BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes brancos, um guia completo com técnicas e tratamentos eficazes.

Dentes brancos e tratamentos com facetas e lentes

Até bem pouco tempo atrás, o tratamento estético com laminados como facetas e lentes de contato dental em porcelana era a única técnica disponível para a construção de sorrisos com dentes brancos. Recentemente, novas técnicas e novas porcelanas solucionaram dificuldades com dentes naturais e os problemas inerentes ao uso do branco puro para porcelanas, satisfazendo os desejos de pacientes cuja cor é o que realmente importa em seus sorrisos. Nesse post, um guia sobre as possibilidades, problemas e indicações técnica para você descobrir, finalmente, como conseguir dentes brancos em tratamentos com facetas e lentes de contato dental, ou procedimentos mais conservadores como clareamentos e micro-abrasão superficial.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Qual o melhor tratamento para ficar com dentes brancos ?

 

Você provavelmente não é a única pessoa que, de uns tempos para cá, vem se perguntando como ficar com dentes brancos como alguns amigos ou modelos em revistas ou televisão. E não é para menos. Existem alguns segredos e técnicas para a construção de sorrisos com dentes brancos – em escalas muito próximas ao branco absoluto – que você precisa saber antes de correr atrás de um sorriso em que o branco ou cores muito claras é o principal objetivo.

 

• polimento dental 

Antiga e pouco utilizada, é um procedimento realizado após a profilaxia e tratamento gengival. Em alguns pacientes os resultados são próximos à técnica de clareamento dental com géis clareadores. Removem manchas e os pigmentos mais superficiais. A resolutividade é baixa mas capaz de devolver a harmonia estética em muitas situações de amarelamento.

 

• clareamento dental com géis clareadores.

Os géis clareadores como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio são eficientes para a remoção dos pigmentos mais profundos que não podem ser removidos pelo polimento dental. Utilizado em concentrações diferentes – de acordo com a resposta ou sensibilidade dolorosa do paciente, são aplicadas pelo próprio paciente na técnica caseira ou pelo profissional em consulta única. O uso da técnica combinada é eficiente para casos mais resistentes. Ao contrário da crença popular, não provocam danos aos dentes em situações de controle pelo dentista.

 

• micro-abrasão

Química ou mecânica, é uma técnica que remove a camada mais superficial do esmalte. É semelhante ao peeling, técnica para remoção de manchas dérmicas. Manchas brancas originadas por fluoroses ou hipoplasias são as situações mais indicadas. Pode ser utilizada como técnica alternativa para os amarelamentos por corantes, com excelentes resultados – apesar de, ao contrário do clareamento dental com géis, não ser possível a repetição frequente da técnica.

 

• facetas e lentes de contato dental

As facetas e lentes de contato dental são variações em espessura dos laminados cerâmicos, nome correto para qualquer lâmina cerâmica ( porcelana ) para recobrimento superficial dos dentes. São tratamentos indicados para problemas intensos de coloração amarelada ou acinzentada sobre os dentes. Resolutiva, é a técnica com preço de tratamento mais elevado.

 

• facetas com resina composta

Estéticas mas com baixa durabilidade, as facetas em resina composta permitem resultados estéticos marcantes e rápidos.

 

dentes-brancos-tratamento-microabrasao
Dentes brancos, tratamentos : micro- abrasão para remoção de manchas causadas pela displasia do esmalte.

 

 

As causas das alterações de cor e as dificuldades na obtenção de dentes brancos.

 

O conhecimento das técnicas odontológicas é apenas parte no planejamento para tratamentos dentários que resultem em dentes mais claros – ou dentes brancos, quando o desejo fala mais alto do que a necessidade. Isso porque um mesmo tratamento produz resultados diferentes em pacientes diferentes. O diagnóstico mais preciso das causas do amarelamento ou escurecimento dos dentes é importante na seleção da melhor técnica em busca de dentes brancos. É por isso que é tão comum pacientes com experiências negativas com tratamentos para clareamento dental – para alguns pacientes, exaustivas sessões caseiras ou profissionais para clareamento dentário com géis podem ser frustantes.

 

• pigmentação alimentar

É a causa mais comum para o amarelamento dentário – e as mais fáceis de serem tratadas. Não tem mistério : corantes artificiais presentes em balas, refrigerantes e sorvetes são causas pouco lembradas pelos pacientes. Cafés, chás, vinhos e nicotina produzem as alterações mais profundas – e irreversíveis para alguns pacientes. Legumes verdes e bactérias presentes na saliva são exemplos de grandes inimigos para dentes brancos que poucos conhecem.

 

• alteração anátomo-fisiológica

Com o passar dos anos podem acontecer alterações anatômicas nos dentes que resultam em dentes intensamente amarelados. O aumento da espessura da dentina e o amarelamento natural dessa camada – localizada logo abaixo do esmalte, camada mais externa – são os responsáveis por este fenômeno desagradável. Essas alterações podem ser confundidas pelo amarelamento por corantes e frustrar pacientes após tratamentos para clareamento dental com géis, já que são pouco suscetíveis à ação desses produtos clareadores.

 

• tratamento de canal

Em vários momentos do passo-a-passo da técnica para tratamento endodôntico erros podem resultar no amarelamento ou escurecimento do dente por canal. O escurecimento por canal podem levar muitos anos para aparecer, e a recidiva do tratamento interno para esses dentes, segundo algumas pesquisas odontológicos, é próxima a 50% passados 7 anos.

 

• traumas dentários

Os traumas dentários são causas para o escurecimento dentário difíceis de identificar porque o paciente não se recorda do acidente. E não é para menos, já que o escurecimento após trauma do dente pode aparecer passados mais de 20 anos. Quando ele acontece, o rompimento do feixe vásculo-nervoso promove a necrose de todo o tecido interno dos dentes. A cor cinza e marrom são as mais relacionadas ao problema.

 

• fluorose 

Múltiplos manchas brancas, acompanhadas ou não por pequenas cavidades, são as características mais comuns da fluorose, alteração estrutural dos tecidos duros dos dentes causados pela ingestão excessiva de flúor durante a embriogênese dos dentes. Porém, em algumas situações, um amarelamento intenso e homogêneo pode confundir pacientes em busca de clareamento dental para dentes mais brancos. Os tratamentos com géis clareadores não produzem efeito algum sobre a fluorose dentária.

 

• antibióticos ou medicações

Dentes acinzentados ou com pigmentos marrons, faixas e linhas brancas e escuras e diversos tipos de desordens de cor estão presentes nos dentes manchados por antibióticos ou algumas medicações. Da mesma maneira que o amarelamento por fluorose, o clareamento dentário em busca de dentes brancos com géis consegue resultados medíocres. A abrasão dentária, em alguns casos, traz algum alívio estético para esses pacientes.

 

Dentes brancos e tratamentos
Dentes brancos, tratamentos e técnicas : dentes manchados por antibiótico.

 

A seleção da melhor cor para o tratamento com facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

Um momento importante do tratamento com facetas e laminas em porcelana em busca de dentes brancos é a seleção da cor dos laminados. Parece óbvia a seleção por cores mais claras, mas nem sempre foi assim. Isso porque as escalas que reproduzem os dentes naturais não contentavam boa parte dos pacientes pela ausência de cores próximas ao branco absoluto – ideia de tratamento para a maioria dos pacientes. Além disso, as tentativas de tratamento com porcelanas em cores muito claras para construção de dentes brancos eram desarmônicas e desastrosas, já que o excesso de pigmentos brancos mascaram muitas das propriedades ópticas presentes nos dentes naturais como a transparência, fluorescência e opalescência.

 

Os tratamentos para transformações marcantes da forma e cor do sorriso são planejados na cor A1, a segunda na escala de valor – tendendo ao branco – existente na dentição humana. Em alguns poucos casos, o B1 – a cor mais clara e próxima ao branco – eram selecionados. Entretanto, essas cores não satisfaziam uma boa parte desses pacientes, e um embate entre o paciente e o dentista era algo uma etapa comem nesses tratamentos. O desenvolvimento de novas cerâmicas que tendem ao zero puro, tecnicamente capazes de reproduzir detalhes presentes nos dentes naturais, trouxe mais harmonia para pacientes em busca de tratamentos dentários para dentes brancos ou muito próximos, e tranquilidade para dentista em oferecer opções que atendessem aos desejos dos pacientes e, ao mesmo tempo, resultassem em sorrisos brancos e harmônicos.

 

 

A escala de cores que os dentistas utilizam nos tratamentos com resinas e porcelanas.

 

Quando se pensa em resinas e porcelanas, muitas vezes associadas a imagem da escala de cores que os dentistas, em algum momento, utilizam para selecionar a cor da resina ou porcelana que será utilizada no tratamento. Na verdade, ela não é uma escala, ainda que as cores ali pareçam seguir uma sequência de cores. Trata-se de uma amostra de dentes com as cores mais comuns e próximas aos dentes naturais. Nas escalas mais simples, os dentes são divididos em 4 cores principais – branco, amarelo, cinza e marrom, sendo que cada cor pode variar de 1 a 4, atribuindo-se aos números baixos cores mais claras e aos números mais altos as cores escuras. Essa é uma forma bastante simplificada para seleção das cores. Na teoria e na prática, a seleção é mais complicada – as escalas mais modernas já empregam um atributo tripo para a seleção de cor – matiz, croma e valor. Continua complicado ?

 

O que é importante saber é que a escala utilizada pelos dentistas não contém as cores não naturais  para seleção dos tratamentos com porcelanas. É que os dentes brancos são construídos por porcelanas sem correspondência com dentes naturais. Na dentição natural, o dente mais claro é a cor B1, uma variação do amarelo com baixo valor. A comunicação com o paciente para a seleção da melhor cor para o seu tratamento com facetas e lâminas em porcelana deve iniciar desde a primeira consulta para que a escolha se dê de forma sensata e harmônica.

 

dentes brancos e facetas escala não natural
Dentes brancos e facetas : as 3 cores destacadas no círculo mostram cores de porcelana exclusivas para tratamento com facetas.

 

 

O problema dos tratamentos em que os dentes brancos são fundamentais para a satisfação dos pacientes.

 

E escolha por porcelanas brancas nos tratamentos com laminados cerâmicos como as facetas e lentes de contato dental trazem alguns desafios. O maior deles é a harmonização com os dentes naturais quando poucos dentes serão recobertos com os laminados. Os tratamentos mais amplos – em que até mesmo os dentes pré-molares estão envolvidos – permitem resultados mais harmônicos e agradáveis mesmo com porcelanas muito brancas. Pacientes com o sorriso muito amplo precisam recobrir mais dentes do que a maioria dos pacientes para que não existam diferenças de contraste entre os dentes recobertos com laminados e os dentes naturais. Os tratamentos de transformação com facetas e lentes de contato dental na cor A1 trazem mais facilidade técnica para harmonizar a transição entre dentes naturais e laminados porque, para a maioria dos pacientes, o clareamento dental consegue levar os dentes naturais para cores muito próximas ao A1. É a partir do B1 que o problema de transição entre facetas e dentes naturais se inicia.

 

Outro problema para pacientes que desejam dentes brancos em tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana é a dificuldade na construção de diversos detalhes existentes nos dentes naturais – imprescindíveis para sensações de delicadeza e suavidade no sorriso. É verdade que novas e melhoradas porcelanas para tratamentos com cores brancas trouxeram mais facilidades para a obtenção desses detalhes, porém apenas um número limitado de protéticos têm treinamento para reproduzi-los.  Os resultados com porcelanas brancas para tratamentos dentários podem ser desastrosos esteticamente quando a escolha do paciente por dentes brancos é imperativa.

 

 

Tendências em novas técnicas : dentes brancos com facetas e lentes de contato dental.

 

Até o desenvolvimento de novas porcelanas para a construção de dentes brancos nos tratamentos com facetas e lâminas, os resultados produzidos eram sorrisos brancos e desarmônicos. As novas porcelanas e a maior aceitação social de dentes brancos em valores muito baixos – cores muito claras – vêm difundido a ideia dos tratamentos com facetas e lâminas nessas cores. Além disso, a disponibilidade de televisores, celulares e todo tipo de visores em alta resolução contribuem para a explosão no número de tratamentos cujos dentes brancos são o principal objetivo. É uma situação próxima ao mesmo fenômeno ocorrido com as próteses mamárias, já que a aceitação para esses dispositivos são bem maiores hoje comparada ao período de introdução dessas cirurgias plásticas, há 20 anos atrás.

 

O segredo para os tratamentos estéticos de impactos com dentes brancos construídos com facetas e lentes de contato dental em porcelana é a seleção do caso. Nem todos os pacientes vão combinar com porcelanas tão brancas. Muitos fatores como a forma dos dentes, amplitude do sorriso, cor final dos dentes após tratamento para clareamento, cor dos lábios e pele, e ainda a forma dos lábios e face do paciente, devem ser analisados para avaliar o potencial harmônico de tratamentos com dentes brancos. Técnicas do tipo antes e depois como as simulações fotográficas ou mockups devem ser utilizadas para avaliações mais profundas, ainda que pesem sobre o preço do tratamento. Mas não se desespere : para a maioria das pessoas dentes brancos em porcelanas vão muitíssimo bem.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE PORCELANAS E FACETAS COM ESSES POSTS:

Voltar para o blog