BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo severo: o que é e como recuperar os desgastes nos dentes.

bruxismo severo

O bruxismo severo é a expressão mais devastadora do bruxismo comum. Veja o que é e como recuperar os dentes desgastados por este distúrbio mastigatório que, além dos problemas funcionais, também traz danos severos à estética do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Você provavelmente já ouviu falar do bruxismo, um distúrbio de apertar e ranger os dentes muitas vezes associado a dores fortes na cabeça e pescoço. Mas o que pouca gente sabe é que, em alguns indivíduos, ele aparece de forma mais intensa, levando a desgastes severos nos dentes cujos danos vão muito além dos problemas estéticos ao sorriso.

 

Como se já não bastassem os problemas que este distúrbio mastigatório causa, também existe uma forma mais destrutiva dele. É o bruxismo severo, que apesar de não ser uma doença específica, recebe esta terminologia por identificar os paciente cujos dentes já estão em estado avançado de desgaste, ou ainda quando a intensidade destes desgastes são incompatíveis com a idade do indivíduo acometido.

 

O bruxismo severo, além do mais, também está relacionado ao aparecimento mais frequente e à intensificação das dores faciais. Por sua vez, uma boa notícia: ele pouco tem a ver com a disfunção na ATM, a articulação entre a mandíbula e cabeça cujos sintomas dolorosos são bastante parecidos ao do próprio bruxismo.

 

 

Bruxismo, um mal da vida moderna que veio para ficar.

 

As causas do bruxismo não são bem conhecidas. O que se sabe até o momento é que ele tem início a partir de um gatilho originado no reflexo neuromuscular de apertamento dos dentes. Inconsciente e hereditário – dificilmente uma família apresenta apenas um único familiar com o distúrbio -, ele fica mais intenso durante os períodos de estresse.

 

A pandemia pelo vírus Covid mostrou bem como a ansiedade e a depressão aumentam a intensidade do bruxismo. Cada vez mais, as consultas para o seu tratamento, que incluem as placas miorrelaxantes e procedimentos para recuperar os desgastes nos dentes, são mais comuns. Não à toa, alguns dentistas dedicam boa parte de seu tempo à sua terapia.

 

 

 

Bruxismo severo é cada vez mais comum.

 

Assim como a forma comum do distúrbio, o bruxismo severo desgasta mais os dentes durante o sono. Mas o que surpreende mesmo é que este ranger destrutivo ocorre por períodos muitos curtos. 

 

Em média, são apenas oito a dez ciclos de apertamento e ranger dos dentes, que não duram mais do que 10 segundos. É por isso que ele é tão difícil de ser percebido por quem tem, e isto mesmo nos casos em que aparecem estalidos altos causados pelos toques traumáticos entre os dentes.

 

O tratamento do bruxismo severo também vem aumentando nos consultórios odontológicos. As casas, que também estão relacionadas com o aumento do distúrbio comum, também incluem uma maior preocupação com a estética do sorriso. Para muitos indivíduos, os desgastes nos dentes são até mesmo motivo para perda de autoestima e reclusão social.

 

 

Desgastes em dentes são devastadores e não cessam.

 

Os desgastes dentários excessivos causados pelo bruxismo severo são devastadores ao sorriso. Com padrões diferentes de desgastes, eles podem aparecer de forma irregular, desgastando mais um lado da arcada do que de outro, ou de forma homogênea, desgastando todos os dentes ao mesmo tempo.

 

Os desgastes contínuos dos dentes podem, depois de um tempo, trazer outros problemas além dos estéticos. Quando chegam perto demais da parte interna dos dentes, além da sensibilidade ao frio e alimentos ácidos, são causas para fraturas constantes e necessidade para tratamento de canal.

 

Outros problemas, como a retração gengival, já foram relacionados com o bruxismo severo. Mas o que sabe mesmo é que, quando não tratado a tempo, costuma levar a perdas dentárias até mesmo em dentes sadios. Em outras situações, ele é o motivo para fraturas e falhas em implantes dentários.

 

Bruxismo severo: placa para bruxismo é essencial para prevenir novos desgastes e fraturas nos dentes.

 

 

Tratando o bruxismo severo.

 

O tratamento do bruxismo severo é semelhante ao do distúrbio comum. A terapia mais comum utiliza a placa para bruxismo, um dispositivo quase sempre rígido e preso à arcada superior, como forma de minimizar os desgastes dentários e diminuir os ciclos de apertamento dos dentes.

 

Nas fases mais intensas do bruxismo severo, os surtos, medidas terapêuticas adicionais podem ser necessárias. Além do uso de medicações para relaxamento muscular, compressas quentes e úmidas junto aos músculos mastigatórios e adoção de uma dieta macia são utilizadas para eliminar as dores e reduzir o reflexo neuromuscular de apertamento.

 

A recuperação dos desgastes dentários e reabilitação oral nos indivíduos com inúmeras perdas de dentes também são recomendáveis no tratamento do distúrbio. Embora não existam evidências claras de que estes dois fatores intensifiquem o bruxismo, podem auxiliar na estabilização da mordida (oclusão) e eliminação de gatilhos de apertamento dos dentes.

 

 

Recuperando os dentes desgastados pelo bruxismo severo.

 

A pressão para recuperar os dentes desgastados pelo bruxismo severo é cada vez maior. Em tempos dos sofisticados tratamentos com facetas de porcelana, lentes de contato de dental e facetas de resina, a urgência para recuperar a estética do sorriso traz ainda mais preocupação ao portador do bruxismo.

 

Afinal, dá para reconstruir os dentes desgastados? Dá, sim, e existem várias técnicas e materiais disponíveis para recuperar desde os pequenos desgates até as grande perdas de estruturas dentárias. Veja as técnicas mais utilizadas.

 

Restauração dental em resina

Indicada para recuperar pequenos e médios desgastes, a restauração dental em resina é a forma mais simples, rápida e com preço em conta para reconstruir dentes anteriores e posteriores. Mas é preciso estar atento ao material utilizado na técnica, já que o uso de resinas reforçadas com cerâmicas (porcelana) oferecem maior durabilidade e resistência comparada aos materiais convencionais.

 

Faceta de resina

Versão com preço mais em contato da faceta de porcelana, a faceta de resina permite reconstruções mais estéticas envolvendo as partes externas e estéticas dos dentes. A desvantagem fica por conta das fraturas constantes nos portadores do bruxismo severo, algo que pode frustrar aos pacientes frente à reconstrução harmônica e natural dos dentes desgastados nesta técnica.

 

Faceta de porcelana

A técnica mais poderosa para transformar a cor e forma dos dentes é a faceta de porcelana. Atualmente, versões mais resistentes destes materiais permitem reconstruções de dentes severamente desgastados pelo bruxismo, sem riscos para fraturas ou descolamentos destes laminados cerâmicos tão versáteis e duráveis.

 

Lente de contato dental

Uma alternativa para recuperar desgates ainda no estágio inicial é lente de contato dental. Com a vantagem de não exigir desgastes dentários adicionais para adaptação das delicadas lâminas de porcelana, são ideais para reconstruções estéticas de impacto em dentes com pequenos desgastes por bruxismo.

 

Coroa em porcelana

A técnica mais segura e resolutiva para reconstruir dentes extensamente desgastados pelo bruxismo severo é a coroa em porcelana. Envolvendo, ao contrário da faceta de porcelana, também as partes posteriores dos dentes, está disponível em técnicas como a coroa em porcelana pura ou a coroa em zircônia – duas versões muitos de próteses dentárias fixas.

 

faceta de porcelana desgaste pelo bruxismo
Facetas de porcelana podem usar utilizadas nos desgastes ainda pouco extensos (imagem).

 

 

A placa de bruxismo no tratamento do bruxismo severo.

 

A placa de bruxismo, também conhecida como placa miorrelaxante, é utilizada por dois motivos: proteger os dentes contra fraturas e desgastes nos dentes e “desprogramar” o reflexo neuromuscular de apertamento e ranger dos dentes.

 

Existem dois tipos de placas para tratamento do bruxismo: rígida e macia. A mais utilizada é a versão rígida, confeccionada em acrílico transparente e que exige duas consultas para ficar pronta.

 

Já a placa de bruxismo macia tem uso restrito no tratamento do bruxismo do tipo cêntrico, uma tipo de distúrbio que não produz desgastes nos dentes.

 

A placa de bruxismo deve ser usada não apenas durante os surtos de dores e apartamentos dos dentes, mas por tempo indeterminado. A maioria dos pacientes utilizam-na apenas durante o sono, mas surtos mais intensos do distúrbio exigem também o seu uso diurno.

 

 

Atitudes diárias para minimizar os desgastes nos dentes por bruxismo.

 

Por tratar-se de reflexo neuro-muscular, o bruxismo não pode ser eliminado. E para complicar ainda mais a situação, o perfil psicológico do paciente ainda ajuda para intensificar a intensidade e frequência com que o ranger e apertar dos dentes aparecem.

 

Algumas atitudes e mudanças de hábitos, entretanto, podem ajudar a minimizar a intensidade e os danos provocados pelo bruxismo severo. Vejo como minimizar os desgastes nos dentes:

 

✓ eliminar hábitos deletérios como roer unhas e morder objetos, como lápis e canetas;

✓ evitar a mastigação de gomas de mascar;

✓ restringir o uso de substâncias estimulantes ao sistema nervoso central, como cafés, principalmente à noite;

✓ privilegiar hábitos noturnos que permitam um sono revigorante e consistente;

✓ praticar exercícios físicos leves diários;

✓ dar atenção especial ao posicionamento do corpo ao trabalhar ou estudar.

Voltar para o blog