BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina, fiz e não gostei. Veja as causas e o que fazer.


(Resumo) A faceta de resina é o procedimento estético mais rápido e com preço mais em conta para transformar a cor e a forma dos dentes e do sorriso. No entanto, ela também é a técnica com o maior número de pacientes insatisfeitos com os resultados finais do tratamento. Saiba quais são as causas para isso e o que pode ser feito para melhorar as facetas de resina inadequadas já instaladas aos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia. Tem consultório particular em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, o que é e como é feita?

 

A faceta de resina é uma técnica de odontologia estética minimamente invasiva que utiliza uma fina camada de resina aplicada sobre as partes visíveis dos dentes. O objetivo dela é alterar a cor e a forma originais dos dentes para versões mais claras e harmônicas do sorriso.

 

O termo “minimamente invasiva” deve-se ao fato dela raramente exigir desgastes prévios nos dentes para ser confeccionada.

 

Em uma única consulta, dependendo do caso, é possível revestir até 12 dentes em uma única arcada dentária – diferente de outras técnicas alternativas, como as lentes de contato dental e as facetas de porcelana, que demandam bem mais tempo para ficarem prontas.

 

 

Fiz e não gostei: quando os resultados estéticos são frustrantes.

 

A faceta de resina é a técnica mais sensível a erros de indicação, o que explica porque ela é o procedimento estético com o maior número de pacientes frustrados com os resultados estéticos finais.

 

Basicamente, as insatisfações estéticas decorrem de problemas com a cor e a forma final do tratamento – ou ambos.

 

Noe entanto, é possível dividir as principais reclamações com as facetas de resina baseado nos problemas mais recorrentes, como dentes com cores opacas e artificiais ou, ainda pior, o excesso de volume dos dentes.

 

Problemas com a cor dos dentes: opacos e artificiais.

 

Dentes com cores opacas e pouco naturalidade ao final do tratamento podem surgir por vários motivos. Outras insatisfações, como quando as cores finais dos dentes não correspondem às cores desejadas pelos pacientes, também podem frustar às expectativas mais elevadas.

 

Veja as causas para dentes opacos e sem naturalidade:

✓ seleção incorreta das resinas;

✓ baixa qualidade da resinas;

✓ limitações inerentes aos materiais utilizados.

✓ baixo brilho e polimento superficiais;

✓ uso de sistemas simplificados de camadas de resina (uma única camada);

✓ manchamentos imediatos.

 

Problemas com a forma dos dentes: desarmonia com o sorriso.

 

Insatisfações com o formato dos dentes são raros nos tratamento com facetas de resina. Como elas são feitas diretamente sobre os dentes, o paciente participa ativamente no delineamento do desenho de cada dente – podendo alterá-los a qualquer momento durante ou após o tratamento.

 

Uma vantagem das facetas de resina é que elas podem ser alteradas a qualquer tempo. Para corrigir as insatisfações com os resultados finais, novas simulações, realizadas sobre o tratamento já realizado, podem ser suficientes para corrigir os problemas de forma e harmonia.

 

Problemas com o volume do dentes: desastre estético pelo excesso de volume.

 

Nada pode ser mais prejudicial ao sorriso do que as facetas de resina que ficam volumosas. E os problemas não ficam apenas na estética do sorriso. 

 

Dificuldade para higienizar as gengivas, sangramentos gengivais e até problemas mais graves como a periodontite podem surgir devido à má adaptação e volume excessivo das resinas aplicadas sobre os dentes.

 

Problemas com fraturas constantes dos dentes: os contratempos quando o bruxismo é esquecido.

 

Visitas frequentes ao dentista para consertos de pequenas fraturas nas facetas de resina estão entre os problemas mais relatados. Já cansado com as inúmeras consultas, ou o paciente adota uma dieta macia, ou passa para procedimentos de reforço que interferem negativamente na estética do sorriso – como o aumento substancial no volume das resinas.

 

Veja as causas para fraturas constantes em facetas de resina:

 

✓ bruxismo;

✓ má qualidade das reinas utilizadas;

✓ interferência oclusal (dentes tortos e girados);

✓ excesso de comprimento;

✓ camadas excessivamente finas;

✓ consertos frequentes.

 

Problemas com o amarelamento e manchamento precoce dos dentes: qualidade baixa do material.

 

Provavelmente a reclamação mais frequente, o amarelamento e manchamento rápido das resinas pode aparecer já nos primeiros meses após o tratamento, quando o ideal é que o problema só ocorra após dois anos de uso.

 

Entre as causas para o amarelamento precoce estão o uso de resinas de baixa qualidade, a dieta rica em alimentos com alto poder de pigmentação e o polimento inadequado das resinas ao término da confecção das facetas de resina.

 

Para remover o amarelamento e as manchas das resinas, o repolimento pode ser eficaz. Entretanto, como quando as resinas utilizadas são de baixa qualidade, só mesmo a substituição das facetas de resinas por outras novas é capaz de restituir a cor original das facetas de resina.

 

 

Preço em conta e rapidez não podem ser os únicos fatores para indicação.

 

Apesar do preço mais em conta e da rapidez para ser realizada comparada às facetas de porcelana e lentes de contato dental, escolher a faceta de resina como técnica para transformação do sorriso requer uma análise cuidadosa de diversas características dos dentes e da arcada dentária.

 

Fatores como a posição (dentes muito tortos) e a inclinação dos dentes (projetados), ou mesmo o bruxismo, costumam desaconselhar o uso das facetas de resina como técnica ideal para o tratamento.

 

 

Simulação estética poder “ficar melhor” que o resultado final.

 

Pouco comentada porém comum é a insatisfação com os resultados finais por diferenças entre eles a as simulações realizadas no início do tratamento. Entre as técnicas de simulação, os mockups, simulações em resina feitas diretamente sobre os dentes, são os maiores responsáveis pela problema.

 

 

Removo ou refaço? Recuperando facetas de resina feias e sem harmonia.

 

Apesar do número elevado de pacientes insatisfeitos com os resultados finais das facetas de resina, a grande maioria dos tratamentos resultados em dentes com cores e formas naturais e sorriso harmônicos.

 

Entretanto, quando os problemas tem como causas o uso de materiais de baixa qualidade ou indicações incorretas, como nos pacientes que possuem os dentes inclinados ou bruxismo, a remoção e confecção de novas facetas de resina pode ser necessária.

 

O procedimento para remover as facetas de resina requer delicadeza e tempo disponível do paciente para ser realizado. Removidas com curetas e delicadas tiras de lixas, a remoção não pode danificar as superfícies naturais de esmalte dos dentes, revertendo-as ao seu estado natural, sem riscos.

 

Após a remoção, o paciente pode escolher entre confeccionar novas facetas em resina, partir para técnicas mais sofisticadas como a lente de contato dental em resina ou facetas de porcelana, ou ainda deixar os dentes como eram originalmente, antes do recobrimento com as facetas de resina. 

 

Voltar para o blog