FAQ

Clareamento dental

Informações iniciais


1. O que é o clareamento dental?

É um procedimento odontológico para clarear dentes amarelados, escurecidos e manchados pela ação de bactérias ou pigmentos provenientes de alimentos naturais ou artificiais.

2. Quais são as técnicas disponíveis para clarear dentes?

Existem 4 formas para recuperar dentes amarelados e manchados -3 delas aplicadas no consultório dentário pelo dentista (clareamento dental profissional) e outra aplicada pelo próprio paciente em qualquer lugar e a qualquer hora (clareamento dental caseiro).

3. Qualé a técnica clareadora mais segura aos dentes?

O clareamento dental caseiro é a técnica mais segura à integridade dos dentes. A causa para isso deve-se à utilização de agentes clareadores em baixa concentração que minimizam possíveis agressões à polpa dentária (parte interna dos dentes contendo vasos sanguíneos, tecidos e nervos).

4. Qual técnica clareadora traz os resultados mais animadores?

O clareamento dental caseiro é, comprovadamente, a técnica que oferece resultados mais intensos e duradouros comparados às técnicas aplicadas pelo dentista em consultório odontológico.

5. O que pode dar errado durante o tratamento?

A sensibilidade temporária ao frio e sangramento gengival são complicações passageiras que podem estar presentes durante o período de aplicação dos agentes clareadores.

6. Meus dentes ficarão brancos ao final do tratamento?

Não. A confusão entre branqueamento e clareamento dental é antiga. Os resultados do tratamento, qualquer que seja a técnica, são vistos como dentes clareadores, e não como dentes branqueados.

7. Meus dentes ficarão sensíveis ao final do tratamento?

Talvez. É o que ocorre, por exemplo, com quase 70% dos pacientes que utilizam a técnica caseira para clarear os dentes. Já a técnica ambulatorial é mais confortável e a presença de sintomas dolorosos durante e após o tratamento são substancialmente mais baixos comparados à técnica caseira.

8. A sensibilidade passará ao final do tratamento?

É o que se espera. A manutenção do quadro de sensibilidade, passados alguns dias do término do tratamento, pode indicar problemas na polpa dentária ou raízes dentárias expostas.

9. Quais são as indicações para o tratamento?

O tratamento clareador é indicado para recuperar dentes amarelados e manchados, inclusive aqueles por antibióticos ou doenças congênitas.

10. E quais são as contraindicações?

Doenças gengivais (gengivite e periodontite) e cáries dentárias contraindicam o tratamento. Gestantes também são frequentemente contraindicadas para o procedimento caseiro.

11. Qual é a importância do polimento dental ao final do tratamento?

O polimento dental produz superfícies de esmalte mais lisas e brilhantes, que dificultam o acúmulo de manchas provenientes da dieta e aumentam a durabilidade do tratamento.

12. Como escolher entre o clareamento dental caseiro das técnicas aplicadas pelo dentista?

A urgência estética para clarear dentes, como casamentos ou eventos sociais e profissionais, ou presença de retrações gengivais extensas são situações que indicam o clareamento dental em consultório como a técnica mais apropriada. Para as demais situações, a técnica mais indicada é a caseira, mais eficiente e durável entre todas as técnicas.

13. Qual é a durabilidade do tratamento?

A durabilidade dos resultados do clareamento dental, independente da técnica, depende de vários fatores como o tipo de dieta e polimento dental após o término do tratamento.

14. De quanto em quanto tempo é preciso repetir o clareamento?

A repetição do ciclo completo para clarear dentes, independente da técnica, em períodos menores a 180 dias, não é recomendado. Respeitando esse limite de intervalo, a necessidade de repetição do tratamento depende das necessidades estéticas individuais de cada paciente.

15. Qual técnica permite uma repetição mais frequente do tratamento?

O clareamento dentário caseiro permite repetições mais frequentes do que as técnicas ambulatoriais graças às concentrações menos elevadas dos produtos utilizados no tratamento.

16. Dá para simular os resultados finais do tratamento com programas de computador?

Não.

17. Meus dentes ficaram escurecidos e manchados devido à ingestão de antibióticos na infância. Qual é a melhor técnica clareadora para resolver o problema?

O clareamento dentário externo é a técnica mais apropriada para dentes manchados por antibióticos ou fluorose dentário. E a indicação se deve à baixa concentração dos agentes clareadores presentes nos géis utilizados nesta técnica, permitindo o prolongamento do tratamento por até 60 dias, sem danos aos dentes.

18. Tenho algumas próteses dentárias. Elas também ficarão clareadas ao final do tratamento?

Não. Dispositivos com porcelanas (cerâmicas) não sofrem o efeito clareador dos géis clareadores, independente da técnica utilizada.

19. É verdade que é preciso esperar alguns dias, após o término do clareamento, para realizar restaurações dentárias ou facetas laminadas em resina?

Sim. Imediatamente após o término do tratamento, a adesão de restaurações ou facetas à superfície dentária clareada fica dificultada devido à remineralização ainda incipiente do esmalte dentário.

20. O clareamento dentário pode ser realizado em gestantes?

O tratamento clareador, na técnica caseira, não é recomendado para gestantes.

21. Fiz o tratamento clareador mas meus dentes ficaram amarelados juntos às gengivas. O que deu errado?

É normal, com o passar dos anos, que os dentes apresentam um degradê branco-amarelada para os dentes. E o problema decorre, além da facilidade para pigmentação dessas regiões, da mudança anatômica dos dentes pelo aumento da espessura do dente nestes locais.

22. O clareamento dental com bicarbonato é perigoso?

Sim. Apesar de o bicarbonato de sódio fazer parte compor algumas marcas de dentifrícios disponíveis no mercado, o seu uso, in natura, sobre os dentes, pode resultar em queimaduras severas nas gengivas e mucosas da cavidade oral.

23. O que não pode comer durante o clareamento dental?

A restrição de dieta durante o tratamento não é obrigatória. Entretanto, a diminuição no consumo de alimentos com corantes artificiais, ou mesmo naturais como vinhos, cafés, tabaco e legumes verdes, pode acelerar os resultados do tratamento.

O tratamento, passo a passo.


24. Qual é o passo-a-passo da técnica caseira para clareamento dental monitorado pelo dentista?

1. profilaxia (remoção de placa bacteriana, tártaro e manchas profundas);
2. moldagens das arcadas e aplicação de dessensibilizantes;
3. confecção de moldeiras flexíveis personalizadas;
4. aplicação caseira do produto;
5. polimento dental e nova aplicação de dessensibilizante.

25. E qual é o passo-a-passo da técnica realizada em consultório, pelo dentista?

1. profilaxia e aplicação de dessensibilizantes;
2. proteção de gengivas e mucosas;
3. aplicação do gel clareador (1 a 3 aplicações, por sessão);
4. polimento final.

Clareamento dental caseiro (moldeiras)


26. Como funciona o clareamento dental caseiro?

Após a profilaxia e tratamento das gengivas, o dentista molda os dentes do paciente e através delas confecciona um par de moldeiras transparentes e flexíveis. Prontas, as moldeiras são carregadas com géis clareadores cuidadosamente selecionados e então posicionadas (encaixadas) sobre os dentes.

27. Por que existem concentrações diferentes do gel clareador utilizado no tratamento dentário caseiro?

Porque muitos indivíduos são mais sensíveis ao tratamento caseiro, exigindo, portanto, concentrações mais baixas dos géis clareadores.

28. Qual o tempo de manutenção das moldeiras, em boca, durante a sua utilização?

A cada aplicação, um mínimo de 30 minutos e máximo de 4 horas de manutenção pode ser necessário para que o agente clareador obtenha os melhores resultados.

29. Quantos dias são necessários para alcançar bons resultados com esta técnica?

Em média, entre 7 a 21 dias.

30. O clareamento dental caseiro pode irritar as gengivas?

Sim. Ao contrário das técnicas aplicadas pelo dentista no consultório odontológico, a técnica caseira permite o contato direto do gel clareador com as gengivas, fato que pode desencadear desde dores até mesmo o sangramento gengival espontâneo.

Clareamento dental a laser


31. O clareamento dental a laser é superior às outras técnicas clareadoras?

Não. Apesar do glamour envolvendo o laser nos tratamentos estéticos, o uso de luz nos procedimentos clareadores não trazem resultados sensivelmente superior comparado às técnicas caseiras ou ambulatoriais sem uso de luz.

32. É verdade que o clareamento dental a laser pode deixar meus dentes manchados?

Sim. As técnicas clareadoras aplicadas no consultório odontológico, pelo dentista, podem ser causas para manchas nas superfícies dos dentes. Mas fique tranquilo: o problema está associado a falhasna estrutura do dente - como afluorose dentária- ou manchamentos por medicações.

33. Quantas sessões são necessárias para as técnicas clareadoras realizadas em consultório?

Entre 1 a 4 sessões, espaçadas em 48 horas.

34. O clareamento dental a laser é superior à técnica com luz tipo led?

Dependendo da fonte irradiadora do laser, não. É que a maioria das fontes emissoras de laser utilizadas em odontologia apresentam baixas frequências que, na prática, não produz efeitosuperior perceptível comparada até mesmo às técnicas com novos géis sem utilização de fontes de luz.

35. O clareamento dental a laser é seguro aos dentes?

Sim. Entretanto, falhas de procedimentos na aplicação do tratamento podem resultar até mesmo na necrose da polpa dentária.

Clareamento de dentes escurecidos por tratamento de canal


36. O clareamento dental pode ser utilizado para clarear dentes escurecidos por tratamento de canal?

Sim. A técnica interna é eficiente para a maioria dos escurecimentos originados por falhas no tratamento de canal (endodôntico). Além disso, o uso concomitante da técnica interna com a externa resulta em dentes mais claros e harmonizados.

37. O clareamento de dentes escurecidos por canal é durável?

Nem sempre. Alguns estudos relatam que, passados 7 anos, mais da metade dos tratamentos realizados nestas condições recidivam (os dentes voltam a escurecer).

O que não pode comer durante o clareamento dental


38. O que não pode comer durante o clareamento dental?

Durante e após alguns dias do término do tratamento, independente da técnica, são contraindicados a ingestão de alimentos como vinhos, café, bebidas com corantes, cigarro, chimarrão e legumes verdes para evitar a recidiva e retardo do tratamento.

Antes e depois


39. Dá para saber antes os resultados finais do tratamento?

Não. Por vezes, até é possível estabelecer faixas de desempenho prováveis para os resultados do procedimento, mas que ocorrem sempre dentro de previsões pouco confiáveis.

40. Dá para simular os resultados finais do tratamento com técnicas de simulação tipo antes-e-depois?

Não.

Preços


41. Qual é o preço médio do clareamento dental?

A variação do preço nos tratamentos clareadores é elevada e dificultam estabelecer um valor médio para este tipo de procedimento pode induzir a erros de escolha de técnicas ou viabilidade do tratamento.

42. O preço do clareamento dental a laser é superior às demais técnicas clareadoras?

Dependendo da fonte emissora da luz, sim.