BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Sorriso gengival alto pode requerer cirurgia combinada com facetas.

sorriso-gengival-e-cirurgia-plastica-combinada-com-facetas-e-lentes

O sorriso gengival é uma exposição exagerada das gengivas que, infelizmente, provoca desarmonia e deselegância ao rosto. Um protocolo de tratamento permite elevar os resultados estéticos ao associar a cirurgia plástica da gengiva para correção do sorriso gengival associada a facetas e lentes de contato dental, redesenhando todo o sorriso e refinando a harmonia do relacionamento entre dentes, gengivas, lábios e rosto. 

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O sorriso gengival e os tratamentos em busca de harmonia e sofisticação do sorriso.

 

Entre as queixas estéticas mais comuns nos consultórios odontológicos está o sorriso gengival – ou sorriso gengival alto, que é a exposição excessiva da gengiva maxilar ao falar ou sorrir. E não é para menos, já que ele tira o foco visual nos dentes e o direciona para desarmonia da gengiva sobre-exposta. O problema é tanto que, de alguns anos para cá, vem aumentando o número de cirurgias plásticas gengivais para corrigir o sorriso gengival ou simplesmente melhorar a harmonia das gengivas com relação aos lábios. E um dos responsáveis por esse aumento na procura por cirurgias gengivais é a popularização dos tratamentos estéticos de transformação com facetas em porcelana e lentes de contato dental – os laminados cerâmicos, que trazem sofisticadas e marcantes alterações no dentes e no sorriso.

 

O tratamento que combina a cirurgia plástica na gengiva com facetas dentárias para a correção do sorriso gengival traz muitas vantagens para situações nem tão incomuns assim. É que para uma boa parte dos pacientes com sorriso gengival alto apenas a correção cirúrgica não é capaz de devolver a harmonia do sorriso. Isso porque o aumento indiscriminado da altura gengival pode deixar os dentes muito alongados, criando uma percepção ruim e sem harmonia após o procedimento. E é exatamente para esses pacientes que as facetas e laminados cerâmicos podem ser utilizadas para otimizar os resultados da cirurgia plastica na gengiva para correção do sorriso gengival alto.

 

 

2,3 ou 4 mm ?

 

Mas, afinal, quantos milímetros de gengiva exposta ao sorrir são necessárias para que o problema seja classificado como sorriso gengival ? Para alguns profissionais são 4 mm, já para outros com apenas 2mm já existe algum tipo de défict estético no sorriso.  Existe até uma classificação que divide o sorriso gengival em alto, médio ou baixo. O fato é que não existe um comprimento específico que determina com precisão a necessidade ou não de intervenção cirúrgica no sorriso gengival porque ela depende da harmonia e relação do sorriso com o rosto e da exigência estética pessoal. O sexo do paciente, por exemplo, é um fator que também deve ser considerado, assim como a idade. Mais frequente em mulheres, o normal é que, com o passar dos anos, o sorriso gengival vá diminuindo – principalmente em pacientes homens. Não se preocupe tanto coma magnitude da exposição da sua gengiva, mas com a capacidade dela em criar – ou atrapalhar – a harmonia do seu sorriso.

 

Sorriso gengival e cirurgia combinada com facetas
A harmonia do sorriso é mais importante do que a quantidade de gengiva exposta.

 

 

As técnicas cirúrgicas tradicionais para corrigir o sorriso gengival.

 

A cirurgia plástica das gengivas é fundamental para a correção do sorriso gengival, e a segurança e previsibilidade dos resultados é uma características mais lembradas pelos dentistas. Para alguns pacientes o sorriso gengival pode ser resultado apenas do crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes – o chamado “falso sorriso gengival”. Para outros, a gengiva não está crescida sobre os dentes, e o problema do sorriso gengival só pode ser resolvido com a cirurgia plástica gengival que remove, além da gengiva, o osso que circunda os dentes, redesenhando um novo formato gengival e diminuindo ou eliminando a déficit estético presente no sorriso gengival.

 

Existem duas técnicas tradicionais para a cirurgia plástica gengival : gengivoplastia e gengivectomia.  Na primeira, apenas a gengiva em excesso é removida, em um procedimento rápido e com resultados extremamente previsíveis. Além disso, o pós-operatório é tranquilo e apenas alguns cuidados específicos para os primeiros dias após a cirurgia são necessários. Já a gengivectomia é uma cirurgia indicada para correções mais marcantes do sorriso gengival que remove, além da gengiva em excesso, o osso abaixo dela. O seu pós-operatório não é tão simples como na gengivoplastia, pois requer cuidados mais intensos e o paciente necessita ficar alguns dias em “molho” devido ao pontos de sutura que podem estar visíveis. Tanto a gengivoplastia quanto a gengivectomia podem ser aplicadas para correções totais ou para correções de apenas um dentes, em cirurgias mais simples mas com resultados tão marcantes quanto as cirurgias maiores.

 

sorriso-gengival-falso-e-cirurgia-combinada-com-facetas
Falso sorriso gengival : tratamento rápido e seguro através da gengivoplastia.

 

 

A precisão da técnica cirúrgica auxiliada por tomografia.

 

É importante comentar, antes de entrar nos detalhes da cirurgia do sorriso  gengival associa a facetas dentárias, sobre o uso da tomografia computadorizada no planejamento para a remoção do colar ósseo e gengival realizado durante a gengivectomia. As imagens tomográficas, além de trazer mais precisão à cirurgia gengival, permitem um acesso cirúrgico menos traumático aos tecidos gengivais. O resultado é uma cirurgia plástica na gengiva com mínimos pontos de sutura, menos edema e uma recuperação pós-operatória mais rápida e tranquila. Outro facilidade trazida pela imagem tomográfica à cirurgia para correção do sorriso gengival é o preço mais baixo e a menor emissão de radiação dos tomógrafos específicos para tratamentos em odontologia. ( dental cone beam computed tomography – CT).

 

 

A técnica de correção do sorriso gengival com cirurgia associada a facetas laminadas.

 

Muitas vezes, os resultados estéticos da cirurgia plástica gengival podem não ser tão harmônicos quanto o esperado. Isso porque, dependendo do formato dos dentes, o que se vê após a cirurgia é a diminuição do sorriso gengival com o aparecimento de outro problema estético : dentes muito alongados. Nem todos os pacientes ficam com sensação estética do alongamento exagerado dos dentes. A perda de harmonia é mais comum para pacientes com dentes com formato natural alongado ou que necessitam de remoção óssea e gengival mais acentuada para correção do sorriso gengival. Para esses pacientes a reconstrução do sorriso com facetas e lentes de contato dental é um procedimento indispensável. Ou para pacientes mais exigentes que desejam correções com resultados ainda mais marcantes e harmônicos do seu tratamento para correção do sorriso gengival.

 

A técnica segue os mesmos passos dos tratamentos de transformação com facetas ou lentes de contato dental. Moldagens preliminares para estudos e simulações digitais e sobre modelos são realizados. Também é possível confeccionar mockups ( “test-drive” ) com fins gengivais que auxiliam o dentista nas incisões durante a criação da nova posição gengival. A diferença no tratamentos com lentes e facetas dentárias em porcelanas associadas à cirurgia para correção do sorriso gengival é com relação ao tempo. É que a cirurgia plástica gengival impõe uma espera de 90 dias para que qualquer tratamento com laminados – lentes ou facetas em porcelana- sejam realizados. Pode ser um período de ansiedade para o paciente mas que vale a pena ser respeitado porque ele otimiza ainda mais os resultados finais com os laminados cerâmicos.

 

sorriso-gengival-alto-dentes-alongados-cirurgia-facetas-e-lentes
Em pacientes com dentes naturalmente alongados e estreitos, a cirurgia plástica gengival sem recobrimento com laminados resulta em sorrisos desarmônicos.

 

 

As limitações e contra-indicações da técnica.

 

Doenças sistêmicas e tabagismo são contra-indicações clássicas para a cirurgia plástica da gengiva utilizada na correção do sorriso gengival. Isso porque modificam a dinâmica – e o tempo – de cicatrização da gengiva, podendo alterar em mais de 1mm o resultado esperado após o período de cicatrização. E, em se tratando de cirurgias nas gengivas, todo tipo de precisão é mais do que fundamental. Alterações menores do que 1mm podem produzir resultados tão indesejáveis que novos procedimentos cirúrgicos de correção gengival podem ser necessários. Outras contra-indicações para os tratamentos com lentes e facetas dentárias em porcelana são o bruxismo e a extensão radicular excessiva da cirurgia gengival. Mas, de maneira geral, a escolha ou não pelo tratamento cirúrgico associado a facetas dentárias em porcelana é quase sempre um desejo estético do que uma necessidade concreta quando o objetivo do tratamento é a correção com cirurgia do sorriso gengival alto.

 

 

As indicações das facetas e lentes em porcelana na correção do sorriso gengival.

 

São várias as situações indicadas para o tratamento com lentes e facetas em porcelana pós cirurgia plástica gengival. Uma delas é o fechamento de black spaces, que são os espaços entre os dentes – conhecidos como ameias gengivais – que não são preenchidos por gengivas, muito comuns também em pacientes com problemas de retração gengival.

 

✓ correção da relação entre comprimento e largura dos dentes

Pacientes com dentes naturais muito alongados necessitam restabelecer uma nova relação entre a largura e o comprimento dos dentes após a cirurgia para correção do sorriso gengival. O efeito visual de dentes excessivamente alongado confere ao sorriso disformidade e falta de harmonia dos dentes com lábios e rosto do paciente. As lentes e facetas em porcelana podem restabelecer nova harmonia para os dentes e o sorriso destes indivíduos.

 

✓ eliminar o degrau anatômico entre coroa e raízes em cirurgias extensas na gengiva

Assim como as facetas dentárias em porcelana e as lentes de contato dental estão indicadas para as correções de recessões da gengiva, a cirurgia plástica para correção do sorriso gengival pode necessitar dos laminados cerâmicos para eliminar os mesmos problemas.

 

✓ fechamento de black spaces

Os black spaces são as áreas escuras – daí o nome – formadas pela ausência de gengiva entre os dentes ( ameias gengivais ). A cirurgia para correção do sorriso gengival não provoca o black space gengival, mas pode ressaltar o problema pelo aumento das coroas dentárias.

 

✓ otimização dos resultados estéticos

Dentes mal posicionados, restaurações dentárias antigas e amareladas e alterações de cor muito marcantes são algumas das indicações para correções com facetas em porcelana. Os tratamentos para sorriso gengival que combinam cirurgia e facetas produzem sorrisos mais harmônicos e sofisticados comparadas aos resultados obtidos unicamente por cirurgias.

 

 

A avaliação do dentista sobre os tratamentos de cirurgia plástica da gengiva combinada com facetas na correção do sorriso gengival.

 

Existem duas questões importantes que precisam ser entendidas para entender a necessidade do tratamento auxiliar com facetas e lentes de contato dental em porcelana nos tratamentos do sorriso gengival alto. Uma delas é o desejo de melhora estético do sorriso pelo paciente, uma posição muitas vezes subjetiva. Outra é a utilização de planejamento mais refinados para simulação dos resultados estéticos finais, já que existem um bom grau de precisão nesses procedimentos. Ambos merecem uma consulta individualiza para um planejamento mais preciso e que não traga surpresas durante a após os procedimentos. O importante é saber que tratamentos minuciosamente planejados permitem escolhas cuidadosas do formato das incisões, quantidade de osso removidos e seleção precisa do tipo de laminado cerâmico – facetas ou lentes – nos tratamentos do sorriso gengival alto.

 

Voltar para o blog