FAQ

Tratamento da periodontite necrosante


1. O que é periodontite necrosante?

A periodontite necrosante, cuja sigla é PUNA, é uma entre as 3 doenças periodontais inflamatórias cuja principal características é a rápida formação de úlceras e necroses em gengivas e mucosas – as outras duas são a gengivite necrosante (GUNA) e a estomatite necrosante (NOMA).

2. Quais são as diferenças entre a gengivite necrosante e a periodontite necrosante?

A periodontite necrosante, ao contrário da gengivite necrosante, provoca intensa destruição no osso que circunda as raízes - na maioria das vezes, irreversível. Entretanto, a distinção entre as duas doenças não se faz mais necessária dada a rápida progressão da gengivite necrosantepara a periodontite necrosantee a similaridade do tratamento odontológico dos dois problemas.

3. Quais são as causas para este tipo de doença?

A doença periodontal necrosante está intimamente ligada à debilidade do sistema imunológico associada à presença de placa bacteriana junto às gengivas.

4. Quais são os sinais e sintomas mais comuns?

Úlceras e necroses nas papilas e margens gengivais, sangramento gengival, formação de crateras entre os dentes (ausência da gengiva), dor, aumento de volume dos nódulos linfáticos, febre e mal-estar.

5. Esta doença deixa algum tipo de sequela nas gengivas?

Na maioria das vezes, sim. Além da destruição do osso que envolve as raízes dentárias, perda de inserção das gengivas e retração gengival são situações frequentemente vistas após o tratamento da doença.

6. Periodontite necrosante e periodontite agressiva são a mesma coisa?

Não. Ainda que a velocidade de progressão da destruição óssea na periodontite agressiva seja rápido, na periodontite necrosante os sinais e sintomas são ainda mais intensos que o verificado na forma agressiva da doença.

7. A periodontite necrosante é hereditária?

Existem suspeitas de que a doença necrosante apresente características hereditárias – fato nunca comprovado cientificamente.

8. A periodontite necrosante é contagiosa?

Não.

9. O estresse psicológico pode ser uma das causas para o aparecimento da doença?

Sim. Doenças e situações supressoras do sistema imunológico são causas para a instalação das doenças gengivais necrosantes.

10. Que outras doenças sistêmicas estão associadas às doenças periodontais necrosantes?

Leucemia e infecção pelo HIV estão diretamente associadas às doenças periodontais necrosantes.

11. Como o dentista diferencia o estresse da leucemia e infecção pelo HIV como causas para a periodontite necrosante?

Na maioria das vezes, as manifestações clínicas da periodontite necrosante são mais intensas quando associadas à leucemia e infecção pelo HIV. Além disso, nestas doenças o quadro sistêmico dos pacientes são debilitadores comparado à periodontite necrosante causada pelo estresse psicológico.

12. É verdade que problemas relacionados ao sono também podem ser causas para doenças periodontais agressivas?

Sim. De forma semelhante ao estresse psicológico, distúrbios do sono alteram a resposta imunológica, motivo para respostas inflamatórias exacerbadas frente ao acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas.

13. Como é o tratamento da doença periodontal necrosante?

O objetivo do tratamento é eliminar as bactérias e tecidos infectadas através da curetagem e raspagem das superfícies dentárias e tecidos orais, ao qual podem ser administrados antibióticos e agentes químicos deplacantes.

14. Esta doença periodontal pode voltar a aparecer mesmo após o sucesso do tratamento?

Sim. Indivíduos afetados pela doença possuem maior propensão ao aparecimento da doença periodontal necrosante e devem ser submetidos a um controle de saúde gengival mais intenso comparados a indivíduos não propensos à condição.

15. O tratamento dó?

Não. Entretanto, eventuais desconfortos pós-tratamentos podem ser o resultado dos procedimentos para remoção do tecido necrosado e placa bacteriana no local das lesões, mas que cessam algumas horas passadas do tratamento.

16. A administração de medicações é necessária para o tratamento dê certo?

Sim.