BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lentes de contato dental trazem menos problemas e riscos aos dentes.

Lentes de contato dental problemas capa

As lentes de contato dental são tratamentos mais sofisticados e delicados do que as facetas em porcelana que trazem menos problemas e riscos aos dentes. Entretanto, é um tratamento com um número elevado de pacientes insatisfeitos com os resultados do tratamento. Descubra porque o tratamento estético com menores riscos e problemas aos dentes pode frustrar as pessoas em busca de transformações marcantes do sorriso, e como contornar esses problemas.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

As lentes de contato dental na visão do profissional.

 

Os tratamentos odontológicos para correções ou transformações estética marcantes já fazem parte do dia-a-dia nos serviços odontológicos especializados nessas técnicas. A razão para o elevado número de pessoas cada vez mais interessadas em tratamentos com lâminas dentárias com porcelanas, como as facetas e as lentes de contato dental, é o aumento da durabilidade e melhora das propriedades ópticas de cor, transparência e opalescência. Por outro lado, essas novas técnicas também trazem maiores desafios técnicos para execução e seleção da melhor técnica, exigindo treinamento e experiência do dentista e laboratório protético.

 

As lentes de contato dental são versões mais finas e translúcidas das facetas em porcelana. Indicadas para correções dentárias que não exigem desgastes sobre a superfície dos dentes, são mais seguras porque os desgastes dentários podem ser perigosos aos dentes, Mas, se por um lado os riscos são menores, por outro os problemas encontrados nos tratamentos com lentes de contato dental precisam ser identificados e corrigidos a tempo. O domínio da técnica e o correto planejamento dos tratamentos com lentes de contato dental podem evitar o aparecimento de problemas imediatamente após a cimentação das porcelanas sobre os dentes.

 

lentes de contato dental problemas riscos #1
Lentes de contato dental, problemas e riscos : necessidade de fechamento de espaços e ganho de volume são indicações corretas para a técnica.

 

 

Quais os problemas mais frequentes com lentes de contato dental ?

 

As lentes de contato dental apresentam problemas que são comuns aos problemas encontrados nos tratamentos com facetas em porcelana, e problemas que são característicos apenas das lentes. Destes problemas, os mais comuns são estes :

 

✓ resultados estéticos frustantes

Os resultados estéticos finais podem frustrar os pacientes em tratamentos com lentes de contato dental – problema cuja frequência tira o sono de muitos dentistas. A técnica com lente de contato é tão eficiente quanto a técnica com facetas em porcelana, porém as limitações das lentes na correção de problemas como alinhamentos e descolorações muito intensas nos dentes podem resultar no insucesso desses tratamentos. As lentes de contato dental são indicadas para pequenas correções de forma e cor, encontrados normalmente em pacientes mais jovens, mas que no seu conjunto fazem transformações tão marcantes quanto os tratamentos com facetas.

 

✓ fraturas das lentes

O problema com fraturas nas lentes de contato dental não decorre da fragilidade do material – as indicações incorretas são as verdadeiras vilãs dos tratamentos com lentes de contato. Paciente com bruxismo, restaurações extensas ou espaços amplos entre os dentes são exemplos de situações que trazem problemas de quebras e fraturas frequentes. Assim como os resultados estéticos frustantes, os problemas de fraturas das lentes de contato dental também decorrem do planejamento e indicações erradas da técnica.

 

✓ descolamentos

Os descolamentos das lentes de contato dental são problemas menos frequentes, porém não menos importantes pelo contra-tempo que pode causar aos pacientes. Problemas de descolamentos das lentes decorrem da baixa qualidade dos materiais para adesão das lentes aos dentes ou erros no passo a passo da cimentação das lentes.

 

 

Por que as lentes de contato dental oferecem menos riscos e problemas aos dentes ?

 

✓ ausência de desgastes sobre a superfície dos dentes

As lentes de contato dental são lâminas em porcelana adesivadas diretamente à superfície dos dentes, sem a necessidade de desgastes dessas superfícies. Embora os dentes possam suportar desgastes sobre a camada de esmaltes sem problemas, evitar desgastes desnecessários é uma fator a mais de segurança porque desgastes excessivos que oferecem riscos aos dentes podem decorrer pelo mal treinamento do profissional responsável.

 

✓ reversibilidade do  tratamento

Outro ponto positivo a favor das lentes de contato dental é a possibilidade de reverter o tratamento para a situação inicial – antes da adesão das lâminas aos dentes. A reversibilidade, em tratamentos de saúde, traz mais segurança e conforto porque permite possíveis erros de falhas no planejamento ou execução – problemas passíveis de acontecer em tratamentos em saúde.

 

lentes de contato dental problemas
LEntes de contato dental, problemas e riscos : a presença de pigmentos e manchas exigem desgaste da superfície do dente e uso da técnica com facetas em porcelana.

 

 

Administrando os problemas com lentes de contato dental.

 

Os tratamentos estéticos mais marcantes em odontologia são feitos com lâminas em porcelana. Embora muito difundidas, esses tratamentos são tecnicamente desafiadores para indicação, planejamento e execução da técnica. Como meio para evitar o aparecimento de problemas durante ou após o tratamento, as técnicas possuem protocolos tipo passo a passo que trazem segurança e resolutividade para problemas de cor ou harmonia de forma dos dentes e sorriso. Seguir o protocolo de indicações das lentes de contato dental é o passo mais importante para eliminar problemas pós tratamento com as lentes.

 

O uso de materiais de boa qualidade e laboratórios protéticos de referência são indispensáveis nos tratamentos para correções estéticas marcantes. E, por último, a disponibilização das simulações fotográficas e tipo “test-drive”, apesar do acréscimo no preço final desses tratamentos, devem ser utilizados como meios auxiliares para diagnóstico e planejamento mais precisos.

 

 

Os erros nas indicações da técnica com lente de contato dental no centro dos problemas com a técnica.

 

Apesar da popularidade das lentes de contato dental para transformações estéticas marcantes, o número de pacientes recomendados para transformações com a técnica são consideravelmente menores comparadas às facetas em porcelana – que representam a ampla maioria dos tratamentos. Veja quais são as situações indicadas para a técnica com lentes de contato dental, e que não trazem problemas como pouca resolutividade, fraturas ou descolamentos.

 

✓ fechamento de espaços entre os dentes

pequenos espaços com diastemas, tanto em dentes anteriores quanto inferiores, são as indicações mais clássicas para a técnica.

 

✓ alongamento e delineamento de contorno dos dentes superiores

O alongamento do comprimento dos dentes superiores é outra indicação frequente. O alongamento e delineamento dos cantos pode ser realizado em apenas um dente,  ou em grupos de dentes ( quatro dentes anteriores ).

 

✓ aumento de volume

Em algumas situações o sorriso pode se beneficiar da harmonização dos dentes pela correção do posicionamento das superfícies dos dentes ( correção do volume dos dentes).

 

✓ alterações de cor em arcadas harmônicas

O ganho estético para cores mais claros pode ser indicado para pacientes cujos dentes estejam ausentes de restaurações e, além disso, não existam variações de cores entre os próprios dentes. A adesão de lentes mais claras é uma técnica interessante para essas situações – desde que exista espaço para a aplicação das porcelanas.

 

lentes de contato dental problemas manchas
Lentes de contato dental, problemas e riscos : manchamentos por antibióticos não podem ser mascarados pela técnica.

 

 

Tendências e nova técnica com lentes de contato dental : reduzindo risco e problemas.

 

As tendências nos tratamentos odontológicos de transformações marcantes focam o uso misto de técnicas com lâminas em porcelana para um mesmo tratamento – até aqui, a maioria dos tratamentos utilizam uma única técnica para todos os dentes envolvidos. Os fragmentos cerâmicos, variações menores das lentes de contato denta, permitem correções exatas para dentes cujas superfícies não necessitam de desgastes ou o revestimento completo com porcelanas. O recobrimento parcial da superfície dentária com a técnica derivada da lente de contato dental traz ainda mais segurança e reversibilidade da técnica.

 

O uso misto de técnicas possibilita o uso concomitante de facetas, lentes ou fragmentos cerâmicos em um mesmo tratamento, individualizando as indicações técnicas dente a dente, diferente do uso único de uma mesma técnica para todos os dentes. É um tratamento mais coerente e personalizado, já que, para a maioria dos pacientes, as indicações individualizadas evitam desgastes desgastes ou recobrimentos desnecessários. Se por um lado as novas técnicas trazem mais segurança e sofisticação aos tratamentos, por outro exigem maior apuro técnico dos dentistas – já que as novas técnicas são mais difíceis de planejar e executar.

 

 

APROVEITE PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO :

Voltar para o blog