BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes escurecidos após tratamento de canal. Como clareá-los?


Post com dicas e tratamentos para recuperar e clarear dentes escurecidos ou acinzentados após tratamento de canal. Das causas do escurecimento às técnicas e riscos envolvidos nos procedimentos para clareamento dentário interno. (post atualizado em março/17)

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Essenciais: por que meu dente escureceu ou acinzentou após o tratamento de canal?

 

O tratamento de canal (ou endodôntico) é um procedimento odontológico bastante comum e que, para alguns indivíduos, pode ser sinônimo de dor e muita ansiedade. O objetivo do tratamento é simples: promover a remoção dos vasos, nervos e tecidos que estão inflamados ou já em estado avançado de decomposição, e que estão confinados na câmara e canal dentário. O problema é que, devido a falhas nesse procedimento, com o passar do tempo pode ocorre o escurecimento e acinzentamento dos dentes. Um problema desagradável que exige clareamento dentário imediato. 

 

O mecanismo que resulta em dentes escurecidos e acinzentados após o tratamento de canal é bastante conhecido. Uma falha simples durante o procedimento endodôntico dá início ao problema: é a eliminação incompleta dos tecidos inflamados e necrosados, e, principalmente, das camadas internas do dente em contato com essas estruturas. O motivo? Por serem porosas, elas armazenam restos de sangue e materiais químicos utilizados durante o tratamento de canal que, se não forem removidos, oxidam e deixam os dentes escurecidos e acinzentados.

 

dente-escurecido-trtamento-de-canal-estágio-inicial
Dente escurecido após tratamento de canal: embora o problema, que acomete qualquer dentes com falhas no procedimento endodôntico, é mais lembrado quando atinge o incisivo central superior.

 

 

Quais as causas para o acinzentamento dos dentes escurecidos antes ou após o tratamento de canal?

 

Basicamente, os dentes podem escurecer devido a problemas que acontecem antes ou após o tratamento de canal. Esse processo, na maioria das vezes, dura vários anos, período pelo qual pode passar esteticamente despercebido. Tons acinzentados são mais frequentemente relacionados ao escurecimento dos dentes, embora tons marrons também sejam comuns – a diferença de pigmentação é importante para o diagnóstico para o escurecimento denário. Entre as causas mais comuns para dentes escurecidos e acinzentados, estão as que seguem abaixo:

 

• Causas internas para o escurecimento em dentes sem tratamento de canal:

 

✓ hemorragia pulpar

Traumas dentários, como choques durante quedas ou pancadas frontais, podem intensas hemorragias internas que, com o passar do tempo, sofrem decomposição e dão origem ao ferro responsável pelo escurecimento e acinzentamento em dentes.

 

✓ necrose assintomática

Por vezes, ocorre, de maneira assintomática (sem dor), a necrose da polpa dentária, sem que motivos aparentes sejam associados ao problema.

 

✓ reabsorção externa das raízes dentárias

A reabsorção externa dos dentes, um processo de origem possivelmente auto-imune, que acarreta na destruição de partes externas das raízes dentárias provocam, em estágios evoluídas, a necrose e escurecimento dos dentes.

 

 

• Causas internas para o escurecimento em dentes com tratamento de canal :

 

✓ remoção inadequada de sangue

As hemácias sanguíneas remanescente após o tratamento de canal, ao decomporem-se, liberam ferro – daí o escurecimento e acinzentamento dos dentes após o tratamento de canal.

 

✓ produtos químicos para tratamento de canal

Algumas pesquisas científicas relatam que diversas substâncias químicas utilizadas para o tratamento de canal atuam para a formação de dentes escuros e cinzas quando não removidas completamente findado do tratamento endodôntico.

 

dente-escurecido-por-trtamento-de-canal-limpeza
Dente escurecido após tratamento de canal: limpeza e remoção inadequada de sangue e produtos químicos para o tratamento endodôntico é a principal causa para o problema.

 

 

Como diagnosticar se o escurecimento do dente é devido ao tratamento de canal ?

 

O escurecimento dos dentes, independente da ação dos pigmentos externos, é uma processo normal para muitas pessoas – na verdade, para todos nós. Entretanto, quando esse escurecimento acontece em apenas um dente, é necessária a avaliação clínica e radiográfica para identificar a origem do problema – muitas vezes o paciente não sabe da existência do tratamento de canal no dente escurecido.

 

A análise do tom de escurecimento dentário é uma excelente técnica para auxiliar no diagnóstico de alterações de coloração dentária. Restaurações dentárias com resinas ou com amálgamas, por exemplo, provocam escurecimentos muito peculiares. A extensão e localização do escurecimento e acinzentamento dentário é outra forma para o diagnóstico diferencial do problema: colorações em degradê e que intensificam-se próximo à gengiva é indicativo de escurecimento por falhas no tratamento de canal. Escurecimentos homogêneos podem indicar a reabsorção radicular externa.

 

 

Quais os tratamentos para clarear dentes escurecidos após tratamento de canal?

 

Os tratamentos odontológicos para clarear e recuperar o escurecimento em dentes pós tratamento de canal variam a técnica conforme a intensidade do escurecimento e acinzentamento, e a reposta destes aos tratamentos.

 

De forma geral, três substâncias são utilizadas para o clareamento de dentes escurecidos : perborato de sódio, peróxido de hidrogênica e peróxido de carbamida. Os diversos tipos de pigmentos responsáveis pelo escurecimento dentário respondem de forma diferente de acordo com o tipo de agente clareador. Muitas vezes, a troca do agente pode ajudar no procedimento, assim como a troca de concentração destes agentes.

 

1. Clareamento dentário interno

 

A primeira abordagem clínica é o clareamento dentário por acesso interno. Semelhante ao tratamento para clareamento profissional externo, é realizado em consultório pelo dentista – as substâncias utilizadas no procedimento, por exemplo, são praticamente as mesmas. São necessárias uma a duas consultas para a maioria dos problemas de escurecimento dentário. Colorações mais intensas, entretanto, podem demandar até 5 ou 6 consultas.

 

As substâncias utilizadas para o clareamento interno são adstringentes, podendo agredir até mesmo o osso que circunda as raízes dentárias. É por isso que o dentista, antes de iniciar o procedimento, solicita raio x para observar o estado do tratamento de canal do dente escurecido após tratamento de canal. Se não estiver em condições radiográficas e clínicas em excelente estado, o dentista solicita ao paciente o retratamento de canal, diminuindo, assim, o risco de irritação periodontal durante o tratamento.

 

 

2. Clareamento dentário interno + externo

 

A combinação das técnicas para clareamento interno e externo traz melhor controle estético de cor e resultados. Embora mais onerosa, a técnica combinada possibilita a equalização definitiva da cor do dente acinzentado e escurecido após o tratamento de canal. 

 

 

3. Faceta dentária em resina (compósito) + clareamento dentário externo

 

As facetas dentárias são laminações estéticas com resinas ou porcelanas da parte mais externa e visível da superfície dentária. Dentes escurecidos após o tratamento endodôntico com extensas restaurações em resina são perfeitos para a técnica de recobrimento completo com facetas em resina , associadas ao clareamento dentário externo para otimizar ainda mais o resultado do procedimento.

 

Já dentes intensamente escurecidos e acinzentados são contra-indicados para a técnica de recobrimento com facetas em resina. É que as resinas dentárias não oferecem bloqueio eficiente contra o escurecimento intenso dos dentes. Além das limitações ópticas das resinas para reprodução de detalhes presentes nos dentes naturais como a fluorescência, transparência e profundidade, diversos efeitos de naturalidade em dentes anteriores não podem ser imitados com a técnica.

 

 

4. Faceta dentária em porcelana + clareamento dentário externo.

 

As facetas dentárias em porcelana são mais eficientes que as facetas em resina para recuperar a cor em dentes escurecidos, sendo indicadas para a maioria dos casos de escurecimento dental após tratamento de canal.

 

As porcelanas são materiais realmente muito eficientes para o bloqueio dos tons cinza, amarelo e marrom, e na reprodução de muitas propriedades presentes nos dentes naturais. O preço pode ser um fator decisivo na hora da escolha do material utilizado nas facetas. Entretanto, a maior durabilidade e qualidade dos resultados para a recuperação da cor em dentes escurecidos após tratamento de canal precisam ser levados em consideração na hora da escolha pelo melhor tratamento.

 

escurecimento dentario após tratamento de canal facetas em resina
Escurecimento dentário após tratamento de canal: a técnica com facetas em resina pode frustrar pacientes com o passar dos anos.

 

Básicas: Não são todos os dentes que podem ser clareados através da técnica interna! 

 

Por vezes, o clareamento dentário interno ou externo podem não surtir o resultado esperado. Em situações mais extremas, nenhum resultado é observado após intensas sessões de aplicação dos agentes clareadores. O que pode estar saindo errado? Algumas condições explicam o problema e frustração de dentista e pacientes frente ao problema.

 

✓ dentes com restaurações extensas

Restaurações em resina, extensas e profundas, podem mascarar os resultados para os procedimentos clareadores para dentes escurecidos. A remoção prévia das resinas é essencial para o sucesso do tratamento clareador.

 

✓ linhas de trinca ou fratura no esmalte

O clareamento dentário interno com perborato de sódio é a mais antiga e mais eficiente técnica. Entretanto, dentes com linhas de trincas ou fratura no esmalte podem enfraquecer o dente como o resultado do tratamento. O tratamento com facetas é o mais indicado para o problema.

 

✓ escurecimentos por tetraciclina

É controverso o resultado para o clareamento dentário em dentes acinzentados pela ação da tetraciclina, um antibiótico de uso bastante popular. As técnicas descritas são externas e devem ser utilizadas por períodos de até 6 meses de aplicação do agente clareador, em concentrações baixas de peróxido de carbamida ou oxigênio.

 

✓ fluorose

A fluorose é uma alteração estrutural do esmalte pelo excesso de flúor – que pode ser proveniente até mesmo pela deglutição acidental e frequente de pasta dental para escovação –  durante a fase de formação do germe dentário e desenvolvimento do dente. Em estágios mais avançados, a dentina, camada interna ao esmalte dentário, também pode ser atingida. As alterações de cor incluem o escurecimento total ou parcial dos dentes, e a eventual formação de linhas horizontais esbranquiçadas.

 

✓ dentes com raízes escurecidas

O escurecimento radicular é indicativo de colorações muito intensas e em estado tão avançado que as técnicas para clareamento interno e externo podem ser inócuas.

 

dente-escurecido-tratamento-canal-resina
Dente escurecido por tratamento de canal : dente com restauração extensa em resina é contra-indicado para o tratamento de clareamento interno.

 

 

Quais os riscos envolvidos no tratamento?

 

O grande poder de adstringência e penetração dos agentes clareadores podem colocar em risco a saúde do osso e gengiva que sustentam e circundam raízes dentárias. Na verdade, essas substâncias não são biocompatíveis e precisam ser cuidadosamente isoladas dos tecidos orais para evitar danos traumáticos por contato direto. O extravasamento do agente pode gerar queimaduras químicas que causam desde dores leves, formação de fístulas e edemas e, em casos mais graves, à perda dentária.

 

Existem trabalhos científicos que relatam que os dentes clareados internamente após escurecimento por tratamento de canal tornam-se mais frágeis e suscetíveis a fraturas quando submetidos a cargas de mastigação. Outros relatam que podem ocorrer reabsorções espontâneas das raízes dentárias que, para a quase totalidade das vezes, levam à perda das raízes dentárias. Entretanto, trabalhos que contrariam essas observações colocam em dúvida a veracidade destes resultados.

 

Com relação ao clareamento dentário externo, os danos à superfície dentária são mínimos, ou praticamente inexistentes, permitindo a aplicação tanto do peróxido de carbamida ou oxigênio por longos períodos de tempo, e repetidos várias vezes ao longo dos anos. A irritação gengival, ao que parece, é o grande contra-tempo da técnica. 

 

Dente escurecido após o tratamento de canal abcesso
Dente escurecido após o tratamento de canal: formação de abcesso gengival por falha no procedimento para clareamento interno.

 

 

Pode haver recidiva após o clareamento dental?

 

É bastante comum o dente voltar a escurecer passados alguns anos do tratamento para clareamento dental interno. Ainda não são conclusivas as causas para esse problema, e a situação, infelizmente, é bastante comum.

 

Uma pesquisa muita conhecida ( WHATERHOUSE, NUNN, 1996 ) mostra que 50%  dos tratamentos para o tratamento para clarear os dentes escurecidos pós tratamento de canal retornam à cor inicial passados 8 anos. E, em 17% dos casos, o escurecimento completo à situação inicial acomete 17% dos tratamentos. Esse estudo não aponta diferenças para tons cinza, marrom ou outra cores no tratamento de clareamento para dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

dente-acinzentado-por-tratamento-de-canal
Dente acinzentado e escurecido por tratamento de canal : acinzentamento em dente não tratado endodonticamente requer rx para investigação mais ampla. Reparar no início do problema no incisivo lateral.

 

 

Preciso trocar a restauração após realizar o clareamento?

 

Sim. Após o clareamento interno será necessária a substituição da restauração antiga em resina para o restabelecimento da harmonia de cor do dente clareado. E o mesmo também é válido para o clareamento dentário externo, já que as resinas não respondem ao efeito clareador dos agentes químicos utilizados no tratamento.

 

 

Além do problema estético, há algum risco ao meu organismo?

 

Não existem evidência científicas que apontem manifestações locais ou sistêmicas que decorram dos pigmentos causadores do escurecimento ou acinzentamento dentário.  

 

Entretanto, pacientes com dentes escurecidos necessitam de controle radiográfico periódico para observar o estado de saúde de raízes e ossos de suporte. Achados radiográficos de lesões e cistos após o tratamento de canal não são raros e, dada a capacidade de destruição óssea e ausência de dor do processo, podem levar a perdas dentárias – a incidência desses problemas são bastante elevados, e um exame periódico para dentes tratados endodonticamente é recomendado.

 

 

O tratamento para clarear dentes escurecidos por problemas no tratamento de canal deve ser feito o mais rápido possível.

 

Três motivos para você não demorar em procurar um tratamento adequado para recuperar a coloração escurecida em dentes acinzentados por problemas no tratamento de canal :

 

O tratamento precoce do escurecimento ou acinzentamento dental facilita a recuperação da cor e clareamento dos dentes escurecidos;

 

Mesmos as pequenas alterações de escurecimento são suficientes para provocar grandes déficits estéticos ao sorriso;

 

Os tratamentos são rápidos e não custam caro. Esperar o escurecimento intenso dos dentes podem necessitar de tratamentos mais caros com facetas ou lâminas dentárias.

 

 

Aproveite para aprofundar um pouco mais o assunto com posts sobre clareamento dentário e facetas em resina e porcelana:

Voltar para o blog