BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina ou porcelana? Saiba como escolher.


Aprenda a escolher entre faceta de resina ou porcelana, com atenção especial às diferenças nos resultados estéticos, durabilidade, tempo de tratamento, limitações, problemas e muitos outros fatores.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta dentária, a técnica para transformações do sorriso.

 

Nenhum outro tratamento odontologia estética é tão famoso pelas transformações marcantes do sorriso quanto as facetas dentárias. Proporcionando dentes com formas e cores impecáveis e alinhamentos super simétricos, são elas que estão por trás de boa parte dos sorrisos de artistas e famosos. 

 

Para quem não sabe, a faceta dentária é uma lâmina colada às partes estéticas (visíveis) dos dentes. Dependendo do estado da superfície dentária, ela exige desgastes na camada mais externa do dente, o esmalte dentário. 

 

Já quando as condições dos dentes são mais favoráveis, os desgastes nos dentes não são necessários. Nestes casos, esta lâmina estética recebe o nome de lente de contato dental, um procedimento mais seguro aos dentes mas que só pode ser realizado quando os dentes já estão favoravelmente alinhados e sem alterações intensas na cor e superfície dos dentes.

 

 

Os materiais mais indicados para facetas dentárias.

 

Os materiais mais indicados às facetas dentárias são a resina e a porcelana. Disponíveis em cores semelhantes aos dentes naturais, ambos permitem a reprodução de diversos efeitos ópticos presentes nos dentes naturais, como transparências, opalescência e fluorescências.

 

Apesar dos resultados estéticos parecidos, existem diferenças importantes entre a resina e porcelana. A principal delas é a durabilidade e resistência a fraturas, um fator que pode ser determinante, por exemplo, quando os dentes estão muito desgastados devido ao bruxismo.

 

A resina é menos resistente e durável do que a porcelana. É o que mostram as pesquisas e experiência clínica quando comparamos a faceta de resina com a faceta de porcelana.

 

Já a porcelana oferece resistência elevada a fraturas e muita durabilidade – apesar da aparente fragilidade quando pensamos nas finas e delicadas lâminas confeccionadas com elas. Além disso, ela também proporciona características mais naturais às facetas de porcelana, o que faz delas a primeira opção para quem exige resultados estéticos máximos aliados à durabilidade elevada.

 

Além da porcelana e da resina, também existem outros materiais que podem ser utilizados na confecção de facetas dentárias – como a zircônia e o cerômero. Entretanto, apesar do preço baixo convidativo de ambos estes materiais, recomenda-se evitá-las devido aos resultados estéticos pouco naturais que elas proporcionam.

 

 

As diferenças entre faceta de resina e porcelana.

 

Costuma ser difícil ao paciente, durante as primeiras consultas, entender a lógica adotada pelo dentista ao escolher entre a resina e a porcelana no tratamento com facetas dentárias. E para começar a entender um pouco sobre o assunto, um comparativo elucida as principais diferenças entre faceta de resina e porcelana.

 

  faceta de porcelana faceta de resina
durabilidade alta baixa e média
resultados estéticos marcantes satisfatórios
tempo de tratamento 14 a 21 dias 1 dia
resistência à fraturas alta pequena a média
preço elevado baixo
indicada para todos os casos sim não

                 

 

Resultados estéticos podem ser semelhantes – mas não em todos os casos.

 

Os resultados estéticos finais nos tratamentos estéticos com facetas de porcelana e resina podem, sim, ser semelhantes – mas não em todos os casos. 

 

Isto acontece porque, em situações como, por exemplo, nos dentes escuros após tratamento de canal ou manchados por antibióticos, são necessários materiais capazes de bloquear os tons escurecidos e também proporcionar cores claras e homogêneas – algo difícil de conseguir quando a técnica é a faceta de resina.

 

Os resultados estéticos podem ser semelhantes apenas nos casos que aceitam as duas técnicas – o que não é comum. O importante é ter em mente que a faceta de resina não é eficaz para todos casos – ao contrário da faceta de porcelana, que pode ser utilizada em qualquer situação.

 

 

Indicações: escolhendo entre resina e porcelana no tratamento com faceta dentária.

 

Escolher entre resina e porcelana exige conhecimentos técnicos complexos, difíceis de serem compreendidos pelo paciente. Ainda assim, é possível entender as diferenças de indicações entre a faceta de resina e a faceta de porcelana. Veja as indicações mais básicas destas duas técnicas com facetas dentárias:

 

Faceta de resina

fechamento de diastemas (espaços entre os dentes);

correções suaves na cor e forma dos dentes;

recuperação de pequenos desgastes em dentes causados por bruxismo.

 

Faceta de porcelana

recuperação de dentes escurecidos após tratamento de canal;

correções marcantes na cor e forma dos dentes;

alternativa ao tratamento com aparelho ortodôntico;

recuperação de dentes desgastados por bruxismo severo;

tratamento combinado com próteses dentárias em porcelana;

todas as indicações às facetas de resina.

 

 

Melhor material: resina e porcelana não é tudo igual.

 

Poucos pacientes dão-se conta de que existem diferenças na qualidade dos materiais utilizados em odontologia estética. Tanto as resinas utilizadas em procedimentos como a restauração dentária, quanto as porcelanas utilizadas em próteses dentárias fixas, são vários os fabricantes e composições destes materiais.

 

Para ter uma ideia, as diferenças entre as resinas disponíveis para a confecção das facetas dentárias são gritantes, muito maiores do que se imagina. Atualmente, estão disponíveis desde as resinas mais simples, que trazem cores pouco naturais e baixa resistência a desgastes e fraturas, às resinas reforças com porcelana, que proporcionam cores naturais e elevada durabilidade.

 

Já no tratamento com faceta de porcelana, as diferenças de qualidade dos materiais disponíveis são menores – mas não menos importantes. Isto acontece porque mesmo as pequenas diferenças de qualidade da porcelana – o termo correto é cerâmica odontológica – podem resultar em lâminas opacas, pouco transparentes, que não harmonizam com os dentes naturais.

 

 

Faceta de resina: limitações e problemas.

 

O preço mais em conta e a praticidade para fazer correções marcantes e ainda a possibilidade para que o tratamento seja feito em uma única consulta são, de fato, para lá de atraentes. E embora estas sejam características óbvias das facetas em resina, esta técnica é a que traz mais limitações e problemas.  

 

Limitações

risco elevado para fraturas em pacientes com bruxismo severo;

dificuldade para bloquear os tons escuros de dentes escurecidos após tratamento de canal;

limitações para reproduzir transparências, opalescências e fluorescências presentes nos dentes naturais.

 

Problemas

pequenas fraturas podem ser frequentes;

perda precoce do brilho;

amarelento precoce;

muito dependente da qualidade da resina utilizada.

 

 

Faceta de porcelana: limitações e problemas.

 

A elevada durabilidade da faceta de porcelana, aliada aos resultados estéticos incomparáveis, faz desta técnica a primeira opção para quem procura resultados estéticos marcantes. Mas apesar de tantas vantagens desta técnica também conhecida como laminado cerâmico, elas também traz limitações e problemas.

 

Limitações

custo elevado do tratamento;

requer um dentista experiente;

tempo maior do tratamento.

exige laboratório de prótese dentária especializado.

 

Problemas

dificuldade para reparar eventuais fraturas;

durabilidade e resultados versus preço.

 

 

Durabilidade e resultados versus preço.

 

A escolha entre diversos tratamentos em odontologia estética baseada exclusivamente na relação custo x benifício pode trazer resultados desastrosos. A causa para isto são as diferenças de indicações dos material utilizados. Quando escolhidas baseadas apenas no preço, as frustrações costumam ser elevadas.

 

A menor durabilidade da faceta de resina, por exemplo, precisa ser melhor entendida antes de ser selecionada. Enquanto as resinas de elevada qualidade resultam em um tempo maior de vida do tratamento, seu uso em casos não apropriados frequentemente resultam em fraturas e escurecimento precoce.

 

Já com relação ao preço maior da facetas de porcelana – em muitos casos, o valor supera em 3 ou 4 vezes o preço da faceta de resina -, este deve ser entendido como necessário para tratamentos mais complexos, como nos dentes desgastados pelo bruxismo, desalinhados ou escurecidos após tratamento de canal.

 

 

Dicas para quem vai iniciar o tratamento com facetas dentárias.

 

Algumas dicas na hora de escolher entre faceta de resina e porcelana, nas transformações estéticas do sorriso, podem ajudar ao paciente pouco informado. Veja algumas delas:

 

solicite ao seu dentista explicações detalhadas sobre o material utilizado, e também sobre a experiência do laboratório protético utilizado – certifique-se de que serão utilizados os melhores disponíveis;

 

se forem necessários desgastes nos dentes para adaptação das facetas, escolha a técnica com faceta de porcelana;

 

quando o tratamento é realizado próximo a próteses dentárias fixas em porcelana, a faceta de porcelana é a melhor escolha devido à sua maior facilidade para evitar diferenças na cor e transparência com as coroas em porcelana;

 

o clareamento dental prévio é essencial às duas técnicas;

 

faça simulações de tratamento diretamente sobre os dentes, como os mockups – as simulações fotográficas costumam trazer previsões pouco realistas;

 

o tratamento gengival prévio é importante para que as facetas dentárias sejam instaladas junto a gengivas sadias, sem sangramento gengival e outros sinais de doenças como a gengivite e periodontite;

 

pequenas retrações de gengivas podem ser recobertas por ambas as técnicas com facetas dentárias, ajudando no tratamento da sensibilidade dentária e eliminando áreas de retenção de placa bacteriana;

 

para quem optou pela faceta de porcelana, exigir a técnica estratificada – com várias camadas sobrepostas de cerâmicas – é garantia de resultados mais naturais.

 

Voltar para o blog