversos motivos, principalmente decorrentes do uso excessivo de força na escovação ou como resultado de gengivites ou periodontites.

 

 ✓ resultados estéticos superiores.

Resultados estéticos satisfatórios ainda podem ser alcançados com as próteses tradicionais confeccionadas com subestruturas metálicas. Entretanto, o alcance estético das próteses com porcelanas puras são maiores, e nos casos em que o refinamento estético é necessário, são fundamentais. As próteses em porcelana pura tem algumas propriedade ópticas que não podem ser alcançadas, na sua totalidade, pelas próteses convencionais com metal, como os efeitos de translucidez e fluorescência.

 

 ✓ não causam alergias – principalmente em mulheres.

As mulheres podem apresentar alergias ao metais presentes nas próteses convencionais. Embora as alergias a alguns dos elementos presentes nas ligas de próteses dentárias possam ocorrer em pacientes do sexo masculina, são as mulheres os pacientes que mais apresentam manchas por pigmentos metálicos ou inflamações que não desaparecem mesmo após tratamentos periodontais. Quando esses pigmentos estão presentes na região anterior somente um procedimento periodontal cirúrgico – de pequena extensão – pode resolver o problema, através do recorte dessa parte pigmentada e novo recobramento gengival.

 

Em alguns países europeus, por exemplo, o uso das próteses dentárias com ligas metálicas proibido. Na Alemanha, um estudo apontou que aproximadamente 18% das mulheres apresentam algum tipo de alteração gengival associado a alergias aos metais presentes nas próteses dentárias. 

 

✓  melhor relação custo/benefício.

As próteses dentárias em porcelana pura não necessitam de trocas quando ocorrem retrações gengivais. O que é muito interessante porque as retrações gengivas estão presentes na maiorias dos pacientes que possuem próteses dentárias.

 

Prótese dentária fixa em porcelana problemas metaloceramica
Prótese dentária com metal : metal presente nas próteses e pinos metálicos são causas para problemas estéticos de escurecimento gengival.

 

 

Um pouco mais sobre próteses dentárias com porcelana pura em espaços desdentados.

 

Alguns pacientes possuem próteses que podem substituir a ausência de um ou mais dentes, o chamado pôntico. Quando apenas um dente necessita do tratamento, popularmente denominamos esses trabalhos de “coroa em porcelana”. As próteses dentárias em porcelanas puras também podem substituir esses tipos de próteses, com qualidade estética superior e resistência na medida para você voltar a levar uma vida normal, porém com uma técnica superior em qualidade estética.

 

Como para quase todas as escolhas, a opção profética para uma coroa em porcelana pura – ou mesmo um pôntico em porcelana – devem levar em consideração muitas características físicas e de compatibilidade biológica do material e técnica utilizado. De qualquer forma, as próteses dentárias em porcelana pura são os materiais de eleição para os melhores tratamentos com próteses dentárias.

 

 

FAQ: 9 Perguntas frequentes sobre o tratamento dentário com próteses fixas em porcelana.

 

Quanto custa uma prótese fixa com porcelana pura ?

O preço final depende dos materiais utilizados pelo dentista e, principalmente, da habilidade do técnico em próteses dentária responsável pela confecção dessas próteses. Informar-se sobre o laboratório dentário utilizado é uma boa forma para assegurar a qualidade final do seu tratamento.

 

Próteses dentárias em porcelana pura são mais frágeis do que as próteses com metal ?

Não. São resistentes o suficiente para você continuar com os hábitos de mastigação saudáveis sem nenhum tipo de problema. 

 

Quanto tempo dura o tratamento com prótese dentária fixa com porcelana pura ?

Depende da técnica e do material utilizado. Nas técnicas com cerâmica injetada apenas duas consultas – entre dez e quinze dias –  são suficientes para o tratamento completo. Nos casos envolvendo um grande número de dentes, o paciente pode pensar entre 21 e 30 dias.

 

Preciso clarear os meus dentes antes de iniciar o tratamento com próteses fixas em porcelana ?

Depende da sua necessidade estética. O tratamento para clareamento dentário prévio ao tratamento com próteses dentárias melhora o resultado estético do tratamento.

 

Dentes com pinos em metal interferem no resultado do tratamento ?

Sim, se o tratamento é com prótese dentária com porcelana pura. Já se a técnica utilizada é com subestrutura estética com zircônia ou alumina, os pinos não vão interferir no resultado final do tratamento.

 

Existem diferenças estéticas em tratamentos que misturam facetas ou lentes de contato dental com próteses fixas em porcelana ?

O uso concomitante de facetas ou lentes de contato dental com porcelana com prótese dentárias sobre estruturas estéticas é uma situação comum e que pode resultador em tratamentos com problemas na harmonização da cores e transparências entre as duas técnicas. Muitas vezes são necessários tratamentos para equalizar as cores dos dentes que servirão como base para essas próteses, como a substituição de pinos metálicos por pinos estéticos ou o clareamento interno para dentes escurecidos por tratamento de canal.

 

Dá para simular o resultado final do tratamento ?

A simulação fotográfica ou sobre modelos não somente pode ser feita como é fundamental para otimizar os resultados dos tratamentos dentários com próteses dentárias fixas com porcelana.

 

A mancha escura e negra na gengiva associada à prótese dentária com metal sairá ao substituí-la por uma prótese com porcelana pura ?

A mancha escura junto à gengiva associada à prótese dentária fixa com porcelana com metal (metalocerâmica) é resultado ou da exposição visual da borda desta próteses ou do manchamento (tatuagem) da gengiva. Na segunda situação apenas a abordagem cirúrgica é capaz de resolver o déficit estético provocado pela subestrutura com metal.

 

E com relação aos provisórios, existe alguma novidade para esses tratamentos ?

Sim. Assim como novas porcelanas são frequentemente introduzidas no mercado odontológico, novas resinas e técnicas para a uso exclusivo com provisórios em tratamentos com próteses trazem mais conforto estético e funcional para os pacientes.

 

Saiba mais sobre próteses dentárias e saúde em odontologia:

Voltar para o blog