BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Nova técnica de dentaduras traz dentes mais estéticos e naturais.


Uma nova técnica de confecção de dentaduras permite a construção de dentes com estética semelhante aos dentes de porcelana pura. Conheça os detalhes deste tratamento ideal para quem exige um sorriso mais natural e harmônico mesmo na técnica com dentaduras.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em dentaduras (prótese dentária) e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentaduras atuais e os desafios para oferecer uma sorriso mais natural.

 

Em tempos das marcantes transformações do sorriso com facetas de porcelana e lentes de contato dental, as dentaduras parecem definitivamente condenadas a oferecer dentes pouco naturais, característicos pela sua artificialidade. Mas, afinal, por que a dentadura é tão limitada ao oferecer um sorriso mais natural?

 

O principal motivo para a falta de naturalidade das dentaduras é o material utilizado para reconstituir os dentes e gengivas perdidos: a resina acrílica. Baixa transparência, cores pouco naturais, amarelamento precoce e desgastes rápidos dos dentes são apenas alguns dos problemas associados a este material.

 

Dependendo do acrílico utilizado na dentadura, as diferenças estéticas frente aos dentes em porcelana costumam ser gritantes. E, ainda pior, só aumentam quando o dente utilizado na prótese total é do tipo camada única, uma técnica obsoleta e ainda muito utilizada.

 

 

Dentes de porcelana não podem ser utilizados em dentaduras.

 

A ideia para utilizar dentes de porcelana, como dos das próteses dentárias fixas atuais, em dentaduras até faz algum sentido. Afinal, além de mais bonitos, são mais resistentes. E foi o que aconteceu durante as décadas de setenta e início dos anos oitenta, e que popularizam por “dentaduras com dentes alemães”.

 

Apesar de esteticamente bonitas, o uso de dentes de porcelana em dentaduras foi descontinuado. A causa para isto foram as destruições ósseas severas e rápidas no osso de suporte da prótese total, e que apareciam como consequência dos impactos que ocorrem durante a mastigação. 

 

O acrílico, até o momento, ainda é o material mais adequado para diminuir a velocidade das perdas ósseas que acompanham toda a vida do portador de prótese total. O problema, infelizmente, é que as limitações estéticas do material limitam, e muito, a construção de sorrisos mais naturais.

 

 

Nova técnica traz dentes com estética próxima à porcelana pura.

 

Atualmente, os resultados estéticos mais naturais com dentaduras exigem dentes fabricados com várias camadas sobrepostas de resinas acrílicas. O objetivo disto, imitar a prótese dentária fixa em porcelana pura, costuma frustrar ao paciente mais exigentes com os resultados estéticos do tratamento.

 

A nova técnica para dentaduras traz resultados estéticos sensivelmente superiores aos dentes acrílicos com várias camadas. Para chegar a isto, ela confecciona os dentes exatamente como nas facetas de resina, uma versão com preço mais em conta da faceta de porcelana.

 

 

Dentes são personalizados, um a um, como na técnica com faceta de resina.

 

A faceta de resina é uma alternativa às lentes de contato dental e às facetas de porcelana. Diferente destas, ela é confeccionada pelo dentista, em um único dia, diretamente sobre os dentistas. Seu segredo é o uso de múltiplas camadas de resinas especiais para uso em facetas dentárias, cujo material é uma mistura de resinas para restauração dentária com cerâmica (porcelana).

 

Além da praticidade, a faceta de resina traz como vantagens a personalização estética. Aliada à qualidade das suas resinas e pigmentos, os resultados estéticos finais podem ser difíceis de diferenciar quando comparados às facetas de porcelana. 

 

A aplicação de facetas de resina sobre os dentes de dentaduras é o segredo para desta técnica. Exatamente como ocorre no procedimento feito sobre dentes naturais, o dentista personaliza a dentadura para que esta harmonize-se com os lábios e face do paciente em tratamento.

 

Outra vantagem é a durabilidade do tratamento. Mais resistentes a desgastes e ao amarelamento, os dentes facetados em resina permanecem com brilho e lisura por muito mais tempo, reduzindo a perda estética comum aos dentes de resina acrílica convencionais utilizados nas próteses dentárias móveis.

 

 

Dentadura fixa permite uso de dentes em porcelana pura ou zircônia.

 

Uma alternativa mais sofisticada à dentadura convencional é a dentadura fixa. Também conhecida como prótese dentária protocolo, ela é fixada de forma rígida aos implantes dentários previamente instalados nas arcadas dentárias.

 

Entre as vantagens da dentadura fixa estão a eliminação da base de retenção que recobre o palato, e a mastigação mais eficiente e sem dores. Mas o que chama mais atenção é mesmo a possibilidade para uso de dentes fabricados em zircônia ou, ainda mais estéticos, fabricados em porcelana pura.

 

Comparada à dentadura personalizada com facetas em resina, os resultados estéticos da dentadura fixa em porcelana podem ser semelhantes. Entretanto, além da redução excessiva do volumes das bordas das dentaduras, ele também permite alinhamentos mais precisos e naturais dos dentes, além da durabilidade incomparável frente a outros tipos de próteses dentárias removíveis.

 

 

Adaptação é semelhante à dentadura convencional.

 

A dificuldade inicial para adaptação é uma desvantagens da prótese dentária removível, seja ela dentadura ou ponte móvel. O motivo para isto é o contato das bases acrílicas com as gengivas (mucosa) das arcadas dentárias, ainda acostumadas com as próteses dentárias antigas.

 

Apesar dos resultados estéticos superiores, a aplicação de facetas de resina sobre os dentes da dentadura não elimina os contratempos e eventuais desconfortos dolorosos que o processo de adaptação costuma trazer.

 

 

Preço e tempo de tratamento.

 

O preço da dentadura com dentes personalizados com facetas de resina pode chegar a 2 vezes o preço de dentaduras convencionais. Em algumas, para reduzir os custos, pode-se diminuir o número de dentes recobertos. Mas para isto, é preciso planejar antes como o laboratório dental para evitar diferenças de volume entre os dentes.

 

Já com relação ao tempo de tratamento, podem ser necessários até duas consultas para a confecção da dentadura. Tudo depende do número de dentes recobertos, expertise do dentista e exigência estéticas do paciente.

Voltar para o blog