BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Criança com o dente quebrado. O que fazer ?


Saiba o que fazer quando o seu filho quebrar um dente anterior, das precauções imediatas desde um simples sangramento no local até os problemas mais sérios que podem decorrer no futuro.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

CRIANÇA COM O DENTE QUEBRADO. O QUE FAZER ?

 

Os traumas infantis são bastante comum em qualquer período da infância,  já que a vontade inesgotável de explorar o mundo está ainda aliada  à pouca coordenação motora e `a incapacidade de avaliar os perigos de traumas que cercam as crianças. Mas, então, o que fazer quando o trauma ocorrer e seu filho estiver com o dente quebrado ?

 

Inicialmente, após o trauma, é preciso (1) acalmar a criança para então iniciar os primeiros atendimentos, ainda no local aonde o trauma aconteceu. (2) O segundo passo é conter o sangramento, quando presente. Os traumas podem estar associados a cortes nos lábios ou face do paciente e também na parte interna dos lábios e bochechas, e estes, quando presentes, devem ser priorizados porque podem levar a grande perda de sangue ou danos estéticos mais severos às crianças.

Dente quebrado com grande comprometimento dentário. Observe que a fratura foi próxima à pola inervada e vascularizada do dente.
Dente quebrado com grande comprometimento dentário. Observe que a fratura foi próxima à pola inervada e vascularizada do dente.

1. Leve a criança imediatamente ao serviço médico de urgência mais próximo caso ainda existam pontos consistentes de sangramento após vinte minutos decorridos do momento do trauma – incluindo a gengiva no local.

 

Os traumas dentários em crianças – e adultos – podem, de forma resumida, ser divididos em dois tipos : os traumas aonde o dente é deslocado do osso que o suporta ( chamado de alvéolo dentário ) ou os traumas aonde o dano ocorre apenas ao dente e sem lesões ao osso de suporte, todos independentes ou não da presença de fratura de uma parte do dente da criança. De qualquer forma, o dente quebrado do seu filho tem grandes chances de ser recuperado.

 

 

2. Em qualquer situação é importante resgatar a parte dentária fraturada ou o dente avulsionado. Quando o deslocamento total é de um dente-de-leite, o resgaste desse dente não é importante porque o reimplante de um dente-de-leite não é recomendado.

 

Se o deslocamento total do dente acometer um dente permanente,  lave-o com água filtrada e acondicione-o enrolado a uma gase ou tecido limpo cuidosamente umedecido. Também podem ser utilizados leite ou mesmo a própria saliva da criança. Nos traumas ainda podem acontecer de um dente  intruir no alvéolo dentário ( que é quando o dente é empurrado para dentro do osso ), ou deslocar-se do alvéolo dentário e ficar desalinhado dos dentes vizinhos.  Somente o dentista pode tomar as devidas providências técnicas para solucionar os problemas decorrentes do trauma.

Criança com dente quebrado. Situação comum com soluções eficazes.
Criança com dente quebrado. Situação comum com soluções eficazes.

3. Não tente reposicionar você mesmo o dente deslocado caso tenha acessado rápido – em até duas horas – a um dentista. Se estiver em um local sem acesso rápido a dentistas, lave extensivamente o dente deslocado com água limpa, e apenas água limpa. A superfície dentária não é como louça que pode ser lavada com água, sabão e esponja !

 

Dependendo do tamanho da extensão da fratura, o dente quebrado do seu filho pode ser reparado com a parte perdida durante o trauma. Em outros casos uma simples restauração em resina repõe a porção perdida. As duas soluções são realizadas na mesma consulta do atendimento de urgência em consultório, o que pode ser difícil devido ao estresse psicológico sofrido pelo paciente. Entretanto, a reintegração e colagem da parte fraturada e recuperada do dente, dependendo da situação, precisa ser realizada nessa mesma consulta. As restaurações simples sem a colagem do fragmento dentária podem ser realizadas em consulta posterior sem maiores problemas aos dentes e às crianças.

 

 

4. Um rx dentário é necessário para verificar a existência de fraturas nas raízes ou, ainda no caso de um dente-de-leite, também verificar se o mesmo afetou o dente permanente que ainda está submerso no osso da criança.

 

Quando um dente permanente é totalmente deslocado e reimplantado em até duas horas após o trauma, as chances de solução definitiva do problema são grandes. Decorridas essas duas horas o prognóstico para o dente reimplantado não é positivo. É importante saber que o dente quebrado do seu filho tem boas chances de se recuperar e não afetar o dente permanente que ainda não nasceu, já que a maioria dos casos de criança com dente quebrado por trauma permite reparos com ou sem a presença da parte dentária removida durante o trauma.

 

5. Nos casos que extração do dente ou impossibilidade de reimplantação do dente avulsionado, aguardar o período de cicatrização gengival e planejar com o dentista a necessidade ou não de reabilitação estética ou funcional do dente perdido – e as técnicas disponíveis para o tratamento com próteses dentárias para crianças com dentes quebrados ou perdidos.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

SAIBA MAIS SOBRE TRATAMENTOS EM CRIANÇAS :

Voltar para o blog