BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura fixa em porcelana ou resina: preço não é única diferença.


Escolher entre a dentadura fixa em porcelana ou resina não depende apenas da disponibilidade financeira do paciente. Veja como as diferenças entre a porcelana e a resina, nos tratamento com próteses dentária do tipo protocolo, impactam na seleção do material mais apropriado.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em dentaduras fixas, em Porto Alegre.

 

 

Dentadura fixa, o que é?

 

A dentadura fixa, ou prótese dentária protocolo como também é conhecida, é um tipo de prótese dentária fixa utilizada para reabilitar a estética e a mastigação dos indivíduos que perderam todos os dentes. 

 

Utilizada tanto na arcada superior quanto inferior, ela traz, como principal diferença da dentadura convencional, rigidez e estabilidade. Mas para isso, implantes dentários são necessários para servir de suporte rígido.

 

Veja as vantagens da dentadura fixa que fazem dela a melhor opção para evitar os problemas comuns às dentaduras convencionais, como as dores e dificuldades durante a mastigação:

 

✓ não machuca ou comprime as gengivas ao mastigar;

✓ não desloca-se durante a fala ou mastigação;

✓ tamanho reduzido comparado à dentadura convencional;

✓ pode ser utilizada com vários tipos de materiais;

✓ redução do processo de reabsorção óssea após a remoção dos dentes.

 

 

Porcelana, resina ou zircônia: os materiais para dentaduras fixas.

 

Diferente da dentadura convencional, que só pode ser confeccionada em resina acrílica, a dentadura fixa pode utilizar vários materiais. Além da resina, porcelana e zircônia podem ser empregadas para revestir as partes internas e externas da prótese dentária, seja na confecção dos dentes ou das gengivas.

 

Dentadura fixa em resina.

A dentadura fixa em resina acrílica é o tipo de prótese dentária protocolo mais utilizado. Com preço inferior às demais, ela oferece estética dental satisfatória. Entre as desvantagens estão a durabilidade menor decorrente dos desgastes dos dentes em resina e do amarelamento próprio do material utilizado.

 

Dentadura fixa em porcelana.

Considerada o melhor tipo de prótese protocolo disponível, a dentadura fixa em porcelana (cerâmica) permite resultados estéticos superiores na confecção de dentes e gengivas artificias – próximos às técnicas com prótese dentária fixa em porcelana pura. Com durabilidade elevada, tem como desvantagem o preço mais elevado do tratamento. 

 

Dentadura fixa em zircônia.

Introduzida como alternativa com preço mais em conta à dentadura fixa em porcelana, a dentadura fixa em zircônia repete a elevada durabilidade da técnica cerâmica. Suas desvantagens, entretanto, ficam por conta dos resultados estéticos inferiores à versão em porcelana.

 

dentadura fixa em zircônia
Dentadura fixa em zircônia.

 

 

Diferença de preço não é único fator na escolha do material para dentadura fixa.

 

As diferenças de preços entre dentaduras fixas são elevadas. Para ter uma ideia, em média, uma dentadura fixa em porcelana pode custar até 4 ou 5 vezes o valor de uma dentadura fixa em resina.

 

O problema com relação à escolha dos melhores materiais para dentaduras fixas, no entanto, é que a seleção destes não depende apenas da disponibilidade financeira do paciente candidato ao tratamento com prótese dentária protocolo. 

 

Dentaduras fixas confeccionadas com porcelana ou zircônia, dois materiais rígidos e resistentes a desgaste e fraturas, transferem cargas compressivas maiores aos implantes dentários, quando comparados à resina. 

 

Na prática, isto significa que, para poder ser utilizada, tanto porcelana quanto zircônia exigem implantes dentários instalados em número elevado, e em indivíduos com bom suporte ósseos. Por sua vez, a dentadura fixa em resina pode, em muitos casos, ser instalada em um número reduzido de implantes dentários – como na técnica all-on-four, que precisa de apenas 4 implantes dentários para suporte uma dentadura fixa.

 

 

Dentadura fixa de porcelana ou resina: qual a melhor?

 

É bem verdade que a dentadura fixa de porcelana é, em quase todos os quesitos, a prótese dentária fixa mais adequada aos pacientes que perderam todos os dentes em uma mesma arcada dentária. Entretanto, não é possível afirmar que ela é a melhor opção a todos os casos.

 

Às duas desvantagens da dentadura fixa de porcelana, o preço mais elevado e o risco para desgastes dos dentes naturais em contato com ela, soma-se também a sua quase impossibilidade para instalação em arcadas dentárias com poucos implantes dentários instalados ou cujo osso mostra-se débil para resistir às elevadas cargas compressivas de mastigação.

 

Veja um comparativo entre a dentadura fixa de porcelana e a dentadura fixa de resina, conforme as principais características de cada material:

 

Resultados estéticos: dentadura fixa de porcelana

A porcelana é o material mais indicado para os tratamentos estéticos em odontologia. Utilizada em procedimentos como as lentes de contato dental, facetas de porcelana e próteses dentárias fixas, permite a reprodução de diversas propriedades ópticas presentes nos dentes naturais, como cores, transparências, opalescências e fluorescências.

 

Durabilidade: dentadura fixa de porcelana

A porcelana confere incomparável resistência ao desgaste e amarelamento. Comparada à dentadura fixa de resina, a dentadura fixa de porcelana pode durar várias vezes mais, sem riscos para alterações na cor e forma dos dentes, comuns aos materiais em resina acrílica.

 

Preço: dentadura fixa de resina

Com preço incomparavelmente inferior à técnica em porcelana, a dentadura em resina traz o menor valor no tratamento com prótese dentária protocolo. Não à toa, é também a técnica mais realizada nos consultórios odontológicos.

 

Higienização: dentadura fixa de porcelana.

Manter sempre limpa a dentadura fixa, livre de restos de alimentos e da placa bacteriana, é essencial para evitar infecções nos implantes dentários (periimplantite) e eliminar o mau hálito causado por próteses dentárias móveis, como dentaduras e ponte removíveis. Neste sentido, a porcelana é o material mais indicado.

 

Possibilidade de uso: dentadura fixa de resina

Por não sobrecarregar de forma excessiva os implantes dentários, a dentadura fixa em resina leva vantagem sobre a porcelana. Eliminando, em alguns casos, o uso de enxertos de osso como forma de aumentar a disponibilidade óssea, a dentadura em resina pode ser a técnica mais apropriada para evitar a perda de implantes dentários por sobrecarga de mordida.

 

protese protocolo em acrílico
Dentadura fixa (prótese dentária protocolo) em resina acrílica.

 

 

O problema dos desgastes nos dentes naturais provocados por contato com porcelana ou zircônia.

 

Os desgastes de dentes naturais em contato contra porcelanas e zircônias de próteses dentárias fixas merece atenção especial.

 

Um exemplo disto é quando a dentadura fixa é instalada apenas na arcada superior, e cujos dentes em porcelana ocultem (fazem contato) contra dentes naturais. 

 

Nestes casos, com o passar tempo, ocorrem desgastes nos dentes naturais que, se não forem controlados, podem levar a destruições severas, com risco até mesmo para perdas dentárias – principalmente nos portadores de bruxismo severo.

Voltar para o blog