BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento caseiro para bruxismo pode piorar ainda mais os sintomas.

tratamento caseiro do bruxismo

Tratamento caseiro para bruxismo pode piorar os sintomas e trazer lesões irreversíveis às articulações e dentes.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista e graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Buxismo, um distúrbio neuromuscular mais sério do que se imagina.

 

Dores de cabeça frequentes, dificuldade para abrir a boca ao acordar e desgastes intensos nos dentes. Para a maioria das pessoas, estes podem ser apenas sinais da ansiedade e estresse do dia-a-dia. Mas o que poucos sabem é que a situação pode ser sinal de bruxismo, um distúrbio neuromuscular caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes que pode trazer complicações muito além do desconforto e danos aos dentes.

 

O bruxismo, para complicar um pouco o diagnóstico, quase sempre aparece em surtos. Quando já estamos dispostos a agendar uma consulta com o dentista, as dores desaparecem. Entretanto, a ação assintomática do bruxismo continua mesmo que você não esteja percebendo, e os danos aos dentes, músculos e articulações podem progredir até não ter mais volta. E para piorar ainda mais o problema, tratamentos caseiros prometem curar o distúrbio. Mas será que realmente funcionam?

 

 

desgastes dentários bruxismo riscos caseiros
A progressão dos desgastes dentários pelo bruxismo pode ser consequência da adoção de tratamento caseiros.

 

 

Como o tratamento caseiro para bruxismo pode complicar ainda mais o distúrbio.

 

O  bruxismo requer ajuda profissional para tratá-lo de forma segura. Não à toa, a maioria dos indivíduos submetidos a terapia profissional relata alguma experiência com tratamento caseiro para o bruxismo. Quase sempre, os relatos dão conta de alívios momentâneos que reaparecem em poucas semanas. Mas, na verdade, o suposto tratamento não passa de dicas que, dependendo da situação, aliviam os sintomas mas trazem complicações mais sérias logo a seguir. Um problema mais sério do que pode parecer.

 

O tratamento caseiro para o bruxismo não oferece tratamento resolutivo para o distúrbio. Muito pelo contrário. O apertar e ranger dos dentes continua e ainda pode levar à fraturas e perdas dentárias. Fora isso, também existe a suspeita para danos na articulação temporo-mandibular (ATM), um problema que, embora sem comprovação científica até o momento, traz desde limitações e travamento na abertura da boca até dores terríveis no ouvido – situações que só tendem a aumentar quando terapias confiáveis não são adotadas.

 

 

Placas caseiras para bruxismo trazem riscos ainda mais elevados.

 

Além de dicas para o tratamento caseiro do bruxismo, também permeiam pela web placas caseiras para o alívio dos sintomas. Trata-se, na verdade, de placas macias automoldadas para a proteção dos dentes para atividades esportivas. Volumosas e sem contato adequado com dentes antagonistas, podem até mesmo deslocar os côndilos da articulação temporomandibular, além de estiramentos musculares durante o uso.

 

Outra confusão a respeito de placas para bruxismo diz respeito à rigidez do dispositivo. Podendo ser confeccionadas de forma rígida (acrílico) ou mole (silicone), possuem indicações diferentes e que não podem ser confundidas. Enquanto a rígida é indicada para a maioria das situações, a mole tem uso restrito e exclusivos para surtos dolorosos por disfunção na articulação temporo-mandibular (DTM), ou ainda no tratamento do bruxismo cêntrico, uma forma rara do distúrbio que atinge apenas 5% dos indivíduos com o problema.

 

bruxismo placas macias problemas
Apesar de populares, o uso de placas macias para tratamento do bruxismo são restritos a 5% dos casos.

 

 

Medicamentos e relaxantes musculares devem ser consumidos com cautela.

 

As dores musculares e dentárias características do bruxismo são mais frequentes nos perídos de estresse psicológico.Não tratadas a tempo, podem evoluir para um quadro crônico com manifestações semanais. Um quadro desconfortável e preocupante. Nestas horas, medicamentos e relaxantes musculares podem ser necessários para aliviar os sintomas. O problema é que, utilizados como medida única para tratamento, e apesar do alívio momentâneo dos sintomas, podem agravar ainda mais os sintomas. Assim, utilize-os somente após a prescrição do seu dentista.

 

 

Exercícios e fisioterapia não fazem parte do tratamento padrão do bruxismo.

 

Entre as dicas para o tratamento caseiro do bruxismo estão exercícos musculares que simulam uma suposta fisioterapia para alívio dos sintomas. Só que adotá-las pode aumentar a força e atividade dos músculos mastigatórios, pioram o quadro sintomatológico. O ideal é ir no sentido oposto das medidas caseiras: restringir ao máximo a atividade dos músculos mastigatórios e adotar, enquanto durar a dor, uma dieta macia baseada em alimentos que não ofereçam resistência durante a mastigação.

 

 

Toxina botulínica para tratamento da DTM deve ser evitada nos surtos do bruxismo.

 

A toxina botulínica é uma alternativa terapêutica bastante popular no tratamento dos sintomas do distúrbio temporo-mandibular (DTM). Paralisando músculos próximos às estruturas antômicas desta articulação, a injeção da subtância alivia dores intensas e protege o local de danos que podem ser até irreversíveis, como estalidos e crepitações ao abrir e fechar a boca. Entretanto, o uso destas toxinas nos surtos de bruxismo mostra-se ineficiente e ainda traz riscos para assimetrias facias. Outra indicação errada entre as dicas para tratamento caseiro do bruxismo.

 

bruxismo dor no ouvido e tratamento caseiro
O uso de toxina botulínica é indicada para o distúrbio na articulação temporo-mandibular.

 

 

O tratamento para o bruxismo.

 

O bruxismo não tem tratamento definitivo, outro motivo para eliminar dicas caseiras. Assim, a terapia consiste na desprogramação neuromuscular momentânea e proteção das superfícies dentárias para evitar desgastes progressivos. E, para isso, é essencial confeccionar placas acrílicas personalizadas que impedem o apertar e ranger cíclicos e constantes do distúrbio, seja ele noturno (mais comum) ou diurno. Ainda assim, outros procedimentos fazem parte do tratamento. E entre eles, estão:

 
compressas de água quente na musculatura facial;confecção de placas acrílicas (mais comum) ou resilientes (casos restritos);

 

adoção de dieta macia (sopas, sucos, purê de batata, massas);

 

terapia medicamentosa;

 

ajuste oclusal (correção da mordida do paciente);

 

tratamento ortodôntico;

 

substituição de restaurações desgastadas;

 

troca de restaurações em resina pela técncia em porcelana.

 

 

Dicas válidas para aliviar os sintomas durante surtos dolorosos.

 

O pressuposto tratamento caseiro para bruxismo inclui algumas dicas que, sim, são válidas para aliviar os sintomas do distúrbio. Adotadas em conjunto com os procedimentos realizados pelo dentista na terapia profissional, incluem diversas medidas que visam, em suma, diminuir a atividade muscular dos músculos responsáveis pela mastigação. Enquanto algumas delas exigem a eliminação de hábitos parafuncionais como morder canetas, outras abordam uma vida mais saudável e sem estresse. Nada fácil para serem adotadas!

 

elimine hábitos parafuncionais como roer unhas, lápis e canetas;

 

o hábito de masclar chicletes aumenta a força dos músculos mastigatórios e intensifica as dores: abandone-o imediatamente;

 

travesseiros e colchõe adequados são importantes para minimizar lesões musculares associadas ao bruxismo;

 

adote hábitos saudáveis para diminui o estresse do dia-a-dia;

 

a posição postural em atividades profissionais ou de estudo estão associadas ao distúrbio: corrija-a;

 

o treinamento pesado para hipertrofia muscular em academias já foram cientificamente comprovados como intensificadores dos sintomas: converse seu educador físico;

 

acrescente a sua dieta produtos naturais que atuem como calmantes, como chás de melissa ou erva-doce.

 

 

Cuidado para não confundir bruxismo com DTM (distúrbio temporo-mandibular).

 

A confusão entre bruxismo e distúrbio temporo-mandibular (DTM) é antiga. Enquanto o primeiro é caracteriazado pela hiperatividade muscular responsável pelo apertar ou ranger excessivo e inconsciente dos dentes, o DTM tem com sinais e sintomas danos às articulações (ligamentos, cápsulas fibrosas e osso) entre a mandíbula e o crânio. E as causas também são diferentes. Na DTM o problema pode aparecer por artroses e trauma mecânicas – causas mais comuns – , enquanto o bruxismo tem como causa uma alteração motora neuromuscular atividade pelo estresse.

 

Outro ponto importante a respeito destes dois distúrbios diz respeito à possibilidade do bruxismo ser a causa para DTM. E, na verdade, tudo levar a crer que sim. Só que, por enquanto, as evidências científicas que comprovam esta teoria ainda são contraditórias. Em outras palavras, é impossível afirmar, por hora, que um problema leva ao aparecimento do outro. E como se não bastasse a complexidade da questão, o tratamento caseiro do bruxismo surge como fator adicional para agravamento dos sintomas. Um problemão que só atrapalha na terapia definitiva.

 

Leia mais sobre bruxismo e disfunção temporo-mandibular:

Voltar para o blog